terça-feira, 9 de outubro de 2007

[NOTICIA] Irfan, ou o nascimento de uma estrela

Os Irfan são uma banda Búlgara que se pode enquadrar na sonoridade Etérea Medieval, com um toque de World Music à mistura. Fundados em 2001, lançaram o seu álbum homónimo de estreia em 2004 pela Prikosnovénie, e têm previsto para o próximo mês o lançamento de "Seraphim", na Europa novamente pela independente Francesa e nos EUA pela Noir Records.

Com um nome de origem Sufi que se pode rudemente traduzir por "conhecimento místico", a sua música é também fortemente influenciada pela herança espiritual do Império Bizantino e da Europa Medieval, nomeadamente enraízada nas tradições Búlgaras e do Cáucaso, transformando-se numa sonoridade misto de Sacra e Profana, sempre com o Folk presente e com uma matriz Neoclássica latente. Para o reforçar, os músicos recorrem a uma panóplia de instrumentos tradicionais dessas zonas e períodos históricos, complementados com alguma electrónica dos tempos modernos, e um uso extensivo de coros masculinos para complementar a etérea voz feminina da sua vocalista principal.

Formados por Kalin Yordanov, Ivaylo Petrov, Kiril Bakardjiev e Peter Todorov nos instrumentos e programações e por Denitza Seraphimova na voz, esta última foi substituída no passado ano por Vladislava Todorova (uma cantora tradicional Búlgara) para se poder dedicar exclusivamente à maternidade. É com este novo alinhamento que se têm apresentado ao vivo nos últimos tempos, e com quem vão promover este novo disco na estrada.

O alinhamento completo de "Seraphim" é então o seguinte:
  1. Simurgh
  2. Invocatio
  3. Hagia Sophia
  4. Vernal Garden
  5. Fei
  6. Los Ojos de la Mora
  7. Star of the winds
  8. Invocatio II
  9. Return to Outremer

Sem comentários: