quarta-feira, 31 de outubro de 2007

[EVENTO] Uma festa sem futuro à vista

Não há amanhã - ou pelo menos assim o diz a Cold Meat Industry, como lema para o concerto que vai realizar no próximo dia 17 de Novembro, no clube Kantine em Augsburg, na região Bávara da Alemanha.

Com a abertura das portas marcada para as 19h, o alinhamento do festival é composto pelas prestações de Brighter Death Now, In Slaughter Natives (com participação especial dos Ordo Rosarius Equilibrio), Rome (com Die Weisse Rose, a mais recente adição ao catálogo da CMI), Deutsch Nepal, Coph Nia e Stormfagel.

Organizado em parceria com a Paganwelt, no festival teremos ainda a presença dos Pagan DJ's, DJ Taube (Grey Area), DJ NT e DJ [lithium] (Nacht & Nebel). O que é preciso dizer mais para vos convencer que é um dos melhores eventos no seu género a ter lugar neste final de ano?

terça-feira, 30 de outubro de 2007

[EVENTO] Inesfera de preparação para o Halloween


É já amanhã que o primeiro evento DJ/VJ Set com o apoio da Sopro das Esferas vai ter lugar, funcionando como um aperitivo à celebração do Halloween do dia seguinte.

Terá lugar no Eclipse, no Bairro Alto em Lisboa, com início marcado para as 22h30m, e contará com uma quadrilha de "Joões" como DJ's/VJ's: da Equilibrium Music, Extremocidente, Skald-Ur e a Jo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

[NOTICIA] This Cold Love

Os This Cold Love são um jovem colectivo oriundo do Norte do País, mais propriamente de Gaia. Entitulando-se Dark Rockers, têm já alguns temas disponíveis no seu MySpace para que possamos comprovar todo o potencial que de facto têm.

Ainda sem contrato assinado, "Desire And Dream", "In Disguise" e "Angel Of Redemption" mostram-nos uma banda com uma sonoridade madura, assente na riqueza do trabalho de guitarra e da ambiência criada pelos teclados, com uma voz muito característica que resulta bem no conjunto. O primeiro nome que vem à cabeça ao ouvir estes temas é Heavenwood que, diga-se, é uma referência positiva para os This Cold Love.

Vale a pena conhecê-los, e ficamos agora à espera de ver o que nos reservam no futuro. Talento parece não faltar, veremos se conseguem levar o projecto a bom porto.

domingo, 28 de outubro de 2007

[EVENTO] A Challenge Of Honour - Grémio Lisbonense, Lisboa - 26/10/2007

EVENTO: A Challenge Of Honour
LOCAL: Grémio Lisbonense, Lisboa
DATA: 26 de Outubro de 2007, 23:00

Foi no seu 165º aniversário (parabéns!) que o "velhinho" Grémio Lisbonense recebeu mais um evento cortesia da Dagaz Music. Mesmo alvo de todas as ameaças da Câmara de Lisboa, com as causas/efeitos bem latentes, o clima de festa nunca deixou de estar presente nessa noite.

Depois da infelicidade do cancelamento (por motivos de doença) dos Der Feuerkreiner, a primeira parte do concerto foi assegurada pelo grupo de tango do Grémio. Brincadeiras à parte, um dos festejos do referido aniversário da instituição atrasou o início da actuação de A Challenge Of Honour um pouco para além do que estava previsto. Nada que não se resolvesse com uma boa conversa.

Foi já ao bater das 23h que Peter Savelkoul iniciou a projecção do filme asiático que o iria acompanhar durante cerca de 1h de actuação, e, situando-se por detrás da sua "consola de operações", acendeu o primeiro cigarro.

A partir daí foi o desfilar das sonoridades que tornaram famoso o projecto holandês. Sempre com o portátil como líder das ambiências sonoras, Peter complementava sempre o digital com o orgânico do seu toque no teclado, na guitarra ou apenas da sua voz.

Encaixando os temas presentes no CDr editado pela Dagaz Music no âmbito do evento com outros dos seus trabalhos - essencialmente focando-se em "Monuments" ou "Seven Samurai" - foi construindo uma palete sonora que envolveu as dezenas de presentes num ambiente intimista e muito próximo. A disposição da sala do Grémio também ajudou a este ambiente, fazendo-nos sentir a mescla do decano com o contemporâneo de uma forma sui generis.

Foi de facto uma pena o cancelamento dos italianos, pois certamente ajudariam a tornar este noite num evento ainda mais especial. De qualquer forma, A Challenge Of Honour deu boa "conta do recado", e deixou-nos expectantes por um regresso a estas paragens - talvez com as sonoridades de outros dos seus projectos, quem sabe.

sábado, 27 de outubro de 2007

[NOTICIA] Novidades dos Attrition

Este vai ser um bom ano para aqueles que acompanham a carreira dos Attrition. Depois de assegurarem a primeira visita ao nosso país, têm agora um novo disco nos escaparates - "All mine enemys whispers - The story of Mary Ann Cotton".

É um disco conceptual sobre a mais famosa assassina do Reino Unido. Nascida em 1832 no norte de Inglaterra, Mary Ann Cotton foi acusada de ter assassinado entre 16 e 21 dos seus filhos e anteriores maridos ao longo dos anos, sempre recorrendo ao envenenamento por arsénico. Depois de ter sido presa e julgada, foi condenada à morte tendo sido enforcada a 24 de Março de 1873.

Neste disco os Attrition recriam o ambiente lúgrube desta história macabra, percorrendo a história da vida de Mary Ann Cotton em 6 faixas. Esperem uma sonoridade bastante obscura e tenebrosa, capaz de fazer correr um arrepio ao longo da espinha do mais precavido. O alinhamento completo é o seguinte:
  1. What shall is sing?
  2. The burial club
  3. The Reinsch test
  4. The Trial
  5. At the gates of Eternity
  6. Heaven is my home
Continuando na senda de boas notícias, a Voiceprint Music está a lançar ao longo do corrente ano uma série de reedições dos Attrition, percorrendo alguns dos melhores momentos da carreira da banda desde "Death House", de 1982, até "Etude", de 1997. Uma boa oportunidade portanto para quem ainda não tem estes trabalhos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

[NOTICIA] CDr limitado de A Challenge Of Honour

Como temos vindo a anunciar, logo à noite realiza-se o concerto de A Challenge of Honour no Grémio Lisbonense, depois dos Der Feuerkreiner infelizmente terem sido obrigados a cancelar a sua participação.

Para coincidir com as datas na Península Ibérica desta tour, a Dagaz Music vai lançar o CDr que passamos a apresentar. Limitado a 250 cópias em caixa DVD, pode ser obtido a preço especial no concerto de hoje ou, posteriormente, através da editora e suas distribuidoras.

As 7 faixas que podemos encontrar neste lançamento são as seguintes:
    A Challenge Of Honour
  1. Free The Mountain-People (introdução exclusiva do concerto e afirmação contra a ocupação do Tibet por parte da China)
  2. Arabian Tradition (faixa inédita)
  3. Le Fort De Souville (versão remixada e com novos arranjos da faixa originalmente publicada no trabalho "Verdun 1916")
  4. Water On The Otherside (versão instrumental e com novos arranjos da faixa extra do disco "Monuments")

  5. Der Feuerkreiner
  6. Dioniso (faixa inédita)
  7. Moderne Landschaft (ao vivo em Vicolo Bolognetti, Bolonha (Itália), em 20/07/2007)
  8. Nein! (ao vivo no Triumvirat Festival, em Yverdon Les Bain (Suiça), em 15/04/2006)
Como podem ver, mesmo que não consigam marcar presença no concerto, vale a pena obterem um exemplar desta peça de colecção.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

[NOTICIA] CMI Live na Austrália

Em Fevereiro de 2006 realizou-se em Melbourne, Austrália, o primeiro Cold Meat Industry Festival pelas terras dos cangurus, em que 3 dos mais importantes e influenciais projectos da editora sueca se uniram para, em conjunto com alguns dos seus projectos paralelos e convidados locais, celebrar duas noites muito especiais.

Podemos agora ter a oportunidade de (re)ver as sonoridades industriais, rítmicas, intensas, etéreas, abrasivas, obscuras, ritualísticas e sempre de alta qualidade que artistas de topo no seu género proporcionaram ao público australiano, através da edição do DVD apropriadamente entitulado "Cold Meat Industry live in Australia".

O alinhamento completo é o seguinte:
  • Raison D´Être - Metamorphyses (Phase III) + Evocation
  • Bocksholm - Elektrik Swastika Lokomotiv (excertos, primeira parte) + Pressbyrån “78
  • Brighter Death Now - The Killing Season + In Formalin
  • Shinjuku Thief - Lesion + Burning Heat + Firejar Hell (excerto) + Infinity + The Darkened Psalm
  • Manticle - The Proper Containment of Offspring + Fun in the Waterbath
  • Brighter Death Now - Crimescene Nostalgia + I Wish I Was a Little Girl
  • Deutsch Nepal - Silent Siege + Tintomara/Thiudinassus
  • Atomine Elektrine - In-between Spaces + Deep Sky Twilight
  • Frozen Faces - We are the Pigs + TBC
  • Isomer - Eye of Dawn + Sins of Freedom + Fire Front
Fiquem também com o trailer do DVD, como amostra do que podem esperar ver na rodela de plástico:


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

[EVENTO] Der Feuerkreiner cancelam actuação no dia 26

Infelizmente, devido a problemas de última hora, o concerto na próxima 6ª feira (dia 26), inicialmente previsto com A Challenge Of Honour e Der Feuerkreiner, apenas poderá contar com os holandeses.

Segue o comunicado completo da Dagaz Music:

"Por motivos de doença e impossibilidade de voar, os Der Feuerkreiner cancelaram a sua participação no concerto que se realizará em Lisboa no próximo dia 26.

A data e hora do concerto mantêm-se como anunciado, com a actuação dos A Challenge Of Honour.


A edição do CDr estará disponivel, como anunciado, na data e local do evento!
"

Pese o contratempo, não deixará certamente de ser um evento a que vale a pena assistir. Lá nos vemos na 6ª feira!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

[NOTICIA]A Babilónia...

Botchan Karisen é o mentor de Babylone Chaos, um projecto que surgiu em 2003 e tem tido grande actividade com o lançamento até à data de 5 álbuns.

É descrito como uma mistura entre o industrial e sonoridades contemporâneas aliado ao background do autor que estudou música, filosofia, história e cinema.

"Les Machines Écarlates" é o novo trabalho a lançar ainda este ano através da OPN records e será uma edição limitada a 500 cópias.

A próxima actuação de Babylone Chaos será já no próximo dia 27 em Estrasburgo. Aproveitem se estiverem nas redondezas e aliem-se ao espectáculo visual e sónico.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

[NOTICIA] Regresso dos Ordo Rosarius Equilibrio

Depois de mais de um ano decorrido desde o lançamento de "Apocalips" (em Setembro de 2006), e como aperitivo para o novo longa-duração dos Ordo Rosarius Equilibrio (previsto para a Primavera de 2008 pela Cold Meat Industry) a alemã Raubbau apresenta "Four", o novo 10'' Picture Disc dos Suecos.

Como o próprio nome indica, os ORE apresentam-nos quatro novas faixas com a marca orquestral, guitarras acústicas e percurssões perfeitamente alinhadas com as vozes familiares de Rose-Marie e Tomas. O que germinou em "Apocalips" desabrocha agora em "Four" e, esperemos, nos trará frutos (ainda mais) saborosos no próximo ano.

O alinhamento de "Four" é o seguinte:
    Lado A
  1. Singing For The Angel Of The East (Reclaiming That Which Is Ours)
  2. Which Word Confines The Truth (Dancing For Love And War)
  3. Lado B
  4. The Future Is Today
  5. I Am The Sun (Anus Dei)

domingo, 21 de outubro de 2007

[EVENTO] Attrition para o Halloween

Depois de vos darmos conta ontem dos preparativos para o Halloween da NSI Online, L&L Projects e Sopro das Esferas, a mesma organização tem também para nos propor algo para o Halloween propriamente dito.

Assim, no dia 31 de Outubro, na Music Box (Lisboa), os Attrition tomarão o palco acompanhados dos nacionais Electrólise, para uma noite em que a sua mescla de Electro-Goth e Industrial será raínha. Teremos ainda a presença dos DJ Sets de Lady Starlight, Leatherstrip e Lena Cat.

No dia seguinte, será a vez do Maus Hábitos (Porto) receber os britânicos, desta feita acompanhados pelos australianos Heligoland. Na Cidade Invicta será a vez de [Replycant] e Luiz Soncini providenciarem os DJ Sets da noite.

Se forem rápidos com as reservas, espera-vos algumas ofertas de discos, cortesia da organização e dos seus apoiantes. Por isso, não se deixem ficar para o último dia!

sábado, 20 de outubro de 2007

[EVENTO] Nightmare before Halloween

Na semana anterior ao Halloween, mais concretamente nos dias 26 e 27, uma organização conjunta da NSI Online, da L&L Projects e da Sopro das Esferas oferece-nos duas boas oportunidades para passar uma noite diferente.

Assim, no dia 26 teremos na Fábrica de Som (Porto) os DJ Sets de [Replycant] e Luiz Soncini, com a participação ainda do convidado Darkkensoul. A decoração estará a cargo de Jo, e teremos ainda uma projecção de filmes para manter o ambiente descontraído. A noite começa às 22h.

No dia seguinte, será a vez do D'Alma Lounge (Lisboa) receber o mesmo conceito, desta vez com o DJ Set composto por [Replycant], Extravaganza, Monge e Leather Strip. Aqui a noite começará mais tarde, por volta das 23h30m.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

[NOTICIA]Um poço que transbordou de tristeza...

O projecto do guitarrista Daniele Giustra, The Well of Sadness, tem agora um novo impulso com o lançamento do seu mais recente trabalho. Formados em 2002, este colectivo italiano tem na sua discografia 2 álbuns de originais, tendo tido participações em diversas compilações.

Um estilo neo... neo-folk, neo-clássico, orquestral quase que hipnotizante, com bastante melodia e uma voz forte.

Entitulado "In our Last Times" e distribuido pela Rage in Eden, este recente álbum é-nos apresentado sob a forma de digipack e contém 12 faixas, algumas das quais podem ser ouvidas no myspace da banda.

Fica o alinhamento desta excelente proposta que agora chega às bancas:
  1. All The Pretty Faces Painted Grey
  2. Cosi Sia
  3. Heirs of the Promise
  4. In Our Last Times
  5. Infant Joy
  6. Infant Sorrow
  7. The Call of the Bell
  8. The Lamb
  9. The Land of Dreams
  10. Unborn
  11. Nothing
  12. Me Ans A Green Man

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

[EVENTO] Exposição de fotografia no Porto

A exposição itinerante “Light Against Time” do fotógrafo Nuno Moreira chega ao Porto, mais precisamente à Fundação Dr. Luís Araújo no dia 18 de Outubro após passagem por Setúbal, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Lisboa.


O projecto irá fazer uma tour por todos os distritos de Portugal terminando com um evento especial ainda por desvendar.


Segundo o autor, "este tipo de fotografia é a expressão viva de um acaso que combate o controlo técnico desmedido. A luz é precisamente o corte incisivo no tempo e na sombra. É o que marca o ritmo e o acidente fotográfico. O resultado é uma surpresa pois o alvo não é fixo nem as acções calculáveis. A reverberação em formato imagem é assim dinâmica, distorcida e imprevisível."


O alinhamento da exposição "Light Against Time" foi aumentando para um conjunto de 30 fotografias de figuras emblemáticas nacionais e internacionais, caso de: Bernardo Sassetti, Moonspell, Goldfrapp, Antony and the Johnsons, Mão Morta, Maria Rita, Alice Cooper, Dead Combo, Marilyn Manson ou Jacinta.


A exposição encontra-se aberta livremente ao público até ao dia 18 de Novembro.


quarta-feira, 17 de outubro de 2007

[NOTICIA] Recente actividade no bunker dos Rukkanor

Depois de terem esgotado a primeira edição de "Deora", os Rukkanor vêm reeditado pela Rage In Eden este seu muito bem recebido trabalho, com um novo trabalho gráfico cortesia de Michal Karcz.

"Deora" é uma mistura de estilos e culturas. Melodias e ritmos orientais, percurssões orgânicas e batidas sintéticas, sons etéreos e marchas electro-militares, cantos gregorianos e recortes jazzísticos. É nesta amálgama sonora que os Rukkanor gostam de navegar - e, verdade seja dita, as suas naus cruzam estas águas turbulentas com mestria.

O alinhamento disponível nesta segunda entrega é o seguinte:
  1. Deora
  2. Hosanna In Exelesis
  3. Deliverance
  4. The Fall of Humanity
  5. Defenders of Faith
  6. Across the Desert
  7. Damascus
  8. Salvation
  9. Versus Jerusalem,Quarere Terram Sanctam!
Também já disponível no seu MySpace está uma faixa da segunda parte do seu mais recente álbum, "Despartica". Apropriadamente denominado "Despartica - Face Two", será o lançamento gémeo do editado em Abril deste ano também pela Rage In Eden.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

[EVENTO] Corvus Corax também em Coimbra

Depois de termos anunciado a vinda dos Corvus Corax com os The Moon And The Nightspirit a Corroios, no próximo dia 16 de Novembro, é com grande prazer que vemos uma segunda data anunciada para o nosso país.

Assim, no Sábado dia 17 de Novembro, ambas as bandas apresentar-se-ão no Centro Norton de Matos, em Coimbra, também pelas 21h. Será uma excelente oportunidade para os fãs da zona Norte / Centro do país fazerem uma deslocação mais curta para verem uma das melhores bandas da actualidade no seu espectro musical particular.

Para quem não conhece, o Centro Norton de Matos situa-se perto do Estádio Cidade de Coimbra, prometendo a organização assegurar-se que não será por falta de indicações que os interessados não marcarão presença numa noite que se antevê muito especial.

E se viessem com a panóplia de músicos que os costuma acompanhar nos espectáculos ao vivo, ainda melhor! :)

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

[EVENTO] In The Nursery - Teatro Miguel Franco, Leiria - 13/10/2007

EVENTO: In The Nursery
LOCAL: Teatro Miguel Franco, Leiria
DATA: 13 de Outubro de 2007, 22:00

Confesso que quando cheguei ao Teatro Miguel Franco não era dos mais enfermos que por lá andavam. Mas, quando saí, estava completamente contaminado com a genialidade dos Britânicos.

Fundados pelos gémeos Klive e Nigel Humberstone, os In The Nursery foram formados em 1981 e contam portanto com mais de quarto de século de carreira - um feito impressionante, ainda por mais complementado pela qualidade e quantidade de edições que têm vindo a lançar nesse período. Não é fácil conciliar estes dois factores, mas os In The Nursery fazem com que esse paradigma seja desafiado...


A primeira parte do concerto focou-se no mais recente trabalho, "Era", recuperando no entanto alguns dos clássicos temas da banda (como "Mistery", entre tantos outros) - sempre com uma reacção massiva do auditório totalmente esgotado do Teatro Miguel Franco. Excelente sinal positivo para a organização do Fade In, que tão bom trabalho tem vindo a desempenhar.

Apresentando-se com a voz de Dolores (parte da família In The Nursery) e David Electrick na percurssão ritmíca (que não estava com a banda na última visita que nos fizeram, há já 7 anos atrás), os crescendos hipnóticos que conseguem extrair de instrumentos e sonoridades tão singelas, mas ao mesmo tempo tão poderosas, são absolutamente impressionantes. Não é por acaso que a sua música acompanha tantas bandas sonoras de filmes - a catarse que desperta apropria-se perfeitamente ao contexto!


Para a última música antes do encore, subiu ao palco o 5º elemento da banda, alguém muito especial - a filha de Dolores, que os acompanhou na pandeireta. Depois de uma pausa, seguiram-se talvez os momentos mais intensos da noite, num crescendo que culminou com uma última música absolutamente fantástica, quase ritualística, em que Dolores partilhou os instrumentos com os restantes três (quatro) músicos e acabou com o público numa ovação entusiasta de pé à prestação dos In The Nursery.

Teria sido o ponto ideal para finalizar uma actuação memorável, mas as palmas incessantes "obrigaram-nos" a voltar para mais duas músicas, recuperando faixas mais antigas ainda com a guitarra mas sem nunca perder a qualidade que lhes é intrínseca.

Pela excelente noite de música, e pela igualmente excelente companhia, que não sejam precisos mais 7 anos para voltarmos a ver os In The Nursery em Portugal!

domingo, 14 de outubro de 2007

[EVENTO] In Gowan Ring em Portugal

Bem, este ano está a acabar de uma forma fantástica! :)

Depois de termos tido excelentes eventos durante todo o ano, chega agora a confirmação da Sopro das Esferas de dois concertos de In Gowan Ring pelas nossas paragens!

B'eirth (na voz e guitarra) virá acompanhado de Maja Elliott (piano, harmónio e violino), estando presentes no dia 10 de Novembro na Casa de Lafões (em Lisboa) e no dia 11 na Fábrica de Som (no Porto), ambos com início previsto para as 21h.

O preço de entrada dará também direito a uma edição especial em CD entitulada "In Gowan Ring live tour em Portugal 2007", com gravação audio e video a cargo da Fast Foward Studios.

Para obterem todas as informações necessárias, dêm um salto aqui. E não faltem a um concerto que será certamente inesquecível!

sábado, 13 de outubro de 2007

[EVENTO] In The Nursery hoje em Leiria

Vemo-nos por lá?

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

[NOTICIA]A transição dos Chamber

Esta verdadeira orquestra musical liderada por Marcus Testory, o vocalista, guitarrista e escritor da banda brinda-nos com o novo trabalho intitulado "Transitinons", editado pela Trisol e que irá ver a luz da aurora no próximo dia 26 deste mês.

O quarto trabalho de Chamber, é um hino à melodia com diversos instrumentos onde também se encontram músicas cantadas em francês, dando um ar mais boémio e excêntrico à ambiência que a banda alemã já nos habituou.

As 16 músicas apresentadas neste novo álbum têm um grande poder emocional, mostrando uma grande maturidade e conhecimento instrumental, mas acima de tudo boas músicas.

Segue-se o alinhamento deste novo trabalho, que terá uma festa de lançamento a 2 de Dezembro em Frankfurt:
  1. Freak Wave
  2. Insane
  3. Elven King’s Waltz
  4. Dead Man’s Hill
  5. Deeper Sense
  6. Mourning Song
  7. Lost and Found
  8. Je ne t’aime plus
  9. Pride goes (before a fall)
  10. King of Fools
  11. Life Goes Oh
  12. Change the Day
  13. I wish I was
  14. The wilde lands
  15. Lady of the Isle
  16. Ver Sacrum

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

[EVENTO] Já há cartaz para ACOH

O concerto de A Challenge Of Honour e Der Feuerkreiner do próximo dia 26 já tem cartaz disponível.

Como referido, para este evento a Dagaz Music vai editar um CDr (profissional) com quatro temas originais de A Challenge Of Honour e três temas, também originais, de Der Feuerkreiner. Esta edição é limitada a 250 cópias e o seu preço será 8€ podendo ser adquirida na data do concerto por 6,5€ (quando comprada junto com a entrada).

Quanto à entrada, custará 7,5€ (3€ para os sócios do Grémio Lisbonense), sendo que o preço com a edição da Dagaz Music ficará então em 14€ (9,5€ para os sócios do Grémio).

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

[NOTICIA] A negrura de Bain Wolfkind

Saiu recentemente o quarto lançamento de Bain Wolfkind (dos Der Blutharsch e Novo Homo) na Hau Ruck!, entitulado "Wasteland EP". Seguindo uma sonoridade alinhada com os seus predecessores, é no entanto um registo muito mais negro, autobiográfico e quase trágico, mais do que nunca.

Despido de grandes produções, é um disco em que Bian regressa ao básico - guitarra, órgão, voz e pouco mais. Apesar do próprio descrever a sua música como um cocktail Electro-Blues "manhoso" enfiado na misturadora de Frank Sinatra, agitado e servido por um Dean Martin bêbado e cuspido por Jim Morrison enquanto luta com James Ellroy (uma descrição curiosa, no mínimo), não podemos deixar de pensar em nomes como Leonard Cohen, Hank Williams ou Michael Gira ao ouvirmos este "Wasteland EP", sempre acompanhados de uma forte bebida e um sentimento nostálgico-depressivo.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

[NOTICIA] Irfan, ou o nascimento de uma estrela

Os Irfan são uma banda Búlgara que se pode enquadrar na sonoridade Etérea Medieval, com um toque de World Music à mistura. Fundados em 2001, lançaram o seu álbum homónimo de estreia em 2004 pela Prikosnovénie, e têm previsto para o próximo mês o lançamento de "Seraphim", na Europa novamente pela independente Francesa e nos EUA pela Noir Records.

Com um nome de origem Sufi que se pode rudemente traduzir por "conhecimento místico", a sua música é também fortemente influenciada pela herança espiritual do Império Bizantino e da Europa Medieval, nomeadamente enraízada nas tradições Búlgaras e do Cáucaso, transformando-se numa sonoridade misto de Sacra e Profana, sempre com o Folk presente e com uma matriz Neoclássica latente. Para o reforçar, os músicos recorrem a uma panóplia de instrumentos tradicionais dessas zonas e períodos históricos, complementados com alguma electrónica dos tempos modernos, e um uso extensivo de coros masculinos para complementar a etérea voz feminina da sua vocalista principal.

Formados por Kalin Yordanov, Ivaylo Petrov, Kiril Bakardjiev e Peter Todorov nos instrumentos e programações e por Denitza Seraphimova na voz, esta última foi substituída no passado ano por Vladislava Todorova (uma cantora tradicional Búlgara) para se poder dedicar exclusivamente à maternidade. É com este novo alinhamento que se têm apresentado ao vivo nos últimos tempos, e com quem vão promover este novo disco na estrada.

O alinhamento completo de "Seraphim" é então o seguinte:
  1. Simurgh
  2. Invocatio
  3. Hagia Sophia
  4. Vernal Garden
  5. Fei
  6. Los Ojos de la Mora
  7. Star of the winds
  8. Invocatio II
  9. Return to Outremer

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

[NOTICIA] O acto 7º de um encontro de qualidade

A War Office Propaganda (ou Rage In Eden, de acordo com a nova designação) tem vindo a editar sob a designação "Scontrum" uma série de lançamentos repartidos entre vários projectos, chegando agora ao 7º volume do trabalho.

Este "Scontrum act VII" conta com a participação de A Challenge Of Honour, Praetorio e Un Defi d'Honneur (o alter-ego Francês de A Challenge Of Honour), cada qual com 3 faixas, numa edição limitada a 369 cópias numeradas à mão, em CDr profissional com caixa em madeira, perfazendo cerca de 46 minutos de música.

O tema central do lançamento é a 1ª Guerra Mundial, também latente na sua vertente gráfica. Os temas que o compõem são os seguintes:
  • A Challenge of Honour - Your Own Destiny
  • A Challenge of Honour - The Laws of the Waterland
  • A Challenge of Honour - Vity of Decay
  • Praetorio - Haelen 1914 [La Derniere Bataille de Cavaleries]
  • Praetorio - Unconquered Hope
  • Praetorio - Die letzte Truppen
  • Un Defi d'Honneur - Guerre I
  • Un Defi d'Honneur - Guerre II
  • Un Defi d'Honneur - Guerre III

domingo, 7 de outubro de 2007

[NOTICIA] Persephone regressa

Persephone é o projecto paralelo de Sonja Kraushofer, mais conhecida pelo seu trabalho com os L'Âme Immortelle. Para além da sua reconhecível voz, neste projecto ela é acompanhada de Martin Hoefert (com quem partilha a composição) e Holger Wilhelmi (ambos no violino), Johannes Kramer (no contrabaixo e violino) e John Abdelsayed (nas percurssões).

Depois do registo de estreia "Home" e do EP "Still" em 2002, de "Atma Gyan" e de "Mera Sangeet Kho Gaya" em 2004, a sua relação com a Trisol continua com o lançamento no início do próximo mês de "Letters to a Stranger". Lançado no formato digipack, irá conter 11 novas faixas da típica sonoridade orquestral e melancólica dos Persephone, sempre com a poderosa voz de Sonja a comandar as hostes.

"Letters to a Stranger" foi gravado com a Orquestra Filarmónica de Wernigerode, e contou com o talento de John A. Rivers (famoso pela sua participação com os Dead Can Dance) na mesa de mistura. O trabalho gráfico ficou a cargo de Joachim Luetke (que, entre outros, trabalhou já com Dimmu Borgir e Marilyn Manson).

O alinhamento completo é então o seguinte:
  1. Strange
  2. Stained
  3. Wishful
  4. Everlasting
  5. Fateful
  6. Mean
  7. Untitled
  8. Buried
  9. Blue
  10. Stranger
  11. Merciless

sábado, 6 de outubro de 2007

[EVENTO] A Challenge Of Honour na Península Ibérica

O projecto Holandês A Challenge Of Honour vai estar no final do mês na Península Ibérica, para um par de datas em Lisboa e Barcelona, respectivamente 26 e 27 de Outubro. Ainda não há muitos detalhes para a data em solo nacional, mas em Barcelona a actuação será na Sala Salamandra. Em ambas as datas, serão acompanhados dos Der Feuerkreiner.

Regressando a um formato muito utilizado no passado, a Dagaz Music (responsável pela vinda dos ACOH ao nosso país) vai aproveitar também estes concertos para lançar um CDr limitado a 250 cópias, incluindo faixas exclusivas e remixes, apenas disponível nestas datas.

Será uma excelente forma de finalizar um ano particularmente activo para os ACOH, que incluiu também o lançamento do novo site. Para uma amostra do que poderão ver no dia 26, fica o vídeo de "Ode To Solitude", um dos disponível no canal YouTube da banda:


sexta-feira, 5 de outubro de 2007

[NOTICIA] Novos contos de :Golgatha:

Os germânicos :Golgatha: são um dos projectos mais profícuos no espectro Ritual Folk - já este ano haviam lançado um CDr focado na temática da vida e da morte (sob inspiração da fotografia de Birthe Klementowski), e agora regressam com este "Tales of Transgression & Sacrifice", o seu terceiro longa-duração.

Lançado pela sueca Cold Meat Industry, é apresentado num digipack de tamanho DVD e acompanhado por um livrete de 32 páginas, onde podemos encontrar as fotografias místicas e eróticas de Birthe Klementowski a acompanhar cada música. A fonte de inspiração para este trabalho foi o trabalho do filósofo francês Georges Bataille, que serviu de mote para estas 13 faixas de Folk apocalíptico, paisagens sonoras shamanísticas e misticismo Gótico.

Depois de dois trabalhos que exploraram a temática do heroísmo, "Tales of Transgression & Sacrifice" marca uma mudança na sonoridade do grupo fundado em 2004 por Christoph Donarski e S. Marleni - desde o Ambient-Drone dos primórdios da sua actividade, até à crescente incorporação de instrumentos acústicos, acabando neste trabalho com o recurso a ritmos ritualísticos e canções de matriz puramente Folk. Este trabalho conta ainda com a colaboração da voz feminina de Sorakey.

O alinhamento completo das 13 faixas de "Tales of Transgression & Sacrifice" é o seguinte:
  1. Prologue: Scars (2:24)
  2. Man of Fire (Black Sun (3:40)
  3. Sacred (2:24)
  4. Garden of Love (v.II) (2:48) [nova versão, originalmente lançada na compilação NONPOP]
  5. Rite of Spring (v.II) (4:59) [nova versão, originalmente lançada na compilação da CMI "All My Dead Friends"]
  6. Tunguska (4:03)
  7. Hag=All (2:56)
  8. Lost Horizon (3:29)
  9. Initiation (2:42)
  10. Passage (3:21)
  11. Birth=Rite (4:53)
  12. Flesh of the Orchid (v.II) (3:21) [nova versão]
  13. Epilogue: Sacrisphere (4:27)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

[NOTICIA] Tributo a David E. Williams

Finalmente o merecido tributo! Num CD duplo entitulado "The Appeal of Discarded Orthodoxy", duas gerações de artistas cobrindo desde o espectro Pós-Industrial até ao NeoFolk prestam a sua homenagem a David E. Williams, um dos maiores compositores Americanos dos últimos anos.

A Old Europa Cafe conseguiu reunir um verdadeiro elenco de luxo, incluindo projectos dos Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Croácia, Itália, Grécia e Polónia. Nomes como Changes, Spiritual Front, Naevus, Bleiburg, Dead Man’s Hill, Rome, Teatro Satanico ou Thomas Nola et son Orchestre (apenas para citar alguns dos mais "rodados" por estes lados) contribuem para uma compilação que inclui também uma curiosidade: David E. Williams presta tributo a si próprio numa das faixas! Bizarro? Só para quem não conhece a "peça"... :)

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Aesthetic Meat Front - The Curious Pediatrician
  2. Albireon – No Fun Anymore
  3. Andrew King – Wotan Rains on a Plutocrat Parade
  4. Angel of Decay (Jonathan Canady dos Deathpile) – The Oven
  5. Artefactum & Horologium – Stillborn
  6. Changes – Got So Many Women
  7. Circus Joy – Less Than Queer
  8. Code Voire (projecto paralelo de Cold Fusion & Rukkanor) – Seizure Dream Believer
  9. David E. Williams – Bad Day Anyway (Edição do 20º Aniversário)
  10. Der Bekante Post Industrielle Trumpeter – Gift
  11. Der Feuerkreiner – Game Warden
  12. Division S – Bob Crane
  13. Dogs Hate Monet (Inox & Boole, colaboração dos EUA) – Sarah’s Booted Boy
  14. Ernte - I Have Forgotten How to Love You
  15. Foresta di Ferro - I'm in Love with the Ambulance Driver
  16. Jerome Deppe –Taxidermy Tragedy/ Crippled Lord of Fairies Medley
  17. Lark Blames – Listen Somewhat Awkward
  18. Macelleria Mobile di Mezzanotte – Eddie Waitkus
  19. Michael Moynihan – Legends of the S.S.
  20. Myoclonic Jerks (cantor Folk dos EUA) – Severed Hands Holding Daisies
  21. Naevus com Rose McDowall - Restraining Order / Fishheads and Olives Medley
  22. Nathalie (projecto paralelo de Oraison) - Spring is in the Air
  23. Nazi UFO Commander – Hello Columbus
  24. Rome - A Man Needs A Man Friend
  25. Shining Vril (John Murphy) – Sandra Lindsey
  26. Spectre – Presepio di Teschi (versão Italiana de Nativity of Skulls)
  27. Spiritual Front – There is no Mud in Joyville
  28. Teatro Satanico – El me Dio el me Can (versão Italiana de My God and My Dog)
  29. The Lindbergh Baby (baterista de Blood Axis) – Gentleman Farmer Slips Away
  30. Womb (projecto a solo de Greg dos Naevus) – The Girl from the D’n D

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

[NOTICIA] 2º Disco dos Ava Inferi a caminho

Depois de "Burdens" em 2006, novo ano trás-nos novo disco dos Ava Inferi. A banda de Rune Eriksen e Carmen Simões regressa aos escaparates com "The Silhouette", novamente pela mão da Season Of Mist.

Previsto para o próximo dia 15 de Outubro, este novo trabalho irá contar com 9 faixas - algumas das quais podem desde já ser ouvidas no MySpace da banda. Uma dessas faixas, "Dança Das Ondas" (que abre o disco), foi a escolhida para o 1º vídeo da banda - uma animação 3D, da autoria de Rui Veiga.

Existem também planos para levar "The Silhouette" para a estrada, embora neste momento apenas datas em Espanha estejam previstas (embora ainda não anunciadas). Para esse efeito um guitarrista de sessão terá já sido contratado, embora nenhum nome tenha sido avançado. Manter-nos-emos atentos, até para perceber se teremos a oportunidade de ver em solo nacional os Ava Inferi.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

[NOTICIA] Novo lançamento de Riccardo Prencipe

Riccardo Prencipe, o guitarrista e compositor por detrás dos Lupercalia, acaba de editar o seu segundo trabalho pelo projecto Corde Oblique. Entitulado "Volontà d'Arte", tem a chancela Prikosnovenie e sucede a "Respiri", editado em 2005.

Depois de editar dois trabalhos com os Lupercalia, Riccardo Prencipe reuniu para "Volontà d'Arte" um leque impressionante de artistas convidados, como Simone Salvatori (Spiritual Front), Sergio Panarella, Alfredo Notarloberti e Luigi Rubino (todos dos Ashram) ou Catarina Raposo (dos nacionais Dwelling). Com tanto talento disponível, não é de espantar que o resultado final seja pouco menos que grandioso.

Sempre com o Folk como pano de fundo, percorrendo matrizes mais Neoclássicas, emotivas ou melancólicas consoante os artistas envolvidos em cada uma das 13 faixas que compõem este trabalho, é ainda de destacar uma curiosa versão da música "Kaiowas" dos Brasileiros Sepultura. Definitivamente uma escolha pouco convencional... :)

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

[NOTICIA] Negura Bunget na Lupus Lounge


Quando dois nomes marcantes na cena musical se unem para trabalhar em conjunto, só podemos esperar um resultado muito positivo. Depois da edição da obra-prima "Ôm" pela Code666, os Romenos Negura Bunget mudaram agora para a Lupus Lounge (uma divisão da notável Prophecy Productions).

Para além de editar os seus novos trabalhos, a Lupus Lounge irá também reeditar "From Transylvanian Forests", "Zirnindu-Sa", "Maiastru Stefnic" e "Sala Molska" com uma série de material bónus. No entanto, a relação com a Code666 manter-se-á enquanto estiver em vigor o contrato que os une actualmente aos Negura Bunget (que recentemente visitaram o nosso país).