domingo, 23 de maio de 2010

[ANÁLISE] Arditi / Signa Inferre - "Statues Of God / Invictis Victi Victuri" [10'' - 2009]

ARDITI / SIGNA INFERRE

Statues Of God / Invictis Victi Victuri [Vinil 10'']
Equilibrium Music

Um nome consagrado e uma estreia - é esta a proposta neste lançamento repartido entre os Arditi e os Signa Inferre. O modelo é bastante interessante, e a concretização acaba por resultar em pleno, o que torna este vinil 10'' um disco bastante interessante. Expliquemo-nos melhor.

Não é preciso falarmos muito sobre os Arditi - a sua carreira fala por si. As três faixas que assinam neste disco (ou melhor, duas, porque a primeira não é mais do que uma intro) não destoam no resto da sua discografia, mesmo considerando apenas a parte partilhada com a Equilibrium Music (que se iniciou em 2006).

Não serão também das mais brilhantes, talvez por terem caminhado um pouco mais para longe da sua matriz sonora original e terem introduzido elementos mais compassados, composições mais mid-tempo, numa toada que requer algumas audições para percebermos que continuamos a falar do mesmo colectivo Sueco que nos trouxe clássicos como "Marching On To Victory". Talvez "Statues Of Gods" seja o percurso que os Arditi pretendem seguir no seu futuro, mas para o confirmar aguardemos o próximo trabalho em nome próprio.

Já os Signe Inferre são uma muito agradável surpresa. "Invictis Victi Victuri" inicia de mansinho, com uma primeira faixa mais ambiental e etérea, mas é nas duas seguintes que o colectivo Germânico explana todos os seus argumentos. Uma toada marcial intensa e acutilante mesclada com elementos mais neoclássicos e vocalizações sampladas dão-nos uma sonoridade perto do épico (sem ainda conseguir atingir o apogeu, mas veja-se o quão bem resulta em "Deconstructo Creativae", a melhor das seis faixas deste disco) que será certamente refinada, depurada e melhorada em futuros trabalhos. Muito promissor.

Uma aposta acertada da Equilibrium Music, que consegue apresentar uma proposta fresca num panorama algo sobre-populado, acoplada a um nome com créditos firmados, e assim enriquecer o seu catálogo. Na forja estão já trabalhos de longa-duração por cada uma das bandas, previsivelmente a serem lançados pela editora nacional - e, a julgar pelo que temos neste lançamento, serão dois bons discos a ter em conta.

Lurker

Sem comentários: