sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

[ANÁLISE] Skitliv - "Skandinavisk Misantropi" [CD - 2009]

SKITLIV

Skandinavisk Misantropi [CD]
Season Of Mist

Maniac é um vocalista fora do comum que marcou toda uma geração de Black Metal, e continua inexoravelmente a fazê-lo. Juntá-lo a Kvarforth é reunir duas das grandes influências desse universo musical, respectivamente Mayhem e Shining. O resultado não pode ser inferior a desafiante.

E o projecto Skitliv é precisamente isso - um desafio que se nos coloca para entrarmos num mundo tão pessoal e fora do normal que podemos perder alguma da sanidade no processo. Intensamente experimentalista, "Skandinavisk Misantropi" mantém uma matriz que na sua raíz se poderá considerar Black Metal, um mid-tempo arrastado e penoso, quais correntes de metal chicoteando a nossa alma, para no instante a seguir nos deixar a abanar a cabeça com riffs de Black'n'Roll. Estranho? Talvez, mas que resulta, disso ninguém tenha dúvidas.

Este disco é uma lufada de ar fresco num panorama demasiado enclausurado em si mesmo. Guitarras puxadas bem para a frente, dois vocalistas do outro mundo (em mais do que um sentido!), uma produção com sujidade q.b. para nos lembrar que este mundo é negro e sombrio, mas acima de tudo composições que mantêm o interesse do ouvinte vez após vez. E ainda somos brindados com uma faixa como "Towards The Shores Of Loss (Vulture Face Kain)", com um trecho na inconfundível voz de David Tibet (dos geniais Current 93), para imediatamente passar para um dos riffs mais "pegajosos" de todo o disco, que nos fica na cabeça e não quer sair de lá.

É esta a proposta de "Skandinavisk Misantropi" - algo fora do normal, para nos acompanhar nos tormentos do dia-a-dia, como se não houvesse amanhã. E se calhar, uma ideia que não andará muito longe do pensamento de Maniac e Kvarforth. Se a misantropia fosse toda assim tão bem tocada, o Black Metal actual seria muito mais entusiasmante.

Lurker

Sem comentários: