sábado, 3 de novembro de 2012

[NOTICIA] O retorno de um mito

Dizer que Ian Read é um mito vivo se calhar não é dizer tudo sobre o papel que o genial músico Britânico desempenhou no cunhar de muitos dos estilos de música que hoje apreciamos. Quando fundou os Fire + Ice em 1991 se calhar muitos não haveria que previssem um futuro tão auspicioso ao projecto.

Mas depois de uma série de lançamentos que ficam para a história, desde 2000 que não temos nenhum lançamento de originais de Fire + Ice. Interregno que agora se quebra com o muito aguardado "Fractured Man", com selo da sua própria editora Fremdheit.

E é 12 anos depois que podemos perceber que os princípios que guiaram a criação do projecto ainda se mantêm bem vivos. Do melhor Neofolk que temos o privilégio de ouvir, com músicas recheadas de elementos que nos relembram o passado, mas com uma abordagem fresca que renova o próprio estilo. Não é todos os dias que vemos um disco que sabemos que vai ficar para a história, mas hoje é um desses dias.

De destacar também a longa lista de participações especiais neste trabalho. Como não poderia deixar de ser, Ian Read reuniu-se de muitos dos seus amigos de longa data, num desfile de nomes que poderia muito bem ser o "quem-é-quem" dos géneros musicais que mais apreciamos deste lado. Realce também para as duas versões do disco, uma em CD e outra em LP limitado a 500 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Fractured Man
  2. Caratacus
  3. Treasure House
  4. Nimm
  5. Have You Seen?
  6. Mr Wednesday
  7. Verloschen
  8. Jubal and Tubal Cain
  9. Ælfsiden
  10. Fractured Again

Sem comentários: