segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

[ANÁLISE] Sect - "Imperative" [CD - 2009]

SECT
Imperative [CD]
Rage In Eden

Curioso ver a quantidade de bandas Polacas que se enquadram na matriz Marcial / Industrial, fenómeno ao qual não é alheio a presença sempre constante da Rage In Eden. E agora são os Sect a juntar-se a essa ilustre lista com um disco que, vamos já perceber, está muito bem conseguido.

"Imperative" é como um predador furtivo: começa por passar despercebido, vai introduzindo os seus argumentos, captando lentamente a nossa atenção e, quase sem darmos por isso, estamos totalmente imersos numa sonoridade épica e bombástica, sem sabermos muito bem o que nos atingiu mas verdadeiramente agarrados ao que vai saindo de cada uma das faixas. Os crescendos são particularmente bem conseguidos - a maior parte das faixas inicia com ambiências em redor de sintetizador, introduzem posteriormente as percurssões marciais e os ímpetos épicos e acabam numa apoteose bombástica à qual dificilmente passaremos indiferentes.

A componente industrial é menos abrasiva e mais envolvente, recorrendo aos sintetizadores frequentemente como complemento aos diferentes tipos de percurssão. Esta, por sua vez, alterna também entre o tradicional marcial compassado e a subtilmente presente, principalmente no jogo de bombos. Na súmula das partes, o resultado são composições interessantes que conseguem manter o interesse ao longo do disco. Aliás, o principal destaque vai precisamente para a penúltima música, reforçando o sentimento de crescendo referido anteriormente - "Dusk II" cria especial impeto e deveria ter sido a escolha para finalizar o disco. A faixa final são apenas 57 segundos de epílogo, que cortam o que seria um final em grande para o disco.

De qualquer forma, fica um bom trabalho dos Sect no balanço final, reforçando a posição da Polónia da vanguarda desta sonoridade no panorama Europeu, e deixando um bom augúrio para os Sect. Veremos o que nos reservam no futuro.

Lurker

Sem comentários: