sábado, 31 de maio de 2008

[NOTICIA] Edição dupla dos Brigther Death Now

Os suecos Brighter Death Now regressam este ano com a reedição de um dos seus melhores momentos - o disco "Necrose Evangelicum", editado originalmente em 1995, também pela Cold Meat Industry.

Esse foi um ano notável para o colectivo sueco, e "Necrose Evangelicum" foi recebido imediatamente como um marco no panorama Ambiente / Industrial, não sendo a isso alheio o facto de ser um dos seus registos mais acessíveis até à data. Para relembrar esse momento, a Cold Meat resolveu então restaurar digitalmente, remasterizar e remixar as faixas, dando-lhe um facelift que bem merecem.

Para esta reedição foi também adicionado um segundo disco, contendo um ensaio para um concerto em Vaasa, Finlândia, na mesma época, mas que curiosamente nunca chegou a acontecer - a permissão da organização acabou antes dos Brighter Death Now poderem subir ao palco. Tudo isto é empacotado num digipack impresso a dourado e com muito bom aspecto.

O alinhamento desta nova versão é então o seguinte:
    CD1
  1. Wilful (7:04)
  2. Soul In Flames (7:41)
  3. Impasse (9:46)
  4. Rain, Red Rain (8:56)
  5. Deathgrant (9:16)
  6. Necrose Evangelicum (6:01)
    CD2
  1. Open The Gates (7:20)
  2. Impasse (8:07)
  3. Soul In Flames (7:09)
  4. Rain, Red Rain (8:09)
  5. No Pain (5:23)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

[NOTICIA] Reedições de Attrition

Os Attrition têm mais duas reedições na rua de seus trabalhos antigos, através do seu próprio selo Two Gods. Trata-se de "In The Realm Of Hungry Gosts" (originalmente editado em 1986) e "3 Arms And A Dead Cert" (originalmente editado em 1995).

O primeiro trata-se de uma colecção de material datado do período entre 1982 e 1984, em grande parte reunidos de compilação e lados B. O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Vigil
  2. Dreamsleep
  3. In Your Hand
  4. Surge And Run
  5. Marianne's Dream
  6. Into The Waves
  7. The Last Refuge
  8. The Beginning Of The End
  9. Questions
  10. Which Hand?
  11. A Forgotten Dream
  12. A'dam And Eva
O segundo é também uma versão remasterizada, incluindo ainda 4 faixas extra. O alinhamento completo é o seguinte:
  1. ...Tune In
  2. White Men Talk
  3. Cosmetic Citizen
  4. Acid Tongue
  5. Slice Of Life
  6. One Of These Mornings...
  7. The Second Hand
  8. Demi-God
  9. Predicament?
  10. Red Eye
  11. 3 Arms And A Dead Cert
  12. Prelude...
Ambas as remasterizações foram feitas por Martin Bowes e incluem trabalhos gráficos renovados.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

[NOTICIA] Os Ritual Front regressam às edições

Depois de 3 anos de espera, "Strahlungen" marca o regresso dos russos Ritual Front aos discos de originais, novamente pela mão da Der Angriff.

Este novo trabalho continua na senda do Dark Folk a que nos têm habituado, mas será porventura um trabalho mais maduro, profissional e cuidadosamente produzido que o seu antecessor, não perdendo no entanto nenhuma da sua energia e honestidade.

Ao longo das 10 faixas os Ritual Front versam sobre questões como honra e orgulho, escolha e responsabilidade, morte e renascimento, sempre no seu russo natal - no entanto, a globalidade dos temas focados torna-os universais a todas as línguas.

Este lançamento é limitado a 500 cópias, sendo apresentado numa embalagem de cartão com inscrições a prateado, fazendo lembrar um lançamento em vinil, incluindo um livrete de 32 páginas a cores contendo as letras em russo e alemão (tradução cortesia de Gerhard Hallstatt dos Allerseelen).

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Вечный огонь
  2. Лети, птица, лети
  3. Лиенц
  4. Человек против Времени
  5. Сон Европы
  6. Солнце движется к Северу
  7. Всеосень

quarta-feira, 28 de maio de 2008

[NOTICIA] Reedição de Dead Man's Hill

Depois de ter sido originalmente editado em 2005 pela polaca Beast of Prey, o quarto álbum de originais dos belgas Dead Man's Hill vai ser agora reeditado pela chinesa Dying Art Productions.

Esta nova versão de "Esoterica Orde De Dagon" será limitada a 500 cópias e contará com um renovado trabalho gráfico, de grande beleza e impacto. Não são só coisas baratas e de baixa qualidade que são feitas na China!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Esoterica Orde De Dagon (5:02)
  2. Cambarro Brought Us Gold (6:11)
  3. Endless Crosses (6:20)
  4. Outlanders (6:24)
  5. Dead Babies As Shelter (2:26)
  6. Ave Satani (5:36)
  7. Blood Eagle (4:46)
  8. Imboca (5:54)

terça-feira, 27 de maio de 2008

[NOTICIA] Novo lançamento da Equilibrium Music

A nacional Equilibrium Music regressa às edições, desta feita com "Musique du Crépuscule", o disco de estreia dos Franceses Les Fragments de la Nuit. Formados em 2005 por Michel Villar (piano) e Ombeline Chardes (violino), são agora compostos por um quinteto de três violinos, um violoncelo e um piano.

Esta descrição será porventura suficiente para proporcionar um vislumbre da sonoridade deste colectivo, mas pecaria sempre por defeito. De facto, traduzir por palavras os picos épicos e os vales trágicos que compõem a paisagem sonora dos Les Fragments de la Nuit é uma tarefa ingrata, dada a qualidade da sua música. Fortemente influenciada por compositores em que a emoção é palavra chave, e pela ambiência típica de bandas sonoras, este trabalho é alimentado com um fervor que não pode deixar indiferente a audiência que lhes preste um mínimo de atenção.

Este disco de estreia alarga a matriz NeoClássica do grupo com a soturnidade do crepúsculo, alternando riffs de violino com projecções profundas do violoncelo, o lamento do piano e vocalizações enigmáticas. É um universo em si mesmo, que merece ser descoberto, e que conta com o selo de qualidade da Equilibrium. Não seria preciso muito mais para o tornar numa aquisição obrigatória...

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Eveil des Fées
  2. Assault
  3. La Ronde des Fées
  4. Entre Ciel et Fer
  5. Devenons Demain I
  6. Devenons Demain II
  7. Solitude
  8. Solarisation
  9. La Chambre des Fées
  10. Soleils Noirs pour Lune Blanche
  11. La Mélodie de la Tête
  12. Le Château Enchanté
  13. Le Scarabée Bleu
  14. Soleils Noirs pour Lune Blanche - Tango
  15. Les Eaux Dormantes
  16. Alpha du Centaure

segunda-feira, 26 de maio de 2008

[NOTICIA] Bleiburg em formato audio e video

Depois de uma semana de pausa, eis-nos de regresso à melhor música que se vai fazendo por esse mundo fora - neste caso, os Bleiburg e "Open Wound", o seu mais recente lançamento pela The Eastern Front.

Lançado no formato CDr e DVDr, ambos limitados a 300 cópias, regista a actuação ao vivo dos Bleiburg em Kassel, Alemanha, em Junho de 2007, no Panoptikum Club. Um registo importante, dada a escassez de actuações ao vivo do colectivo Croata, incluindo alguns dos seus momentos mais importantes, como "Gulag Good-bye", "Na Rad!", "Nezdrava Tvorba", "Good Evening, Zagreb" entre outros.

Cada edição (são separadas, portanto) é empacotada num cartão espesso, de alta qualidade, em 3 painéis, com um trabalho gráfico alusivo à Croácia. Dadas as poucas cópias disponíveis, é altamente recomendado que se actue rapidamente se se pretende conservar para a posteridade este momento de história.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

[OPINIÃO] Um interregno de actividade

Apesar de vos (e nos) termos habituado a uma publicação regular de conteúdo, motivos profissionais forçam a que seja necessário um interregno de uma semana nesta relação. Na próxima 2ª feira (dia 26) retomaremos as lides com material que consideramos (sempre) ser de interesse. Até lá, passem uma boa semana.

Lurker.

domingo, 18 de maio de 2008

[NOTICIA] Novo trabalho dos Neronoia

Dois anos depois de "Un Mondo In Me", a Eibon Records lança agora "Il Rumore Delle Cose", o segundo disco dos seus compatriotas Neronoia. Sempre caracterizados por uma aura enigmática, o colectivo italiano leva um pouco mais além a mística da sua música e apresenta-nos um trabalho pleno de intensidade e melodia.

Os Neronoia consideram-se "um nada muito importante", no esquema global da importância de tudo o que vive e se move. A sua sonoridade trás-nos a típica melancolia de cabaret italiano, entremeada por dedilhados em guitarras acústicas e a voz de Gianni, onde podemos deixar os nossos pensamentos navegar livremente... nesse grande oceano de vazio onde os Neronoia se constituem como um magnífico porto de abrigo.

O alinhamento proposto é o seguinte:
  1. XI
  2. XII
  3. XIII
  4. XIV
  5. XV
  6. XVI
  7. XVII
  8. XVIII
  9. XIX
  10. XX

sábado, 17 de maio de 2008

[NOTICIA] 4ª edição do mundo das fadas

A independente francesa Prikosnovénie tem-nos habituado a lançamentos regulares da sua série "Fairy World", e desta vez chegamos ao seu volume 4 - com o qual iniciam um novo ciclo na série, dedicado a 4 novas subdivisões, 4 flores melódicas. Este volume é dedicado ao relaxamento: Mandalia.

Mantendo constante a sua aposta em sonoridades Folk e Etéreas, desta vez a compilação é acompanhada de um luxuoso livro de imagens, uma oferta adicional que complementa visualmente a experiência sonora que constitui este "Fairy World 4".

O alinhamento proposto é o seguinte:
  1. CAPRICE Adew Sweet Amarillis
  2. CORDE OBLIQUE Canstatorie
  3. CRISTA GALLI Oriental Garden
  4. IRFAN Vernal Garden
  5. LOUISA JOHN KROL A retenue of Mandrake
  6. NY:NA VALÈS L'atmosphère
  7. ONZE h30 A chaque seconde son heure de gloire
  8. ALIZBAR Metamorphoses of Ann'
  9. IVO SEDLACEK maya
  10. MEDIAVOLO Unaltered Empire
  11. ANTRABATA Echoes
  12. LYS En approchant des rivages bleus
  13. SHIRA° ZED Bghina Salam
  14. OLEN'K japanese Garden
  15. Luigi RUBINO (ASHRAM) Duca Bianco
  16. COLLECTION D'ARNELL ANDREA Closer to unicorn
  17. POUSSIERES D'ETOILES Pearl (Edit)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

[NOTICIA] O encerramento de uma trilogia

Dizer que Organum é David Jackman é constatar o óbvio - o que deve ser reforçado é o seu papel seminal na vanguarda da experimentação e improvisação sonora ao longo dos últimos 25 anos, os últimos dos quais dedicados ao projecto que temos agora em mãos.

Lançado pela Die Stadt, "Omega" é a derradeira parte de uma trilogia iniciada com "Sanctus" e continuada com "Amen". Registos que podem ser enquadrados na vertente mais ambiental da música de David Jackman, complementam-se de uma forma interessante criando um todo que vale mais do que a soma das suas partes individuais.

A sonoridade é caracterizada por uma base construída usando sons típicos de órgão de igreja, sobre os quais metais processados e um drone profundo se arrastam. As composições criam a circularidade tríptica apanágio de "Sanctus", "Amen" e também "Omega", perpetuando a mística por detrás de Organum e o génio de Jackman.

Esta edição é limitada a 600 cópias em digipack, apresentando o seguinte alinhamento:
  1. Omega I
  2. Omega II
  3. Omega III

quinta-feira, 15 de maio de 2008

[NOTICIA] Novidade no catálogo da Prophecy

A Prophecy Productions, uma das editoras independentes com um melhor catálogo, anunciou recentemente a adição de mais uma banda, e logo com um acordo para 5 discos - desta feita tratam-se dos italianos Arctic Plateau.

Um projecto relativamente recente, Arctic Plateau é o projecto a solo de Gianluca Divirgilio, um músico com créditos firmados na cena italiana. Com uma sensibilidade fora do vulgar e um talento inato para criar músicas plenas de emotividade e sentimento épico, Gianluca define a sua sonoridade como "música explicitamente sonhada".

Não é portanto de estranhar a parceria com a Prophecy, estando neste momento a ser preparado o longa duração de estreia, com edição prevista para o final do corrente ano. Até lá, podem ser ir passando pelo MySpace de Arctic Plateau para conhecerem um pouco melhor este nome que certamente dará que falar nos próximos tempos.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

[NOTICIA] Novo disco ao vivo dos DIJ

Depois do lançamento de "The Rule Of Thirds", chega-nos agora mais um registo ao vivo dos Death In June, intitulado "Black Angel - Live". Desta feita trata-se da gravação do concerto dado no The Esplanade Hotel, em Melbourne (Austrália), em Maio de 2000, que contou com os préstimos de Douglas P. e John Murphy ao leme deste navio sónico.

Este lançamento algo inesperado resulta do facto dos DIJ considerarem esta como uma das suas melhores actuações ao vivo, no que foi uma das primeiras versões "despidas" do colectivo, em formato simplificado e acústico, que deu a volta ao mundo nos 5 anos seguintes.

É lançado numa edição limitada a 2000 cópias assinadas, num digipack de alta qualidade que inclui ainda fotos raras e inéditas. O alinhamento completo é o seguinte:
  1. KU KU KU
  2. TO DROWN A ROSE
  3. OMEN-FILLED SEASON
  4. SYMBOLS OF THE SUN
  5. GIDDY GIDDY CAROUSEL
  6. KAMERADSCHAFT
  7. SHE SAID DESTROY
  8. THE HONOUR OF SILENCE
  9. GOLDEN WEDDING OF SORROW
  10. RUNES AND MEN
  11. FALL APART
  12. BUT, WHAT ENDS WHEN THE SYMBOLS SHATTER?

terça-feira, 13 de maio de 2008

[NOTICIA] Colaboração entre Andrew Liles e Fovea Hex

Este "Gone Every Evening", um single 7'' recentemente editado pela Die Stadt, é o fruto da colaboração entre Andrew Liles e Clodagh Simonds (aqui assinando com o seu novo projecto Fovea Hex), com a participação especial de Fabrizio Palumbo.

Reunindo para além dos supra citados ainda as contribuições vocais de Laura Sheeran e Michael Begg, estas duas composições desafiam o ouvinte a destruir a concepção tradicional de música e reconstruir essa definição em redor da cacofonia sonora aqui apresentada - uma viagem audaz, mas capaz de nos levar a recônditos perdidos extremamente gratificantes.

Apresentado num gatefold com trabalho gráfico da autoria de Andrew Liles, esta edição limitada a 500 exemplares apresenta o seguinte alinhamento:
  • Lado A - Every Evening
  • Lado B - Gone

segunda-feira, 12 de maio de 2008

[NOTICIA] Nova ramificação de Necrophorus

Peter Andersson está de volta. Não gostássemos do homem e do seu trabalho e diríamos que estávamos perante um daqueles vírus que pura e simplesmente não desaparece. Mas como o caso é o contrário, boas novas como estas são sempre bem acolhidas.

Desta feita é com Necrophorus que temos mais uma vez oportunidade de desfrutar do talento de Peter. "Drifting In Motion" foi originalmente lançado em 2000 (pela Crowd Control Activities), e foi cuidadosamente remixado em 2007 para ser agora disponibilizado numa versão alargada e melhorada, contendo ainda três faixas adicionais.

As seis faixas originais datam de 1998-1999, e apresentam uma sonoridade ambiental que lembra um deserto ártico que derrete com a imaginação da composição deixando a descoberto a tundra do topo do mundo. Inexplorado, este território ressoa com a sua radiância e brilha como cristais à luz do sol da meia-noite que assola estas paisagens. As restantes faixas variam entre o já longínquo 1991, 2001 e, mais recente, 2006.

Para este novo lançamento, Maria Gullqvist e Eva Verholen contribuiram com a sua visão pessoal da sonoridade de "Drifting In Motion", criando um trabalho gráfico totalmente novo que acompanha o digipack de 6 painéis que alberga a rodela de plástico.

O alinhamento completo desta edição é o seguinte:
  1. Lost Land Part 1
  2. Ice Shifting
  3. Frost
  4. Partial Melt
  5. Lost Land Part 2
  6. Drifting
  7. Arcane Angelicum
  8. Untitled (dedicada a Z. Beksinski)
  9. After the Silence

domingo, 11 de maio de 2008

[NOTICIA] Boas notícias de Génova

É amanhã oficialmente lançado pela Hau Ruck S.P.Q.R. o longa duração de estreia dos italianos Recondita Stirpe (depois de um EP homónimo), intitulado "Nessuna Letargia", numa edição limitada a 1000 exemplares.

Oriundos de Génova, um dos mais activos nichos de criatividade no panorama Italiano actual, os Recondita Stirpe apresentam-nos aqui 12 músicas de amor, pesadelo e pura paixão. Uma combinação melancólia, de Folk noir, com uma aura que apenas os Italianos conseguem reproduzir. Sempre no fio da navalha entre a depressão suicida e a paixão arrebatadora, estas músicas têm o condão de nos fazer percorrer um caminho nada fácil, mas muito recompensador.

sábado, 10 de maio de 2008

[NOTICIA] Novo disco dos Sagittarius

Terrível falha da minha parte: nunca antes tinha ouvido falar dos Sagittarius, sendo que já editam desde 1999 e este "Songs From The Ivory Tower" é já o 2º longa-duração do projecto de Cornelius Waldner, para além de outros 4 lançamentos entre demos, EP's e outros formatos. Nada que não possa ser prontamente corrigido, graças a este novo disco apresentado pela Cold Spring.

Neste novo trabalho podemos encontrar 15 peças de música Neoclássica negra, baseada principalmente em poemas de Stefan George, Bernhard von Uxkull-Gyllenband, Gottfried Benn, Ludwig Uhland e Timo Kölling. De destacar também a participação de múltiplos intrumentistas de renome, que coadjuvaram Cornelius na criação deste "Songs From The Ivory Tower". A saber: Marcel P. (dos Von Thronstahl), Herr Twigs (dos Kramer Sieben), Damiano Mercuri (dos Rose Rovine E Amanti), Troy Southgate (dos H.E.R.R. e Seelenlicht) e Philipp Jonas (dos Secrets Of The Moon).

O alinhamento completo proposto é o seguinte:
  1. Nihil Arisen
  2. Du Stehst Am Alten Gartentor
  3. Der Sommer, Den Die Erntezeit Gekrönt
  4. Die Nächtlichen Geschicke
  5. An Des Meeres Strand
  6. Trunkene Flut
  7. Das Lied
  8. Der Gute Kamerad
  9. Menuet Von Johann Krieger (Für H.E.R.R.)
  10. Cupio Dissolvi
  11. Sternwandel V
  12. Nova Apocalypsis
  13. Europa Calling
  14. In Signio Solis
  15. The Song (faixa bónus)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

[NOTICIA] Colaboração entre Almond e Cashmore

"Gabriel and the Lunatic Lover" é o primeiro lançamento de uma colaboração iniciada entre Marc Almond e Michael Cashmore, que se espera que venha a ter mais episódios no futuro. Lançado pela Durtro, o duo criou neste trabalho a música para acompanhar dois poemas do Conde Stanislaus Eric Stenbock - o poeta do século XIX cuja vida de excessos, decadência, vício de droga e álcool e obsessão Satânica, Vampírica e Católica levou à sua prematura morte em 1895, aos 36 anos.

As duas faixas aqui apresentadas são superiormente vocalizadas pelo talento de Almond, sendo toda a música composta e executada por Cashmore. O disco é alojado num digipack colorido, contendo pinturas de Almond realizadas pela artista Russa Vania Soutavliov, uma rara fotografia do enigmático Conde, os poemas completos e todos os créditos do lançamento.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

[NOTICIA] Um regresso ao Neofolk dos Halgadom

Não se pode propriamente falar de um revivalismo Alemão no espectro do Neofolk, mas a verdade é que nos últimos tempos têm sido lançados um conjunto de discos de qualidade neste espectro sonoro oriundos de bandas teutónicas. Como se passa com este quinto registo de originais dos Halgadom.

Os Halgadom situam a sua oferta sonora num misto de Neofolk e Viking Metal - nunca perdem a costela pagã, mas variam de estilo amiúde, mesmo dentro de apenas um álbum. Mas enquanto "Sturmwoge" (o registo anterior) era um disco centrado na vertante Metal, "Heimstatt" é um disco totalmente Neofolk. E ainda bem que assim é.

Ainda bem porque é claramente nesta vertente que a qualidade sonora dos Halgadom é maximizada. Aliás, com um talento como o de Marcel P. no projecto, difícil seria esperar outra coisa. Aliado à carismática voz de Frank Krämer (o dono da editora que lança os seus trabalhos) temos a solidez das texturas criadas pelas guitarras acústicas, o explorar de uma temática melancólica com incursões também em passagens mais ritmadas, e a participação especial de Michel nas vocalizações de suporte. No final temos um conjunto de 9 músicas muito bem trabalhadas e que irão certamente agradar aos apreciadores do estilo.

A Sonnenkreuz preparou ainda uma edição especial deste trabalho, numa caixa de metal com um patch, limitada a 305 cópias. Em qualquer uma das edições, o alinhamento é o seguinte:
  1. Heimstatt
  2. Des Adlers letzter Flug
  3. Walkürenritt
  4. Die Schöne im Sturm
  5. Der Wald
  6. Gerechter Lohn
  7. Eisblume
  8. Wotans wilde Jagd
  9. Stille

quarta-feira, 7 de maio de 2008

[NOTICIA] Novo volume de Antibothis em preparação


"Antibothis" são antologias literárias occulturais periódicas, apresentado textos e entrevistas de autores tanto desconhecidos como já com créditos firmados, na dissidência e disseminação alternativa de informação e propaganda literária, uma revolta em nome da imaginação em oposição a uma existência tóxica de baixo teor cognitivo.

Depois da excelente receptividade que o primeiro volume desta antologia literária obteve a nivel global e a sua aceitação e interesse por parte de colectivos, escritores e músicos, não restava outra saida à Thisco e à Chili Com Carne que a de voltar ao ataque para um segundo volume, a sair brevemente, desta feita com textos / entrevistas de Erik Davis com um artigo/entrevista a Peter Lamborn Wilson (mais conhecido por Hakim Bey), com os colectivos de "Tactical Art", Center of Tactical Magic e Critical Art Ensemble, incluindo ainda entrevistas com Orryelle e os Aesthetic Meat Front (para perceber um pouco melhor o que é Prayformance).

O controverso Boyd Rice estará também presente com uma entrevista no minimo provocadora ao lado de Andrew Mckenzie, tambem conhecido pelo seu projecto audio Hafler Trio. Outras figuras de renome incluidas são, Carl Abrahamsson do projecto Cotton Ferox, ex-White Stains e membro ocasional dos Psychic Tv e Thee Majesty; Vadge Moore; Chad Hensley, editor e autor de textos para os livros Esoterra e Apocalypse Culture; Brian Dean que escreve regularmente para Anxiety, Guardian, Idler; entre outros intervenientes encontramos, Antero Alli, Vincent Alekzander, Stefan Szszelkun, Reverend Steven Leyba.

O CD que irá acompanhar o livro contará com as participações de O Yuki Conjugate, Strings of Consciousness, Cotton Ferox, Controlled Bleeding, Simon Crab (ex: Bourbonese Qualk), Hybrids, Astro, Orryelle, Aesthetic Meat Front, Enkidada (ex: Psychic Warriors ov Gaia), entre outras surpresas poderão ocorrer.

Em quanto o segundo numero não sai o primeiro volume pode ser encontrado em Lisboa na Matéria Prima, Ananana, Book&Shop, Soundcraft e Cave (ex-ShoppeBizarre). Na cidade do Porto na Matéria Prima, Piranha e Utopia.

terça-feira, 6 de maio de 2008

[NOTICIA] Dois novos lançamentos digitais de Raison d'Être

Peter Andersson é uma mente criativa como poucas. Prova disso é a constante torrente de novos lançamentos que regularmente nos proporciona - neste caso, mais duas incursões digitais de Raison d'Être, disponíveis directamente a partir do seu site.

O primeiro dos quais é o 3º tomo da série "Live Archives" que tem vindo a disponibilizar, contemplando desta feita material captado em 2007 em Barcelona e Madrid. O outro trata-se de "Aprés Nous Le Déluge", o primeiro lançamento oficial de Raison d'Être editado em 1992 pela Sound Source (uma antiga sub-label da Cold Meat) - aqui podemos encontrar a versão original deste trabalho, enriquecida com duas faixas extra não incluídas na cassete de 1992.

Não será concerteza preciso esperar muito mais tempo pelos próximos lançamentos de Peter Andersson, pelo que se mantenham atentos ao site para acompanharem as novidades.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

[NOTICIA] Os Current 93 vistos por um novo prisma

Já não há muito território sonoro que David Tibet não tenha explorado, quer com os seus Current 93 quer com algum dos variados projectos em que se tem envolvido ao longo dos anos. Mas se calhar este "Black Ships Heat The Dancefloor" vem suprir uma ainda existente lacuna.

Lançado recentemente pela Jnana Records, este DVD e CD contém os dois vídeos de Cam Archer para as faixas "The Beautiful Dancing Dust" e "Black Ships Ate The Sky" dos C93, para além de 4 faixas originalmente lançadas no 12'' homónimo. Aqui podemos encontrar 2 remixes de JG Thirlwell da faixa "Black Ships Ate The Sky" e 2 remixes de Matmos, um da mesma faixa e outro da "The Beautiful Dancing Dust".

Música para a pista de dança portanto, num lançamento no mínimo curioso...

domingo, 4 de maio de 2008

[NOTICIA] Eixo Irlanda-Noruega

Não há grande memória de colaborações entre artistas Irlandeses e Noruegueses, pelo menos que tenham atingido alguma notoriedade, por isso há uma aura de curiosidade a rodear a estreia dos Thinguma*jigSaw.

A sua estreia pela Deserted Village, "(awakeinwhitechapel)" de seu nome, é tão desafiante como o seu título ou da banda que lhe deu origem. Combinando elementos da tradição Folk Irlandesa, Britânica e Americana com música contemporânea avant-garde, adicionando-lhe uma componente lírica enraizada na história de Jack O Estripador, e juntando a tudo isso uma forte componente cénica / teatral e poesia moderna, é desta amálgama de influências que a sonoridade dos Thinguma*jigSaw é criada. Há ainda uma míriade de referências cinematográficas e da cultura pop, com homenagens desde Daniel Johnston a Philip Glass.

Apresentado num digifile em cartão, o alinhamento proposto é o seguinte:
  1. (Awakeinwhitechapel) Pt. 2 - Serpentsapple
  2. Who's Laughing Now?
  3. Burden Of Genius (For P. Condon)
  4. Walking The Cow
  5. My Blood Giggles
  6. A Solid Severance
  7. Can I Walk You Home?
  8. Jumping Jock Flesh
  9. (Awakeinwhitechapel) Pt. 3 - Rest
  10. Thinguma*Qatsi
  11. (Awakeinwhitechapel) Pt. 4 - Waltzofdeath
  12. (Awakeinwhitechapel) Pt. 1 - Redlightcockfight
  13. (Awakeinwhitechapel) Pt. 5 - Lullabyforleviathan
Dêem pelo menos uma passagem no MySpace da banda, que merece uma audição atenta.

sábado, 3 de maio de 2008

[NOTICIA] A excentricidade instrumental!

Durante o ano de 2007, dois músicos de renome juntaram-se para criar este álbum de Rusalnaia ft. Sharron Kraus.

Em duas sessões Sharron Kraus e Gillian Chadwick juntaram-se e a sua essência foi capturada por Greg Weeks.

Muitos foram os músicos convidados, mas mais excêntrico foram alguns dos instrumentos usados para compôr e adicionar uma envolvência à musicalidade e vozes.

Foi usado um dulcimer, pequenas flautas e até um abanador feito de unhas de cabra! Foram também usados sintetizadores dos anos 70 para dar um som mais vintage.

Desta forma chegaram a oito músicas intensas de ritualística, música pagã e folk e por vezes cheia de suavidade na voz, que podem ouvir a partir de agora.
O alinhamento é o seguinte:
  1. The Sailor And The Siren
  2. Shifting Sands
  3. Kindling
  4. Rusalnaia
  5. The Ravager
  6. Winter
  7. Dandelion Wine
  8. Wild Summer

sexta-feira, 2 de maio de 2008

[NOTICIA] Press-release de The Joy Of Nature

Como hoje também é um dia diferente (pelo menos para mim), resolvi dar voz directa a um dos melhores projectos saídos do panorama nacional. Neste caso, The Joy Of Nature, pela voz do seu mentor, Luís Couto. Há novidades prazenteiras nessas linhas, por isso vale a pena perder uns minutos com elas...

Temos gosto em anunciar que a primeira parte da trilogia "The Empty Circle", intitulada "Swirling Lands of Disquiet and Catharsis" irá ser editada em breve em CD pela editora austríaca Ahnstern. Duas das faixas deste álbum já podem ser ouvidas no myspace de The Joy of Nature. As faixas são "Absinthe, tea and the memory of Autumn leaves falling" e "Invocando a Nobreza para desmanchar feitiços".

Como alguns são capazes de terem notado, The Joy of Nature tem um novo logo e o seu site – http://joyofnature.221design.com – foi remodelado esteticamente.

Pouco depois de sair este álbum irá sair outro novo – "aGkaanta, asRti, Parasamgate" – para comemorar dez anos de existência de The Joy of Nature/The Joy of Nature and Discipline (sendo o primeiro projecto uma continuação do último, com uma diferente e melhorada forma de encarar a composição e gravação musical). O título é em sânscrito e poderá ser traduzido para qualquer coisa como "Final de um acto teatral, esquecimento, para lá do rio, muito longe".

Inclui 13 faixas novas, algumas das quais baseadas em gravações antigas, os dois temas que saíram na compilação "The Nemeth" (datada de 1999), novas versões de temas que saíram em compilações, projectos paralelos, etc. Duas faixas deste álbum também poderão ser ouvidas no myspace de The Joy of Nature. São estas " Um Fogo na Névoa" e "The Twilight of The Old King (nova versão)".

Será uma edição de autor limitada a 100 exemplares; cada embalagem e cartão dentro desta é diferente. A embalagem exterior é feita em malha, com uma flor feita em escama de peixe (artesanato açoriano). Dentro estará o CD numa caixa tipo "slim" com uma ilustração feita propositadamente para este disco por um artista francês cujo trabalho apreciamos muito, assim como um cartão com diferentes excertos de livros cuidadosamente escolhidos ou escritos pelo próprio próprio LC, com uma dedicação a cada uma das pessoas que fique com o álbum. Iremos publicar todos os escritos num "blog" e gostaríamos então de ter a vossa contribuiição: convidamos cada ouviente a deixar os seus comentários acerca da forma como se sentiram com a música e as palavras, ou apenas com os pensamentos que surgiram através destas.

Não gostamos que os nossos trabalhos tenham preços elevados, mas é compreensível que uma edição como esta tenha custos elevados. Iremos vendê-la, possivelmente, por 25 euros. Estamos a aceitar pré-encomendas para este trabalho. Haverá depois uma edição em mp3 através da Woven Wheat Whispers, com um preço muito mais baixo, claro.

Avancem com as pré-encomendas enquanto ainda houverem cópias disponíveis de "aGkaanta, asRti, Parasamgate".

quinta-feira, 1 de maio de 2008

[NOTICIA] Novo trabalho dos Lily's Puff

Depois de "Crashing Diamond" em 2004, foi preciso esperar mais de 3 anos para podermos ter nas mãos um novo registo de Lily's Puff, desta feita "Heaven Frowns", cordialmente apresentado pela Ark Records.

Esta nova viagem do colectivo Italiano continua a quimera por novas atmosferas, sem se conformarem com o que já conseguiram até ao momento. Com um nome firmado na cena mais electrónica, este novo disco incrementa as incursões nos territórios dominados pela simplicidade do piano e da guitarra, demonstrando uma faceta sonora que não era muito habitual nos Lily's Puff.

Mas, como sempre, é a voz que desempenha aqui um papel central, com Marco Fabro a ser assistido por Virginia Boemo e Elisabetta Mauro num par de faixas, mas mantendo sempre a força expressiva que é seu apanágio. Começa aqui um novo desafio para o ouvinte, que é também presenteado com uma edição especial do trabalho num digifile de 6 painéis.

O alinhamento completo de "Heaven Frowns" é o seguinte:
  1. Prelude
  2. The Rope
  3. Distant Walking
  4. Under City Lights
  5. Kitchen Element
  6. All Same Words
  7. Serpentine
  8. A Song
  9. Kitchen Element
  10. Wake Up
  11. Untitled (esta faixa não é creditada no CD)