quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

[NOTICIA] A mitologia Maia renascida na Bélgica

Os Tzolk'in são uma colaboração entre Empusae e Flint Glass, dois artistas Belgas bem conhecidos nos campos do Dark Ambient, música Tribal Ritualista e Electrónica experimental. É um projecto conceptual enraizado na mitologia Maia e no calendário astrológico homónimo.

Desde o início, a abordagem seguida foi inovadora: a junção das paisagens sonoras escuras e opressivas de Empusae com as composições ambientais e rítmicas de Flint Glass cria uma sonoridade majestosa, épica, com um sentimento marcial e de tragédia que, ocasionalmente, chega a ser meditativa. Os Tzolk'in criam assim uma banda sonora exótica para uma civilização extinta.

"Haab'" é o segundo trabalho do projecto, lançado pela Ant Zen, onde são descritos oito períodos do ano solar Maia - já no primeiro trabalho, auto-intitulado, se haviam focado em oito períodos do calendário Tzolk'in. Tons profundos e cerimoniosos entrelaçam-se com a força da música industrial, mantidos coesos com ritmos rituais que intensificam a atmosfera criada. Talvez o mais perto que tenhamos hoje de uma máquina do tempo.

O alinhamento completo de "Haab'" é o seguinte:
  1. Muwan
  2. Kumk'u
  3. Uayeb
  4. K'ank'in
  5. Sotz
  6. K'ayab
  7. Yaxk'in
  8. Xul

Sem comentários: