quinta-feira, 25 de abril de 2013

[OPINIAO] A primeira pausa do ano

Depois de um início de ano frenético, que se alargou por vários meses, chega a altura de interromper a actividade regular por um pequeno período, para permitir o recarregar de baterias para mais um período de trabalho e dedicação às paixões que nos movem.

Estaremos ausentes até ao próximo dia 6 de Maio, quando voltaremos com mais notícias, concertos e outros motivos de destaque das sonoridades que mais apreciamos.

Até lá, continuem com boa música, que deste lado não passamos sem ela!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

[NOTICIA] O último café dos próximos tempos

Estamos de volta ao Cafe Europa, para apreciarmos não só a bebida mas também a satisfação de duas horas de excelente música. Desta feita trazemo-vos a emissão número 68, que foi para o ar no passado dia 22 de Abril.

Um alinhamento bastante ecléctico, mas com destaque para o próximo concerto de Psychic TV no nosso país, com uma passagem por vários projectos partilhados com Genesis P-Orridge. Podem descarregar a emissão completa directamente a partir deste link.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. DIVINE MUZAK - "Looney Bunny" (ROM)
  2. Ô PARADIS - "Caminando Por La Calle" (ESP)
  3. Ô PARADIS - "El Espejo De La Culpa" (ESP)
  4. 7JK - "Dear Claire" (GB)
  5. COIL - "Ostia (The Death Of Pasolini)" (GB)
  6. THROBBING GRISTLE - "Almost the Kiss" (GB)
  7. X-TG - "The Falconer" (GB)
  8. X-TG - "Emerge To Space Jazz" (GB)
  9. THE THRESHOLD HOUSEBOYS CHOIR - "A Time Of Happening" (GB)
  10. PSYCHIC TV - "Eve Ov Destruction" (GB)
    Hora 2
  1. BOYD RICE / NON – "Arka" (USA)
  2. XX CENTURY ZORRO - "La Volpe Du XX Siècle – Part I Sinistra " (IT)
  3. ORDO ROSARIUS EQUILIBRIO - "I Am The Sweetest Of Devils" (SWE)
  4. LEIDUNGR - "Nordisk Kult" (SWE)
  5. KREPULEC - "Socjalizm" (POL)
  6. KAZERIA - "Our Lady Of The Ravens " (ARG)
  7. A CHALLENGE OF HONOUR - "Free The Mountain-People" (NED)
  8. HEROIS DO MAR- "Macau" (PT)

terça-feira, 23 de abril de 2013

[NOTICIA] Em direcção às estrelas

É sempre bom recuperar velhos amigos de quem já não ouvíamos falar há algum tempo. Como o caso dos Ernte, afastados das edições desde 2005, ou mesmo da Athanor, a editora que lança este "Zu Den Sternen", que também fazia algum tempo que não tinha um novo disco na forja.

Este single em vinil de 7'' reúne duas faixas dos Ernte (uma das quais já tinha sido originalmente editada pela Athanor) e uma versão de "Santa Sangre",  numa edição limitada a 300 exemplares.

Apesar de não serem um colectivo profícuo, os Ernte praticam um particular estilo de Neofolk que agrada sobremaneira a quem está deste lado. Simples e directo, sem perder no entanto uma aura de mistério e envolvência, que nos faz recuperar os seus (poucos) discos repetidamente.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Zu Den Sternen
  2. Stolze Herzen
  3. Santa Sangre

segunda-feira, 22 de abril de 2013

[NOTICIA] Primeira parte do fim...

Um dos projectos que mais prazer nos deu descobrir graças a este recanto foi Dawn & Dusk Entwined. Largamente esquecido ou até mesmo ignorado, David Sabre tem vindo a lançar autênticas pérolas que um dia hão-de ser peças de colecção. Infelizmente remar contra a maré tanto tempo tem o seu custo, e neste caso esse custo é o fim do projecto.

Para marcar esse momento de conclusão de um ciclo, David lança duas compilações que reúnem um conjunto de faixas que completam a história dos Dawn & Dusk Entwined. Como no passado, é a sua própria editora Aube Et Crépuscule que é responsável pelos lançamentos.

Este primeiro tomo intitulado "Archive I - Ouroboros, The Closing Of The Circle" contém faixas exclusivas que resultaram de sessões de gravações de trabalhos anteriores mas que nunca foram usadas, para além de faixas lançadas em compilações e três faixas que foram planeadas para o projecto paralelo Discipline.

A edição é limitada a 100 exemplares numerados à mão, em CDr e numa caixa tamanho DVD incluindo um livreto. Destas cópias, 10 aleatórias irão incluir um badge com o símbolo solar de Dawn & Dusk Entwined, para os sortudos que tiverem a felicidade de serem bafejados pela musa.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Sacred Mount Of Tara (CMI Version)
  2. The Grass Is Always Browner
  3. A Seeker Divine (Demo Version)
  4. Heading Towards The West (2006 Bare Version)
  5. The Sacred Mount Of Tara (Electric Version)
  6. The New Sun
  7. Untitled
  8. Fires
  9. Occident
  10. Like A Prey At Mercy
  11. Par Delà Les Cathédrales De Brume
  12. Short Memories
  13. Headwashing
  14. The Truth Is The Winner's Truth

domingo, 21 de abril de 2013

[NOTICIA] As músicas que vieram da neve

Há um tema recorrente de Inverno no último disco dos Death In June, e nas várias edições que o têm complementado nos últimos tempos. A última das quais é esta "The Snow Bunker Tapes", editada pela New European Recordings e distribuída pela Soleilmoon Recordings, mantendo a neve como elemento conceptual principal.

Este disco reúne as versões originais em guitarra das músicas que deram depois origem ao álbum "Peaceful Snow", numa roupagem diferente mas que não lhes fica nada mal. São naturais as reminiscências de outrora, e várias destas músicas foram realmente feitas para serem interpretadas assim, de tão naturais que soam. Uma experiência sonora diferente para um disco que começa a fazer parte do legado dos Death In June.

Para além da edição em CD há também três versões diferentes em vinil duplo de 10'': uma em picture disc (limitada a 500 exemplares), outra em splash amarelo (limitada a 300 exemplares) e outra em vinil transparente (limitada a 700 exemplares). O trabalho gráfico é soberbo, e as músicas acompanham-no muito bem.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Murder Made History
  2. Fire Feast
  3. Peaceful Snow
  4. Life Under Siege
  5. A Nausea
  6. Wolf Rose
  7. The Scents Of Genocide
  8. Red Odin Day
  9. My Company Of Corpses
  10. Cemetery Cove
  11. Our Ghosts Gather
  12. Neutralize Decay
  13. The Maverick Chamber

sábado, 20 de abril de 2013

[NOTICIA] Uma longa viagem que agora termina

O disco de que hoje vos falamos está na forja há cerca de 6 anos. Um longo processo de maturação para que "Le Fiabe Dei Ragni Funamboli", o novo disco dos Albireon, nos chegue finalmente às mãos, cortesia da Palace Of Worms.

As músicas do primeiro CD deste disco duplo foram criadas em 2006-2007, e depois de criadas o colectivo Italiano percebeu que lhes faltava alguma coisa. O processo de maturação decorreu também ao vivo, mas ainda não era altura de as gravar para serem editadas.

Foi apenas em 2011 quando um pequeno estúdio caseiro foi montado que as condições se reuniram para os Albireon gravarem um novo disco. E mesmo assim o processo não foi simples, tendo acabado por emergir não um mas dois discos que nos chegam agora nesta edição.

Temos aqui um conjunto de músicas que fazem lembrar a nossa infância, com composições que soam de alguma forma familiares. Um disco para mantermos viva a criança dentro de nós, recheado de boas músicas e algumas recuperações de faixas antigas. Para os Albireon, é como que um regresso a casa. E nós seremos os seus ilustres convidados.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD 1
  1. Girotondo
  2. Nel Nido Dei Ragni Funamboli
  3. Anime D'Autunno
  4. Distanze
  5. Il Deserto Del Tartari
  6. Prima Del Buio
  7. Linea D'ombra
  8. Novena
  9. Acrobati
  10. Fiabe di Rugiada
  11. Lucciole
    CD 2
  1. Al Cimiter Di Fulet
  2. La Fola De Vent
  3. Luminarie
  4. Neva
  5. Nineta
  6. Sinter D'inveren
  7. La Spusa De Strium
  8. Falene

sexta-feira, 19 de abril de 2013

[NOTICIA] Uma visão diferente

Já passaram quase quatro anos desde que os Black Tape For A Blue Girl lançaram "10 Neurotics", o seu mais recente trabalho de originais. Pela editora do seu mentor, a Projekt, lançam agora "Tenderotics", um disco de versões desse último trabalho de originais criadas por um conjunto de artistas consagrados.

São verdadeiramente novas as 14 músicas que fazem parte deste trabalho, tendo cada um dos artistas que nela trabalhou feito um trabalho de total reconstrução. Como seria também de prever, são diferentes as sonoridades percorridas por cada uma das faixas, mas mantém-se a qualidade e frescura inerentes.

A edição é apresentada num belo digipack de 4 painéis e limitada a 1.000 exemplares. Está também disponível uma edição especial, limitada a 100 exemplares, que é albergada numa caixa de pelo sintético.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The perfect pervert ERIK WØLLO MIX
  2. Marmalade cat MILLY MIX BY STEVE JONES
  3. Rotten zurich cafe VALERIE GENTILE MIX 
  4. Tell me you’ve taken another MARTYR MIX BY ANDROID LUST 
  5. In dystopia UNWOMAN MIX
  6. Caught by a stranger MILLY MIX BY STEVE JONES 
  7. Feel your pulse quicken STEVE ROACH MIX 
  8. Love song STEVE ROACH MIX 
  9. Istrike AS LONELY AS DAVE BOWMAN MIX 
  10. Perfectpurity SAM ROSENTHAL MIX 
  11. Inch worm ATTRITION MIX 
  12. Caughtstranger SAM ROSENTHAL MIX
  13. Zurichstrings SAM ROSENTHAL MIX
  14. Halo star (2013) BLACK TAPE FOR A BLUE GIRL WITH ERIK WØLLO

quinta-feira, 18 de abril de 2013

[NOTICIA] Um tributo bem merecido

Foi no dia 6 de Maio de 2007 que Marco Corbelli cometeu suicídio. O nome pode não soar familiar, mas certamente não acontecerá o mesmo se indicarmos que foi o mentor dos Atrax Morgue e o responsável pela Slaughter Productions. Um nome incontornável, portanto.

O projecto Necrophonix não é assumidamente um tributo a Corbelli, mas a relação dos nomes que estão por detrás do projecto com o passado de Corbelli é evidente. Falamos de N. (também conhecido por Davide Tozzoli) e Lunus (também conhecido por Devis Granziera), também eles dois nomes que se afirmaram por créditos próprios, estando a Old Europa Cafe por detrás da edição deste trabalho.

Quando o disco abre com uma sirene, um grito e logo a seguir uma parede sonora abrasiva que dá origem depois a uma cacafonia electrónica, já sabemos a que viagem viemos ter. A paisagem é alucinante (ou alucinada, como preferirem) e somos guiados numa iteração de nascimento e morte por uma colecção de loops de percussão e ruído. Drones que se fundem em círculo, emulando o círculo da vida.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Necrophonix 01
  2. Necrophonix 02
  3. Necrophonix 03
  4. Necrophonix 04
  5. Necrophonix 05
  6. Necrophonix 06
  7. Necrophonix 07
  8. Necrophonix 08
  9. Necrophonix 09

quarta-feira, 17 de abril de 2013

[NOTICIA] Um café com sabor a casa

Foi no passado dia 15 de Abril que foi para o ar a emissão número 67 do Cafe Europa, uma emissão muito especial que ficará para a história. E tudo por duas razões particulares.

Primeiro, porque durante a segunda hora temos o privilégio de ouvir a excelente entrevista a Pablo C., dos Sangre De Muerdago, aquando da visita do colectivo Galego a Aveiro. Segundo, porque todas as músicas apresentadas nesta emissão são de bandas Ibéricas, reforçando a grande qualidade que podemos encontrar neste canto da Europa.

Façam o favor de descarregar a primeira hora aqui e a segunda hora aqui, que não vão dão o vosso tempo por mal empregue. A dúvida é se vão ouvir a emissão apenas uma vez!

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. ARDE FERO - "Boi do Povo" (PT)
  2. SANGRE CAVALLUM - "Labra Boi do Povo Labra!" (PT)
  3. BANDA DO CASACO - "Canto de Amor e Trabalho" (PT)
  4. ÀRNICA - "Numancia Invicta" (ESP)
  5. SANGRE CAVALLUM - "Rica Gallaecia" (PT)
  6. SANGRE CAVALLUM - "Rio Douro" (PT)
  7. EL LUTO DEL REY CUERVO - "Love Song" (ESP)
  8. THE JOY OF NATURE - "All The Pretty Little Horses" (PT)
  9. THE JOY OF NATURE - "Tanchão" (PT)
  10. THE JOY OF NATURE - "Na Terra" (PT)
  11. ÀRNICA - "Tu Tierra (ESP)
  12. KARNNOS - "Land Of Stags" (PT)
  13. KARNNOS - "Strife … To Find a Tortuous Way" (PT)
  14. FAYRIERIE - "Aranmanoth" (ESP)
  15. LA CHANSON NOIRE - "Horrorscope" (PT)
    Hora 2
  1. SANGRE DE MUERDAGO – ENTREVISTA COM PABLO C. (GAL-ESP)
    Intercalada com passagem dos temas:
  2. --- "Sangue da Terra"
  3. --- "Vellos Caminos De Vellas Àrbores"
  4. --- "Deixademe Morrer no Bosque (Intro)"
  5. --- "Soterrados Baixo as Pedras"
  6. --- "O Nome do Vento"
  7. --- "Mencer"
  8. --- "Haunted Glow"
  9. --- "Na Procura das Fadas"
  10. --- "Desterro"
  11. --- "The Paths of Mannaz"
  12. --- "Lume"
  13. --- "Abrindo Sendeiros a Traves das Silvas (Outro)"
  14. DER BLAUE REITER - "Eyes Of The Lost" (ESP)

terça-feira, 16 de abril de 2013

[EVENTO] Um saltinho a Trondheim

Depois de andarmos a acompanhar algumas das digressões mais interessantes nos próximos meses, continuamos a não esquecer os eventos individuais que merecem o destaque. Como o que hoje nos trazemos, na longínqua Noruega.

O palco será o Kafe Larssen, em Trondheim, onde no dia 4 de Maio teremos um conjunto de projectos de grande qualidade reunidos num só cartaz. O mais sonante será sem dúvida Triarii, mas os Svartsinn, Empusae, Lamia Vox e Havan não vão certamente apenas "enchar cartaz".

Será uma noite de grande exploração sonora, com diferentes propostas em diferentes espectros sonoros, mas sempre com a qualidade como denominador comum. É longe, mas se estiverem por perto, não percam a oportunidade.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

[NOTICIA] Do palco para disco

Depois de se terem estreado há cerca de 10 anos atrás, e no intermédio terem apenas lançado algumas edições de autor, os Bohémien regressam finalmente com um disco homónimo lançado pela RBL Music Italia.

Conhecidos pela sua forte componente cénica e visual, o colectivo Italiano passa para disco essa vertente criativa apresentando-nos um trabalho que se poderia considerar quase cinematográfico, com uma forte narrativa e presença.

A nível sonoro, podemos enquadrar os Bohémien como um projecto Pós-NewWave, em que algumas reminiscências do Punk se misturaram com influências Folk e World Music para dar origem a uma sonoridade invulgar mas muito bem conseguida.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Un Altro Sabato Ancora
  2. La Macchina Del Tempo
  3. Gli Occhi Degli Amanti
  4. Come Un Gas (La Canzone Di Clara)
  5. Serial Painter
  6. Dove è Il Sublime?
  7. Le Foglie Tremule
  8. Lo Spettro Della Rosa (Prologo)
  9. Lo Spettro Della Rosa
  10. Attacco Psichico
  11. Natura Morta
  12. La Diagnosi Del Dr. Bleuler
  13. Petruŝka

domingo, 14 de abril de 2013

[EVENTO] Em Itália uma vez é pouco

Falamos ontem de uma data em Itália da digressão de Blood Axis, e hoje trazemo-vos a segunda data em terras transalpinas. Desta feita o evento terá lugar no dia 23 de Junho, em Milão, mais especificamente no The Theatre.


Para além dos Norte-Americanos, subirão ao palco nessa noite duas bandas Italianas (como aliás na noite anterior também se passa). Falamos dos Roma Amor e dos Rosa Rubea, duas excelentes propostas para abrilhantar a noite.

Depois dos concertos teremos um leque de DJ's convidados a continuar a animar a noite, para que ninguém dê o seu tempo por mal empregue. Mal seria, depois de verem um concerto desta magnitude, mas mais motivos de festa são sempre bem-vindos.

sábado, 13 de abril de 2013

[EVENTO] Altura de ir até Itália

Continuando a acompanhar uma das digressões mais esperadas do ano, é agora altura de viajarmos até Itália para a primeira de duas datas no "país da bota". Neste caso a paragem é em Roma, já no próximo dia 22 de Junho.

Com organização da Wolf Age, o local escolhido para o concerto é o Clube Closer. Será portanto no seu palco que teremos a oportunidade de ver os Blood Axis ao vivo, acompanhados desta feita por duas bandas Italianas - os Ain Soph e os Malato.

Como temos referido várias vezes aqui, todos os pretextos são bons para uma visita a Itália, e este é certamente um dos mais apetecíveis. Comecem os preparativos que os bilhetes não vão durar muito!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

[NOTICIA] Musa Espanhola

Fazia já algum tempo que não tínhamos um disco de estreia do país vizinho que gerasse suficiente interesse deste lado, mas felizmente os Turnavel vêm encerrar esse ciclo com "Unbewusste", uma edição conjunta da Gradual Hate Records e da Twilight Records.

Apesar de ter um título bizarro para um disco Espanhol, este trabalho apresenta uma delicadeza invulgar que merece destaque. Uma viagem por um conjunto de paisagens sonoras que servem de cenário para um duelo entre a Musa e Saturno, imaginário que acompanha as 18 faixas aqui apresentadas.

A nível sonoro temos a matriz base assente no Neoclássico, com inspirações adicionais bem diversas, desde arte e cultura até ao Folk tradicional. Mas acima de tudo sempre contribuindo para o tal cenário referido anteriormente, criando uma envolvência que nos vai cativar.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Intro
  2. Alferant (Pronaum)
  3. Dies Atra
  4. El camino
  5. Farándula del sueño
  6. Du sommeil et des chats
  7. Je vivroie liement
  8. Lux Perpetua
  9. Ergástula
  10. Sangrael
  11. Mordance Hall
  12. A vostre coman
  13. Finis Gloriae Mvndi
  14. Le bifide
  15. Jardín secreto
  16. Luna Roja
  17. Nínive
  18. Estancias

quinta-feira, 11 de abril de 2013

[EVENTO] Melhor forma de passar a noite de Solstício

O próximo Solstício de Verão será anfitrião de um evento que tornará a noite ainda mais especial. Falamos de mais uma data integrada na digressão Europeia dos Blood Axis, desta feita com paragem em Barcelona. Será também a data geograficamente mais perto do nosso país.

Assim, no próximo dia 21 de Junho subirão ao palco do local a anunciar apenas a quem for detentor do bilhete, para além dos já referidos Blood Axis, os Àrnica (expoente máximo do país vizinho no que a estas sonoridades diz respeito), Knotwork (o projecto paralelo dos mentores de Blood Axis) e L'Horrible Passion (a jogar em casa).

Com um alinhamento deste calibre será certamente uma noite de lotação esgotada, por isso não deixem ficar para muito tarde se quiserem marcar presença no evento. A noite será sem dúvida memorável.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

[NOTICIA] Sentemo-nos à mesa

É só escolher qual preferem e prepararem-se para duas horas de excelente música. Falamos como é natural do Cafe Europa, mais especificamente da emissão número 66 que foi para o ar no passado dia 8 de Abril.

Como é habitual, temos um excelente alinhamento preparado para nosso deleite auditivo, cobrindo este e o outro lado do Atlântico. A emissão está disponível para ser descarregada livremente, podem encontrar a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. MARC ALMOND & MICHAEL CASHMORE- "The Thief And The Night" (GB)
  2. LITTLE ANNIE - "Strange Love" (USA)
  3. BABY DEE - "Lilacs" (USA)
  4. LUIGI RUBINO - "Melancholic Lisbon" (IT)
  5. CORDE OBLIQUE - "Barrio Gotico" (IT)
  6. MANI DEUM - "The Cat And The Croww" (GR)
  7. STRYWOLF - "Night Cometh On" (NED)
  8. SOL INVICTUS - "Then He Killed Her (demo)" (GB)
  9. IN GOWAN RING - "Hazel Steps (green handed)" (USA)
  10. SOL DE MUERDAGO - "Longo Camiño de Desaprendizaxe" (GAL-ESP)
  11. FIRE & ICE - "Have You Seen ?" (GB)
  12. ANDREW KING - "The Three Ravens" (GB)
    Hora 2
  1. THE GREEN MAN - "Horus Calling" (IT)
  2. ALLERSEELEN - "La Despedida (feat Rosa)" (AUT)
  3. STURMPERCHT - "Nachtlied" (AUT)
  4. FRÄKMÜNDT - " D'Chueh Metem Holderechnoche" (SUI)
  5. FRÄKMÜNDT - " Chienbäse" (SUI)
  6. NEBELKORONA - " Morgenstunden" (GER)
  7. NEBELKORONA - "Nebelstreif" (GER)
  8. LEGER DES HEILS - "Solitude" (GER)
  9. LUPI GLADIUS - "Echi" (IT)
  10. LEIDUNGR - "Urnord" (SWE)
  11. STORMFÄGEL - " Reach For The Sun" (SWE)
  12. ORDO ROSARIUS EQUILIBRIO - "From Copenhagen With Love" (SWE)

terça-feira, 9 de abril de 2013

[EVENTO] Continuamos mais para Norte

Hoje continuamos a trazer-vos notícias da digressão dos Blood Axis pela Europa, com a segunda data dessa digressão. Depois de Dresden, agora é a vez de visitarem a Noruega, mais especificamente Oslo, onde nunca tinham actuado ao vivo anteriormente.


O concerto terá lugar no dia 19 de Junho no Clube Revolver, e será o concerto oficial de lançamento do  Festival Koma que se inicia no dia seguinte (dedicado a sonoridades mais extremas dentro do espectro sonoro a que damos voz neste recanto).

Para além dos Blood Axis estarão também em palco Andrew King e um segundo convidado especial, que ainda não foi anunciado. Mas só pelos dois que já foram já vale a pena, com um alinhamento deste calibre. Se estiverem pelas redondezas ou forem ao festival, aproveitem e não percam esta noite especial.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

[EVENTO] Primeira data de digressão de luxo

Gostamos de falar de digressões que nos fazem ter vontade de marcar presença em todas as datas. O melhor que conseguimos é fazê-lo numa, ou em algumas raras ocasiões, em duas vezes, mas não custa nada sonhar. E a digressão que vos iniciamos a trazer hoje vai ter esse condão.

Falamos do regresso dos Blood Axis ao Velho Continente, numa série de datas em Junho que os vai ver percorrer uma boa parte do território Europeu. Infelizmente não há nenhuma data em Portugal entre as nove que compõem a digressão, mas sobre isso falaremos a seu tempo.

Hoje trazemo-vos a primeira dessas datas, no dia 15 de Junho em Dresden. O local é secreto e só será revelado aos detentores de bilhete, numa medida de protecção contra os energúmenos que não têm nada melhor para fazer à vida do que boicotar o prazer de outros.

Como convidados especiais desta data teremos os Voxus Imp., numa das suas raras aparições ao vivo, tornando assim a noite ainda mais especial. Não faltam razões para regressarmos a esta parte da Alemanha, e esta é apenas mais um delas. Marquem na agenda e pode ser que nos encontremos por lá.

domingo, 7 de abril de 2013

[OPINIAO] E num instante se passam 6 anos

Parece que foi ontem que iniciamos este percurso, mas faz hoje precisamente 6 anos que o Lurker's Realm iniciou as suas actividades neste formato. Pareceu apropriado celebrar o momento dias depois de termos (a brincar) anunciado o fim do projecto (até devido às muitas mensagens de incentivo que foram recebidas, um obrigado especial aos autores de todas elas).

Tem sido uma viagem incrível, sempre à descoberta de música que faça - de uma forma ou de outra - cada dia ficar melhor. Não consigo imaginar a minha vida sem música, e certamente muitos dos que lêem estas linhas (se não todos) pensarão da mesma forma.

Acima de tudo os parabéns são devidos aos músicos, que na sua senda pessoal nos vão deixando trabalhos que podemos apreciar sempre que assim o desejarmos. Sem eles claro que este blog também não existiria, por isso se querem ajudar-nos a celebrar da melhor forma, façam como nós - continuem a comprar a música que gostam e a suportar os músicos que a criam!

Lurker.

sábado, 6 de abril de 2013

[NOTICIA] Se não vemos ao vivo...

Se não podemos ver uma banda ao vivo, a segunda melhor opção é ouvir um disco deles gravado ao vivo. Pois bem, os nossos amigos Teatro Satanico decidiram deixar de tocar ao vivo uma das suas faixas mais emblemáticas, e nada melhor para o celebrar do que um disco com quatro versões diferentes dessa faixa captadas em quatro actuações ao vivo.

O disco de que falamos é "Confesso Tutto! ... e non vivo più!", e a faixa é naturalmente "Confesso Tutto!". Curiosa a história ao seu redor, já que deu bastante polémica a Devis e companhia (e casos de polícia) quando foi originalmente lançada. Um dos mais fascinantes exemplos do mundo particular em que o colectivo Italiano habita.

O disco é editado pela própria banda, numa edição limitada a 33 cópias em CDr, numa embalagem de cartão com trabalho gráfico a cargo de Ale Pop. É só para apreciadores, naturalmente, mas o que sempre nos interessou foi qualidade e não quantidade.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. CONFESSO TUTTO! live @ New Magazine disco pub, Massafra (Taranto), January 2nd 2013
  2. CONFESSO TUTTO! live @ TNT club, Milano, May 27th 2011
  3. CONFESSO TUTTO! live @ Case del Vento, Russi (Ravenna), November 11th 2011
  4. CONFESSO TUTTO! live @ Closer disco club, Roma, January 7th 2012

sexta-feira, 5 de abril de 2013

[NOTICIA] Novo projecto de Vladimir Hirsch

Temos acompanhado de forma recorrente a carreira de Vladimír Hirsch através dos seus múltiplos projectos, e hoje falamos do mais recente. Chamado Tiria, acabou de editar o seu disco de estreia chamado "Elysium" pela LBA Composers.

Com uma sonoridade Electrónica e um ambiente mais negro (como podemos também apreciar no belo trabalho gráfico), o colectivo Checo é composto também por Tom Saivon, El e Timothy Simmons, mantendo-se Hirsch como o principal compositor e instrumentista e deixando as vocalizações a cargo dos restantes membros.

A nível sonoro é também possível encontrarmos elementos Dark Ambient junto da matriz base Pós-Industrial, com um equilíbrio mantido pela electrónica e pela alternância vocal. Um disco maduro que nos desafia a cada nova audição.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Xenos
  2. Burning Touch
  3. Hurt
  4. Anger
  5. Heritage
  6. Faith
  7. Bodies
  8. Surveillance
  9. Black Tongue
  10. Elysium
  11. Apparition

quinta-feira, 4 de abril de 2013

[NOTICIA] Sai um café para a mesa do canto

Estamos novamente de volta ao Cafe Europa para desfrutar desta feita da emissão número 65, que foi para o ar no passado dia 1 de Abril. Dia das mentiras, como puderam ver em primeira mão por aqui, onde também não faltou um pequeno desvio à verdade na emissão. Conseguem encontrá-lo?

Para o fazer nada mais fácil: descarreguem a primeira hora da emissão aqui e a segunda hora aqui. Vão poder apreciar mais uma bela selecção de grandes músicas, com especial destaque para alguns dos artistas que nos visitam em breve. Sempre duas horas muito bem passadas.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. KIMMO POHJONEN - "Keko" (FIN)
  2. VÄRTTINÄ - "Tauti" (FIN)
  3. COIL - "Restless Day" (GB)
  4. PSYCHIC TV /PTV3 - "Just Because" (GB)
  5. SWANS - "Eden Prison" (USA)
  6. OM - "State Of Non-Return" (USA)
  7. QNTAL - "Sumer" (GER)
  8. SPIRITUAL FRONT - "Ragged Bed" (IT)
  9. ROMA AMOR - "Sensualitá" (IT)
  10. MYRNINEREST - "The Dog Is Unwell" (GB)
  11. ROME - "The Silver Coil" (LUX)
    Hora 2
  1. SANGRE DE MUERDAGO - "Onde as Almas Van a Morrer" (GAL-ESP)
  2. MICK HARVEY - "Sad Dark Eyes" (AUS)
  3. STEIN - "Norwegen (dem Tod gehört die Zeit)" (GER)
  4. STEIN - "Soldatenlied" (GER)
  5. A CHALLENGE OF HONOUR - "No Way Out" (NED)
  6. A CHALLENGE OF HONOUR - "Little Mia" (NED)
  7. LONSAI MAÏKOV - "Where Reigns The Demons Of The Peaks" (FR)
  8. BLACK TAPE FOR A BLUE GIRL - "Rotten Zurich Café (valerie gentile mix)" (USA)
  9. FATHER MURPHY - "How We Ended Up With Feelings Of Guilty" (IT)
  10. INNERTOUGHTS - "Story About Silence" (PT)
  11. LA CHANSON NOIRE - "Construindo Monstros" (PT)
  12. LA CHANSON NOIRE - "Agua Benta" (PT)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

[NOTICIA] Invocar o demónio

Falamos várias vezes por aqui de discos intensamente ritualistas, principalmente devido à densidade ambiental que conseguem criar. Como é o exemplo do mais recente trabalho de Lamia Vox. "Sigillum Diaboli" surge com selo Cyclic Law para se imiscuir no nosso subconsciente.

Primeiro deparamo-nos com o disco propriamente dito, com um soberbo trabalho gráfico num digipack de 6 painéis. Depois vem a música, intensa como se pretende. No final resta o frio da Rússia de onde é originário o projecto, e um leve aroma a incenso paira no ar. Tudo para repetir novamente, claro.

Este segundo disco (e)leva os Lamia Vox a um novo patamar. Ambiente hipnótico, vocalizações e canto em doses equilibradas, percussão marcial, tudo contribui para a cerimónia que se instala durante a quase hora de duração do disco. A edição ainda por cima é limitada a 600 exemplares, tornando tudo muito mais interessante. Digno de uma noite de trovoada.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Born Of The Abyss
  2. Lapis Occultus
  3. At The Crossroads Of The Worlds
  4. Witches Night
  5. Liberation
  6. Enemy Of Heaven
  7. Evil Comes From The North
  8. Sigillum Diaboli
  9. The Prophecy

terça-feira, 2 de abril de 2013

[NOTICIA] Há vida depois da morte

Afinal ainda não foi desta que o blog acabou! :) Vão desculpar a brincadeira de 1 de Abril, mas não foi possível resistir este ano.

Mas passada a brincadeira, é altura de regressar à boa música, que é o que nos faz mover deste lado. E neste caso ao disco homónimo de estreia dos Der Feuerkreiner, originalmente editado em 2002 e agora reeditado em digipack pela Hau Ruck! S.P.Q.R..

Para além das 8 faixas originais do trabalho, esta reedição conta com 2 faixas bónus retiradas de compilações agora virtualmente impossíveis de encontrar. Um belo momento de recuperar o passado de um dos mais interessantes colectivos Italianos da actualidade.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Die Weste 
  2. Der Würfel 
  3. Die Westküsten 
  4. Sophie 
  5. Spiel 
  6. Der Lattenzaum 
  7. Oder Schrei 
  8. Nein! 
  9. Novembertag
  10. Moderne Landschaft

segunda-feira, 1 de abril de 2013

[OPINIAO] O fim...

Tudo o que inicia acaba, é uma das verdades infinitas do mundo. E também o Lurker's Realm segue a mesma premissa, completando assim o seu ciclo natural de existência. Este será o último post que será registado neste recanto.

Foi uma viagem fantástica! Começamos a 7 de Abril de 2007 com uma entrada em grande (quem não se lembrar faça o favor de ir refrescar a memória), e hoje, cerca de 6 anos depois, saímos com um sentimento não de dever cumprido - porque nunca se tratou disso - mas antes de satisfação por toda a excelente música que descobrimos e todos os amigos que fizemos.

Foram precisamente 1.905 entradas que fizemos neste blog, onde falamos essencialmente de música entremeada com alguns outros tópicos pontuais. Acima de tudo música que gostamos, sem grandes limitações de géneros ou estilos, restrições geográficas ou até crenças religiosas e políticas. Alguns dos músicos tornaram-se amigos, e é o melhor que se pode almejar quando se inicia uma viagem deste tipo.

Continuaremos certamente a encontrar-nos por aí, sempre onde houver boa música. E até lá, continuem a desfrutar de tudo o que vos rodeia, saboreando o presente - porque um dia, tudo acaba!

Até à próxima.

Lurker.