sábado, 2 de agosto de 2014

[NOTICIA] Folk à maneira Norueguesa

Uma das coisas que mais me dá prazer ao escrever aqui é a possibilidade de descobrir nova música que (se calhar) de outra forma não o faria. Como é o caso dos Origami Arktika, Noruegueses de origem e com uma carreira já com duas décadas, mas que só agora chegam a estes ouvidos - e acredito que também a muitos dos que estão desse lado.

O disco que proporcionou esta descoberta chama-se "aBSOLuT GEHöR", editado pela Killer Records. Trata-se de um disco que mistura o folclore tradicional Norueguês com experimentalismo e drones, numa fusão do acústico com o electrónico que acaba por resultar muito bem.

A sonoridade é melancólica e até negra em momentos, também o que seria de esperar de um país que passa metade do ano mergulhado nas trevas. Mas temos o contraponto da luz presente, como uma esperança no meio da escuridão, um porto de abrigo onde podemos retemperar forças.

Mistura também crenças Pagãs e Cristãs, numa mescla Folk que faz sentido para quem aprecia tudo o que de interessante o mundo tem para oferecer. Como num gigantesco buffet, comemos o que mais apreciamos e deixamos o resto para quem o aprecia. Fosse tudo no mundo tão simplesmente tratado e não vivíamos no cenário pré-apolcalíptico dos dias de hoje.

A edição é apresenta em vinil com três litografias diferentes na capa, cada uma limitada a 107 cópias. O alinhamento em todas elas é o seguinte:
  1. Ro og hamle
  2. Bryggja te jol
  3. Háttalykill
  4. Folkestadvisa
  5. Tora liti
  6. Det syng for Storegut
  7. Skonde deg du jente - lurlokk

Sem comentários: