segunda-feira, 15 de outubro de 2007

[EVENTO] In The Nursery - Teatro Miguel Franco, Leiria - 13/10/2007

EVENTO: In The Nursery
LOCAL: Teatro Miguel Franco, Leiria
DATA: 13 de Outubro de 2007, 22:00

Confesso que quando cheguei ao Teatro Miguel Franco não era dos mais enfermos que por lá andavam. Mas, quando saí, estava completamente contaminado com a genialidade dos Britânicos.

Fundados pelos gémeos Klive e Nigel Humberstone, os In The Nursery foram formados em 1981 e contam portanto com mais de quarto de século de carreira - um feito impressionante, ainda por mais complementado pela qualidade e quantidade de edições que têm vindo a lançar nesse período. Não é fácil conciliar estes dois factores, mas os In The Nursery fazem com que esse paradigma seja desafiado...


A primeira parte do concerto focou-se no mais recente trabalho, "Era", recuperando no entanto alguns dos clássicos temas da banda (como "Mistery", entre tantos outros) - sempre com uma reacção massiva do auditório totalmente esgotado do Teatro Miguel Franco. Excelente sinal positivo para a organização do Fade In, que tão bom trabalho tem vindo a desempenhar.

Apresentando-se com a voz de Dolores (parte da família In The Nursery) e David Electrick na percurssão ritmíca (que não estava com a banda na última visita que nos fizeram, há já 7 anos atrás), os crescendos hipnóticos que conseguem extrair de instrumentos e sonoridades tão singelas, mas ao mesmo tempo tão poderosas, são absolutamente impressionantes. Não é por acaso que a sua música acompanha tantas bandas sonoras de filmes - a catarse que desperta apropria-se perfeitamente ao contexto!


Para a última música antes do encore, subiu ao palco o 5º elemento da banda, alguém muito especial - a filha de Dolores, que os acompanhou na pandeireta. Depois de uma pausa, seguiram-se talvez os momentos mais intensos da noite, num crescendo que culminou com uma última música absolutamente fantástica, quase ritualística, em que Dolores partilhou os instrumentos com os restantes três (quatro) músicos e acabou com o público numa ovação entusiasta de pé à prestação dos In The Nursery.

Teria sido o ponto ideal para finalizar uma actuação memorável, mas as palmas incessantes "obrigaram-nos" a voltar para mais duas músicas, recuperando faixas mais antigas ainda com a guitarra mas sem nunca perder a qualidade que lhes é intrínseca.

Pela excelente noite de música, e pela igualmente excelente companhia, que não sejam precisos mais 7 anos para voltarmos a ver os In The Nursery em Portugal!

2 comentários:

Anónimo disse...

GRande concerto ! Grande concerto !

Lurker disse...

Foi sem dúvida uma noite sensacional. Uma organização FadeIn é sempre uma garantia de qualidade, mas os ITN estiveram de facto muito bem - e são muito simpáticos, no final estiveram bastante tempo a conversar com quem ficou mais um bocadinho no Teatro Miguel Franco. Até à próxima!