domingo, 28 de outubro de 2007

[EVENTO] A Challenge Of Honour - Grémio Lisbonense, Lisboa - 26/10/2007

EVENTO: A Challenge Of Honour
LOCAL: Grémio Lisbonense, Lisboa
DATA: 26 de Outubro de 2007, 23:00

Foi no seu 165º aniversário (parabéns!) que o "velhinho" Grémio Lisbonense recebeu mais um evento cortesia da Dagaz Music. Mesmo alvo de todas as ameaças da Câmara de Lisboa, com as causas/efeitos bem latentes, o clima de festa nunca deixou de estar presente nessa noite.

Depois da infelicidade do cancelamento (por motivos de doença) dos Der Feuerkreiner, a primeira parte do concerto foi assegurada pelo grupo de tango do Grémio. Brincadeiras à parte, um dos festejos do referido aniversário da instituição atrasou o início da actuação de A Challenge Of Honour um pouco para além do que estava previsto. Nada que não se resolvesse com uma boa conversa.

Foi já ao bater das 23h que Peter Savelkoul iniciou a projecção do filme asiático que o iria acompanhar durante cerca de 1h de actuação, e, situando-se por detrás da sua "consola de operações", acendeu o primeiro cigarro.

A partir daí foi o desfilar das sonoridades que tornaram famoso o projecto holandês. Sempre com o portátil como líder das ambiências sonoras, Peter complementava sempre o digital com o orgânico do seu toque no teclado, na guitarra ou apenas da sua voz.

Encaixando os temas presentes no CDr editado pela Dagaz Music no âmbito do evento com outros dos seus trabalhos - essencialmente focando-se em "Monuments" ou "Seven Samurai" - foi construindo uma palete sonora que envolveu as dezenas de presentes num ambiente intimista e muito próximo. A disposição da sala do Grémio também ajudou a este ambiente, fazendo-nos sentir a mescla do decano com o contemporâneo de uma forma sui generis.

Foi de facto uma pena o cancelamento dos italianos, pois certamente ajudariam a tornar este noite num evento ainda mais especial. De qualquer forma, A Challenge Of Honour deu boa "conta do recado", e deixou-nos expectantes por um regresso a estas paragens - talvez com as sonoridades de outros dos seus projectos, quem sabe.

Sem comentários: