quinta-feira, 6 de março de 2014

[NOTICIA] Uma viagem espaço-temporal

Há projectos e discos que nos ficam na memória (e no ouvido). É o caso de "Baikal" do projecto S.E.T.I., ao qual dediquei bastante atenção há alguns anos atrás. Por isso o interesse quando o novo disco nos chegou, cortesia da Power & Steel.

"Final Trajectory" é o resultado de um conjunto de gravações efectuadas ao longo de 30 (!!!) anos, mais especificamente entre 1983 e 2013. Andrew Lagowski foi criando texturas sonoras e recolhendo efeitos que depois trabalhou e condensou no trabalho que podemos agora apreciar. Um processo de convergência que só podia resultar em mais um magnífico disco.

Felizmente não somos defraudados nessa expectativa. É difícil descrever por palavras o sentimento de infinito que a sonoridade de Lagowski consegue criar. Paisagens siderais, em que tempo e espaço se diluem, e onde a viagem aos confins do sistema solar se torna realmente numa viagem ao âmago do nosso próprio ser.

Dark Ambient com toada Industrial, agreste por vezes mas melancólico também, a paisagem sonora criada pela electrónica faz jus ao imaginário que cria na nossa mente. Sentimo-nos pequenos, desolados e sozinhos, percebendo que o total da nossa existência não é sequer suficiente para uma pequena nota de rodapé nos anais da história universal. Este banho de humildade transforma-se também numa centelha de esperança, olhando para o sol que nos alimenta e o mundo que nos rodeia com um renovado optimismo. Estamos aqui apenas para gozar a frugalidade da nossa existência e os pequenos prazeres a que nos podemos dar a indulgência - tudo o resto não interessa.

Apresentado num digipack de 6 painéis, o disco conta apenas com uma única faixa contínua, com o mesmo nome do disco. Uma viagem intensa que nos vai fazer pensar na vida de outra forma. Altamente recomendado.

Sem comentários: