segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

[EVENTO] Blood Axis - Colares, Sintra - 02/01/2009

EVENTO: Blood Axis (com participação de Sangre Cavallum)
LOCAL: Sociedade União Colarense, Colares, Sintra
DATA: 2 de Janeiro de 2009, 21:00

Eis-nos de volta às lides, e que melhor forma para começar do que falar um pouco sobre mais um belo concerto na ainda mais bela Sintra. Os Blood Axis já por lá tinham passado também, mas não desta forma nem com este alinhamento. Vamos por partes.

Primeiro, de realçar a presença em palco de alguns dos elementos de Sangre Cavallum, para complementar a performance dos Blood Axis com o poder dos seus tambores, os elementos acústicos das sonoridades rurais e ancestrais, as quatro cordas duplas do Bouzouki Irlandês e alguma electrónica de ambiente. Naturalmente que não estavamos lá para ver o projecto nacional, mas depois de tanto tempo afastados dos palcos, foi agradável ver que ainda não lhe perderam o jeito.

Já Michael Moynihan e Annabel Lee fizeram questão de tornar a noite num evento pessoal - não só pela presença das suas famílias (com direito a dedicatória ao filho do casal e ao filho de B. Ardo numa das músicas) mas também pelo ambiente informal que foram criando com o público, quer durante o jantar, quer durante o próprio evento. É sempre positivo ver músicos (e não só) com créditos firmados assumir uma postura descontraída, e creio que todos os que marcaram presença ficaram com essa ideia também.

Falando dos quais, que compareceram em bom número. Já não me lembro de ver uma enchente assim em Sintra desde os tempos de Boyd Rice na Quinta da Regaleira, e saudar-se-ia que fosse sempre assim. Na mesma sala, há poucas semanas atrás, passamos frio de tão poucos sermos - ontem estavamos com calor.

Quanto ao concerto propriamente dito, foi fortemente enraízado na matriz Folk dos Blood Axis. Tivemos direito a passagens pela sua discografia, assim como a algumas músicas tradicionais interpretadas com mestria, tendo ainda o privilégio de ouvir algumas músicas novas - uma composta nas montanhas de Trás-os-Montes, sem dúvida inspirados pela beleza de Portugal (que mais nossos compatriotas deviam respeitar e admirar), e outras destinadas ao próximo trabalho do colectivo, a ser público no Domingo de Páscoa, segundo referiu Michael.

Ficou mais uma vez comprovado que Annabel é uma excelente executante do violino, e que a força da percussão dos nossos tambores tradicionais (dos Zés Pereiras mas não só) é arrepiante, quando bem executada. Apenas uma nota menos positiva para alguns momentos em que a voz de Michael vacilou um pouco, mas nada que um copo de vinho (ou 2 ou 3) não resolvessem... :)

Finalmente, uma palavra para a extraordinária componente visual dada pelas projecções por detrás dos músicos, compostas por imagens de rara beleza da Natureza e das nossas tradições, que muito bem se enquadravam na sonoridade que estavamos a apreciar. Contribuiram decisivamente para uma excelente noite.

Apenas um pedido final: que venham muitas mais ao longo de 2009!

P.S.: A pedido de Annabel, não temos fotos do evento. Conforme nos pediu, gostaria que este fosse um evento familiar e entre amigos, sem qualquer presença física na Net mais tarde. Resolvemos respeitar o seu pedido, embora outros não o tenham feito - talvez por desconhecimento de tal pedido - por isso não deve ser difícil encontrarem fotos por essa rede fora.

Sem comentários: