sexta-feira, 22 de maio de 2009

[NOTICIA] Último acto, até agora esperamos...

Os Ianva têm tido uma carreira bastante atarefada: desde a edição do primeiro trabalho em 2005 (um CDr que funcionou como demo e apresentação ao público) têm publicado um disco por ano apesar de terem apenas um longa-duração editado até agora. Mantendo a mesma médida, editam este ano "Italia: Ultimo Atto" que corresponde ao seu segundo disco de originais.

Através do próprio selo Antica Fonografia Il Levriero e da Alpha South, este disco tem um conceito no mínimo ambicioso: descreve Itália como a protagonista de uma peça, em que a cada acto corresponde um marco na história do seu país natal nos último 60 anos, pela perspectiva dos humildes, dos idealistas, das pessoas honestas - descritas pelos próprios como os "eternos derrotados".

Aliado ao poderoso conceito lírico temos provavelmente a melhor música criada pelos Ianva até agora. A típica sonoridade mediterrânea, misto de Folk e Cabaret que os Transalpinos têm vindo a refinar, é complementada com um sentido épico e de grandiosidade que se adequa bem ao disco em questão, criando 70 minutos de música dramática, evocativa e digna da memória de uma nação - nem que em declínio.

A primeira edição é limitada e apresentada num digibook com livreto de 28 páginas, contendo o seguinte alinhamento:
  1. Prologo
  2. Dov'Eri Tu Quel Giorno?
  3. Galleria Delle Grazie
  4. Negli Occhi D'Un Ribelle
  5. La Stagione Di Caino
  6. Luisa Ferida
  7. Bora
  8. In Compagnia Dei Lupi
  9. Pasionaria
  10. Cemento Armato
  11. Piazza Dei Cinquecento
  12. L'Estate Dei Silenzi
  13. Italia Ultimo Atto – Epilogo

Sem comentários: