sábado, 1 de dezembro de 2007

[NOTICIA] O regresso mui esperado dos Sangre Cavallum

Depois de "Barco do Vinho" e de algumas colaborações que vos temos vindo também a dar notícia, os Sangre Cavallum regressam aos lançamentos com um novo disco e uma excelente surpresa.

Começando pelo novo trabalho de originais - "Veleno de Teixo" de seu nome -, é mais um lançamento da Ahnstern num luxuoso digipack de 6 painéis e com um livrete de 16 páginas. Também com 16 faixas, é um tributo às mulheres e ao culto da deusa-mãe da Idade do Ferro. Regressando à fonte de inspiração da arcaica Callaecia, o Folk pagão e atmosferas poderosas criadas pelo colectivo nacional (recorrendo sempre a instrumentos tradicionais), "Veleno de Teixo" é um passo em frente na evolução dos Sangre Cavallum. Serve também de apresentação ao novo vocalista, Emanuel Melo da Cunha, que dificilmente se poderia ter estreado de melhor forma.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Pela mão do recém-criado selo Folcastro (onde os Sangre Cavallum têm também um papel preponderante), e com o apoio da Steiklang Industries (encarregue da distribuição), chega-nos "Troadouro - Retrospectiva 1997-2007". Como o nome indica, é uma viagem pelos 10 últimos anos da carreira dos Sangre, recolhendo num duplo CD 44 músicas difíceis de encontrar e raramente ouvidas. Inclui faixas de "Alborada do Douro" (a sua estreia ainda em cassete), registos de ensaios, músicas ao vivo e vários tema inéditos. Imprescindível para todos aqueles que são tocados pela beleza primordial destas composições do nosso folclore.

A Folcastro manterá a sua actividade essencialmente focada na etnomusicologia, pretendendo pesquisar e recuperar registos sonoros do folclore e dos caminhos da música Folk. Para além de trabalhos mais tradicionais, estão também previstos lançamentos de gravações no terreno, documentos fonográficos, bioacústicos e tudo o que se enquadre nas tradições do Norte de Portugal, da Galiza e de outras regiões étnicas da Península Ibérica e da restante Europa.

Finalmente, para celebrar este momento especial, a Steiklang Industries disponibilizou através da sua loja online uma edição absolutamente deliciosa! Trata-se de uma caixa de Sangre Cavallum, contendo ambos os discos "Veleno de Teixo" e "Troadouro", para além de uma pequena máscara tradicional Portuguesa, feita à mão em madeira por um artesão tradicional. Esta edição de coleccionador é limitada a apenas 200 cópias, pelo que só quem for rápido a encomendar poderá garantir uma peça da história que figurará sem dúvida como um marco indelével da carreira do - provavelmente - melhor projecto Folk nacional.

Sem comentários: