sábado, 27 de setembro de 2014

[NOTICIA] Regresso dos criadores do Ur-Folk Suíço

Não é todos os dias que um colectivo pode afirmar que criou um estilo musical novo, mas os Fräkmündt podem dizê-lo do seu Ur-Folk Suíço que tem uma matriz específica e diferente do talvez próximo estilo musical Austríaco. Seja de que forma for, é sempre uma boa notícia falar de um seu disco novo, como é o caso hoje.

"Landlieder & Frömdländler" marca a estreia do colectivo Suíço na editora Auerbach Tonträger, que reedita também os seus passados trabalho (dois longa-duração e um EP editados entre 2010 e 2011). Mas o que nos interessa mesmo é este novo disco, que marca também um regresso às edições após um hiato de vários anos.

É talvez o seu disco mais diverso e refinado até ao momento, indo sempre beber à fonte tradicional do cancioneiro Suíço, onde o Folk está sempre interligado com as lendas e mitos desta zona do mundo. Neste caso particular, o disco alude ao Monte Pilatus, na zona de Lucerna, e como sempre é cantado no seu dialecto local.

Claro que um disco dos Fräkmündt é sempre um deleite auditivo, recorrendo a uma miríade de instrumentos tradicionais e acústicos para fazer a sua interpretação de uma sonoridade que não é muito habitual nos dias que correm. De qualquer forma, é um disco que deixará a sua marca e ficará como uma referência positiva na sua discografia.

Está disponível em três edições: em CD digipack; em gatefold vinil de 180 gramas, incluindo um poster e limitado a 500 exemplares; e em duplo CD, com um livro em capa dura com todas as letras, lendas e fotos alusivas ao disco, com 5 faixas bónus no CD adicional e também limitado a 500 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "Landlieder & Frömdländler"
  1. Ofem Hoger on em See 
  2. Klarydä
  3. PfaffechäIleri
  4. Draachestei
  5. Gämsjäger
  6. D'Wandeler Prophezeyig
  7. Fontannegsecht
  8. Zoge am Boge
  9. Luegid vo Bärg ond Tal
  10. D'Züüsler
  11. S'Totescheff am Börgestock
  12. Simelibärg
  13. Wieso semmer eso?
    CD Bónus
  1. De Rigibärg
  2. D’Draachejongfer (Eurovision edit)
  3. Ha Amen Ort äs Blüemli Gseh (all. Vers.)
  4. Verreckt etz wotti...nömm (Matthias Reim cover) 
  5. Wenn chani es Näscht? (Amy MacDonald cover)

Sem comentários: