sexta-feira, 20 de julho de 2012

[NOTICIA] Antologia de Joy Of Nature

Há muito tempo que falamos aqui dos The Joy Of Nature e de outros trabalhos que o seu mentor, Luís Couto, tem lançado ao longo dos anos. Eis-nos chegado ao momento de revisitar essa longa e profícua carreira através de uma antologia lançada no Bandcamp, onde podemos ter acesso a quase toda a discografia do projecto.

Deixamo-vos com as palavras do próprio Luís, que certamente fala melhor do que nós sobre a sua obra:

"Este ano de 2012 fechou um ciclo de 2 x 7 anos e estou a fechar o primeiro periodo da minha actividade musical criativa – a das gravações no estúdio doméstico. O que virá a seguir, com ou sem The Joy of Nature, ainda não sei, nem é assim tão importante.


Durante estes 14 anos criei muita música, usando nomes diferentes, alguma editada, outra não, alguma disponível, muito dela indisponível.

Qualquer artista sabe quão frustrante pode ser o intervalo entre a sua criação e a edição desta, especialmente se está a atravessar um período muito prolífico. Editoras, zines e até o public em geral não conseguem lidar facilmente com um period muito prolific de um artista (se eu estivesse no lugar deles, possivelmente não seria capaz de lidar com isso), mas é, de certa forma, frustrante para o artista ter o seu material editado um dois anos depois de o ter completadp e está já a trabalhar em novo e diferente material. Um crítico a todas as edições de The Joy of Nature irá dizer que carecem de coerência. E isto porque o material não foi editado no tempo certo para o artista. Eu trabalhava também, muitas vezes, em dois conceitos musicais diferentes e não conseguia editar tudo.

A morte do CD: é muito difícil vender CDs por estes dias. A maioria prefere ouvir música em formato electrónico. E não se pode culpar ninguém por isso: é prático, comppcto e, por estes dias, podemos ter a mesma qualidade do CD em FLAC.

Estas são as razões pelas quais decidi fazer esta enorme antologia com todo o trabalho de The Joy of Nature e projectos relacionados durante os últimos 14 anos. O nome da antologia é “My Work Is Done” e o material foi organizado através dos conceitos musicais que segui através dos anos, dividido em 7 volumes, da seguinte maneira:

I. Presents Times of Experience

II. Presents Non Ordinary Music

III. Presents We warned that it was coming

IV. Presents The Circle that wasn’t Empty

V. Presents Shepherds in the Fog

VI. Presents Times of Innocence

VII. The Beginning of it All

Estes volumes incluem não apenas todas as músicas editadas através de editoras, assim como todo o material auto-editado, faixas raras de compilações e temas inéditos. Escolhi o material que me pareceu mais relevante, por forma a não haverem leftovers soando como tal.

A única edição que falta a esta antologia é o single de 7 polegadas a editar brevemente pela N.A.R.

Todas as edições também contêm um pouco da história de todos estes anos a criar música."

Sem comentários: