sábado, 17 de novembro de 2007

[EVENTO] In Gowan Ring + Maja Elliot, Fábrica de Som, Porto - 11/11/2007

EVENTO: In Gowan Ring + Maja Elliot
LOCAL: Fábrica de Som, Porto
DATA: 11 de Novembro de 2007, 22:00

Passava um pouco das 22h quando B'Eirth e Maja Elliot subiram ao palco da Fábrica de Som para iniciar uma noite puramente dedicada ao Folk e Tradição - ou não estivessemos na presença de provavelmente um dos últimos bardos contemporâneos e de uma das musas de projectos seminais (como Current 93).

A intimidade da sala de espectáculos da Fábrica de Som provou ser o cenário adequado onde ambos os artistas começaram por destilar alguns dos temas do reportório de In Gowan Ring, com B'Eirth na guitarra (construída pelas suas próprias mãos, como habitual no norte-americano), harmónica ocasional e sempre uma voz que nos remete às terras de sonho e fantasia, e Maja Elliot no harmónio (trazido especialmente para este evento) e nas vozes etéreas - que rivalizavam com as de B'Eirth no aspecto do fantástico.


Sempre com uma introdução descritiva de cada tema que iria ser tocado, B'Eirth focou essencialmente os anos vividos em Portugal, na aldeia de Montesinho, como uma fonte de inspiração para parte do seu trabalho e, mantendo o discurso directo e amigável com o público, concluiu uma primeira meia-hora de actuação como duo sob uma intensa ovação.

Após uma pequena pausa, seguiu-se uma actuação a solo de Maja Elliot, no violino e órgão, onde percorreu partes do seu trabalho como compositora e demonstrou claramente o porquê de ser constantemente requisitada para trabalhos com alguns dos melhores colectivos na actualidade musical. Se a sua técnica no teclado é impressionante, é o timbre da sua voz que realmente nos faz perceber a qualidade de Maja e a sua capacidade como compositora e música.

Para o final, novamente com a participação de B'Eirth, dividiram-se entre temas de In Gowan Ring e também do reportório pessoal de Maja Elliot, não conseguindo acabar sem dois encores que, quase exigidos pelo público presente, foram respondidos com entusiasmo pelos músicos. Tendo em consideração que Maja se apresentava debilitada por doença, depois de longas viagens consecutivas, e que B'Eirth se preparava em menos de 2 dias para partir para a Índia, percebe-se que também para ambos foi uma noite muito especial e agradável.











Ficou desde já a promessa de um novo espectáculo, depois da Monção, para nos reunirmos novamente no mundo muito particular de In Gowan Ring e Maja Elliot.

Sem comentários: