quarta-feira, 22 de julho de 2015

[NOTICIA] Ora digam lá Semilanceata

Já o disse e não me canso de o repetir, descobrir novos projectos e novos discos é um dos principais motivos pelos quais continuo a escrever regularmente aqui, mesmo depois de todos estes anos. Nada substitui a magia de "tropeçar" num projecto novo, com uma discografia já estabelecida, e "devorar" disco após disco, qual explorador a encontrar um artefacto arcano.

É o sentimento perfeito para descrever os Semilanceata, um projecto Sueco liderado por Wagner Ödegård. Com edições desde 2010, foi através de um conjunto de reedições a cargo da Darker Than Black que os descobri, assim como ao disco novo que lançaram este ano.

Começando por este último, trata-se de "Amsvartne", um vinil com duas longas faixas de Dark Ambient (uma em cada lado) numa edição limitada a 300 exemplares. Mas apesar da matriz base ser Dark Ambient, há elementos de Ambiental, Folk e até Medievais que podemos encontrar na música dos Semilanceata. E para o descobrir nada melhor do que percorrer as várias reedições disponíveis.

E são 4 as que a Darker Than Black nos proporciona, todas em digipack limitado a 500 exemplares cada. Falamos de "Jordtron" e "Wallmoburna" que compilam faixas dos primeiros lançamentos em cassete, e de "Lifløse" e "Dødhelighaz" que surgem aqui com uma nova roupagem face aos lançamentos originais.

Tudo bons motivos para prestar atenção a este projecto Sueco. A recomendação é começar pelo novo disco e ir caminhando para trás nas reedições, como uma viagem ao contrário na história dos Semilanceata. Ou façam como entenderem, a boa música tem poucas regras para seguirmos.

O alinhamento do novo trabalho lançado este ano é o seguinte:
  1. Svartwatusiøar
  2. Svarthafzensdiuper

Sem comentários: