quinta-feira, 8 de maio de 2008

[NOTICIA] Um regresso ao Neofolk dos Halgadom

Não se pode propriamente falar de um revivalismo Alemão no espectro do Neofolk, mas a verdade é que nos últimos tempos têm sido lançados um conjunto de discos de qualidade neste espectro sonoro oriundos de bandas teutónicas. Como se passa com este quinto registo de originais dos Halgadom.

Os Halgadom situam a sua oferta sonora num misto de Neofolk e Viking Metal - nunca perdem a costela pagã, mas variam de estilo amiúde, mesmo dentro de apenas um álbum. Mas enquanto "Sturmwoge" (o registo anterior) era um disco centrado na vertante Metal, "Heimstatt" é um disco totalmente Neofolk. E ainda bem que assim é.

Ainda bem porque é claramente nesta vertente que a qualidade sonora dos Halgadom é maximizada. Aliás, com um talento como o de Marcel P. no projecto, difícil seria esperar outra coisa. Aliado à carismática voz de Frank Krämer (o dono da editora que lança os seus trabalhos) temos a solidez das texturas criadas pelas guitarras acústicas, o explorar de uma temática melancólica com incursões também em passagens mais ritmadas, e a participação especial de Michel nas vocalizações de suporte. No final temos um conjunto de 9 músicas muito bem trabalhadas e que irão certamente agradar aos apreciadores do estilo.

A Sonnenkreuz preparou ainda uma edição especial deste trabalho, numa caixa de metal com um patch, limitada a 305 cópias. Em qualquer uma das edições, o alinhamento é o seguinte:
  1. Heimstatt
  2. Des Adlers letzter Flug
  3. Walkürenritt
  4. Die Schöne im Sturm
  5. Der Wald
  6. Gerechter Lohn
  7. Eisblume
  8. Wotans wilde Jagd
  9. Stille

Sem comentários: