[NOTICIA] Uma viagem pela Europa medieval
Ainda há poucos dias falamos do novo disco dos Hexperos, mas esse não é o único trabalho que o duo composto por Alessandra Santovito e Francesco Forgione lançou recentemente. Sob a denominação Ensemble Stella Nova, e também com o selo In The Morningside Records, trazemo-vos hoje "Cammini Medievali".
Este colectivo é composto por um conjunto de músicos talentosos movidos por um interesse comum pela música e cultura de outros tempos. A inspiração medieval é óbvia, com uma predilecção pela vertente Italiana do movimento (como também seria de esperar, sendo a origem da maior parte dos músicos que o compõem.
Este disco leva-nos então num percurso da música medieval Europeia, através de Espanha, França e Itália, cobrindo quer a música sacra quer a música profana. As músicas são recolhidas através de um minucioso trabalho de investigação pela história, em manuscritos arcanos e outras fontes semelhantes, sempre fiéis à sua origem. Um disco refrescante no panorama actual, que nos relembra que a música de qualidade sempre nos acompanhou ao longo da nossa história.
O alinhamento completo é o seguinte:
- Nu Al'erst (W. Von Der Vogelweide)
 - Pois Que Dos Reis (Cantigas De Santa Maria)
 - Como Poden (Cantigas De Santa Maria)
 - Como Somos Per Conssello (Cantigas De Santa Maria)
 - Kalenda Maya (R. De Vaqueiras)
 - Saltarello Ill (Anonymous)
 - Cuncti Simus Concanentes (Llibre Vermell De Montserrat)
 - Stella Splendens (Llibre Vermell De Montserrat)
 - Fate D'arera (Anonymous)
 - Vergine Madre (Laudra Suore Trappiste Of Vitorchiano)
 - Saltarello IV (Anonymous)
 - Echo La Primavera (F. Landini)
 - Conductus Referentium Vasa (Ludus Danielis)
 
Sem comentários:
Enviar um comentário