sábado, 24 de agosto de 2013

[EVENTO] Festival Entremuralhas - Dia 1

A edição de 2013 do Festival Entremuralhas teve início não no Castelo de Leiria, como habitual, mas no Teatro José Lúcio da Silva, no centro da cidade. Este momento especial esteve a cargo dos Deine Lakaien, que voltam a Portugal muitos anos depois da sua última passagem, para gáudio de todos os que apreciam música da mais alta qualidade.

E que belo início para o festival que foi! Num formato acústico, que têm vindo a promover ultimamente com o seu mais recente trabalho, a dupla Veljanov-Horn apresentou-se em grande estilo para uma plateia que virtualmente lotou a sala do teatro. E podemos certamente dizer que foi um dos momentos altos do festival.

Com passagens desde os primórdios da sua discografia até ao mais recente longa-duração de originais, o poder da voz da Veljanov é talvez o que mais nos tenha impressionado nesta noite. Não só a pura força, mas também a versatilidade, a emotividade e toda a paixão que jorra de um personagem ímpar da música que mais apreciamos. Comunicador com o público, às vezes num estilo meio envergonhado, Veljanov foi deixando a sua magia em palco ao longo dos dois actos que a actuação tinha previsto, assim como um encore final a pedido do público. Teve também o seu momento engraçado quando se engasgou no início de "Vivre", tendo que recomeçar a música, mas nesta noite tudo se perdoava e funcionou como um momento de descontracção.

Não podia também ser deixada passar em claro a brilhante prestação de Horn ao piano. Aplicando toda a sua técnica, não só nas teclas mas também directamente nas cordas para criar os sons que pretendia, Horn foi "destruindo" o instrumento ao longo da actuação com momentos de tão vibrante intensidade que se sentia o público na borda da cadeira prestes a saltar em frente! Pena de quem colocou o piano à disposição, porque o vai ter que afinar completamente depois desta noite.

Talvez o momento menos feliz tenha sido a exclusão de um clássico intemporal como "Mindmachine" (que foi inclusive pedido pelo público), mas com tantos e tão bons temas à disposição não podiam de facto tocar todos. Fica para a memória uma noite especial, e a perfeita abertura para o Festival Entremuralhas deste ano. Fica também o desejo de voltar a ver em Portugal os Deine Lakaien, mas em formato electrónico. Talvez a Fade In aceite a sugestão... ;)

Sem comentários: