quinta-feira, 25 de agosto de 2011

[EVENTO] En Attendant Artaud: Uma Excursão Psíquica para Assassinar a Magia

O meu caríssimo amigo Júlio Rodrigo está novamente a organizar um evento que merece toda a nossa atenção, e como tal nada como lhe dar a palavra para vos dar a conhecer onde devem reunir-se no próximo dia 3 de Setembro às 21:30.

“Quero acordá-los. Não compreendem que estão mortos. A sua morte é total, como uma surdez, como uma cegueira. Mostrei-lhes a agonia. A minha, sim, e a de todos os que vivem.”

Antonin Artaud para Anaïs Nin aquando da sua conferência intitulada “O Teatro e a Peste” realizada na Sorbonne a 06 Abril de 1933.

Da conjugação de várias sinergias, surge a comemoração desta efeméride que visa homenagear o vulto maior que foi Antonin Artaud. Num período em que se assinala o 115º aniversário do seu nascimento, não quisemos deixar de dar o nosso contributo, e para tal encetamos contactos com vários aliados que nos responderam de forma prontamente afirmativa.

Die Elektrischen Vorspiele & Galeria Gabinete assumem desta forma o grato prazer de convidar todos os potenciais interessados a juntarem-se a nós, no próximo dia 03 de Setembro para celebrar a História Vivida de Artaud-Momo.

Esta Excursão Psíquica conta com a participação de.:gmr:. que fará as honras de abertura através de uma acurada selecção musical, como tem sido seu apanágio nos últimos eventos por nós produzidos.

Os mestres de cerimónia, que nos honram com a sua participação nesta noite, de certeza inesquecível, serão os bracarenses VortexSoundTech, acompanhados por Magenta Interior, que terá a seu cargo a componente visual e os portuenses Sektor 304. A banda de Braga, fundada por nRv em 1999, caracteriza-se pelo seu experimentalismo arrojado que os leva a múltiplas incursões dentro da música electrónica. Destacam-se os seus trabalhos na composição de bandas sonoras para teatro e cinema, nomeadamente: Psicose (2001), Gretchen (2003), Sorrisos de Bergman (2004), Fiore Nudo (2007), Otelo (2007), O Café (2008), Emilia Galotti (2009), Maria Stuart (2009), Paraíso Perdido (2009), Antígona (2010), em resultado directo das suas colaborações com criadores como Nuno M. Cardoso, Nuno Carinhas, Ricardo Pais, Cristina Carvalhal e Manuel Sardinha. Trabalharam ainda com conceituados realizadores como JacktheZipper e Edgar Pêra.

Os Sektor 304 foram criados em Julho de 2007 por João Filipe, percussionista em vários projectos musicais como Eskizofrénicos, Karnnos, FRICS ou Hhy & the Macumbas entre outros, e André Coelho, que já anteriormente havia militado nos Profan e nos Sparagmos. A sua discografia consiste nos seguintes títulos: Primary Interface (CD - 2007), PS Vs Sektor 304 (Split - 2008), Transmissions (CD - 2009), Soul Cleansing (CD - 2009).

Enquanto praticantes de uma sonoridade de matiz industrial, na linha de alguns dos nomes maiores deste género musical, como os Throbbing Gristle, Swans, Einstürzende Neubauten, Test Dept, Godflesh ou SPK, pode a audiência contar com uma performance plena de rajadas de música industrial que se pauta pela utilização de fontes sonoras não convencionais.

A realização deste evento conta com os apoios da Negra Tinta Editorial e da Câmara Municipal de Penafiel.

Sem comentários: