segunda-feira, 12 de abril de 2010

[NOTICIA] Um renascimento muito esperado

Depois de vários anos afastados das edições de originais, os Blood Axis regressam com "Born Again", o apropriadamente intitulado longa-duração lançado pela Storm, a editora de Moynihan.

Apesar de uma longa e profícua carreira, e de serem um dos colectivos com maior renome internacional, este disco é apenas o segundo (!) longa-duração dos Blood Axis. No entanto, representa uma mudança considerável em relação aos seus trabalhos anteriores, quer a nível conceptual quer a nível sonoro.

Começando pelo primeiro - um universo épico é criado onde deuses são invocados, reinos surgem e mundos caem. Uma jornada mental através da psique dos seus criadores que tem mais de que uma curva apertada.

Passando ao segundo - as partes sampladas da música dos Blood Axis foram removidas, para deixar apenas o esqueleto mínimo dos instrumentos, sem no entanto denotar perca na força e no impacto. Recorrendo quer a linhas acústicas quer a elementos eléctricos, a lista de instrumentos usados é longa e diversificada, incluindo curiosidades como o Annabel-a-tron (seja lá o que isso for). E claro, a dicotomia vocal entre Moynihan e Annabel, não esquecendo o violino desta última - virtuoso, como sempre.

Também de realçar uma lista considerável de artistas convidados, tendo o disco sido gravado ao longo de vários anos em várias localizações do mundo, sem no entanto sofrer do síndroma "manta de retalhos". Lançado num belo digipack, o disco inclui ainda um livreto de 24 páginas com todas as letras e várias imagens e fotografias de locais do mundo, incluindo algumas das mais belas paisagens de Portugal.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Invocatio
  2. Song of the Comrade
  3. Màdhu
  4. Ulf and Ead Acer
  5. The Dream
  6. Hard Iron Age
  7. Churning and Churning
  8. The Vortex
  9. Erwachen in der Nacht
  10. The Path
  11. Born Again
  12. Exvocatio

Sem comentários: