terça-feira, 1 de abril de 2014

[NOTICIA] Frio agreste dos Alpes

É um prazer regressar às franjas das sonoridades que mais apreciamos e relembrar que a música não é estanque. Há uma fronteira directa entre o Folk e o Black Metal, em que os ambientes quentes arrefecem e o som fica mais abrasivo, partilhando no entanto a mesma mística e ambiente entre ambos estes mundos. É caminhando nesta fronteira que podemos encontrar "Urzeitgeist", o novo trabalho dos Rauhnacht.

A sonoridade Black Metal Alpina não é estranha, tendo sido alicerçada ao longo de dois discos prévios espaçados por outros tantos anos. Os mesmos que decorrem até este novo trabalho, com selo Hammerheart Records, que nos relembra quão cortantes podem ser os riffs de uma guitarra e nos transporta aos gélidos ambientes que tão populares foram na década de 90.

A mitologia Pagã, o ambiente Alpino e as melodias Folk-ish estão lá, mas é a guitarra hipnótica a rainha desta sonoridade em que as vocalizações lúgubres e a percussão marcial nos lembram outros nomes grandes do género e nos transportam directamente às montanhas geladas dos Alpes. Pode não ser habitual, mas é um cenário que visitamos com prazer.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Einsam Ist's, Durch's Moor Zu Geh'n
  2. Urzeitgeist
  3. Rauhnachtskind
  4. Der Weg Zurück
  5. Geisterreiter
  6. Zeitentor
  7. Ewigkeit

Sem comentários: