quarta-feira, 2 de setembro de 2009

[NOTICIA] Uma viagem até à Lituânia

O Folk é uma musicalidade universal por definição, uma vez que todos os países e culturas têm um folclore próprio enraízado nas suas tradições e nos seus passados, que de uma forma mais ou menos pacífica são reinventados no presente. A viagem de hoje leva-nos à Lituânia, terra de origem dos Atalyja que editam via Dangus o seu novo álbum.

"Sauda Riduoléla" (ou "Sol que roda" numa tradução literal) é o título de um disco que, como o seu próprio nome indica, revolve em redor do astro-rei, qual planeta em órbita. Este conceito solarengo repercute-se também na sonoridade, onde temos belas composições com recurso à improvisão e ao experimentalismo, alicerçadas numa míriade de instrumentos tradicionais acústicos que resulta numa mistura de culturas.

Desde a tradição Europeia de Leste até ao exotismo Oriental estão presentes aqui, recorrendo os Atalyja também à sua mitologia natal para reforçar o conceito lírico. É refrescante perceber também que este disco foi apoiado por um programa cultural Lituano, cujo patrono é o próprio Presidente da República, numa clara demonstração de suporte à sua cultura - algo que os nossos dirigentes políticos (principalmente os locais, mais perto da nossa herança cultural) deviam olhar como exemplo e aplicar entre portas. Seria um bom uso dado ao herário público.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Žemaitiu ruoks
  2. Šiaurum vėjum
  3. Saulės ašara
  4. Saula riduolėla
  5. Basssutartinė (Rasa krito)
  6. Ąžuolas
  7. Cėdabrėnē vėrbalelē
  8. Genelis
  9. Dobilutėlis
  10. Už girių girių
  11. Eglės užkeikimas
  12. Rūta žalioj

Sem comentários: