segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

[NOTICIA] Regresso com um regresso bastante esperado

Quando em 1993 Varg Vikernes lançou "Hvis Lyset Tar Oss", os Burzum deixaram a sua marca seminal deste lado do monitor - desde a abrasiva abertura (com o mesmo nome do álbum anterior) até à absolutamente genial "Tomhet" a fechar (ainda hoje uma das melhores faixas Ambient out there que jamais ouvi), é um disco que carrega uma carga simbólica enorme.

Depois do período que passou enclausurado ter servido para provocar uma inflexão na sua sonoridade e passar a editar discos puramente ambientais e muito mais melancólicos (talvez decorrente do estado de espírito ou das limitações da privação de liberdade física), a libertação de Varg Vikernes no ano passado serviu imediatamente como mote para a antecipação de um novo disco de Burzum. E ei-lo que chega - "Belus" de seu nome tem data prevista de lançamento para Março deste ano, e será concerteza um dos discos mais antecipados do ano.

Um disco dedicado ao denominado "Deus da Luz", conhecido na Europa como Apolo, Baldr, Belenus, Belus, Bragi ou Belobog, entre outras denominações dependendo da região e cultura, terá cerca de 50 minutos de duração divididos por 9 faixas mais agressivas e 2 faixas mais ambientais, a abrir e a fechar o álbum, com letras totalmente em Norueguês. O conceito gira em redor dos mitos Europeus centrados em Belus: a sua morta, a sua viagem no submundo e o seu regresso. O próprio Vikernes assume este disco como uma continuação lógica da sonoridade explorada em "Hvis Lyset Tar Oss" e "Filosofem", e estando a falar de provavelmente os dois melhores discos na sua discografia, faz aumentar a expectativa. Veremos se lhe consegue sobreviver.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Lukans Renkespill
  2. Belus' Doed
  3. Glemselens Elv
  4. Kaimadalthas' Nedstigning
  5. Besoek til Kelio
  6. Alvenes Dans
  7. Alvegavene
  8. Sverddans
  9. Keliohesten
  10. Morgenroede
  11. Belus' Tilbakekomst
P.S.: Um bom ano de 2010 para todos os que acompanham o Lurker's Realm!

4 comentários:

Aires disse...

Apesar de ter sérias dúvidas que se repita um Filosofem, não há forma de não ficar extremamente curioso sobre o que aí vem!

Lurker disse...

O que pode ser contra-producente é a expectativa que é criada - estamos a falar de dois discos seminais não só para Burzum mas para o panorama musical da época, e já vimos no passado comparações semelhantes ficarem bem aquem das expectativas.

De qualquer forma, não se pode passar ao lado de um novo disco de Burzum... :)

jão da silva disse...

As expectativas dependerão do espírito com que se aguarda um novo trabalho de um músico inteligente e hábil como Víkernes, após mais de uma década de silêncio. Só é necessário não deixar contaminar esse disco pelo hype asqueroso que os cães de fila dos media já mal conseguem conter...

Lurker disse...

Eu nem estou minimamente atento ao que os media dizem, pelo menos os "tradicionais" - já me habituei a encontrar as minhas fontes longe deles, bem mais perto de quem tem de facto algo útil e informativo a dizer.

A única expectativa é pensar como ficará este novo disco alinhado ao lado de tão nobre e seminal discografia - mas tens também razão, depende muito do espírito. De qualquer forma, será muito interessante receber um novo trabalho de Vikernes...