quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] Mudanças são necessárias de vez em quando


Uma entrada um pouco diferente, mas também é bom variar ocasionalmente. Hoje fiz a mudança de Windows para Mac. Uma coisa em que andava a pensar há já algum tempo, mas que finalmente aconteceu. Primeiras impressões? Dificilmente poderiam ser mais positivas...

A mudança fi-la num par de horas, com a ajuda de um outro Macófilo que me recomendou uma série de aplicativos iniciais para começar mais rapidamente (Growler e afins). Estou a usar também o Office para Mac, o que para os puristas é batota, mas para mim resulta perfeitamente. E para além disso, tudo o que vem de base - Safari, iTunes, the whole bunch.

Claro que existia já a predisposição base, e nem tudo são flores: ainda me faltam alguns shortcuts, e não ter PageUp/PageDown ainda me deixa confundido - sim, eu sei que o trackpad é fantástico, mas velhos hábitos demoram a desaparecer.

Próximos passos são colocar alguns aplicativos nativos Windows a funcionar sobre Wine. Novamente os puristas vão-se retorcer, mas enquanto não houverem ferramentas à altura do Project ou OneNote nativas de Mac ou portadas para Mac, continuo a usar as de Windows. E se tiverem alguma dica, vão enviando - esta viagem só está no início...

2 comentários:

Anónimo disse...

..."e não ter PageUp/PageDown ainda me deixa confundido"...
Se tens um teclado expandido, debaixo da tecla F14 existem duas teclas com setas inclinadas. Experimenta-as. (Pelo menos o meu tem...) Em determinados programas é preciso conjugá-las com o "Comando" (tecla da maçã). O Mac é uma boa máquina, vais ver que não te arrependes... ;-)

Lurker disse...

Presumo que não tenha um teclado expandido, porque não tenho nenhum F14 - é um MacBook Pro, provavelmente não terá. Mas já tenho o DoubleCommand, onde posso configurar uma série de teclas - de qualquer forma, com o scroll do trackpad resolvo quase tudo, era uma questão de hábito e já estou mais ou menos a habituar-me... :)

Já agora, um repto para quem usa - Outlook 2011 for Mac: alguém sabe como fazer disable ao envio automático de mensagens quando se faz send? Na versão Windows posso configurar para só fazer o envio dos mails quando for premido o botão Send All, ficando na outbox no entretanto, mas no Mac ele insiste em enviar automaticamente cada vez que faço send num mail, e não consigo configurar isso. Alvíssaras para quem conseguir ajudar!