sexta-feira, 8 de maio de 2015

[NOTICIA] O peso de um disco

É curioso ver o efeito que alguns discos têm em nós, mesmo quando são de estilos aos quais normalmente não dedicamos tanta atenção. É o que se passa com "Moons", o mais recente trabalho dos Whote, que desde que começou a rodar nunca deixou de passar o sentimento de peso.

Opressivo (mas no bom sentido), este disco lançado pela VII Sounds apresenta ao longo das suas 10 faixas instrumentais uma densidade fora do vulgar. Talvez tenha a vez com o baixo de 6 cordas usado por Thomas Watkiss (mentor do projecto, e que toca todos os outros instrumentos), ou com os teclados inseridos cirurgicamente. Seja o que for, resulta.

Thomas tinha editado com os Whote apenas um disco até à data, "Align" em 2010. Demorou a preparar o sucessor, mas a paisagem sonora que deixa ao seu redor deixa perceber o detalhe meticuloso que esteve envolvido na sua preparação. É intenso, abrasivo por vezes, quase agreste, mas quando a música não nos desafia também serve para pouco mais do que ambiente.

O disco está disponível em duas edições em vinil, uma em vinil preto limitada a 150 cópias, e outra em vinil prateado limitada a 100 cópias, ambas numeradas à mão. Está também disponível em duas edições em CD, uma em digipack com 2 faixas bónus, e outra em caixa preta contendo algum material adicional, para além de ter 4 faixas bónus.

O alinhamento completo (sem bónus) é o seguinte:
  1. Vapors
  2. Necropolis
  3. A Measurement Of Wealth
  4. Copper, Fire, Bone
  5. The Crown Of Winter (I)
  6. Moons
  7. An Instrument Of Mars
  8. Ocean Burial
  9. The Crown Of Winter (II)
  10. The Flight South

Sem comentários: