segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

[NOTICIA] A palavra de Aleister Crowley

Pela mão da Cleopatra chega-nos um pedaço de história: a reedição de trabalhos em spoken word da "Grande Besta" - Aleister Crowley.

Uma das figuras incontornáveis da contra-cultura do século passado, Aleister Crowley gravou originalmente estas passagens do seu pensamento entre 1910 e 1914 em cilindros de cera, tendo sido posteriormente preservados em acetatos de vinil de 78 rotações. Estas gravações foram recuperadas em 1986 por David Tibet e lançados na sua editora Goetia sob o título "The Hastings Archive / The World As Power".

Apresentada agora numa edição limitada a 300 cópias, numerada à mão em vinil branco, embalagem de tecido e incluindo um distintivo, esta obra é naturalmente aconselhada a quem partilha do fascínio pela personagem única de Aleister Crowley, e se interessa também pela sua Mágica Enoquiana, poesia e filosofia.

domingo, 30 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Sonne Hagal retoma!

A editora Tesco mantém grande actividade, desta feita em parceria com a Einsatzleitung, para nos presentear com o novo trabalho de Sonne Hagal!

Gravado durante um período de um ano, este novo trabalho mostra grande maturidade e conta com a participação de Kim Larsen (Of The Wand And The Moon), Waldteufel, Ernte e Darkwood e conta com temas tão diversos como o europeísmo, a Terra Média e (está claro) paganismo...

Este trabalho de neo-folk, uma evolução no seu género vai ser lançado com diferentes capas em digipack... um presente atrasado, mas muito bem vindo!

sábado, 29 de dezembro de 2007

[NOTICIA] A posição...paralela


Pelos músicos de Derniere Volonte, chega agora um projecto paralelo de seu nome... Position Parallèle. O álbum estreia deste projecto, intitulado "Same", é agora apresentado pela editora Tesco e inclui 8 faixas.

Este trabalho tem um toque bastante grande de anos 80, com uma voz francesa límpida e as batidas tão típicas daquela altura. Energia, ritmo e recordações, é o que podem encontrar neste novo álbum.

Em antecipação, ficam as faixas disponíveis:
  1. Hôtel du Nord
  2. Tes lèvres / Passe les portes
  3. Gorge Arachnée
  4. Je Reviendrai
  5. Emission
  6. Fortune
  7. Si Calme
  8. Une Erreur

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Mais uma colaboração de Alio Die

"Eleusian Lullaby" é o resultado da colaboração entre o compositor italiano Stefano Musso (também conhecido como Alio Die) e a cantora sua compatriota Martina Galvagni. Este é o terceiro lançamento na série da Projekt de colaborações vocais de Alio Die, depois de "Apsaras" em 2001 (com Amelia Cuni) e de "Mei-Jyu" em 2005 (com Jack or Jive).

Este disco mistura as composições ambientais, naturais e familiares de Alio Die com a elegante voz Neo-Clássica de Martina, criando uma textura sonora etérea, capaz de trazer raios de luz aos mais sombrios dias . A melodia vocal aliada à intrumentação electrónica cria um ambiente intímo e sensual, propício a viagens mentais e divagações por excelência.

Em apenas 3 faixas, mas com mais de 60 minutos de música, o duo italiano consegue percorrer um caminho longo mas que faz todo o sentido. Recorrendo a uma miríade de instrumentos acústicos e electrónicos, gravações no terreno e vocalizações em Inglês e línguas tradicionais da Suiça (onde a última faixa foi gravada directamente através de improvisação), ouvir esta banda sonora hipnótica garante ser levado para um local místico, onde aparentemente nada o poderá atingir. Uma boa forma de acabar um dia particularmente complicado.

O alinhamento de "Eleusian Lullaby" é o seguinte:
  1. The Oniroid Sleep
  2. A Drone Song for Alienor
  3. Eleusian Lullaby

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Jarboe + Jesu = J2

Para os seguidores da carreira de Jarboe e Justin K. Broadrick (ou dos Swans e dos Godflesh/Jesu, já agora), a The End Records tem uma boa notícia para o próximo ano: da colaboração entre dois dos mais influentes artistas das últimas décadas irá nascer o novo projecto J2 (uma abreviatura de Joule, a medida internacional para energia).

Depois de ser reconhecida a influência dos Swans na carreira musical de Justin, e dos próprios Jesu terem influenciado Jarboe na sua carreira a solo (incluindo uma participação conjunta), foi depois de um concerto juntos em 2005 que ambos os artistas decidiram que estaria na altura de iniciarem um novo projecto juntos, combinando a voz inigualável da Jarboe com a capacidade de composição e instrumental de Justin.

O projecto J2 irá começar com o lançamento de um EP de 6 faixas na Primavera de 2008, que constituirá o intróito para um trabalho de longa duração que se lhe irá seguir. Como habitual, experimentação será a palavra chave em ambos os trabalhos, tendo Jarboe adiantado que a técnica "barreira sonora" será utilizada, substituindo o formato canção tradicional por uma abordagem sonora completa.

O disco terá também a participação de Vinny Signorelli (dos Unsane), do engenheiro Colin Marston (com quem Jarboe trabalhou no lançamento repartido com Byla) e outros músicos, incluindo alguns convidados especiais ainda a serem anunciados. O material focará ainda a temática mística, tendo a condição humana no papel principal.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

[NOTICIA] 6º capítulo da saga Qntal em 2008

No final de Fevereiro do próximo ano a e-Wave Records irá lançar o novo disco dos Qntal, intitulado "Translucida". Como é típico nos germânicos, o álbum será precedido do numeral VI, marcando o seu 6º lançamento de discos originais longa duração (não contemplando portanto singles e outros lançamentos paralelos).

"Translucida" representa uma união do passado e do presente, quer em termos históricos quer em termos da própria biografia da banda. Um equilíbrio entre reflexo e inovação abre a perspectiva de se olhar para frente ou para trás analisando esta obra, em que os arranjos colocam o enfoque na genial voz de Syrah. Perspectiva-se mais um grande lançamento, mas isso só o tempo o dirá.

Entretanto, fiquem com o alinhamento do disco:
  1. Sleeping
  2. Departir
  3. Ich minne einen Ritter
  4. Translucida
  5. La Froidor
  6. Glacies
  7. Worlds Of Light
  8. Obscure
  9. Sumer
  10. Amorous Desir
  11. Ludus
  12. Passacaglia

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

[EVENTO] Agenda de Concertos - 2008

Uma lista de alguns concertos que merecem o nosso destaque para o próximo ano de 2008...

JANEIRO
FEVEREIRO
  • n/a
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
  • n/a
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Novo dos Sinke Dûs

A Cyclic Law lançou recentemente o novo disco dos Sinke Dûs, intitulado "Akrasia". O título do trabalho representa uma velha questão relativa à fraqueza da vontade, quando cometemos actos que sabemos estarem errados, e mesmo assim não nos detemos.

Movido por este conceito sui generis, Markus Lonebrink quis explorar não só a perspectiva filosófica mas antes a experiência subjectiva de Akrasia. O resultado? Uma jornada ambiental, com luxuriantes passagens etéreas, que nos proporcionam uma experiência intensa e visionária. De realçar também a participação especial de Pär Bostrom dos Kammarheit.

O disco, lançado no formato gatefold cardboard sleeve, contém mais de 45 minutos de música divididos pelas seguintes faixas:
  1. The Premonition
  2. Acedia
  3. Remnants
  4. That Which Was Lost
  5. The Abyss
  6. That Which Lies Beyond
  7. Fortitude

domingo, 23 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Reedições de Triarii

Todos os que gostam do que de melhor se faz no espectro Marcial têm um grande início de ano em perspectiva. A Eternal Soul resolveu reeditar os discos "Pièce Héroique" e "Ars Militaria" dos Triarii, actualmente descatalogados, com um novo aspecto gráfico.

Não foram contempladas quaisquer faixas extra, pelo que o alinhamento de "Pièce Héroique" continua a ser:
  1. Le Crépuscule Des Dieux
  2. On Wings Of Steel
  3. Heldentod
  4. Kameraden
  5. Overkill
  6. Roses 4 Rome ( com Ordo Rosarius Equilibrio )
  7. Victoria
  8. Kingdom Of The Blind
  9. Heaven And Hell
  10. The Inevitable Farewell Of Democracy
  11. Bloodtoil
  12. Sun And Reign
Quanto ao alinhamento de "Ars Militaria", é o seguinte:
  1. Anthem From The Iron Flame
  2. Europe In Flames
  3. Mother Of Pain
  4. Dark Skies Over Europe
  5. Der Verwundete ( In Memorian Arno Breker )
  6. Legio Vi Ferrata
  7. Regicide II
  8. Marche Du Capitulation
  9. Neuropa
  10. Serpent, Sun & World Ending
  11. For Yhe Fallen Ones
  12. Son Of The Sun
Fiquem também com um vídeo de uma actuação dos Triarii em Salzburg, para aguçarmos o apetite na expectativa de os vermos por cá algures num futuro próximo:


sábado, 22 de dezembro de 2007

[EVENTO] Um trio britânico para começar bem o ano

No dia 26 de Janeiro a Dagaz Music trás-nos mais um evento apetecível, num excelente exercício de novo ano.

Assim, na Music Box (Cais do Sodré, Lisboa), teremos a presença de Rose McDowall (famosa não só pela sua carreira a solo mas também pelas inúmeras participações noutros projectos, como Current 93 ou Death In June) e dos compatriotas Naevus (um projecto a seguir com atenção) e SonVer (estes um projecto bem mais recente).

Uma boa noite de NeoFolk em perspectiva portanto, e mais uma boa razão para visitar Lisboa em Janeiro.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Culpada!

A diva Diamanda Galas encontra-se a trabalhar no seu novo trabalho, que tem data prevista de lançamento para 31 de Março de 2008. Esta rainha negra virou a sua versatilidade vocal para o jazz, blues e country, juntando o piano à composição e fazendo música de horror amoroso de fazer arrancar o coração. :)

Neste álbum podem-se encontrar re-interpretações de artistas aclamados por Diamanda, tais como o cantor de rap Ralph Stanley, "O Death"; O. V. Wright "8 Men and 4 Women"; "Long Black Veil" que se tornou popular devido a Johnny Cash; "Time (Interlude)" cantado por Timi Yuro; Tracy Nelson "Down So Low"; a sua assinatura está presente em "Autumn Leaves"; e também "Heaven Have Mercy", que ficou famoso devido a Edith Piaf.

"Guilty Guilty Guilty" é o nome deste novo álbum que tem muito de blues, de uma forma diferente, arrojada e bem típica desta senhora. Mantenham-se atentos!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Os céus rebombam!


"Under Seven Skies" é o novíssimo álbum de Dahlia's Tear saído no passado dia 14 pela Thonar Records.

Este terceiro trabalho difere dos anteriores pois apresenta novos elementos sonoros e narrativos. Anil Ed mostra-se mais uma vez como uma fonte de recursos instrumentais, com sons hipnóticos criando uma atmosfera abstracta.

A primeira edição é limitada a 1000 cópias e fica aqui o alinhamento:

  1. 7th Sky She Winnows The Galanthus, Synaptic State
  2. 6th Sky Spellbound The Circles
  3. 5th Sky Within A Dying Single Ember
  4. 4th Sky Convergence & Pointless
  5. 3rd Sky In-Perfection, From The Past Subconscious
  6. 2nd Sky Between Lights, Unreleased Colours And Earth
  7. 1st Sky Minimalism
Para perceberem melhor da sonoridade que está presente neste álbum, aqui fica um video da primeira música deste novo trabalho. Apreciem!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

[NOTICIA] O novo de Lucas Lanthier



O projecto The Deadfly Ensemble prepara o lançamento do seu segundo álgum de originais intitulado "A Seed Catalog For Extinct Annuals". Pela mão de Lucas Lanthier, este seu projecto a solo irá chegar a 31 de Janeiro do próximo ano, cortesia da Trisol.

Cada música é um teatro de debutantes, fantasmas, ogres e piratas e cada nota é rica levando a imaginação por paragens diversas. Música de cabaret, misturada com melodias arrojadas e instrumentos diversos... um mundo estranho na orla do fantástico. Música cinematográfica!

Este novo álbum é uma edição limitada em digibook com um booklet volumoso cheio de fotografias e ilustrações do próprio Lucas Lanthier. Fica o alinhamento:
  1. Intro
  2. Polymelia and the Satyr
  3. Revenge on the Nursemaid
  4. Meaty bones and porridge
  5. The adventures of Jonas Mauken
  6. Dirty weather
  7. Queen Maude's pirates
  8. Ursusarktos the Bachelor
  9. Dishonest corset
  10. Tiny little things
  11. Lecture: The pre-decimalization monetary system for Great Britain

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

[NOTICIA] No Inverno, à espera da Primavera


Kormak, o mentor e instrumentista de Ghosts Of Breslau, lança agora um novo álbum com o nome de "And Should The Spring Come...".

Depois do lançamento do bem sucedido "Peste", também pela Twilight Records, é agora apresentado um novo artigo de martial industrial ambient com 13 faixas com mais de 54 minutos inspirado em canções antigas e poemas da resistência polaca durante a Segunda Guerra Mundial. Este é um trabalho de tributo aos bravos homens e mulheres que continuaram a lutar, mesmo quando toda a esperança parecia perdida.

Um conjunto de sons e voz bastante profundo e obscuro limitado a 555 cópias!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

[NOTICIA] As serpentes povoam a Terra

Uma das bandas com maior reconhecimento na cena neofolk russa, os Neutral vão lançar em Janeiro de 2008 o seu segundo álbum "Serpents in the Dawn".

Com influências como Current 93, Sol Invictus e Fire+Ice, entre outros, o projecto liderado por ASH (voz, composição lírica e guitarra), Eugeny Voronovsky (violino e piano) e com a participação esporádica de Celestial Air (guitarra), brinda-nos com mais um álbum melodioso, cheio de ambiente, onde a guitarra clássica tem voz maior.

Lançado pela Eislicht, que se tem mantido imparável, este é apresentado em gatefoldsleeve, com um booklet de 12 páginas e um total de 8 músicas:
  1. Tales Of Men And Trees
  2. The Starfall Of The Nevermore
  3. Serpents In The Dawn
  4. The Gift Of The Sea
  5. Next To The Stars
  6. The Woods Of Autumn Blaze
  7. Noone To Follow
  8. Luna
Para saborearem este novo lançamento fica a música que dá o nome ao álbum, um vídeo do "Luisen Kirche Neofolk Fest", Koenigsberg.


domingo, 16 de dezembro de 2007

[NOTICIA] O Inferno chega em breve...

Inferno III é o novo álbum dos Camerata Mediolanense, e a finalização de um trabalho. Um 7'' com duas músicas num total de 8 minutos numa caixa de capa branca e dourada limitada a 525 cópias. Este trabalho "Inferno" de Daniela Bedeski (voz, percurssão, órgão e samplers), Elena (harpa, acordeão), Manuel Aroldi e Marco Colombo (percurssão) é inspirado e dedicado a Dante Alighieri.

Esta banda de Milão nasceu em 1994 e utiliza vários instrumentos não convencionais, mas é através da voz que somos levados para outros mundos. A voz é o instrumento principal e tudo o resto acompanha levando a um estado de harmonia e sensação da paz inteiror.

As duas músicas têm data de lançamento para a véspera de Ano Novo e intitulam-se:
  • A - Nessun Maggior Dolore
  • B - Noi Leggiavamo

sábado, 15 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Vigília dos Nebelung

Nebelung é um projecto com origem em 2004 cujas letras estão direccionadas para os sons da floresta. Representativo de Novembro, o mês da melancolia e da perconização do Inverno, a banda apresenta agora o seu primeiro álbum de originais de longa duração pela Eis&Licht. Intitulado Vigil, este novo trabalho irá ser lançado em Janeiro de 2008 numa edição limitada a 700 cópias e com um booklet de 20 páginas.

Na música acústica sobressai a guitarra, mas também podem ser ouvidos sons de violinos e outros instrumentos cheios de melodia... um bom início de ano!

Segue-se a tracklist:
  1. Die Roder
  2. Hoffnung
  3. Ausklang
  4. Heimkehr
  5. Sturm
  6. Einsamkeit
  7. Nokturn
  8. Wanderer
  9. Nebelung

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Novo lançamento da Rage in Eden

Com data de lançamento de 13 do corrente mês, a Rage in Eden apresenta o único (até à data) trabalho dos March of Heroes. Esta banda, cujo mentor e instrumentista é Romain L., teve o seu início em 2006 mas apenas agora o seu primeiro álbum vê a luz do dia.

Intitulado "March for Glory", este digipack apresenta 9 músicas inspiradas em acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, principalmente a guerra entre a Rússia e a Alemanha, pelo que podem contar com batidas militaristas, mas num ambiente atmosférico, que não fere e tenta descrever variadas sensações tais como heroísmo, brutalidade, tristeza...

A Tacklist é a seguinte:
  1. Prolog
  2. March for Glory
  3. MotherLand Calls
  4. Among Ashes of Ruins
  5. The Last Strike of Heroes
  6. Wind of Destruction
  7. The Enemy Must Fall
  8. Victory is our Fate
  9. In Memory of the Fallens Ones
Um trabalho muito interessante, que apesar de intenso é melodioso e ambiental!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

[EVENTO] [Before The Rain] no Porto

Depois de serem obrigados a cancelar o concerto no Porto de apresentação do recém-editado "... One Day Less" pela Major Label Industries, os [Before The Rain] regressam à Invicta no dia 11 de Janeiro para se apresentarem então ao público Nortenho na Fábrica de Som.

Apareçam porque a música vai valer bem a pena!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

[NOTICIA] ASP regressam aos escaparates!

Para começar, um aviso: este post será tudo menos isento. Os ASP são uma das minhas bandas preferidas e, na minha opinião, o expoente máximo do Electro-Goth actual. Será portanto natural receber com especial agrado a notícia de um novo lançamento.

Depois de "Requiembryo" no ano passado, e de "Nie Mehr!" (um dos muitos lançamentos exclusivos das suas tours) já este ano, chega-nos "Horror Vacui", um best of da carreira do colectivo alemão. Já no passado "Interim Works Compendium" tinha lançado alguma luz sobre os anos iniciais do projecto, e o seu profícuo trabalho, mas este novo disco duplo pretende recuperar muitas das faixas mais exclusivas e difíceis de encontrar dos ASP.

Mas como já é habitual, a Trisol não se limitaria apenas a lançar uma versão simples de um disco dos ASP. Assim, teremos também a possibilidade de adquirir uma edição limitada a 1999 cópias que inclui, para além dos referidos dois CD's, um livrete de 40 páginas incluindo material inédito de "Weltunter" (da autoria de Ingo Römling), um DVD em digibook com a curta metragem "Me", os trailers de "Horror Vacui" e uma galeria de imagens e, adicionalmente, uma parte da bobine de filme 35mm em celulóide com certificado de origem. Tudo isto encapsulado numa caixa luxuosa em motivos de prata e relevo.

A música dos ASP sempre foi sinónimo de qualidade inusitada, e têm agora a oportunidade de comprovar isso mesmo com estas 33 faixas. O álbum foi produzido pelos próprios S. Schmetterling e Matthias Ambré, e - se ainda for a tempo - poderá ser o presente ideal para este Natal.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Disco 1 :
  1. How Far Would You Go? ( Versão do Single )
  2. Hunger ( Regravação )
  3. Coming Home
  4. Schwarzer Schmetterling ( Remasterização )
  5. Ich Will Brennen ( Regravação )
  6. Dancing ( Regravação )
  7. Weltunter ( Regravação )
  8. Demon Love ( Regravação )
  9. De Profundis
  10. Sing Child ( Remasterização )
  11. Panik ( Horror Vacui Mix )
  12. Die Kleine Ballade Vom Schwarzen Schmetterling ( Remasterização )
  13. Raserei, Stille Der Nacht ( Regravação )
  14. Once In A Lifetime ( Remasterização )
  15. Die Ruhe Vor Dem Sturm ( Remasterização )
    Disco 2 :
  1. Ich Bin Ein Wahrer Satan ( Versão do Single )
  2. Me ( Video Edit 2.0 )
  3. Schwarzes Blut ( Versão Club )
  4. Kokon ( Horror Vacui Mix )
  5. Biotopia, Werben ( Regravação )
  6. Ballade Von Der Erweckung ( Remasterização )
  7. Sanctus Benedictus ( End Of Virginity - Versão )
  8. Krabat ( Versão Club )
  9. Lykantropie ( Regravação )
  10. Finger Weg! Finger!
  11. Schwarz ( Regravação )
  12. Tiefenrausch-Live ( Faixa Inédita )
  13. Und Wir Tanzten - Ungeschickte Liebesbriefe ( Remasterização )
  14. Nie Mehr ( Horror Vacui Mix )
  15. Duett - Minnelied Der Incubi
  16. So Viel Tiefer ( Faixa Inédita )
Para finalizar, e como não se prevê para breve uma visita dos ASP às nossas paragens, fiquem com o trailer de "Horror Vacui":


terça-feira, 11 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Longa duração de estreia dos Comando Suzie

Depois de uma edição repartida com Ô Paradis, os também catalães Comando Suzie lançam o seu longa duração de estreia pela Punch Records.

Intitulado "Pobres Chavales", é apresentado numa edição numerada e limitada a apenas 333 cópias. Neste disco, Raúl e Ella oferecem-nos 11 composições algures entre o New Wave e o Electro Pop, plenas de melodia e sensibilidade. Versando temas como o amor, desejo, remorso e punição, Barcelona é o pano de fundo para a inspiração sonora e para a voz profunda do Comandante - como Raúl se auto-intitula.

O alinhamento de "Pobres Chavales" é o seguinte:
  1. Quiero Ser Como Joe Crepusculo
  2. Larga Vida Al Rocanrol ( Y A Vincent Leone )
  3. Selectores Y Discjockeys
  4. Descabello
  5. N-KO
  6. Vulva
  7. Disciplina
  8. Pobres Chavales
  9. Chicos Austriacos
  10. Rumania Mon Amour
  11. 1996

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Um Natal diferente na Projekt

Os amigos do outro lado do Atlântico na Projekt têm uma proposta diferente para o Natal, para aqueles que gostam de cumprir o ritual de trocar prendas. Trata-se de uma caixa que reúne os três discos da série "Excelsis" editados até ao momento, sempre neste altura do ano.

Desde que foi lançado em 1995 que "Excelsis v.1 - A Dark Noel" tem sido um dos discos mais requisitados da Projekt. Lançado em 1999, "Excelsis v.2 - A Winter's Song" continuou na senda de proporcionar aos amantes de Darkwave uma boa colecção de música. Em 2001 foi adicionado o novo "Excelsis v.3 - A Prelude", um Maxi-CD que não poderia ser obtido em qualquer loja, apenas directamente da editora.

Resolveram depois empacotar tudo numa elegante caixa de cartão a que deram o nome "The Excelsis Box" (porque terá sido?), que se constitui como uma interessante oferta para o Natal. Pelo menos, para quem goste dos seguintes títulos:
    "Excelsis v.1 - A Dark Noel"
  1. Arcanta: Carol of the Bells
  2. Love Spirals Downwards: Welcome Christmas
  3. FuchiKachis Ethu: Oh Come All Ye Faithful
  4. This Ascension: Carol of the Bells
  5. Area: O Come Emmanuel
  6. Thanatos: The First Noel
  7. Lovesliescrushing: Jingle Bells (Snowblower)
  8. Balderas & Osborne: What Child Is This?
  9. black tape for a blue girl: Chanukkah, Oh Chanukkah
  10. Sorrow: The Little Drummer Boy
  11. Lycia/The Unquiet Void: We Three Kings
  12. Eva O: O Holy Night
  13. Faith and the Muse: A Winter Wassail
  14. Autopsia: Stille Nacht (g)RAVE remix
  15. Attrition: Silent Night
    "Excelsis v.2 - A Winter's Song"
  1. El Duende: Gaudete, Gaudete
  2. Rhea's Obsession with Athan Maroulis (dos Spahn Ranch): We Three Kings
  3. London After Midnight: The Christmas Song
  4. The Crüxshadows: Happy Xmas (War Is Over)
  5. Unto Ashes: Lord Of The Dance
  6. The Machine in the Garden: Coventry Carol
  7. Faith & Disease: Silver and Gold
  8. Lynn Canfield (dos The Moon Seven Times): The True Present
  9. Sofia Run - Nerotai Hazarurim (Little Candles)
  10. Siddal: In The Bleak Midwinter
  11. Thanatos: Silent Night
  12. Julia Kent (dos Rasputina): What Child is This?
  13. Rhea's Obsession: Huron Indian Carol
  14. Lycia: O Little Town of Bethlehem
  15. Human Drama: I Believe In Father Christmas
    "Excelsis v.3 - A Prelude"
  1. Lovespirals: Aspen Glow
  2. Lynn Canfield: Edelweiss
  3. Audra: Let The Reindeer Live On My Roof
  4. Lowsunday: Blue Christmas
  5. Frolic: Angels We Have Heard On High
  6. Faith & Disease: Silver And Gold (versão alternativa)
  7. Mirabilis: Riu Riu Chiu
  8. Unto Ashes: Krampusnacht (para Krampus, o Demónio do Natal)
  9. Lynn Canfield: Let Your Little Sister Pet The Kitty Too

domingo, 9 de dezembro de 2007

[EVENTO] Danny Cavanagh de regresso a Portugal

Depois de há alguns anos ter por cá passado com o irmão, Danny Cavanagh (dos Anathema) regressa a Portugal em Janeiro para dois espectáculos acústicos. No dia 12, Sábado, marcará presença no Via Latina em Coimbra, num concerto que se iniciará cerca das 23h e com organização da Mystica. No dia anterior, estará também em Lisboa mas ainda sem local confirmado.

Enquanto esperamos por mais informação, coloquem pelo menos o evento na agenda e fiquem com o cartaz do concerto em Coimbra.


sábado, 8 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Novo disco de Arcana em 2008

Os suecos Arcana vão voltar às edições no início de 2008, com um disco intitulado "Raspail" a ser publicado pela alemã Kalinkaland Records.

Foi preciso esperar quase 4 anos pelo sucessor de "Le Serpent Rouge", descrito por Peter Bjärgö como uma mistura entre a sua sonoridade antiga e recente. Com as partes vocais a assumirem um papel mais preponderante, regressam as sonoridades medievais de clássicos como "Dark Age Of Reason" e essencialmente "Cantar De Procella" (na minha opinião, ainda o melhor trabalho dos Arcana), com a sonoridade majestosa de "...The Last Embrace", a suavidade de "Inner Pale Sun" e os intrumentos orientais de "Le Serpent Rouge".


Deste lado, cá estaremos ansiosamente à espera... assim como continuamos à espera da sister-release de "Le Serpent Rouge" - mas isso já são outras histórias...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Extremocidente lança reedição de Sol Invictus

A editora nacional Extremocidente lançou há pouco uma reedição de "The Killing Tide", um dos primeiros e mais marcantes trabalhos de Sol Invictus. Originalmente lançado em 1991, "The Killing Tide" apresenta um Tony Wakeford profundamente inspirado no instinto básico letal da Natureza como musa para o seu Dark Folk.

Esta nova edição, em digipack com novo trabalho gráfico de Lesley Malone e intróito actualizado pelo próprio Tony Wakeford, é limitada a 888 cópias e inclui algum material bónus, como uma nova interpretação de "In A Silent Place" e temas ao vivo.

O alinhamento completo proposto pela Extremocidente é o seguinte:
  1. Like A Sword
  2. In A Silent Place
  3. Let Us Prey
  4. The Killing Tide
  5. Figures On A Beach
  6. The Man Next Door Is Very Strange
  7. Our Lady Of The Missing Presumed Dead
  8. The Wild Hunt / Something Grim This Way Comes
  9. A Figure On A Beach
  10. Like A Sword ( Ao Vivo )
  11. Let Us Prey / The Killing Tide ( Ao Vivo )
  12. In a Silent Place 2007

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

[EVENTO] Nouvelle Vague em Portugal

Nos próximos dias 6 e 7 de Dezembro, o colectivo parisiense Nouvelle Vague regressa ao nosso país para mais 2 concertos e uma pequena curiosidade.

Assim, no dia 6 de Dezembro apresentam-se no Porto, no Teatro Sá da Bandeira, sendo que no dia seguinte irão estar na Aula Magna, em Lisboa, para um concerto que será profissionalmente gravado para posterior edição em CD e DVD. Algo a acompanhar no futuro, portanto.

Prova da vitalidade que a sonoridade New Wave / Lounge dos Nouvelle Vague goza no nosso país, o concerto da Aula Magna já se encontra há algum tempo esgotado. Assim, e para compensar em parte todos aqueles que não poderão marcar presença nesse evento, os Nouvelle Vague irão apresentar-se como uma Acoustic 4 Piece Band no Casino Lisboa, cerca da 1 hora da madrugada do dia 8 - pouco depois de finalizarem o concerto na Aula Magna, portanto.

Neste concerto especial, com cerca de 60 minutos de duração e entrada livre, Marc Collin, Olivier Libaux, Melanie Pain e Phobe Tolmer irão sem dúvida proporcionar momentos únicos de interpretação algo diferente do que nos têm habituado, que merece a atenção dos que se puderem deslocar à zona do Parque das Nações nessa noite.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Novo ano, novo disco de L'Âme Immortelle

No início do próximo ano, os austríacos L'Âme Immortelle vão lançar o seu novo trabalho intitulado "Namenlos", num regresso à Trisol onde iniciaram a sua carreira musical. Depois de um ano de 2006 em que uma etapa da sua carreira foi encerrada, com o lançamento de um best-of retrospectivo, Sonja e Thomas iniciam desta feita um novo percurso que se espera tão promissor quanto o anterior.

Para celebrar o regresso dos L'Âme Immortelle, a Trisol preparou uma edição especial e limitada a 2000 cópias de "Namenlos", apresentada num luxuoso digibook com ilustrações e fotografias exclusivas, a juntar aos 2 CD's que compõem a edição.

O alinhamento completo é então o seguinte:
    CD1
  1. Vergessen
  2. 1000 Voices
  3. Behind the Light
  4. Bleib
  5. Requiem
  6. Lost
  7. Blutrot
  8. Reborn
  9. Es tut mir leid
  10. Niemals
  11. Jenseits der Schatten
  12. The cleansing
  13. Namenlos

  14. CD2
  15. Erneuerung
  16. When the sun has ceased to shine
  17. Love is lost (versão de Anthoni Jones)
  18. When the sun has ceased to shine (versão de Spiritual Front)
  19. Es tut mir leid (versão de Steinkind)
  20. Niemals (versão de Sieben)
  21. Requiem (versão de Whispers in the Shadow)
  22. Erinnerung (ensaio de Thomas Sabottka)
Fica também o vídeo disponível da criação deste novo trabalho:


terça-feira, 4 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Espécie de "Best-Of" de Vinterriket

Depois de ter editado o DVD "Kontemplative Antagonismen des Augenblicks", a In The Morningside Records resolveu desta feita apostar num lançamento retrospectivo de parte da carreira de Christoph Ziegler através do seu projecto Vinterriket.

Intitulado "Berglandschaften 2001-2004", cobre o período temporal reflectido no título do trabalho incluindo faixas raras, difíceis de encontrar e especialmente escolhidas para figurar nesta espécie de best-of, sempre seguindo a sonoridade Dark Ambient desoladora que é característica do projecto alemão.

Apresentado num digipack de 6 painéis incluindo um livrete de 16 páginas, este trabalho é limitado (como também é apanágio dos lançamentos de Vinterriket), neste caso a 1000 cópias.

O alinhamento de "Berglandschaften 2001-2004" é o seguinte:
  1. Einsamkeit
  2. Landschaften Ewiger Einsamkeit VII
  3. Morgengrauen
  4. Eisreflektionen
  5. Nachtfrost
  6. Stille I
  7. Das Fahle Licht
  8. Stille II
  9. Landschaften Ewiger Einsamkeit VIII

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

[NOTICIA] Heavenwood assinam com a Recital Records

Os nacionais Heavenwood assinaram um contrato discográfico pela Recital Records, para continuarem a carreira depois dos muito bem recebidos "Diva" em 1996 e "Swallow" em 1998. Fica o comunicado divulgado pela banda e editora:

A banda encontra-se preparada para iniciar as gravações naquele que será o seu 3º álbum de originais, o primeiro pela Recital Records, isto no decorrer dos meses de Fevereiro/ Março de 2008. O ainda não intitulado trabalho deverá ter edição em Abril/ Maio do próximo ano.

Os Heavenwood formaram-se em 1992 sob a denominação de Disgorged. Após a edição de duas demo-tapes, "As Illusive As A Dream" e "Emotional Wound", ambos os registos tendo sido muito bem recebidos pelos fans e pelos media em geral - mais de 1500 cópias foram distribuidas a nível mundial -, a banda assinaria pela germânica Massacre Records por quem editaria dois álbuns sendo eles "Diva" (editado no Japão pela Avalon/ Marquee Inc.) e "Swallow".

Consequentemente os Heavenwood fariam tours com bandas como os In Flames, Atrocity, Theatre Of Tragedy, Lake Of Tears, Savior Machine, etc... e actuariam em Portugal em sold out gigs com Cradle Of Filth, Moonspell, entre muitos outros.

O segundo longa-duração de originais dos Heavenwood datado de 1998, contaria com a presença como convidados especiais de nomes proeminentes da cena metal como Liv Kristine, na altura vocalista de Theatre Of Tragedy, e Kai Hansen de Gamma Ray. Nesse mesmo ano os Heavenwood tornar-se-iam na primeira banda Portuguesa a actuar no famoso Wacken Festival perante espectadores de todo o mundo.

Os Heavenwood seriam considerados banda sensação em diversas e prestigiadas revistas de metal tais como a Metal Hammer, Rock Hard e Terrorizer entre outras.

Actualmente, os Heavenwood apresentam-se como uma banda muito mais madura, o que, aliás, está bem reflectido na sua sonoridade poderosa. Uma sonoridade que deixa transparecer uma grande determinação e imensa vontade de vencer.

Músicas executadas com alma e paixão...


domingo, 2 de dezembro de 2007

[NOTICIA] O vento de Death In June e Boyd Rice

Originalmente lançado sob a designação Scorpion Wind, o álbum entitulado em 1996 "Heaven Sent" é há muito considerado a colaboração "perdida" entre Douglas P. (dos Death In June) e Boyd Rice - uma aliança infâme.

Agora, mais de 10 anos depois, a New European Recordings recupera este trabalho e lança um CD remasterizado digitalmente, incluindo 2 faixas extras da altura do lançamento original, com um trabalho gráfico renovado e apresentado num softpack em tons de vermelho e preto.

É uma oportunidade sublime de ouvirmos a primeira do que se tornaram muitas colaborações entre Douglas P. e Boyd Rice, aqui também com o percurssionista John Murphy, e o colectivo australiano Strength Through Joy. Este trabalho foi também o percursor do que se viria a tornar provavelmente o melhor disco de Boyd Rice & Friends, o seminal "Music, Martinis & Misanthropy" de 1990. Um fragmento da história que faz falta na discoteca de qualquer melómano.

O alinhamento completo de "Scorpion Wind" é então o seguinte:
  1. Love Love Love (Equilibrium)
  2. Preserve Thy Loneliness
  3. In Vino Veritas
  4. Paradise of Perfection
  5. Roasted Cadaver
  6. The Cruelty of the Heavens
  7. There is no more Sleep
  8. Some Colossus
  9. The Path of the Cross
  10. Never
  11. Message...
  12. Funeral For 3
  13. A Toast

sábado, 1 de dezembro de 2007

[NOTICIA] O regresso mui esperado dos Sangre Cavallum

Depois de "Barco do Vinho" e de algumas colaborações que vos temos vindo também a dar notícia, os Sangre Cavallum regressam aos lançamentos com um novo disco e uma excelente surpresa.

Começando pelo novo trabalho de originais - "Veleno de Teixo" de seu nome -, é mais um lançamento da Ahnstern num luxuoso digipack de 6 painéis e com um livrete de 16 páginas. Também com 16 faixas, é um tributo às mulheres e ao culto da deusa-mãe da Idade do Ferro. Regressando à fonte de inspiração da arcaica Callaecia, o Folk pagão e atmosferas poderosas criadas pelo colectivo nacional (recorrendo sempre a instrumentos tradicionais), "Veleno de Teixo" é um passo em frente na evolução dos Sangre Cavallum. Serve também de apresentação ao novo vocalista, Emanuel Melo da Cunha, que dificilmente se poderia ter estreado de melhor forma.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Pela mão do recém-criado selo Folcastro (onde os Sangre Cavallum têm também um papel preponderante), e com o apoio da Steiklang Industries (encarregue da distribuição), chega-nos "Troadouro - Retrospectiva 1997-2007". Como o nome indica, é uma viagem pelos 10 últimos anos da carreira dos Sangre, recolhendo num duplo CD 44 músicas difíceis de encontrar e raramente ouvidas. Inclui faixas de "Alborada do Douro" (a sua estreia ainda em cassete), registos de ensaios, músicas ao vivo e vários tema inéditos. Imprescindível para todos aqueles que são tocados pela beleza primordial destas composições do nosso folclore.

A Folcastro manterá a sua actividade essencialmente focada na etnomusicologia, pretendendo pesquisar e recuperar registos sonoros do folclore e dos caminhos da música Folk. Para além de trabalhos mais tradicionais, estão também previstos lançamentos de gravações no terreno, documentos fonográficos, bioacústicos e tudo o que se enquadre nas tradições do Norte de Portugal, da Galiza e de outras regiões étnicas da Península Ibérica e da restante Europa.

Finalmente, para celebrar este momento especial, a Steiklang Industries disponibilizou através da sua loja online uma edição absolutamente deliciosa! Trata-se de uma caixa de Sangre Cavallum, contendo ambos os discos "Veleno de Teixo" e "Troadouro", para além de uma pequena máscara tradicional Portuguesa, feita à mão em madeira por um artesão tradicional. Esta edição de coleccionador é limitada a apenas 200 cópias, pelo que só quem for rápido a encomendar poderá garantir uma peça da história que figurará sem dúvida como um marco indelével da carreira do - provavelmente - melhor projecto Folk nacional.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

[NOTICIA] A Pedra Filosofal!


Saíu finalmente para ver a luz do dia o novo trabalho dos Der Blutharsch. A Cold Meat Industry anunciou o lançamento da mais recente marcha protagonizada pela banda, de seu título "The Philosopher Stone" no passado dia 27.

Este novo trabalho de Albin Julius, apoiado por Marthynna, Jörg B. e Bain Wolfkind e que foram ainda assistidos por Matt Howden e Christine K., afasta-se um pouco da vertente militarista, explorando novos territórios, pois segunda a prórpia banda "Uniforms are always changing - Rock n`Roll will stay forever!"

Uma excelente compra em edição digipack - se não têm ideias para o Natal, aqui fica uma sugestão.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

[NOTICIA] Reedição de "Brown Book" dos DIJ

No início do próximo ano teremos à disposição a reedição de "Brown Book", considerado um dos melhores trabalhos dos Death In June e um dos discos mais influenciais da sua geração, editado originalmente em 1987.

Esta edição especial celebrando o 20º aniversário do seu lançamento original, foi digitalmente remasterizada e é apresentada numa caixa de pedra oval, com o Totenkopf 6 gravado (muito à semelhança do que tinha sido já feito com "A World That Summer"), contendo não só o disco original mas também um disco extra com 14 faixas bónus. Aqui poderemos encontrar algumas músicas raras do catálogo de DIJ, versões alternativas e remixes/gravações desde esse período - um verdadeiro "Brown Book 2".

Adicionalmente, e pela primeira vez, temos também uma tradução em Inglês do intróito originalmente em Alemão na faixa título, à qual se juntam 4 patches de tecido, folhas de informação e fotografias, respeitando o formato oval da caixa. Não será preciso dizer muito mais para perceberem que estamos perante uma verdadeira edição de coleccionador, ainda para mais pelo facto que será limitada a 1000 cópias.

O alinhamento de ambos os discos presentes nesta edição é o seguinte:
    CD 1 ( Versão Original LP de 1987 ) :
  1. Heilige Tod
  2. Touch Defiles
  3. Hail! The White Grain
  4. Runes And Men
  5. To Drown A Rose
  6. Red Dog - Black Dog
  7. The Fog Of The World
  8. We Are The Lust
  9. Punishment Initiation
  10. Brown Book
  11. Burn Again

  12. CD 2 ( Edição do 20º Aniversário ) :
  13. Heilige Tod
  14. Touch Defiles
  15. Hail! The White Grain
  16. Runes And Men
  17. To Drown A Rose
  18. Red Dog - Black Dog
  19. The Fog Of The World
  20. Europa : The Gates Of Heaven And Hell *
  21. Punishment Initiation *
  22. Brown Book - Re-Read **
  23. Burn Again *
  24. Zimmerit ***
  25. Europa : The Gates Of Heaven ***
  26. Brown Book ****
* De “Abandon Tracks” 2005
** Da compilação “The Cathedral Of Tears” 1991
*** Das compilações “To Drown A Rose” 10" 1987 & “The Corn Years” CD 1989
**** Da versão “Hiphand 6” da compilação “The Cathedral Of Tears” 1998

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

[NOTICIA] O Cemitério de Pianos ganha vida no EspaçoKarnart

A partir de ontem, a encenação da Karnart "Visões sobre Cemitério de Pianos" - que incide na obra de título semelhante de José Luís Peixoto - mudou de horário no EspaçoKarnart, passando agora a realizar-se às 21h.


Para quem ainda não viu: absolutamente recomendado! Ficam algumas palavras sobre o que podem encontrar:

terça-feira, 27 de novembro de 2007

[NOTICIA] A noite das fadas vindas de França

Vinda directamente de Clisson, França, uma caixa de fadas para os apreciadores de sonoridades mais etéreas ou ambientais.

A Prikosnovénie, na sequência do festival "La Nuit Des Fées" (A Noite Das Fadas) e da muito positiva resposta que as bandas presentes tiveram por parte do público, resolveu editar uma compilação de 16 faixas inéditas de projectos neste espectro sonoro.

A edição, luxuosa, inclui numa caixa o CD correspondente e um guia de viagem ilustrado, para não nos perdermos nesta viagem ao mundo encantado das fadas, enquanto descobrimos os seus habitantes e a sua música. Para além de 10 projectos bem conhecidos, um destaque especial para as 6 últimas faixas do trabalho, da responsabilidade do projecto Fairy Sessions - músicos de Ashram, Corde Oblique, Pinkruby e Mediavolo juntaram-se para criar algumas das mais belas composições presentes neste lançamento.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. CÉCILE CORBEL Sans faire un bruit
  2. THE MOON AND THE NIGHTSPIRIT Alkonyvarazs
  3. LOUISA JOHN-KROL Fai
  4. MEDIAVOLO Dream of Atlantis
  5. CAPRICE The Candle and Snow
  6. LYS La poursuite
  7. DJAIMA Malchanie
  8. FLEUR New black Wings
  9. KARIN HOGHIELM Flowend
  10. COLLECTION D'ARNELL ANDREA Closer to Unicorn

  11. FAIRY SESSIONS
  12. Friendship
  13. Fishing Stars
  14. Through the valley of darkness
  15. A shot in the mid-air
  16. Klara
  17. Freeing of spirit

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

[EVENTO] Paris Spleen em Modena (Italy)

No próximo Sábado, dia 1 de Dezembro, os Ataraxia irão apresentar o seu espectáculo de cabaret Paris Spleen com a participação especial da companhia CircuZ Kump.

Este espectáculo, que já tivemos oportunidade de ver na última passagem dos italianos pelo nosso país, decorrerá no Teatro Dadà, na cidade de Modena em Itália. É portanto uma boa oportunidade para quem estiver pelas redondezas presenciar a música, teatro e poesia dos espectáculos parisienses do século passado, em cabarets fumarentos onde o absinto era a bebida primordial e a decadência um sentimento latente.

Este será um dos últimos espectáculos dos Ataraxia no ano, e possivelmente também um dos últimos subordinados a esta temática particular, por isso aproveitem as oportunidades enquanto as há.

domingo, 25 de novembro de 2007

[EVENTO] Uma passagem de ano Apocalíptica

Uma sugestão interessante para quem estiver pelos lados de Leipzig (Alemanha) para a passagem de ano.

Com o patrocínio do portal alemão NeoFolk, será realizado no Hellraiser Leipzig um concerto de fim de ano, na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, com alguns dos melhores nomes no panorama NeoFolk e DarkPop da actualidade.

Assim, a partir das 21h poderemos ver Camerata Mediolanense, Rome, Die Weisse Rose e Nebelung a partilhar o palco, para uma noite apocalíptica que certamente se prolongará pela madrugada, dando as boas vindas ao novo ano.

sábado, 24 de novembro de 2007

[NOTICIA] Mais um lançamento exclusivo de Anna-Varney

O ser andrógeno Anna-Varney regressa com mais um lançamento dos seus Sopor Aeternus. Desta feita trata-se de "In Der Palästra", uma edição em livro e DVD limitada a apenas 1000 cópias em todo o mundo, editada pela Apocalyptic Vision.

O livro, feito à mão e selado com cera, tem dimensões pequenas (14cm x 13cm) e em apenas 16 páginas transmite a versão física adequada ao conceito delicado e negro deste título. O DVD, com cheiro de rosas e frutos do campo, inclui uma faixa vídeo exclusiva, retratando a visão particular de Anna-Varney. Este material é ainda complementado com um conjunto de 8 postais.

Numa caixa muito intimista, todos os artigos foram pessoalmente desenhados, numerados, marcados e empacotados por Anna-Varney, tornando esta em mais uma imprescindível peça de colecção para todos os seguidores dos Sopor Aeternus.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

[NOTICIA] 15º álbum dos In My Rosary

Verdadeiramente impressionante é como podemos definir a carreira dos In My Rosary. Com uma carreira discográfica que se iniciou em 1993 (com o 7'' EP "Flood & Dust" e o primeiro longa duração "Those Silent Years"), em 14 anos o colectivo alemão chega ao 15º registo de originais, apropriadamente entitulado "15".

Ralf Jesek e Dirk Lakomy criaram 16 novas composições, que complementadas com 3 faixas bónus compõem o alinhamento proposto neste novo disco. Editado pela Syborg Music, este regresso dos In My Rosary saúda-se, quanto mais não seja pela oportunidade de disfrutar de algum do melhor Dark Folk que se faz deste lado do Atlântico, em que melodias melancólicas se entrelaçam com as vocalizações profundas e etéreas. Algumas das faixas estão disponíveis para pré-audição no MySpace da banda.

As 19 faixas de "15" são então as seguintes:
  1. In2
  2. Bitter Fall
  3. You Know Nothing
  4. Believe Because
  5. Soultide
  6. Just Like You
  7. Up
  8. Uniforms
  9. A Waste Of Pain
  10. Hypocrazy
  11. G T
  12. Demo
  13. Dire Birth
  14. Counting Clouds
  15. Gezeiten
  16. Soultide ( Core Version )
  17. Satin Sheets ( Remix )
  18. Short Dancer ( Remix )
  19. There’s No Light ( Remix )