domingo, 31 de maio de 2015

[NOTICIA] Uma boa união Ibérica

Com a nova vaga de sonoridades Folk oriundas do país vizinho, era apenas uma questão de tempo até que uma colaboração entre fronteiras surgisse. E aconteceu através da nacional New Approach Records, através da edição de "Bosques", o novo trabalho dos Cosmos.

O colectivo baseado em Madrid tem uma vertente sonora muito tradicional, assente num Folk mais ligado à terra e à Natureza. A nível conceptual podemos aqui também encontrar uma matriz muito naturalista, defensora dos direitos dos animais, e a relembrar-nos da nossa arcana união com o mundo que nos rodeia.

Este EP apresentado em vinil de 7'' contém 3 faixas em cada um dos lados, onde é latente essa predisposição enraizada na Natureza do Folk dos Cosmos. Deixem-se abraçar pela música que nos transporta a tempos mais felizes, de comunhão com o nosso planeta em vez da violação que todos os dias presenciamos.

A edição é limitada a 250 exemplares e conta com o seguinte alinhamento:
  1. As Portas Do Bosque
  2. O Último Son
  3. Sinto Que Xa Non Estás
  4. O Máis Aló
  5. Pedras E Sangue
  6. Na Profundidade Do Bosque

sábado, 30 de maio de 2015

[EVENTO] Parabéns Thomas!

Hoje trazemos um evento com o Thomas Bøjden, para celebrar o seu aniversário hoje. Se ainda não lhe deram os parabéns, façam lá isso que o homem merece. Não só lidera um dos projectos mais refrescantes do panorama musical contemporâneo, como ainda por cima é um tipo porreiro.

Mas vamos à música, que o que nos trás aqui. O evento em causa tem lugar em Paris, no Espace B, no próximo dia 6 de Junho. Para além dos Die Weisse Rose de quem já falamos, têm também presença marcada os Joy Of Life, e contam ainda com a participação especial de Miro Snejdr.

Um excelente cartaz em perspectiva e uma grande noite que com certeza será. Se não o puderem fazer hoje pessoalmente, passem em Paris no final da semana e celebrem com o Thomas e companhia.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

[NOTICIA] Os mistérios de Itália em disco

Continuamos a afirmar que Itália é um país especial, no que diz respeito à música que mais apreciamos. Não fosse suficiente todos os (muitos e bons) exemplos que temos disponíveis, os La Pietra Lunare vêm agora juntar-se à lista com o seu disco de estreia.

Um disco homónimo, lançado pela Lichterklang, dedicado aos mistérios de Itália na história recente. Entre o período das duas guerras mundiais, em pequenas aldeias do sul do país, acreditava-se no poder dos amuletos e na sua alteração da realidade quotidiana.

Transpondo esse misticismo para a música, o colectivo Italiano pretende aqui demonstrar como o Neofolk tem uma raiz esotérica através deste ritualismo popular. Há aqui também influências literárias, de autores que exploram o mesmo conceito mas numa forma de arte diferente.

O disco demorou 5 anos a ser gravado, e conta com a participação especial de alguns dos nomes conhecidos da cena Neofolk Italiana. Está disponível em duas edições: uma regular em CD, limitada a 240 cópias, e uma especial em caixa, limitada apenas a 40 exemplares, que ao CD acrescenta um CDr bónus com o EP inédito "Il Passaggio Arboreo".

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD - "La Pietra Lunare"
  1. Il Male dell’Arco
  2. Che Fare?
  3. Pane Nero
  4. Gurù
  5. L’Uva Puttanella
  6. La Casa Dei Vecchi
  7. Sangue D’Osterie
  8. La Merica
  9. Città Nascosta
  10. Battesimo Di Un Somaro
    CDr Bónus - "Il Passaggio Arboreo"
  1. Il Passaggio Arboreo
  2. Malasonata!
  3. La Falce E La Spiga

quinta-feira, 28 de maio de 2015

[EVENTO] Itália mas num local especial

Sabemos perfeitamente a influência que um local especial pode ter num concerto. Há muitos clubes, discotecas e outros locais mais "normais" para assistir a espectáculos ao vivo, mas quando a envolvência é diferente - especial - o evento ganha uma dimensão diferente. Basta recordar alguns dos eventos passados em Sintra para percebermos o que queremos dizer.

O concerto que vos trazemos hoje terá lugar no cemitério de San Pietro in Vincoli, em Turim, no próximo dia 30 de Maio. Não é propriamente o local de concertos mais comum, mas não será a primeira vez que a música ao vivo tem espaço neste local.

Nessa noite teremos a oportunidade de ver ao vivo os :Of The Wand And The Moon:, os Camerata Mediolanense e os Dismal. Três excelentes propostas, um local especial, todos os ingredientes necessários para uma grande noite.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

[NOTICIA] Uma banda sonora muito especial

Com tantos clássicos imortais do cinema mudo, é estranho como não há mais bandas a fazer discos como o que vos trazemos hoje. Felizmente que os In The Nursery não são uma banda como as outras, e por isso apresentam-nos a banda sonora completa para o filme "The Cabinet of Doctor Caligari".

O filme é originalmente de 1920, numa altura em que cinema era realmente uma arte. Este clássico foi naturalmente lançado várias vezes em DVD, e conta agora com a banda sonora completa para lhe fazer companhia.

Este é um lançamento digital, que acrescenta um conjunto de faixas ao CD editado em 1996, para além de um conjunto de ajustes e sincronizações para se alinhar perfeitamente com o filme. É só colocar o DVD e a banda sonora no momento do alinhamento, e desfrutar duma combinação perfeita.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Opening
  2. Act 1
  3. Townhall
  4. Fairground
  5. Act 2
  6. Das Kabinet
  7. Holstenwall
  8. Somnambulist's Prophecy
  9. Doctor's House
  10. Feeding Cesare
  11. Jane Searching
  12. After the Funeral
  13. Police Station
  14. Caligari Sleeps
  15. Act 5
  16. Sanitarium
  17. Ende

terça-feira, 26 de maio de 2015

[EVENTO] E tudo eventualmente acaba

Já estava antecipado este fim, mas depois de tantas datas, cidades e países é com alguma nostalgia que falamos do último concerto agendado na digressão Europeia de King Dude. Tudo acaba na Bulgária, depois de alguns meses na estrada e dezenas de concertos.

Será no palco do Mixtape 5, em Sofia, que no dia 30 de Maio King Dude dará o último concerto desta digressão. Não será naturalmente o último dele, nem o último na Europa, por isso outras oportunidades haverão certamente para voltar a ver o Rei perto de nós.

Entretanto, a acompanhar King Dude nesta última data estarão os conterrâneos Foie Gras. Se estiverem pelas redondezas, vejam o culminar de uma digressão fantástica!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

[NOTICIA] Chega o cafe da semana

Aqui estamos novamente juntos no Cafe Europa para a dose semanal de grande música. Hoje viemos apreciar a emissão número 160, com duas partes bem distintas.

Depois de uma grande abertura, passamos um bom bocado na companhia de um conjunto de excelentes propostas mais no espectro NeoFolk / DarkFolk, para mais tarde nos movemos mais para a área do Industrial e do Marcial. Não é tão linear como aparenta, mas o melhor é mesmo ouvirem por vocês mesmos descarregando a emissão directamente aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. ARCANA - "As The End Draws Near" (SWE) (as bright as a thousand suns - 2012)
  2. COTARD DELUSION - "Hail the Great Empire!!!" (POR) (a colonial war - 2015)
  3. MIEL NOIR - "Sonnenmann" (BUL) (v.a. walpurgisnacht i - 2013)
  4. AELDABORN - "Parthenian Circles" (GER) (fountain of darkened fires - 2011)
  5. ORDO EQUITUM SOLIS - "Our Lady Of The Wild Flowers" (ITA/FRA) (paraskénia - 1994)
  6. ART ABSCONs - "Parzival" (GER) (les sentiers éternels - 2012)
  7. PILORI - "Deos Timor Fecit (VMAT2)" (GER) (until the day dawn - 2009)
  8. TWA CORBIES - "The Tower Of Babylondon" (GBR/GER) (the clamouring - 2015)
  9. KNOTWORK - "Twa Corbies (live)" (USA) (3 x 3 - 7" - 2014)
  10. CUÉLEBRE - "Idisi" (ESP) (oinos - 2014)
  11. ELIWAGAR - "Huldresagn" (NOR) (huldresagn - 2015)
  12. STILLE VOLK - "Come To The Sabbath" (FRA) (la peira negra - 2014)
  13. ALRAUNE - "Mandrake" (USA) (v.a. infernal proteus - 2002)
  14. SONNE HAGAL - "Gold" (GER) (ockerwasser - 2014)
  15. STORMCLOUDS - "Cassilda's Song" (GBR) (the king in yellow - 2010)
  16. CURRENT 93 - " Idumæa (vocals: Pantaleimon)" (GBR) (black ships ate the sky - 2006)
  17. NOX - "Killin Drive Power" (FRA) (killin drive power - 1990)
  18. SWANS - "Time Is Money (Bastard)" (U$D) (Greed - 1987)
  19. SIXTH COMM - "Calling" (GBR) (content with blood - 1987)
  20. KING DUDE - "Fear is All You Know" (USA) (fear - 2014)
  21. LAIBACH - "Love On the Beat" (SLV) (live at tate modern - monumental retro-avant-garde - 2012)
  22. SPIRITUAL FRONT - "Funeral Blues" (ITA) (v.a.  the old europa café - 2008)
  23. CHRIS & COSEY - "Yes Know" (GBR) (collected works 1981 - 2000 - 2006)
  24. TRISOMIE 21 - "There's A Strange Way This Morning" (FRA) (million lights - 1987)
  25. THE POP GROUP - "Thief Of Fire" (GBR) (y - 1979)
  26. ARTEFACTUM - "The Night Waltz in Vienna" (POL) (v.a.  the old europa café - 2008)

domingo, 24 de maio de 2015

[EVENTO] Na recta final

Há já bastante tempo que temos vindo a acompanhar a digressão pela Europa de King Dude, mas também já não víamos há alguns anos uma digressão tão longa como esta. Aproximamo-nos agora da recta final, com um par de datas na Grécia que nos deixam apenas a uma de acabar a digressão.

Começamos por Atenas, no dia 28 de Maio, onde no palco do Death Disco teremos King Dude muito bem acompanhado dos Skull & Dawn, dos Foie Gras e dos Victory Collapse. Dois projectos Norte-Americanos e dois projectos Gregos em cartaz parece um cenário equilibrado.

Mas desequilibramos novamente no dia seguinte, desta feita em Salonica, mais especificamente no palco do Mavri Trypa. Perdemos um dos colectivos locais, mas mantemos os Skull & Dawn e os Foie Gras no suporte a King Dude.

Duas boas propostas para quem estiver por terras Helénicas perto do final do mês. Com o aproximar do término de Maio aproxima-se também o final da digressão, e cá estaremos para vos trazer a última data prevista. Assim como estivemos para vos falar da primeira e de todas as outras entretanto.

sábado, 23 de maio de 2015

[NOTICIA] Um momento de celebração

Não são um dos nomes mais conhecidos do panorama NeoFolk / Marcial, mas não deixam por isso de ser criadores de dois excelentes discos que temos apreciado regularmente nos últimos anos. Falamos dos Larrnakh, a propósito de celebrarem o seu décimo aniversário de carreira de forma especial.

Foi em 2005 que lançaram as suas primeiras faixas na mítica compilação "Scontrum" (neste caso no quinto tomo da série), e 10 anos volvidos celebram esse momento com mais um lançamento. Trata-se de "Ten Years One Moment", um vinil 7'' com selo Steinklang Industries.

Neste disco o colectivo Húngaro lança um olhar sobre o seu passado, mas também sobre o seu futuro. Uma ponte entre o que já foi e o que há-de vir, com duas faixas muito bem conseguidas. A edição é limitada a 110 exemplares, por isso será certamente um item de colecção.

O alinhamento completo é o seguinte:
  • Lado A - Side Past: Kristen
  • Lado B - Side Future: December

sexta-feira, 22 de maio de 2015

[EVENTO] Quando as duas pontas se unem

Outra das digressões que temos vindo a acompanhar com interesse é a dos Rome. E hoje trazemos mais uma data dessa digressão, com uma característica especial. O projecto Rome vai à cidade que lhe deu nome, na capital Italiana.

Será no dia 30 de Maio que o palco do Init Club em Roma recebe Jerome Reuter numa actuação a solo, acompanhado apenas da sua guitarra e da sua voz. Como bem sabemos, nada mais precisa para encher o palco e dar um grande concerto.

A honra de abertura do concerto caberá aos Calm'n'Chaos, para dar vez depois ao provavelmente melhor compositor e cancioneiro da actualidade musical que nos interessa. Uma excelente oportunidade para ver Rome na cidade que mais os influenciaram.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

[NOTICIA] Paisagem sonora cósmica

Foi preciso esperarmos 8 anos para termos um novo disco de Ionosphere. Depois de "The Stellar Winds", lançado em 2007, chega agora a vez de "Nightscape" pela mão da Power & Steel.

Com este seu terceiro longa-duração, o projecto liderado por Erik H. Sander continua a percorrer o caminho trilhado pelos seus antecessores. Uma paisagem sonora que se pode classificar como cósmica, com um Dark Ambient pautado por passagens profundas, quase arrepiantes, assim como momentos de melodia e a agressividade dos drones.

O intuito de Sander é transportar o ouvinte numa viagem aos confins do espaço sideral, num percurso épico onde luz e som circulam lentamente e a escuridão envolve tudo o que nos rodeia. Pode ser mais pesadelo do que sonho para alguns, mas não deixa de ser interessante para todos.

Apresentado num digipack de 6 painéis, conta com o seguinte alinhamento:
  1. Watch the World
  2. Polarized Light
  3. Radio Altitude
  4. Vast Winds From Beyond
  5. Ephemeral Lights
  6. The Silence Underneath
  7. Orbit Determination
  8. Xi Scorpii
  9. Sagan Station
  10. Palilicium
  11. Into Endless Night

quarta-feira, 20 de maio de 2015

[EVENTO] Depois do Norte, a capital

Ontem falamos do concerto de King Dude no Porto, hoje vamos até Lisboa para mais um concerto do Rei do DarkFolk. Será um título demasiado ambicioso? Deixem os vossos comentários e faremos chegar-lhe o resultado.

O concerto será no dia 22 de Maio, na MusicBox. Será a primeira vez que King Dude tocará em Lisboa, apesar de já ter estado várias vezes no nosso país. Uma oportunidade portanto para todos os que vivem mais a sul do país.

Estamos quase a acabar o acompanhamento da digressão. Depois do nosso país, apenas um punhado de datas restam. Sobre elas falaremos em breve.

terça-feira, 19 de maio de 2015

[EVENTO] Finalmente de regresso a casa

Depois de termos percorrido uma boa parte da Europa à boleia de King Dude, regressamos finalmente a casa para o primeiro dos dois concertos agendados para o nosso país. Vamo-nos demorar porque sabe sempre melhor o que é nosso.

A primeira dessas datas será no dia 21 de Maio, na bela cidade do Porto, mais propriamente na Cave 45. Em palco teremos King Dude sem qualquer suporte, mas sabemos já muito bem que isso não é necessário.

Por isso marquem na agenda, e o ponto de encontro é na Cave 45 dentro de alguns dias. King Dude estará por lá, e encontraremos certamente muita outra gente conhecida.

Amanhã vamos até Lisboa!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

[NOTICIA] Um café delicioso

Aqui estamos novamente, na mesa do costume do Cafe Europa, prontos para apreciar mais uma dose de alguma da melhor música que podemos encontrar em programas de rádio. Desta feita falamos da emissão número 159 do nosso programa preferido.

E espera-nos uma emissão deliciosa. Recheada de grandes nomes, e alguns dos momentos que nos acompanharam durante anos, é uma passagem pela história que merece ser repetida vezes sem conta. Uma das melhores emissões que ouvimos, e podem comprovar vocês mesmos descarregando as duas horas de música directamente aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. DEATH IN JUNE & LES JOYAUX DE LA PRINCESSE - "The Congress" (GBR/FRA) (ostenbraun - 1989)
  2. LES JOYAUX DE LA PRINCESSE - "Lesage" (FRA) (aux petits enfants de france - 1989)
  3. DER BLUTHARSCH - "Untitled 7" (AUT) (when all else fails! - 2002)
  4. DERNIÈRE VOLONTÉ - "Berlin" (FRA) (obéir et mourir - 1998)
  5. DERNIÈRE VOLONTÉ - "WakeUp!" (FRA) (le feu sacré - 2000)
  6. DERNIÈRE VOLONTÉ - "Vienna" (FRA) (les blessures de l'ombre - 2003)
  7. VOX IMP. - "Donnerstag" (GER) (v.a.riefenstahl - 1996)
  8. THE PROTAGONIST - "The Puritan"  (GER) (v.a.riefenstahl - 1996)
  9. VON THRONSTAHL - "Mitternachtsberg" (GER) (v.a.riefenstahl - 1996)
  10. ALLERSEELEN - "Sturmlied" (AUT) (v.a.riefenstahl - 1996)
  11. KAPO presented by DEATH IN JUNE - "Kopfjager" (GBR) (v.a.riefenstahl - 1996)
  12. DEATH IN JUNE feat. MIRO SNEJDR - "Golden Wedding of Sorrow" (GBR/SVK) (peaceful snow / lounge corps - 2010)
  13. SALA DELLE COLONNE - "Al Tronco Sferzato Dal Vento" (ITA) (il destino della orchestra aurora - 2013)
  14. SALA DELLE COLONNE - "Anathema Of Zos" (ITA) (il destino della orchestra aurora - 2013)
  15.  ZAGROB - "Na Mojem Sprovodu" (CRO) (vječnistan - 2011)
  16.  ZAGROB - "Meduza" (CRO) (vječnistan - 2011)
  17. ATOMTRAKT - "Gräben Der Isolation" (GER) (artefaktedesverderbens - 2012)
  18. ATOMTRAKT - "Hungerwinter" (GER) (artefaktedesverderbens - 2012)
  19. RUKKANOR - "Függetlenség, Szabadság!  Hungary 1956" (POL) (ende - 2007)
  20. PUISSANCE - "Evolution" (SWE) (back in control - 1998)
  21. GOLGATHA - "Death in Honour" (GBR) (the horns of joy - 2011)
  22. PANTHEON LEGIO MUSICA - "Legio XIX Augusta" (GER) (per aspera ad astra - 2008)
  23. WAPPENBUND - "Stahl & Heimat" (GER) (preußen - 2004)
  24. WAPPENBUND - "Dead March (In Gedenken" (GER) (preußen - 2004)

domingo, 17 de maio de 2015

[NOTICIA] O Rei aproxima-se de nós


Continuando a acompanhar a digressão de King Dude por terras do Velho Continente, agora chega a vez de viajarmos até ao país vizinho para um par de datas. O Rei aproxima-se, e as próximas datas da digressão que vos iremos trazer já serão em solo nacional!

Mas para já ficamos por Espanha, onde no dia 18 de Maio teremos oportunidade de ver King Dude ao vivo em Barcelona, mais especificamente no palco do Rocksound Music Bar. Nesta data King Dude terá o suporte dos Stupid Old Men.

No dia seguinte viajamos até Madrid, mais especificamente até à Holy Cuervo Store, onde teremos mais uma oportunidade para ver King Dude, aqui sem qualquer banda de suporte.

Para quem está por Espanha, têm aqui duas boas oportunidades de ver um dos melhores cancioneiros da actualidade. Em breve novidades sobre os concertos em Portugal.

sábado, 16 de maio de 2015

[NOTICIA] Uma edição muito especial

Os Leger Des Heils continuam a sua senda de lançarem edições absolutamente imperdíveis mas irremediavelmente limitadas. Depois de um conjunto de caixas deliciosas no passado, hoje trazemos "Salutare", lançado pela Aristae, para continuar essa senda.

Não se trata de um disco de originais, mas antes de uma colectânea de músicas já lançadas, mas aqui com outra roupagem, para além de alguns exclusivos. Já tinham aludido no passado a algum do material que podemos aqui encontrar, mas o resultado final não deixa de ser surpreendente.

As duas primeiras faixas são os exclusivos de que falamos, com as restantes a serem regravações acústicas de alguns dos melhores momentos de "...Über Liebe, Leben Und Tod...", "Gloria" e "Freiheit". Está disponível numa versão em CD, limitada a 37 cópias numeradas à mão, e numa edição em que ao CD junta um vinil de 7'' de um split com Tonttujen Kestit, limitada a 88 cópias e com um conjunto de material adicional (como podemos ver na imagem).

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD - "Salutare"
  1. Salutare
  2. Bannweihe
  3. Dies Ist Der Tag
  4. Verbrannte Erde
  5. Heimliche Welt
  6. Wir Ziehen Voran
  7. Viktoria!
  8. Freiheit
  9. Frei Das Wort
  10. Shay's Appell
    Vinil 7"
  1. Evocation (Kaivalya - Mix)
  2. Jälkiruoka (Aube Rouge Melanger)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

[EVENTO] E para algo completamente diferente

Depois de tanto tempo a acompanhar um conjunto de bandas em digressão (mesmo que sejam das nossas preferidas), sabe bem diversificar e olhar para outros eventos de qualidade por essa Europa fora. Como o que vos trazemos hoje, que nos leva até à Grécia.

Será no dia 29 de Maio que o Dark Sun Club em Atenas receberá um evento histórico. Pela primeira vez os Triarii apresentar-se-ão em solo Helénico, para um concerto memorável e que nos parece muito apropriado.

A assegurar a primeira parte estarão os TSIDMZ, e podemos também contar com animação toda a noite a cargo dos DJ's convidados. Um excelente cartaz para todos aqueles que estejam por Atenas no final do mês.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

[NOTICIA] Uma morte desejada

Já há muitos anos que não tínhamos notícias dos Karjalan Sissit. Demasiado tempo para ter notícias do colectivo Sueco, mas felizmente esse tempo de espera acabou. "...Want You Dead" é o novo disco, lançado pela Cyclic Law.

E com um hiato tão grande, seria previsível a "bomba" que nos espera. São 8 faixas viscerais, violentas e totalmente in your face com que os Karjalan Sissit nos querem matar. Não deverá chegar a tanto, mas ficaremos sem dúvida doridos.

A sonoridade de marca está lá toda, com a percussão contundente, as paisagens sonoras de atmosfera desolada, e as vocalizações furiosas de Make Pesonen. Parecem chateados com a vida, mas é a nós que o ataque é dirigido. Venha ele que já tínhamos saudades!

O disco está disponível em três edições diferente: em CD, num digipack de 4 painéis, limitado a 1000 exemplares; em LP, num vinil dourado, limitado a 300 exemplares; e em cassete, numa edição limitada a 100 cópias.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Kantapää Lapiossa
  2. Vittumainen Yksinäisyys
  3. 1974
  4. Firman Isoin Puliukko
  5. Läpi Elämän Helvetin
  6. Sairaus, Katkeruus, Kuolema
  7. Totaalinen Kaaos
  8. Suga En Kalja O Somna In

quarta-feira, 13 de maio de 2015

[EVENTO] O fim do silêncio

Depois de passagens por França e Ucrânia, a mais recente digressão dos Death In June intitulada The Honour Of Silence Tour 2015 só tem mais uma data marcada. É na Suécia que acabamos com a digressão, que esperamos tenha uma "segunda parte" agendada para outra altura do ano.

Mas enquanto outras datas não são confirmadas, concentremo-nos na que vos trazemos hoje. Terá lugar no dia 23 de Maio, no Slakthuset em Estocolmo. Será uma magnífica oportunidade para partilhar uma noite intimista com Douglas P. e muitas das músicas que fazem parte do nosso imaginário.

Se mais datas houver para vos falar, aqui estaremos. Até lá, encontramo-nos num dos muitos concertos por essa Europa fora.

terça-feira, 12 de maio de 2015

[NOTICIA] Um ataque à hipocrisia da religião

Lee Bartow é um nome conhecido por todos aqueles com gostos musicais mais perto do Industrial, mas o seu trabalho ao leme dos Theologian é o que mais apreciamos deste lado. Por isso nada melhor do que vos trazer "Pain Of The Saints", o seu novo disco com edição repartida entre a Malignant Records e a Annihilvs.

A paisagem sonora onde os Theologian habitam é uma mistura do Industrial e do Dark Ambient, com passagens épicas e outras melancólicas e introspectivas. São domínios tortuosos mas onde a luz também penetra, uma alternância entre montanhas e vales que replica a Natureza que nos rodeia. No entanto, o cenário mais apropriado aqui será um pós-apocalíptico e não tanto um ancestral.

A nível conceptual, é um ataque frontal à hipocrisia da religião, sendo a Católica o alvo mais apetecível para Bartow. O seu "Manifesto Anti-Teísta" (como ele próprio designa o projecto) explora aqui as atrocidades cometidas pela igreja ao longo dos anos a indivíduos que foram mais tarde canonizados como seus santos, como suprema hipocrisia.

É um disco que se espraia ao longo de 2 CD's, contendo cerca de 2 horas e meia de música e um longo leque de colaborações. Se ainda não fosse suficiente, está ainda disponível uma edição especial (limitada apenas a 25 cópias) que lhe junta um terceiro disco com versões diferentes. Tudo albergado num digipack com 8 painéis e apresentando um trabalho gráfico soberbo.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD 1 - "Piss"
  1. Savages
  2. Infection
  3. Serpentine Angels
  4. Piss And Jism
  5. Gravity
  6. Without Trust, Your Love Is Meaningless
  7. Of Foulness And Faithfulness
  8. Iron Pierces Flesh And Bone Alike
  9. You Are The End Of The World
  10. Sainthood Is Suffering
    CD 2 - "Jism"
  1. The Lies Of The Past Become The Prayers Of The Future
  2. Suppuration
  3. Witchfinder
  4. Their Gelded And Rapacious Hearts
  5. Deprivation
  6. Blessed Prey
  7. With Eternal Derision
  8. Redemption Is An Impossibility
  9. It Was You Who Taught Me Indifference
  10. Self-Flagellation As Faith
    CD 3 - "A World Of Rain And Failure (Reinterpretations From Pain Of The Saints)"
  1. Piss And Jism (Video Mix II) (Remixed By Theologian Prime)
  2. Self Flagellation As Faith - Boundless Hate (Remixed By Three Winters)
  3. Blessed Prey - Prey Receive (Remixed By Tonikom)
  4. Without Trust, Your Love Is Meaningless (Remixed By Kidaudra)
  5. Piss And Jism (Remixed By Pattern Behavior)
  6. Iron Pierces Flesh And Bone Alike (Remixed By Zex Model)
  7. Redemption Is An Impossibility (Remixed By Statiqbloom)
  8. Self Flagellation As Faith - Claustrophobe (Remixed By Theologian Prime)
  9. The Nameless Saint

segunda-feira, 11 de maio de 2015

[EVENTO] Continuamos por França com mais 4 datas


Quase que podemos dizer que inserida na digressão Europeia que King Dude está a fazer temos uma mini-digressão por França, já que temos nada mais nada menos que 7 datas marcadas por lá. Das primeiras 3 já vos falamos aqui, e hoje trazemos as restantes 4.

Começamos no dia 14 de Maio por Toulouse, onde no palco do Le Connexion Café teremos a oportunidade de ver King Dude, aqui acompanhado pelos Movie Star Junkies.

No dia seguinte, será sem qualquer banda de suporte que King Dude vai subir ao palco do I.Boat em Bordéus. Se calhar a expressão mais apropriada será "subir a bordo" e não tanto "subir ao palco", mas basta estarem lá para julgarem por vocês próprios.

No dia 16 será a vez de Brest receber o Rei, no La Carène, desta feita acompanhado de Bror Gunnar Jansson (também conhecido por Gugges Enmanna, como o próprio faz questão da salientar).

Finalmente, esta passagem por França acaba no dia 17 de Maio, em Rennes, mais especificamente no Bar'Hic. Nessa noite King Dude será acompanhado em palco pelos The Enchanted Wood, um dos projectos locais a seguir com mais atenção.

Depois deste périplo por França seguem-se passagens mais próximas se nós, culminando com o concerto no nosso país. Mais notícias sobre isso muito em breve.

domingo, 10 de maio de 2015

[NOTICIA] Demorou mas veio

Tivemos que ir procurar porque já não nos lembrávamos: foi a 19 de Setembro de 2013 que falamos aqui do disco ao vivo "Praha, 8th March 2012" dos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand. Foi anunciado como a primeira parte de uma trilogia de discos ao vivo da banda de Albin Julius, mas foi preciso esperar quase 2 anos para ver a sua continuação!

Mas mais vale tarde do que nunca, como se costuma dizer. E assim, pela mão da Steinklang Industries, temos então perante nós a segunda parte da referida trilogia, na forma de "Leipzig, 25th September 2009".

É dos títulos mais auto-explicativos que temos tido oportunidade de apresentar. A gravação ao vivo em alta qualidade, a partir de masters da própria banda, numa edição em vinil limitada a 89 cópias. Vão voar num instantinho, por isso apressem-se se quiserem garantir a vossa. Ou então esperem pela conclusão da trilogia, que esperemos não demore mais uns anos...

O alinhamento (original, como habitual em Albin Julius) é o seguinte:
  • Lado A - Untitled
  • Lado B - Untitled

sábado, 9 de maio de 2015

[EVENTO] Acompanhamos os DIJ na Ucrânia

Depois de três datas em França, essa pequena digressão que os Death In June estão a encabeçar irá até à Ucrânia para um par de datas. Não é só de conflito que o território vive, também há espaço para a música, e quando é de qualidade superior tanto melhor.

É o que se vai passar no dia 15 de Maio, em Odessa, mais especificamente no Centro de Arte de Vera Kholodnaya, no Odessa Film Studio, onde os Death In June vão partilhar o palco com os Die Weisse Rose.

Será o mesmo alinhamento que no dia 17 de Maio subirá ao palco do Tykva Club em Kiev para a segunda data marcada, e certamente mais um grande concerto em perspectiva.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

[NOTICIA] O peso de um disco

É curioso ver o efeito que alguns discos têm em nós, mesmo quando são de estilos aos quais normalmente não dedicamos tanta atenção. É o que se passa com "Moons", o mais recente trabalho dos Whote, que desde que começou a rodar nunca deixou de passar o sentimento de peso.

Opressivo (mas no bom sentido), este disco lançado pela VII Sounds apresenta ao longo das suas 10 faixas instrumentais uma densidade fora do vulgar. Talvez tenha a vez com o baixo de 6 cordas usado por Thomas Watkiss (mentor do projecto, e que toca todos os outros instrumentos), ou com os teclados inseridos cirurgicamente. Seja o que for, resulta.

Thomas tinha editado com os Whote apenas um disco até à data, "Align" em 2010. Demorou a preparar o sucessor, mas a paisagem sonora que deixa ao seu redor deixa perceber o detalhe meticuloso que esteve envolvido na sua preparação. É intenso, abrasivo por vezes, quase agreste, mas quando a música não nos desafia também serve para pouco mais do que ambiente.

O disco está disponível em duas edições em vinil, uma em vinil preto limitada a 150 cópias, e outra em vinil prateado limitada a 100 cópias, ambas numeradas à mão. Está também disponível em duas edições em CD, uma em digipack com 2 faixas bónus, e outra em caixa preta contendo algum material adicional, para além de ter 4 faixas bónus.

O alinhamento completo (sem bónus) é o seguinte:
  1. Vapors
  2. Necropolis
  3. A Measurement Of Wealth
  4. Copper, Fire, Bone
  5. The Crown Of Winter (I)
  6. Moons
  7. An Instrument Of Mars
  8. Ocean Burial
  9. The Crown Of Winter (II)
  10. The Flight South

quinta-feira, 7 de maio de 2015

[EVENTO] E por falar em França, venham mais 3

Temos vindo a acompanhar a digressão de King Dude pelo território Europeu, e há uns dias atrás falamos de uma larga série de concertos agendados para Itália. Falamos também de um trio de concertos em solo Francês que muito nos interessam, sem nada a ver com King Dude. No entanto, juntando as duas coisas, trazemo-vos hoje a primeira série de datas marcadas para o Rei em França.

Depois de uma primeira passagem por Paris no dia 7 de Abril, estão agendadas mais sete (!) datas para o território Francês durante o mês de Maio, entre 11 e 17. Hoje falamos das primeiras três, já que estamos recorrentemente a falar de trilogias nos últimos tempos.


Começamos no dia 11 de Maio, com concerto marcado para Lyon no Sonic. Nessa noite a acompanhar King Dude teremos os Blake's Optimism, uma interessante proposta local que vale a pena conhecer melhor.

No dia seguinte vamos até Clermond Ferrand, onde o palco do Le Raymond Bar tem marcado encontro com King Dude e com Niandra Lades, outro projecto oriundo da região local.

Finalmente no dia 13 de Maio o destino é Marselha, mais especificamente o Le Poste à Galène. Nessa noite o suporte caberá aos Shiloh, um colectivo tão enigmático como a descrição que usa para se auto-intitular.

Aqui temos as primeiras três datas de King Dude nesta segunda aparição por França no decurso da digressão Europeia. Dentro de pouco tempo vos traremos as restantes quatro.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

[NOTICIA] Um tributo à Tradição Ancestral

A obra de René Guénon teve um grande impacto desde a sua publicação até aos dias de hoje nos campos da metafísica, simbolismo ou na via iniciática. O disco que vos trazemos hoje foca-se na sua obra como fonte de inspiração, especialmente no princípio da unidade universal.

Falamos de "René Guénon et la Tradition Primordiale", o novo trabalho dos Thule Sehnsucht In Der Maschinen Zeit (ou TSIDMZ para abreviar) lançado pela Old Europa Cafe num digipack de belo efeito limitado apenas a 300 exemplares.

Este disco fecha também uma trilogia iniciada em 2012 com "Pax Deorum Hominumque" e continuada no ano seguinte com "Ungern Von Sternberg Khan". Três discos a focar três grandes pensadores do seu tempo, unidos num princípio comum universal.

A nível sonoro, podemos aqui encontrar uma mistura de Marcial bombástico, Industrial de cariz étnico, Folk e também Medieval. Tudo criado a partir de uma longa lista de convidados especiais que abrilhantam o disco, muitos dos quais habituais nestas páginas. Por todos os motivos, desde líricos até musicais, um disco que merece a nossa atenção.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Ewigkeit im Saltarello
  2. Brahma
  3. Ost und West
  4. La Crise du Monde Moderne
  5. Simbolos de la Ciencia Sagrada
  6. La Vérité Totale
  7. La Rosa e il Cuore
  8. Le Démiurge
  9. Estasi Divina
  10. Iniziazione

terça-feira, 5 de maio de 2015

[EVENTO] Uma trilogia de concertos em França

Chega agora a altura de apontarmos baterias para França, de onde vos vamos trazer um conjunto de concertos ao longo dos próximos dias. Começamos hoje com uma trilogia de eventos com um dos melhores alinhamentos que nos lembramos de ver nos últimos tempos!


Começamos no dia 6 de Maio em Paris, com a presença em palco dos Death in June, :Of The Wand And The Moon: e Die Weisse Rose. Logo de uma assentada três dos projectos mais emblemáticos que apreciamos deste lado.


No dia seguinte será a vez de Marselha receber um evento semelhante, mas ainda melhor. Para além dos Death in June, :Of The Wand And The Moon: e Die Weisse Rose do dia anterior, juntam-se nesta noite os Joy Of Life. Se com três já estávamos satisfeitos, com quatro ficamos ainda mais.

Se ainda houve espaço para mais um evento, temos uma terceira data para falar. Será no dia 9 de Maio, desta feita em Brest, onde teremos em palco novamente uma trilogia de bandas - Of The Wand And The Moon:, Die Weisse Rose e Joy Of Life.

Como já certamente repararam, uma coisa em comum entre todas as três datas é que nenhuma tem local anunciado para o concerto. A privacidade é uma necessidade infelizmente ainda em muitos locais, devido à acção facciosa de quem vê "bichos papões" em todo o lado.

De qualquer forma, para os portadores dos bilhetes todas as informações estão naturalmente disponíveis. Por isso, se estiverem por França nos próximos dias, marquem presença porque alinhamentos destes não se repetem muitas vezes.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

[NOTICIA] Um café fresquinho

Acabadinha de sair, aqui temos mais uma emissão do Cafe Europa, pronta para vosso deleite auditivo. Hoje trazemos a emissão número 158, com duas horas de excelente música para podermos ir apreciando durante a semana.

Esta é uma emissão mais centrada em material recente, com uma grande parte da selecção de faixas lançada já este ano, algumas do ano passado e uma trilogia um pouco mais atrás. Tudo material fresquinho para conferir descarregando directamente a emissão aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. COSMOS - "O Ultimo Son" (ESP) (bosques 7" - 2015)
  2. COSMOS - "Pedras e Sange" (ESP) (bosques 7" - 2015)
  3. TWA CORBIES - "Dresden Heather Song" (GB/GER) (the clamouring - 2015)
  4. TWA CORBIES - "See-Saw" (GB/GER) (the clamouring - 2015)
  5. DIVISION S - "Untitled 2" (ITA) (something to drink 6 - 2015)
  6. DIVISION S - "Untitled 7" (ITA) (something to drink 6 - 2015)
  7. SCOUT PARÉ-PHILLIPS - "Waiting For You" (USA) (heed the call - 2015)
  8. MARC ALMOND - "Life In My Own Way" (GB) (the velvet trail  - 2015)
  9. ERMO - "Amor Vezes Quatro" (PT) (amor vezes quatro (e.p.) - 2015)
  10. ANDREW LILES - "So Bad - vocals by Baby Dee" (GB) (cover girls - 2015)
  11. ANDREW LILES - "Video Killed The Radio Star – vocals by Melon Liles" (GB) (cover girls - 2015)
  12. THE POP GROUP - "Echelon (instro-mental)" (GB) (versions galore e.p. - 2015)
  13. HAR BELEX - "Six AM" (ESP) (chandelle - 2014)
  14. SPIRITUAL FRONT - "My Love Won't Fade" (ITA) (twin horses - split w.lydia lunch + cypress grove - 2014)
  15. JULIAN COPE - "The Everlasting No (version)" (GB) (trip adviser e.p. - 2015)
  16. MURDER BY DEATH - "Big Dark Love (demo)" (USA) (kickstarter only bsidese.p.- 2015)
  17. Ô PARADIS - "Las Vias DelViento" (ESP) (memorias - 2014)
  18. BONNIE 'PRINCE' BILLY - "Blindlessness" (USA) (mindlessness 7" - 2015)
  19. ÀRNICA - "CaminandoHacia El Sol" (ESP) (lecho de piedra - 2014)
  20. SABBATH ASSEMBLY - "The Burning Cross of Christ" (USA) (quaternity - 2014)
  21. HELIOS ONE - "In The Last Ground" (ITA) (taurus - 2015)
  22. KING DUDE - "Empty House" (USA) (fear - 2014)
  23. KING DUDE - "Lucifer's The Light Of The World" (USA) (love - 2011)
  24. LUX INTERNA - "Fallen" (USA) (god is not dead for the birds - 2007)
  25. METALLIC FALCONS - "Airships" (USA) (desert doughnuts - 2006)
  26. ROMA AMOR - "Love To Say Goodbye For" (ITA) (on wire - 2014)

domingo, 3 de maio de 2015

[EVENTO] Próxima paragem: Polónia

Continuando a acompanhar a digressão dos Rome pela Europa fora, hoje chega a vez de darmos um salto até à Polónia. Mais concretamente até Varsóvia, onde mais uma noite de boa música está em perspectiva.

Será no dia 16 de Maio que o Progresja irá receber no seu palco Jerome Reuter, numa actuação a solo percorrendo as melhores músicas do seu projecto de sempre.

Com uma guitarra e a sua voz Jerome é capaz de criar um verdadeiro mundo alternativo onde nos podemos perder. Como vai ser possível perceber a meio do mês, para quem marcar presença no concerto em Varsóvia.

sábado, 2 de maio de 2015

[NOTICIA] Um disco especial enquanto esperamos

Enquanto esperamos pelo seu novo trabalho (com lançamento marcado para a segunda metade deste ano), os Sangre de Muerdago apresentam-nos um disco muito especial. Falamos de "Lembranzas Dende o Lado Salvaxe", editado pelos próprios.

É uma compilação das faixas contidas no lançamento em vinil dividido com os Novemthree, no seu vinil 10'' "Nas Fragas do Rio Eume" lançado no ano passado, uma faixa incluída na compilação "Places" e uma música inédita, com base em canções tradicionais da Galiza e da Escócia.

O disco é totalmente feito à mão, seguindo a tradição dos antigos livreiros, com impressão a dourado. Como não poderia deixar de ser, é também numerado à mão e apenas 300 exemplares foram feitos. Uma obra de arte em todos os sentidos.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. A Xustiza pola Man
  2. Saudades
  3. Unha Ofrenta de Ósos
  4. 53º 40,6 N 008º 06,3 E
  5. O Cabalo Negro
  6. As Sendas de Monfero
  7. Adeus ós Dias Dourados
  8. O Canto dos Busgosos

sexta-feira, 1 de maio de 2015

[EVENTO] Um evento como efeméride

Podemos celebrar muita coisa, inclusive uma efeméride. É a proposta que temos para o final deste mês, com o Dead Disco Fest - um evento em Parma, Itália, com a presença de um conjunto de bandas de sonoridades mais interessantes para nós.

Será no palco do Titty Twister que no próximo dia 30 de Maio teremos a presença dos Spiritual Front, Vidi Aquam, Hidden PlacesDer Himmel über Berlin e We Are Waves. Cinco propostas diferentes, sempre com a qualidade a uni-las.

Marquem na agenda e visitem Parma no final do mês, para um concerto que promete e para uma mão cheia de bandas que não deixarão os seus créditos por mãos alheias.