terça-feira, 26 de janeiro de 2010

[ANÁLISE] Aurea Hora - "Luces Finis Mundi" [EP - 2009]

AUREA HORA
Luces Finis Mundi [EP]
Edição de Autor

Os Aurea Hora são um projecto Brasileiro que temos vindo a acompanhar há algum tempo (basta uma pesquisa no blog para vermos o que tem sido dito sobre ele), da autoria de Philosophus. Ao longo do último ano editou alguns títulos, o último dos quais este que merece agora a nossa atenção.

"Luces Finis Mundi" é um trabalho mais curto em duração, perfazendo pouco mais de 20 minutos de música ao longo de 5 faixas. Mas felizmente os lançamentos não se medem ao minuto, porque temos aqui material de qualidade.

Primando essencialmente pela ambiência que dá ao seu trabalho, Philosophus explora aqui um percurso algures entre o Dark Ambiente e o Neoclássico. O ambiente é criado nos momentos iniciais de cada faixa, abrindo depois progressivamente lugar para outros sons entrarem (e entranharem), tipicamente entroncando depois em crescendos que retumbam num clímax mais ou menos apoteótico. Na última faixa temos um sample de canto, que representa também as únicas vocalizações que podemos encontrar neste disco.

Ao navegar pelas diferentes texturas sonoras podemos apreciar o que é essencialmente um bom trabalho, e conhecer um projecto que merece uma maior exposição. Além disso, todo o material está disponível gratuitamente para download no myspace dos Aurea Hora, o que é também assinalável e marca bem o espírito que rege o projecto. Vão até lá e descubram por vós próprios!

Lurker

Sem comentários: