sábado, 5 de janeiro de 2008

[ANÁLISE] Dernière Volonté - "Toujours" [7'' - 2007]

DERNIÈRE VOLONTÉ
Toujours [7'']
Hau Ruck!
Web: http://www.dernierevolonte.com/
Email: derniere_volonte@yahoo.fr

"Toujours" foi lançado em Maio de 2007 como acompanhamento da tour Primaveril desse ano dos Dernière Volonté. Limitado a apenas 333 cópias em vinil branco de 7'', demorou um bom bocado até que estes ouvidos pudessem desfrutar da qualidade sonora que é apanágio do trabalho de Geoffrey D.

No lado A do vinil temos a faixa que dá nome ao trabalho - um dos trabalhos mais electrónicos dos Dernière Volonté, quase com toques de pista de dança, mas mantendo toda a sensibilidade melódica e o carácter místico das vocalizações em Francês. Compreende-se portanto o porquê desta faixa estar inclusa num lançamento que acompanha os espectáculos ao vivo da banda, já que é bastante complicado mantermo-nos imóveis ao som da sua melodia cativante. Uma das melhores faixas de Dernière Volonté, complementar ao tradicional NeoFolk com que habitualmente nos brindam.

No lado B temos "L'Eau Froide", uma continuação da sonoridade apresentada em "Toujours" mas introduzindo um ritmo mais hipnótico na tradição marcial do projecto. É uma faixa menos dinâmica, mais directa, e que nos apresenta uma faceta mais conservadora na sonoridade dos Dernière Volonté. Duas faces da mesma moeda, afinal, que traduzem de uma forma bastante interessante e equilibrada o que podemos encontrar num disco da banda.

Pena que a referida tour Primaveril não tenha passado pelas nossas paragens, mas "Toujours" parece ser uma boa forma de compensar esse facto.

Lurker

Sem comentários: