quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

[NOTICIA] E agora algo completamente diferente

Já lá vai há muito tempo a minha relação pessoal com o Dico, de outras paragens e outros mundos, mas prezo com muito carinho a participação dele neste espaço assinando vários artigos de opinião. Um deles que - curiosamente - esteve na génese do projecto que hoje divulgamos e que nos merece todo o apoio.

Falamos do livro "Breve História do Metal Português" que, apesar de se desviar das sonoridades aqui destacadas, é uma peça imprescindível a quem quiser conhecer melhor a história da música em Portugal. Já disponível numa versão online, terá agora a edição física a cargo da editora A Causa das Regras.

Fica o comunicado de imprensa na sua totalidade:

"Lisboa,  28 de janeiro de 2013 -  Já se encontra em pré-encomenda o livro Breve História do Metal Português. Agora em suporte papel, a obra pode ser adquirida a preço reduzido através do site da editora, a associação cultural A Causa das Regras. Portes de envio já incluídos. Todos os exemplares encomendados incluirão dedicatória.

Da autoria de Dico, Breve História do Metal Português estará igualmente disponível em livrarias a anunciar posteriormente.

A obra, revista e aumentada face à versão em e-book lançada em dezembro, inclui agora mais de 200 páginas, ao longo das quais o leitor pode encontrar fotografias a preto e branco, além de um caderno a cores. Profissional e graficamente apelativo, o livro apresenta novas biografias e diversas informações adicionais em relação ao e-book.

Esta obra inédita e única no País vem preencher uma grave lacuna na história do Heavy Metal forjado em terras lusas. Pela primeira vez, a informação sobre a génese do Metal português foi compilada num único volume.

Breve História do Metal Português relata em pormenor a história do nosso Metal desde os primórdios, nos anos 60 e 70, recorrendo para tal a entrevistas com músicos da época, a trabalhos académicos, fanzines, sites, blogues, entre outras fontes.

Nesta obra sem par conta-se a incrível saga destas bandas, que obtiveram enorme sucesso apesar das condições políticas e sociais extremamente adversas. Foi ainda durante o regime autoritário de Salazar e Marcello Caetano que surgiram os primeiros grupos, então inseridos no movimento designado “Ié-ié”. 

O leitor ficará também surpreendido pela influência que figuras como Júlio Pereira, José Cid, Fernando Girão ou o maestro Miguel Graça Moura exerceram no desenvolvimento do Heavy Rock Português.

A obra encontra-se organizada em dois capítulos. O primeiro abrange a génese do estilo em Portugal, desde os anos 60 até ao final do boom do Rock Português, em 1983. O segundo capítulo engloba os 16 anos compreendidos entre 1984 e 1999. Desde a semente dos The Playboys, passando pela afirmação dos Arte & Ofício, até ao surgimento do Underground ou da consagração dos Moonspell este livro nada deixa ao acaso. De leitura obrigatória!"

Sem comentários: