quinta-feira, 31 de outubro de 2013

[NOTICIA] Hoje damos as boas-vindas a uma amiga

Não é muito habitual falarmos de discos com bastante antecedência ao seu lançamento, mas hoje é um caso especial. Uma cara amiga minha vai (finalmente!) lançar o seu disco de estreia, e nada melhor do que ir antecipando o momento também por aqui.

Falo da Senhora Dona Morte, com "Florbela" a ser lançado pela Serpente em Dezembro. Para vos ir aguçando o apetite, fiquem com a press-release para já, que mais novidades se seguirão em breve.

"Sai a 8 de Dezembro de 2013 o primeiro disco de Senhora Dona Morte intitulado «Florbela». Uma nova e radical abordagem aos sonetos da poetisa calipolense que mantém vivo e de boa saúde o culto a Florbela Espanca.


O disco conta com a participação especial de Nelson de Sousa e Aires Ferreira, o produtor do disco. Musicalmente vagueia-se do minimalismo acústico até elaboradas composições neo-clássicas que servem o propósito de reforçar cada palavra, de cada verso.

O disco estará disponível em formato digital e numa versão física limitada através da Serpente."

Parece que temos mais uma prenda para esta quadra festiva.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

[NOTICIA] Celebração em grande

Apesar de não ser muito conhecida, a Shayo é uma editora de grande consistência ao longo dos anos. Baseada na Suíça, tem-nos trazido excelentes propostas, como aliás é o caso do disco que escolhemos para hoje. Um lançamento repartido para celebrar o décimo aniversário da editora.

"Thousands Of Bees" é um vinil de 7'' partilhado entre os In Gowan Ring e Goodbye Ivan, numa edição limitada a 100 exemplares. Como foi já referido, é o lançamento que marca dez anos de carreira da Shayo, com uma excelente apresentação gráfica e duas propostas de grande qualidade também a nível sonoro. Esperemos que seja apenas o primeiro aniversário de muitas décadas vindouras.

O alinhamento completo é o seguinte:
  • Lado A – In Gowan Ring – Thousands Of Bees
  • Lado B – Goodbye Ivan – The Crows

terça-feira, 29 de outubro de 2013

[NOTICIA] Quando toda a esperança se esvai...

No ano passado, Simon Heath (famoso pelo seu trabalho com os Atrium Carceri) iniciou um novo projecto a solo intitulado Sabled Sun, onde pretende explorar uma vertente mais cinemática do Dark Ambient que flui nas suas veias. Depois de "2145" editado em 2012, hoje trazemo-vos a sua continuação lógica na forma de "2146", editado pela Cryo Chamber.

Neste novo trabalho, continuamos a acompanhar o protagonista do disco anterior, que acorda no ano que lhe dá título depois de uma longa hibernação. Este é o segundo ano depois desse acordar, onde vagueia por um mundo em ruínas onde cidades ainda são automaticamente iluminadas e onde máquinas robotizadas continuam a realizar as suas tarefas, agora desprovidas de sentido.

É para este local onde toda a esperança deixou de existir que Heath nos transporta com a sua música. O Dark Ambient é o habitat propício a este ambiente inóspito, e a capacidade de Heath criar paisagens sonoras desoladoras mas que, ao mesmo tempo, são quase belas na sua composição, é única. Um disco criado para audiófilos, até pelas suas características técnicas. Bem-vindos à desolação do futuro.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Through the Gates
  2. Inner Sanctum
  3. Scanning for Life Forms
  4. Power Cell
  5. Exo Suit
  6. Graveyard of Broken Machines
  7. My New Best Friend
  8. Planetarium
  9. Deep Within
  10. My Dying Robot
  11. End Me

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

[NOTICIA] Estamos a chegar ao Halloween

A regularidade dos Nox Arcana é impressionante. Quando nos estamos a aproximar do Halloween, sabemos que podemos esperar um novo disco do projecto liderado por Joseph Vargo. E este ano não foge à regra, com "Legion Of Shadows" a ser editado pela Monolith Graphics (a sua própria editora).

Este é no entanto um lançamento especial, uma vez que celebra uma década de carreira dos Nox Arcana. Nas palavras de Vargo, é um disco totalmente dedicado aos fãs, a verdadeira legião das sombras (numa alusão ao título do disco) que segue o projecto há tanto tempo.

A nível sonoro, temos aqui a interpretação sinfónica e orquestral característica do projecto, com ambientes góticos e melodias arrepiantes. Conceptualmente enquadra-se perfeitamente, uma vez que é inspirado nos mistérios da noite e dos seus habitantes mitológicos, onde também temas como o amor e a melancolia encontram espaço. Tal e qual como na música dos Nox Arcana.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. We Are Legion
  2. Hidden Realm 
  3. Skeletons In The Closet
  4. Shivers
  5. Distant Memories
  6. Ancient Flame
  7. Loveless
  8. Dreamscape
  9. Evil Genius 
  10. Ghost In The Mirror
  11. Toccata
  12. Lorelei
  13. Black Phoenix
  14. Spirits Of The Past 
  15. On Dark Wings
  16. Haunted Dreams
  17. Into The Night
  18. Rites Of Passage 
  19. Arise
  20. Legion Of Shadows
  21. Heart Of Darkness

domingo, 27 de outubro de 2013

[NOTICIA] Continuamos na senda das reedições

Este ano parece ser também especialmente forte em termos de reedições. É uma tendência dos últimos anos, recuperar velhas pérolas do passado em formatos tipicamente limitados, que a Heimatfolk dá agora seguimento com "Heiliger Wald" dos Falkenstein.

Este foi o registo de estreia do projecto Alemão, lançado originalmente em 2008, e há muito tempo indisponível. É também a primeira vez que este trabalho é editado em vinil, neste caso em LP, numa edição limitada a 100 exemplares e com 2 faixas extra como bónus.

Podemos aqui apreciar novamente o nascimento da sonoridade Folk Pagã dos Falkenstein, com um forte travo a Natureza, misticismo e legado cultural ancestral da Europa, em particular do Sul da Alemanha de onde são originários. Uma corrente muito interessante do NeoFolk que merece ser acompanhada, e perceber a sua origem. Como este lançamento nos dá oportunidade de fazer.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Weltenbaum
  2. Der Mohn
  3. Nebel
  4. Mutter Holle
  5. Heiliger Wald
  6. Falkenstein
  7. Herbstabend
  8. Aus Der Winterwüste
  9. Nur Eine Stunde Im Grünen Wald
  10. Falkenstein (Faixa Bónus - Unreleased Demo Version)
  11. Weltenbaum (Faixa Bónus - Andere Demo Version)

sábado, 26 de outubro de 2013

[NOTICIA] Uma tempestade do tamanho do mundo

Willem W. tem andado ocupado nos últimos tempos. Não só nos presenteou com mais de uma dezena de lançamentos nos últimos 5 anos, como este ano já lançou dois discos. Certo que um deles é uma reedição, precisamente o que vos trazemos hoje (do outro falamos aqui), mas isso não tira mérito à veia profícua do homem.

"Welstorm" foi originalmente editado em 2008, sendo uma das demos dos Strydwolf e portanto difícil de encontrar nos dias que correm. Atenta a isso, a SkullLine Records reeditou o trabalho numa edição especial em CDr limitada apenas a 100 exemplares.

Totalmente remasterizada, a música neste disco retorna à fase mais marcial industrial dos Strydwolf, uma memória do início do projecto. A evolução sonora que Willem tem encetado levou-o a explorar outros territórios musicais, mas nunca perdeu a sua origem - como é possível de perceber nesta reedição.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Interlude
  2. Dienstbaarheid
  3. We are The Red Army
  4. Standing Strong
  5. Barendsnood
  6. Wilhelmus pt II
  7. De Watergeus vaart
  8. Afscheid
  9. Aan alle Fronten
  10. Drie Kamaraden
  11. Magna Frisia
  12. Opstand
  13. Ik had een Kamaraad
  14. Badenweiler Marsch
  15. Overgave

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

[NOTICIA] Um café à Inglesa

Cá estamos de novo, na altura do café semanal, para apreciar mais duas horas de magnífica música. Falamos naturalmente do Café Europa, mais propriamente da emissão número 93 que foi para o ar no passado dia 21 de Outubro.

E que emissão especial esta é! Centrada em alguns dos nomes maiores da cena Britânica, com passagens pelos "nossos" Horus Chamber (que bebem também dessa fonte inspiradora) e pelo outro lado do Atlântico, é um desfilar de grandes nomes e grandes músicas que se transforma quase numa viagem às origens da música que tanto gostamos. Descarreguem a emissão directamente aqui e desfrutem.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. TINY TIM - "Welcome To My Dream" (GB)
  2. TINY TIM - "Tip Toe Thru’The Tulips With Me" (GB)
  3. DEATH IN JUNE - "The Torture Garden" (GB)
  4. CURRENT 93 - "Angel Since Yesterday" (GB)
  5. DEATH IN JUNE - "Break The Black Ice" (GB)
  6. CURRENT 93 - "Loony Runes" (GB)
  7. BOYD RICE AND FRIENDS - "People" (USA/GB)
  8. BLOOD AXIS - "The March Of Brian Boru" (USA)
  9. CURRENT 93 - "Lucifer Over London" (GB)
  10. SOL INVICTUS - "Old London Weeps" (GB)
  11. FIRE + ICE - "Ershebeth" (GB)
  12. CURRENT 93 - "Malediction" (GB)
    Hora 2
  1. HORUS CHAMBER - "Oh Coal Black Smith" (PT)
  2. DEATH IN JUNE - "Many Enemies Bring Much Honour" (GB)
  3. CURRENT 93 - "Time Tryeth Truth" (GB)
  4. BLOOD AXIS - "The Path" (USA)
  5. FIRE + ICE - "Nimm" (GB)
  6. CURRENT 93 - "The Gothic Love Song (For N.)" (GB)
  7. ANTONY AND THE JOHNSONS - "Cripple And The Starfish" (USA)
  8. COIL - "The Dreamer Is Still Asleep" (GB)
  9. CURRENT 93- "Idumea (vocals by Baby Dee)" (GB)
  10. DEATH IN JUNE - "My Company Of Corpses" (GB)
  11. CURRENT 93- - "UrShadow" (GB)
  12. HORUS CHAMBER - "Kameradschaft " (PT)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

[NOTICIA] Uma visão sobre o Quebec

O Canadá exerce em mim um certo fascínio. A possibilidade de ainda visitar, nos dias que correm, território praticamente virgem, Natureza ainda não tocada pela mão destruidora do Homem, é um conceito fascinante. Mas enquanto a inevitável viagem não acontece, nada melhor do que me ir instruindo na cultura musical local. Como com a proposta de hoje.

"Vestiges D'Un Patriotisme" é um disco partilhado entre os Stricta Doctrina e os Infestation, dois projectos Canadianos (como não podia deixar de ser). É um disco conceptual, dedicado à história do Quebec, numa toada discordante da direcção actual da nação e do estado da sociedade moderna.

Com selo SkullLine Records, este é um disco que mistura uma sonoridade neoclássica melódica com o poder bombástico do marcial industrial, num equilíbrio entre graça e força que lhe dá virtude. A edição é limitada a 300 exemplares, incluindo um livreto de 4 páginas juntamente com o CD.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Lit des Résurrections (Intro) 
  2. Déchéance d'un Peuple 
  3. Les Hommes Disparus 
  4. Les Déicides 
  5. L'Effervescence 
  6. Je me Souviens 
  7. La Peur (Interlude) 
  8. Vestiges d'un Patriotisme 
  9. Héritage de la Tristesse 
  10. Vérité Indélébile 
  11. Le Mal du Siècle

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

[NOTICIA] Uma tragédia que resulta em criação

Perder é um filho é a maior tragédia possível para um pai. Norbert Strahl viveu no ano passado essa tragédia, com a morte do seu filho Lorenz aos sete anos de idade. Como grande músico que é, canalizou todo esse sentimento de perca e dor para um novo disco de Stein, que vos apresentamos hoje.

"Sehnsucht" é editado com selo Lichterklang e é um disco difícil de falar, com toda a carga emotiva que tem associada. É perfeitamente perceptível a tristeza ao longo das seis faixas que o compõem, mas também a personalidade de Lorenz, alegre e risonho como qualquer outra criança da sua idade, não deixando transparecer os problemas de que padecia e que nos serve de fonte de inspiração. A vida é demasiado frágil para ser desperdiçada, e é emocionante perceber isso vindo de uma criança de sete anos.

Para além da emoção, temos aqui uma sonoridade bem característica dos Stein. Melancólica a música deles sempre foi, aqui reforçada pelos sentimentos já discutidos, mas é também um disco versátil que nos deixa um sentimento de esperança e não de tristeza. Um relembrar que devemos aproveitar o dia de hoje, porque não sabemos o que o amanhã nos reserva.

A edição é limitada a 300 exemplares, e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Eine Geschichte Vom Tod
  2. Was Bleibt?
  3. Schwertfroh
  4. Leb' Wohl
  5. Die Ewigen Reiter
  6. Lorenz' Abschied

terça-feira, 22 de outubro de 2013

[NOTICIA] Em busca da terra prometida

Depois de um grande disco no ano passado, os In Scherben estão de volta com "Das Neue Land", o seu novo trabalho editado pela SkullLine Records. A música de Lars e Maren tem vindo a amadurecer ao longo dos anos e com este já quinto trabalho apresenta-se na plenitude das suas capacidades.

O Neofolk praticado pelo colectivo Suíço tem raízes na tradição Germânica, desde logo pelas letras em Alemão, mas também pelo sentimento que se consegue ouvir na música. Folk genuíno, que aquece numa noite fria de Outono, propício para ouvir à lareira e rodeado de bons amigos. Um grande disco para este último quarto do ano.

Com 15 faixas, o disco conta com um soberbo trabalho gráfico e é acompanhado por um livreto de 4 páginas. A edição é limitada a 300 exemplares numerados à mão, não deixem de garantir o vosso se gostam deste tipo de sonoridade.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Das neue Land (Intro) 
  2. An den Mond 
  3. Um Mitternacht
  4. Gedanken 
  5. Heimkehr 
  6. Erwachen 
  7. Ernte 
  8. Septembermorgen 
  9. Mythische Schau 
  10. Knospentanz 
  11. Mondnacht
  12. Abschied 
  13. An die Sonne
  14. The grass is always browner 
  15. Stimme der Heimat

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

[NOTICIA] Submarino reeditado em versão especial

Foi em 2006 que a na altura War Office Propaganda (agora Rage In Eden) lançou "ORP Orzel", um trabalho conceptual dos Cold Fusion sobre a história trágica mas heróica de um submarino Polaco e a sua tripulação. A edição está há algum tempo indisponível, portanto um bom pretexto para uma reedição.

Continuando com a série "Rundfunktechnische Versuchsanstalt" que iniciou em 2010, este segundo tomo é então centrado no referido trabalho dos Cold Fusion. Como sempre na série, a edição é em caixa de madeira e limitada a 160 cópias. As primeiras 60 vêm acompanhadas de um CDr bónus, da mesma forma que a edição original de 2006 tinha também uma versão especial com estas faixas adicionais.

A música aqui encerrada é tão intensa e cinematográfica que foi escolhida para banda sonora de um documentário sobre o referido submarino Polaco. Uma viagem intensa e muito mais agradável que a do Orzel, em 45 minutos que nos vão trazer emoções fortes. Com um disco composto por 8 faixas no CD normal e 4 adicionais no CDr bónus, todas sem nome, fica o alinhamento desde já detalhado.

domingo, 20 de outubro de 2013

[NOTICIA] Estreia para os Slagskygge

A Dinamarca não é propriamente o mais fértil dos países Escandinavos no que diz respeito a propostas musicais de referência (com as óbvias excepções, Kim Larsen à cabeça). Mas hoje temos uma proposta oriunda dessas paragens, na forma de Slagskygge. "The Quite War" é a estreia do projecto de Hansen pela mão da Bragagild.

Com uma sonoridade assente no Industrial, com incursões variadas desde o dubstep até ao chamado pós-Black Metal, é um trabalho obscuro e até por vezes perturbante, sem perder no entanto um tom melancólico. As máquinas têm sempre a preponderância, com as batidas massivas a destruírem todos os sonhos que se pudessem criar ao ouvir as 10 composições que compõem o disco.

A edição é apresenta em vinil, limitada a 300 exemplares, mas também disponível para download. A versão física inclui ainda um conto de ficção científica escrito pelo próprio Hansen, que reflecte bem o espírito criado por esta estreia dos Slagskygge. Veremos o que o futuro lhes reserva.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Aviator
  2. Landlines
  3. Sinking Hope
  4. Duster
  5. Deepness In the Sky
  6. Deepness of Madness
  7. Deepbreath
  8. Spectator
  9. Hesitator
  10. Teeth and Nails

sábado, 19 de outubro de 2013

[EVENTO] Uma voltinha por Paris em fim de digressão

Já não apanhamos a tempo toda a digressão que os Wardruna estão a fazer na Europa, mas ainda não é tarde para vos trazermos uma dessas datas. Terá lugar em Paris, com organização da Garmonbozia, no próximo dia 27 de Outubro.

O lugar do evento será o Divan Du Monde, e para além dos Wardruna teremos em palco os Àrnica como excelente suporte. Duas magníficas propostas de uma sonoridade bem enraízada nas tradições arcanas Folk Pagãs de duas matrizes históricas Europeias.

Se estiverem por Paris ou a pensar visitar a capital Francesa por essa altura, marquem presença porque não se irão arrepender.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

[NOTICIA] Continuação do psicadelismo

Podíamos encher páginas discursando sobre a carreira de Albin Julius e dos seus Der Blutharsch, rebatpizados mais tarde para Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand. Goste-se ou não da pessoa, o seu marco nas sonoridades que mais apreciamos é impossível de contornar. E continua a dar-nos mais episódios desse percurso, como o que hoje vos trazemos.

Falamos de "The Cosmic Trigger" lançado pela sua WKN, que nos dá mais uma injecção de puro psicadelismo alicerçado num Rock mais escuro do que o habitual, mas sempre reminescente de décadas passadas e outras paragens.

Como falamos em cima, muito há para dizer desta mudança sonora dos Der Blutharsch, mas nesta altura já são old news, como se costuma dizer. Ou se gosta ou não se gosta, ponto final. E deste lado apreciamos a evolução e continuamos a sentir a magia nos melhores momentos desta nova encarnação. Da qual este disco se suporta como um válido descendente.

Rodeado de um conjunto de convidados digno de fazer inveja a qualquer músico da cena, o disco é apresentado em CD, LP, cassete e download digital. Do antigo ao moderno, portanto, uma boa analogia ao percurso do próprio Albin. De destacar ainda que as primeiras edições do CD e do LP são acompanhadas de um segundo CD contendo remisturas do disco pela mão de Geoffroy Delacroix (dos Dernière Volonté e Position Parallèle).

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Cosmic Trigger
  2. Sacred Mountain
  3. Cosmic Trigger mk2
  4. Zero
  5. A Terrible Place
  6. Hold On!
  7. Desire
  8. Walking In Straight Lines
  9. Hopeless
  10. Follow Us Instead
  11. Flying Through The Exit

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

[NOTICIA] Uma experiência melancólica

Ainda não tínhamos tocado por aqui no trabalho que Nathaniel Ritter e Troy Schafer têm vindo a fazer ao longo dos anos com o seu projecto Kinit Her, mas "The Poet & The Blue Flower" é uma boa oportunidade para o fazer. Com selo da Avant!, dá continuidade a uma carreira discográfica que se iniciou em 2006 e conta já com mais de uma dezena de lançamentos.

Um conjunto de composições caleidoscópicas, onde experimentalismo e melancolia andam de mãos dadas com um timbre de voz especial, algures num território entre o Pós-Industrial e o Neofolk. Arranjos com sentimento orquestral são também uma marca clara dos Kinit Her que se reflecte neste disco.

A nível lírico o trabalho está alicerçado na poesia de Rudolf Pannwitz, percorrendo conceitos como Céu e Terra e tudo aquilo que está entre ambos. Um disco profundo, que convém explorar através de audições repetidas, e que nos abre um universo para explorar mais detalhadamente.

O disco está disponível em duas edições, CD e LP, com um excelente trabalho gráfico, e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Feast Of Death I
  2. The Poet & The Blue Flower
  3. Reconcile
  4. Silence, My Song I
  5. Feast Of Death II
  6. As Old As Day And Night Together
  7. A Dome Surrounds
  8. Silence, My Song II

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

[NOTICIA] Altura para o café da semana

Chega a altura da semana em que nos sentamos na nossa mesa preferida do Café Europa para apreciarmos duas horas da melhor música que se faz por aí. Desta feita trazemo-vos a emissão número 92, que foi para o ar no passado dia 14 de Outubro.

Com um alinhamento bastante ecléctico, passamos quer por velhos conhecidos quer por estreias absolutas no programa, sempre tentando explorar sonoridades que se enquadrem no espírito do Café Europa. Duas horas muito bem passadas que podem descarregar directamente aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. ONIRIC - "Mannequin" (IT)
  2. ROMA AMOR - "You Haven't Changed" (IT)
  3. HAVNATT - "Etterlatte" (NOR)
  4. OF THE WAND AND THE MOON - "Shall Love Fall From View" (DIN)
  5. SUNSET WINGS - "To Night" (RUS)
  6. JOZEF VAN WISSEM - "Whatever She Lacks She Turns To With Diligence" (NED)
  7. TWELVE THOUSAND DAYS - "The Moon Is Down" (GB)
  8. CROOKED MOUTH - "Valar Morghulis" (CAN)
  9. FIRE AND ICE - "Long Lankin" (GB)
  10. FIRE AND ICE - "Have You Seen?" (GB)
  11. HEXVESSEL - "Woman Of Salem" (FIN/GB)
  12. FAUN - "Mit Dem Wind" (GER)
  13. FAUN - "Von Den Elben" (GER)
    Hora 2
  1. BLACK TAPE FOR A BLUE GIRL - "Love Of The Father" (USA)
  2. OPIUM DREAM ESTATE - "Forget Me Not" (FRA)
  3. WOVEN HAND - "Orchard Gate" (USA)
  4. DIONISIO - "Ode Ao Zeca" (PT)
  5. SVARICA - "Nebeski Hodaci" (CRO)
  6. DZIVIA - "Kaladnaje Kola (Old Belarusian Song)” (BLR)
  7. MOON FAR AWAY - "Мама Русь (Mix  For Sonja) (Mom Rus)"(RUS)
  8. LAIBACH - "Across The Universe" (SLO)
  9. FABRIZIO MODONESE PALUMBO AND ERNESTO TOMASINI - "Alone Through The Darkness" (IT)
  10. OSTARA - "The Only Solace" (GB)
  11. VNV NATION - "Teleconnect Pt. 1" (GB)
  12. POSITION PARALLELE- "Faux Semblant"(FRA)
  13. LEBANON HANOVER - "Tomb For Two"(GB)

terça-feira, 15 de outubro de 2013

[EVENTO] Depois do disco, Empyrium ao vivo

Depois de vos termos falado aqui sobre o novo disco dos Empyrium, sem dúvida um dos momentos altos do ano, hoje trazemo-vos duas oportunidades de ver ao vivo uma das bandas mais influentes da década passada. Alemanha e Roménia são os destinos de eleição, com organização da Prophecy.

Começamos no dia 22 de Novembro em Berlim, mais propriamente na Passionkirche (na bela envolvente de uma igreja medieval), onde para além dos já referidos Empyrium (com um alinhamento de luxo em palco) teremos também Duncan Evans (que tem o disco de estreia na forja).

Dois dias depois, ou seja, a 24 de Novembro, altura de nos movermos até Brasov (na Roménia), mais especificamente até ao Centrul Cultural Reduta, onde teremos novamente em palco a dupla Empyrium e Duncan Evans.

Dois concertos, duas excelentes propostas, duas oportunidades para podermos ver ao vivo uma das bandas que marcou uma geração. E uma das percursoras da vertente mais melancólica da música que apreciamos.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

[EVENTO] Halloween em Londres

Começamos a receber os tradicionais convites para eventos de Halloween, uns mais interessantes do que outros. Talvez o mais interessante até agora seja o evento promovido pela Flag Productions em Londres, com um belo concerto de Halloween.

Na verdade é um pouco antes, já que será realizado no dia 26 de Outubro. Será no Clube Slimelight, um dos mais emblemáticos da capital Inglesa, que em dois palcos teremos um excelente alinhamento.

A encabeçar a noite teremos os Daemonia Nymphe, aqui contando especialmente com a presença de Peter Ulrich (com a fama de quem fez parte dos geniais Dead Can Dance). A partilharem o palco com o colectivo Grego teremos também os Seventh Harmonic e Jordan Reyne. Num segundo palco teremos os The Dark Shadows e também os Eyeshadows.

Uma vez que estamos a falar de uma noite de Halloween, não podiam faltar os elementos decorativos ao cenário, sendo os participantes convidados a marcarem presença devidamente mascarados. Haverá um concurso de máscaras e um fotógrafo residente para imortalizar a noite, para além dos DJ's residentes e convidados para manterem a festa bem viva pela noite dentro.

Se estiverem pela zona ou fizerem intenção de visitar Londres nessa altura, fica uma excelente sugestão para passar a noite de Sábado, na preparação do Halloween.

domingo, 13 de outubro de 2013

[EVENTO] Uma união natural e mágica

Dois dos mais talentosos músicos Britânicos, cada qual em seu instrumento, são Matt Howden e Jo Quail. E unir violino ao violoncelo parece apenas natural. Por isso o projecto rAsp, nascido da união destes dois talentos, seria também ele natural. O que é único é a forma como decidiram fazê-lo.

No dia 7 de Novembro o primeiro álbum de rAsp vai ser criado e apresentado ao vivo, sendo gravado no dia seguinte. Não acreditam? Só poderia ser fruto da mente criativa de Matt Howden, aqui muito bem coadjuvado na sua quimera pelos loops infinitos pela não menos brilhante Jo Quail.

Por volta da hora de almoço, os dois músicos vão juntar-se e, durante duas horas, escrever sem qualquer trabalho prévio um disco. Isto perante uma pequena e selecta audiência ao vivo e também com um stream web para quem não puder estar presente in loco.

À noite, no The Lantern Theatre em Sheffield, vão apresentar esse mesmo trabalho em palco, para uma audiência mais vasta do que a que o viu nascer. Um concerto único, que será antecedido por prestações a solo de cada um dos músicos, alicerçadas nos seus trabalhos anteriores.

Finalmente, no dia seguinte, o material criado será gravado para a posteridade, novamente perante uma pequena e selecta audiência ao vivo (e, espera-se, mais ou menos silenciosa). Uma trilogia mágica e que merece não só o nosso respeito como também a nossa total atenção. Este é o processo criativo defronte dos nossos olhos, com toda a sua magia.

sábado, 12 de outubro de 2013

[EVENTO] Itália no seu melhor

Já sabemos que de Itália podemos esperar alguma da melhor música que se faz por essa Europa fora, com um travo particular que os colectivos Transalpinos sempre souberam dar à sua sonoridade. E portanto nada melhor do que celebrar em Itália um festival feito apenas com bandas nacionais. Eis a terceira edição do In Folk Noctis.


Será no próximo dia 23 de Novembro que o palco do The Theatre em Milão irá receber um alinhamento de luxo, provando que em Itália há muita qualidade para oferecer. Teremos assim a presença dos Ataraxia, Argine, Camerata Midiolanense, Dismal, Varunna e Tears Of Othila, que ao longo de várias horas nos vão oferecer momentos de pura magia.

Mas há mais atractivos no festival. Desde exposições e material de merchandising, até ao colectivo de DJ's convidados para animar a festa antes e depois das actuações, estão todos os ingredientes presentes para garantir um dia / noite muito bem passado. Quem vai marcar presença?

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

[NOTICIA] Músicas de sonhos e morte

O título da entrada de hoje é a tradução livre de "Lieder Von Traum Und Tod", o novo disco dos Strydwolf lançado pela SkullLine Records. Mantendo a sua impressionante regularidade, Willem W. apresenta-nos o seu segundo trabalho este ano e já bem para lá da dezena em menos de cinco anos.

Contando neste disco com um conjunto de convidados, percorre novamente a linha sonora entre o Neofolk e o Pop Militarista. As suas composições são recheadas de romantismo e emoção, não lhe faltando também o poder necessário para manter o equilíbrio entre ambos. Uma sonoridade também mais madura, fruto da experiência que tem vindo a acumular.

Este padrão sonoro encontra aqui um excelente par no trabalho gráfico de Rainer Langer, que adorna a capa do disco. É apresentado num digipack para o realçar, numa edição limitada a 500 exemplares. Um belo disco para nos acompanhar neste final de ano.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Intro 
  2. Auf dem Friedhof 
  3. Wonne der Sturmnacht 
  4. Lebenslauf 
  5. Träumende Seele (& Niemandsvater) 
  6. Morgenrood 
  7. Kriegerseele 
  8. Nur im Traum (& Stefania Domizia) 
  9. Ontwaakt! 
  10. Träume nur 
  11. Mondnacht (& Kentin Jivek) 
  12. Überal 
  13. Zwarte lage vlakten (Album Version) 
  14. Der Adler 
  15. Eens 
  16. Das verlorne Land 
  17. Wenn der Lenz erwacht
  18. Blauer Himmel
  19. Noch stehen nur die Eiche

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

[NOTICIA] Um café forte para hoje

Hoje é um bom dia para tomar um café forte. Um dia longo e cansativo, que acaba muito bem com a emissão número 91 do Cafe Europa, originalmente emitida no dia 7 de Outubro. Mais duas horas de grande música, claro.

Com passagens por múltiplas geografias, deste e do outro lado do Atlântico, ao longo da emissão podemos ouvir algumas das melhores propostas que podemos actualmente encontrar. Tudo para conferir descarregando o programa directamente aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. RESERVA ESPIRITUAL DE OCCIDENTE - "Lobo" (ESP)
  2. ORCHESTRA NOIR - "The Theme From Affordable Holmes" (GB)
  3. ULVER - "Mother Of Mercy" (NOR)
  4. COTARD DELUSION - "Black Sun" (PT)
  5. DIRTY6 - "Darkness Around Us" (PT)
  6. ERMO - "Primavera" (PT)
  7. DIONISIO - "Ode Ao Zeca" (PT)
  8. ANNWFYN - "Weerspiegeling" (NED)
  9. TERRA DAMNATA - "World Wide Killing Spree" (USA)
  10. TERRA DAMNATA - "Born Dead" (USA)
  11. VURGART - "Reprise" (GER)
  12. THE SOIL BLEEDS BLACK - "Earthe" (USA)
    Hora 2
  1. KING DUDE - "Barbara Anne" (USA)
  2. CHELSEA WOLFE - "Reins" (USA)
  3. KING DUDE - "In The Eyes Of The Lord" (USA)
  4. SOLSTORM - "Sacred Grove" (NOR)
  5. OF THE WAND AND THE MOON - "La Pequena Nube" (DIN)
  6. OF THE WAND AND THE MOON - "Mazas Debeselis" (DIN)
  7. KINIT HER - "The Poet & The Blue Flower" (USA)
  8. KLEINGOTT - "In The Saint's Noon" (IT)
  9. PALE ROSES - "The Eternal" (FRA)
  10. ARROWWOOD - "Northwood" (USA)
  11. BRILLIG - "The Plagiarist" (AUS)
  12. BRILLIG - "I Aint Ever Gonna See The Sea" (AUS)
  13. SPIRAL69 - "Ghosts In My Eyes" (IT)
  14. IN MY ROSARY - "Don't Cut These Veins Too Soon" (GER)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

[NOTICIA] O rei não vem sozinho em digressão

Ontem falamos da data que King Dude tem agendada em Portugal, parte da sua digressão Europeia de Novembro. Hoje trazemo-vos um disco que foi lançado aquando da digressão anterior nos Estados Unidos, e que certamente viajará também com Thomas Jefferson Cowgill para a Europa. Falamos de "Born In Blood", editado pela sua própria editora, a Not Just Religious Music.

Trata-se de um vinil 7'' contendo novas interpretações de dois clássicos seus, com a ajuda da banda que normalmente o acompanha, dando nova vida a músicas já com alguns anos. Aliás, é uma ideia a repetir, uma vez que serão lançados 6 discos em vinil adicionais semelhantes a este, perfazendo uma colecção de 7, e contendo portanto 14 músicas do catálogo de King Dude.

Quase como se de um best-of se tratasse, King Dude não podia tornar a coisa simples. Assim, só os verdadeiros apreciadores do seu trabalho terão esta colecção na sua discoteca. Um verdadeiro tributo ao Diabo, como Cowgill faz questão de referir, e uma excelente oportunidade de recuperar algumas das suas melhores músicas e dar-lhes nova vida. Certamente teremos oportunidade de ouvir algumas delas no Porto, aquando da data ao vivo de que falámos em cima.  

A edição é limitada a 500 exemplares, sendo que 200 são em vinil vermelho e as restantes 300 em vinil preto, contando com o seguinte alinhamento:
  1. Born In Blood
  2. Spiders In Her Hair

terça-feira, 8 de outubro de 2013

[EVENTO] Uma noite de eleição no Porto

Não parece que foi há tanto tempo, mas faz já 7 anos que a promotora Amplificasom iniciou as suas actividades e tem-nos trazido regularmente grandes eventos, principalmente na zona do Porto (onde estão baseados). E para celebrar esse marco nada melhor do que mais um grande concerto.

Será também no Porto, mais concretamente no Passos Manuel, que no dia 9 de Novembro os King Dude vão subir ao palco para um evento já há muito tempo aguardado pelos apreciadores nacionais da sonoridade praticada por Thomas Jefferson Cowgill. Não há ainda notícias de suporte, mas neste caso particular talvez nem seja necessário.

Esta data está inserida numa digressão que os King Dude vão fazer por um conjunto de países Europeus em Novembro. Vão percorrer Alemanha (duas datas), República Checa, Itália, França (três datas) e Espanha (com quatro datas), para além da data em Portugal claro. Se não os conseguirem apanhar por cá, tentem fazê-lo numa das outras datas da digressão.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

[NOTICIA] Memórias de tempos passados

Há projectos que acompanhamos com indelével interesse, mesmo que sejam ilustres desconhecidos para a maior parte das outras pessoas. Comigo passa-se isso com os Verney 1826, e daí o interesse em perceber um pouco melhor o disco partilhado com The Wyrm que editaram recentemente via a Shelley Schellack.

"Triglaw, Der Gott Des Berges" é um disco conceptual sobre a antiga Abadia de Lehnin, na Alemanha. Usando o Alemão como língua de expressão, os dois projectos percorrem a história das origens eslavas desta região e das lendas que revolvem uma construção particular e a Natureza peculiar que a rodeia.

Uma sonoridade que soa a arcana, uma viagem ao passado pagão de um povo, um percurso obscuro que é acompanhado por uma banda sonora a condizer. E o melhor é que é disponibilizada gratuitamente em forma digital para todos os interessados, existindo também uma versão limitada em cassete para os coleccionadores. Agora não há desculpa para não conhecerem este trabalho.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Triglaw, Der Gott Des Berges
  2. Abt Sibold
  3. Redeatis! Nihil Deerit Vobis!
  4. The Slavic Convent
  5. Redeatis II (Bonus Track)
  6. Abt Sibold II (Bonus Track)

domingo, 6 de outubro de 2013

[NOTICIA] Não há só crise na Grécia

Há alguns países que são verdadeiros enigmas. Um deles é a Grécia. Sem ser profícuo em projectos de nomeada, aqueles que se tornam mais conhecidos oriundos de terras Helénicas são por norma diferentes de tudo aquilo a que estamos habituados. Talvez a grande surpresa dos últimos ainda se mantenha nos Tethrippon, mas os Arkane que vos trazemos hoje merecem também o seu lugar ao sol. 

"Mesmeric Masquerade Seduction" é editado conjuntamente pela The Fossil Dungeon e pela Twilight Records. Apresenta-nos um disco de Dark Ambient misterioso e com qualidade acima da média, centrado no timbre soprano da sua vocalista, e com paisagens sonoras cinemáticas a fazerem-nos viajar por terras desconhecidas.

Um projecto que começou com outro nome, e com ligações a outro muito conhecido colectivo Grego, e que atinge agora o terceiro disco de originais em mais de uma década de actividade. O disco é lançado num digipack de belo efeito, e merece ser descoberto. Há mais na Grécia do que deficit.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Mesmeric Masquerade Seduction
  2. Mesmersed Seductrise
  3. Mesmerising Masquerade
  4. Masqueara Mesmerised
  5. Mesmerism Seductiva
  6. Mascarada Sedition
  7. La Masquerada Mystique

sábado, 5 de outubro de 2013

[NOTICIA] Eixo Germano-Indiano

Foi numa longa viagem à Índia que começou a ganhar forma a ideia de um disco revolvendo em redor da mitologia Hindu. Daí até os Vortex lançarem "Kali Yuga" ainda demorou alguns anos, mas temos finalmente disponível o terceiro disco do colectivo Germânico, com selo da Cyclic Law.

Este disco conceptual serve também como uma excelente metáfora do mundo em crise em que vivemos, em que a corrupção, declínio e guerra parecem omnipresentes. Os Vortex reuniram um conjunto de artistas convidados para os ajudarem a dar forma a este ambicioso projecto, de uma forma que podemos agora dizer resultou em pleno.

A nível sonoro, é um disco muito mais profundo a nível de percussão, em que o ambiente e a espiritualidade também se fazem sentir. Um Dark Ambient um pouco mais aberto, lato, mas também arcaico, em que o sentimento de um tempo passado se une com a sonoridade do presente para nos levar numa viagem que se pode assemelhar a um círculo. Como aliás o são a História e a Vida.

A edição é apresentada num digipack de 4 painéis, limitada a 600 exemplares, e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Kali Yuga Anthem
  2. Confusion
  3. Dawn of the Iron Age
  4. Gods of the Desert
  5. Prayer for the Iron Age
  6. Techno Crisis
  7. Kali Yuga Ritual
  8. Corruption
  9. Martial Destiny
  10. Sadness Remains (Lament)
  11. Kalki The Destroyer

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

[EVENTO] Depois da França, a Rússia

Há uns dias falamos das primeiras datas da pequena e focada digressão que os Death In June vão protagonizar neste final de ano. São cinco datas em França, às quais se seguem duas datas na Rússia que vos trazemos hoje. 

Moscovo e São Petersburgo são as cidades escolhidas para duas noites memoráveis. A primeira data será no dia 8 de Novembro, no Clube Dada em São Petersburgo, sendo que Moscovo recebe o evento dois dias depois no Clube Teatr.

Em ambas as datas teremos em palco juntamente com os Death In June duas excelentes propostas. Os imortais Fire + Ice e os Spitting At Pigeons, que não são mais do que Miro Snejdr numa roupagem (musical, bem entendido) mais clássica.

Um pouco mais longe do que o habitual, mas se estiverem pelas redondezas não percam duas grandes noites em perspectiva.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

[NOTICIA] Bem-vindos de volta ao Café Europa

Depois de uma semana particularmente intensa, nada melhor para descontrair um bocado do que colocar nos auscultadores a última emissão do Café Europa. Desta feita trata-se da emissão número 90 que foi para o ar no passado dia 30 de Setembro.

Duas horas de grandes músicas, passando alguns dos discos recentes que têm tido alta rotação também deste lado, e recuperando algumas pérolas de um pouco mais atrás no tempo que continuam tão válidas como quando foram originalmente editadas. Tudo para conferir na emissão que podem descarregar livremente aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. ROME - "The Colony (highveld version)" (LUX)
  2. KING DUDE - "Lord, I’m Coming Home" (USA)
  3. KING DUDE - "Lucifer’s The Light Of The World" (USA)
  4. Ô PARADIS - "El Paraiso Perdido" (ESP)
  5. ESCAMA SERRADA - "s/t" (ESP)
  6. LARK BLAME - "Lunge" (GB)
  7. VON THRONSTAHL - "Little Black Angel" (GER)
  8. DEATH IN JUNE - "Come Before Christ And Murder Love" (GB)
  9. DER FEUERKREINER - "Wir Rufen Deine Wölfe" (IT)
  10. KREUZWEG OST- "Oh No Lo So, Magnifico" (AUT)
  11. DIVISION S- "Blue Canary" (IT)
    Hora 2
  1. BLOOD AXIS & LES JOYAUX DE LA PRINCESSE- "Varitions Sur Le Théme de Corelli (by Venus and Cupid & That Night, I Drank Deeply" (USA/FR)
  2. BLOOD AXIS & LES JOYAUX DE LA PRINCESSE- "La Buveuse D’Absinthe (musique de Gustave Ferrari)" (USA/FR)
  3. HORUS CHAMBER - "Dr Shaffer Expedition" (PT)
  4. STEVEN STAPLETON & TONY WAKEFORD - "Revanche Of The Selfish Shellfish" (GB)
  5. AIN SOPH - "Kshatriya” (IT)
  6. AVSWALHT - "Runes And Order" (FR)
  7. MARCH OF HEROES - "Introduction" (FR)
  8. L’EFFET C’EST MOI - "Vires Vitales" (IT)
  9. BARBAROSSA UMTRUNK - "Orientation" (FR)
  10. CAMERATA MEDIOLANENSE - "Il Lupo" (IT)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

[NOTICIA] Domino Pawo é o mestre!

Não podia escrever melhor a primeira frase da press release do novo trabalho dos Karaniiru: "Karuniiru é o projecto de artes liderado pela mente inconformista de Domino Pawo". Porque ele não só é realmente inconformado, como é um verdadeiro artista. Uma força da Natureza que podemos agora apreciar em "Cyberpunk", o primeiro longa-duração deste projecto nacional.

Com edição partilhada entre a Necrosymphonic Entertainment e a Raging Planet, este disco é a sequência de dois EP's e outros tantos singles anteriormente editados. Formados em 2005, é neste ano que o projecto surge reformulado com a adição ao line-up de Charles Sangnoir e Melkor, dois nomes bem conhecidos das lides musicais nacionais.

A nível sonoro, temos aqui um híbrido entre o electro, o punk, o gótico e o heavy metal, nas palavras dos próprios. É nesta encruzilhada que a besta ganha forma e fôlego, para nos malhar sem piedade ao longo de um disco que merece ser ouvido. Destaque ainda para a edição física, em caixa de metal com muito trabalho manual, limitada a 300 cópias e fruto da verdadeira paixão pela música. Disponível também em formato digital.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Rosa Cruz
  2. Divina Geometria
  3. Jinkininki
  4. Holly Hooker
  5. Cocaine Song
  6. Coração Cratera
  7. Jorra
  8. Uau Au Au
  9. Grito

terça-feira, 1 de outubro de 2013

[NOTICIA] Notícias da Terra Média

Com um imaginário totalmente enraizado nos mitos e lendas da Terra Média, os Uruk-Hai celebram com "...And All The Magic & Might He Brought..." o seu décimo quarto aniversário. Lançado pela W.A.R. Production, este novo disco reforça o notável carácter profícuo do trabalho de Alexander Wieser.

Somos novamente conduzidos numa viagem ao mundo fantástico criado por Tolkien, numa época onde os dragões abundam, a ira de Mordor é ubíqua, elfos marcham para a batalha e heróis travam os seus derradeiros combates. Tudo aquilo que se enquadra na banda sonora épica que os Uruk-Hai conseguem criar para este mundo.

Para complementar este trabalho Wieser reuniu um largo conjunto de músicos convidados, que criaram 9 faixas para este trabalho. Na primeira edição, em digipack limitado a 300 cópias, temos direito ainda a 4 faixas bónus para enriquecer ainda mais esta viagem.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. From The Ashes (Introduction)
  2. Far Away
  3. Ancient Wisdom
  4. Rise & Fall
  5. Fallen Leaves
  6. The Door To The Paths Of The Dead
  7. Valinor
  8. Immortality
  9. Wrath
  10. March Of The Forest Elves
  11. Legolas
  12. Glaurung
  13. The End Of The Road