quarta-feira, 27 de maio de 2009

[NOTICIA] Na Austrália também há florestas

Na vaga do Black Metal Norueguês do final do século passado alguns nomes de relevo na "costela" mais Dark Ambient ou Atmosférica do movimento foram permanecendo connosco ao longo dos anos. Com Burzum à cabeça, mas recheado de outros bons nomes, esse movimento alargou-se também a cantos do planeta tão remotos como a Austrália - neste caso, com Striborg como nome incontornável.

Com uma carreira recheada de lançamentos, desde a primeira demo em 1997 passando por vários longa-duração, chega-nos agora através da Displeased Records "Perceiving The World With Hate" para continuar a senda tortuosa de Sin Nanna, o mentor do projecto e uma das personagens mais carismáticas do movimento.

O que temos aqui é mais de 1 hora de depressão, melancolia e muita atmosfera sombria, entroncando na matriz Black Metal ambiental alguns elementos Doom que trazem um dinamismo diferente a este registo. Movendo-se conceptualmente numa floresta ocupada por fantasmas, Sin Nanna recorre aqui à participação de Malefici (dos Xasthur) em 3 das faixas, para o ajudar a criar um trabalho que exige a nossa atenção e que nos desvia do padrão normal da "música que acompanha outra coisa que fazemos" para "música que tem que ser ouvida por si só". Não é só calor e marsupiais que nos chegam da Grande Ilha...

Embalado em caixa DVD, o disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. The Dark Forest's Embrace
  2. Trails of Desolation
  3. Call of The Redwood Forest
  4. Origin of Paranormal Possibilities
  5. Etherial Moon
  6. Negative Emanations
  7. When the Moon and the Earth Collide into the Sun
  8. Perceiving the Wold with Hate
  9. The End

Sem comentários: