terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

[ANÁLISE] Egida Aurea - "Storia Di Una Rondine" [MCD - 2007]

EGIDA AUREA
Storia Di Una Rondine [MCD]
Wolf Age
Web: http://www.myspace.com/egidaaurea
Email: egida.aurea@gmail.com

Há qualquer coisa em Itália que faz com que as suas bandas soem de uma forma peculiar. Pode ser da nostalgia da história (com quem partilhamos mais do que um traço em comum), do efeito peninsular ou quiçá apenas da água, mas o facto é que ao colocar "Storia Di Una Rondine" no leitor de CD's - sem qualquer outra informação adicional - ficamos imediatamente a saber de onde são originários.

Este MCD de estreia, contendo 4 faixas e apresentado em cardboard sleeve com uma folha informativa, trás-nos um colectivo formado em Génova a meados de 2006 por vários elementos dos Recondita Stirpe. A Diego Banchero e Carolina Checchinato juntam-se N. H. Guglielmo Amore, Mirko Giorgini, Fernando Cherchi e Daniele Santagiuliana, criando uma sonoridade algures entre o Folk Acústico e o Dark Cabaret alicerçada numa atmosfera etérea e na capacidade vocal do trio Diego - Carolina - Guglielmo.

O disco abre com a faixa homónima e, provavelmente, a melhor do quarteto. A voz de Carolina sobre uma malha acústica criada pelas guitarras, harmónio e percussão é a melhor forma de apresentar o potencial dos Egida Aurea - que, verdade seja dita, explode a meio da faixa com uma impressionante subida de tom e crescendo em emotividade e expressividade. As vocalizações em Italiano são sem dúvida apropriadas - não conseguiriam soar tão convincentes em Inglês, reforçando a ideia que as línguas de base latina são riquíssimas para este espectro sonoro.

A partir daí a coisa não muda muito de nível. Há espaço para uma faixa mais enraízada no folclore local, a relembrar o trabalho que os "nossos" Sangre Cavallum têm tão bem feito, ou uma outra mais ritmada e em que a percussão assume papel de relevo. No entanto, se podemos destacar a voz e a guitarra acústica como as peças preponderantes deste trabalho, são de facto as composições no seu todo, com belos arranjos a reforçar um sentido terreno na música, que fazem com que "Storia Di Una Rondine" seja uma estreia em grande para o grupo de Génova. Com tanto talento expresso em apenas 4 faixas, o desejo que permanece é que não nos façam esperar muito pela continuação - e, a julgar pelas faixas disponíveis no MySpace já deste ano, tal não acontecerá.

Acabando como se começou, há qualquer coisa em Itália que faz sair tantos e tão bons projectos de lá. Que se mantenha por muitos anos!

Lurker.

Sem comentários: