sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

[NOTICIA] Uma nova incursão por terras de beleza e fantasia

Devo confessar o seguinte: quando alguém faz um disco sobre gatos, isso desperta imediatamente a minha atenção. Não está em causa a qualidade da música ou a referência da sonoridade, mas o conceito do trabalho. Felizmente que, neste caso, Louisa John-Krol consegue conciliar um conceito apelativo com um registo sonoro que corresponde à expectativa criada.

Com o selo Prikosnovénie, "Djinn" é sub-intitulado "o mistério dos gatos" (numa tradução literal), e ao longo das suas 15 faixas a cantora e compositora Australiana (com uma costela ou duas Celta) explora o universo felino através do mito do gato, esfinge, tigre e outras criaturas mitológicas ao longo dos anos e das civilizações.

Referindo-se ao célebre ditado Irlandês ("os olhos de um gato são janelas para outro mundo"), Louisa imagina e explora esse outro mundo, uma terra etérea e misteriosa, onde a típica sonoridade Folk das suas composições e a sua angélica voz encontram terreno fértil para se expandirem. Recorrendo a uma míriade de instrumentos tradicionais, e um leque de artistas convidados que merece respeito, "Djinn" é um digno tributo a essas criaturas majestosas, misteriosas e individualistas que são os gatos. Podem co-habitar connosco, mas mantêm todos os traços dos seus antepassados inalterados.

A edição em digipack é limitada a 1000 exemplares e apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Cauldron of Morning
  2. Blue Beyond the Sky
  3. I am the Djinn
  4. Temples of the Jaguar
  5. Beautiful Lie
  6. Fai
  7. Dulcinea
  8. Two Cats Return Pomegranate to the Underworld . Part I: ‘Jinn Jinnee’; Part II: ‘Sardathrion’
  9. Tree
  10. Yellow Leaves
  11. Chant of the Chimney Djinn
  12. Lu-Lu in the Hall of Dreaming Cats
  13. A Retinue of Mandrakes (Juniper Berries)
  14. Aphelion
  15. Colours of Angels

2 comentários:

Carmina usher disse...

realmente, quando o assunto e gato logo sei que sou perita no assunto rsrsr

baixei a banda só por causa desse comentário, meu namorado viu a materia e me mando ou link do blog, baixei e achei o trabalho dela ótimo!
achei bastante interessante misturar o folk com etherial!
:) parabens pelo o blog

Lurker disse...

A Prikosnovenie está recheadas de bons projectos misturando Folk com Etherial, por isso recomendo uma atenção redobrada ao trabalho da editora... ou então a estas páginas, já que é também das nossas preferidas. :)