sexta-feira, 20 de novembro de 2009

[ANÁLISE] Neun Welten - "Destrunken" [CD - 2009]

NEUN WELTEN
Destrunken [CD]
Auerbach Tonträger / Prophecy

Os Neun Welten são os percurssores de uma sonoridade que sempre caracterizou o catálogo da Prophecy, que teve provavelmente nos Empyrium o seu expoente mais alto. Depois de um disco de estreia bem conseguido em 2006, "Destrunken" é uma incursão num mundo de fantasia muito particular - como se pode ver pelo nome do disco, um termo imaginário cunhado pela banda para descrever uma série de emoções.

E emoção é o principal classificador de "Destrunken". Fortemente enraízado no Folk mais tradicional, este disco incorpora nas suas composições uma série de instrumentos acústicos que induzem uma forte melancolia. Sons naturais que se vão entrelaçando, criando músicas em que a guitarra acústica assume papel principal mas onde cabem também ocasionais vocalizações etéreas, violinos e flautas. Numa sonoridade característica como esta a fluidez da composição assume um papel principal para manter o interesse do ouvinte, mas este é o calcanhar de Aquiles dos Neun Welten.

Após repetidas audições, há poucos elementos que ficam marcados no nosso subsconsciente. As composições tendem a confundir-se umas com as outras, com menor variedade do que seria desejável, sem verdadeiros momentos marcantes. É certo que há pormenores que se vão descobrindo e que vão introduzindo frescura ao disco, mas "Destrunken" não ficará para a posteridade como um marco neste tipo de sonoridade. Não há nada particularmente errado com ele, mas falta-lhe uma centelha de génio que o ajude a demarcar das outras propostas no género. No entanto, trata-se de uma audição agradável que esperamos consiga servir como ponte para os Neun Welten nos trazerem algo verdadeiramente excepcional com o seu próximo trabalho.

Lurker

Sem comentários: