terça-feira, 31 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Mesmo à deriva encontramos o nosso porto

Corria o ano de 2007 quando recebi no correio um presente de um amigo Italiano: era "Storia Di Una Rondine", um EP de Egida Aurea que me apresentou o projecto pessoal de Diego Banchero. Desde essa altura os Egida Aurea são uma companhia regular, que passou pelo longa-duração de estreia em 2010 e que se consubstancia agora num novo disco.

"Derive" tem selo Hau Ruck! S.P.Q.R. e, como o nome indica, fala-nos da deriva que sentimos neste tempo e nesta sociedade moderna. Os Italianos vão atrás no tempo buscar glórias passadas e descobrem valores perdidos, ao mesmo tempo que prestam tributo à sua cidade de sempre: Génova.

A nível sonoro temos uma bela entrega de Folk Rock melancólico que fará as nossas delícias, enquanto nos entregamos a melhores memórias. O digipack ajuda também a este "pacote completo", complementando o que será certamente um disco que nos acompanhará durante muito tempo.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. Pedagogia Dell'Autoconservazione
  2. Il Forziere Dei Ricordi
  3. Trasformista
  4. Praepotens Genuesium Praepidium
  5. Vestale
  6. Odore Di Benzina
  7. La Prigionia
  8. Sindrome Di Babele
  9. L'Ardente Fiaccola Della Ragione

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

[EVENTO] Leipzig daqui a uns dias deve estar fresquinho

Estamos no Inverno e não pára de estar Sol. A tradição já não é o que era, por isso nada melhor do que uma deslocação até Leipzig, bem lá no Norte, para apanharmos com neve à farta na cabeça e aproveitar para vermos um evento de qualidade.

Os nossos amigos da Equinoxe Organization prepararam para o próximo dia 4 de Fevereiro uma noite recheada no Theater Fabrik, com muita música de qualidade e um excelente serão em perspectiva.

Os cabeças de cartaz serão os In The Nursery (que ainda estão na nossa memória depois do excelente concerto em Leiria), que estarão muito e bem suportados pelos Sieben, Evi Vine e Neun Welten. Estará fresquinho lá fora, mas na sala teremos um ambiente escaldante.

domingo, 29 de janeiro de 2012

[EVENTO] Madrid em Março

A De Profundis lança uma convocatória para todos os que apreciam Dark Folk se reunam em Madrid em Março, para uma noite muito interessante e promissora.

Essa noite terá lugar no próximo dia 17 de Março, no Café La Palma em Madrid, com admissão limitada para assistir a um concerto com um grande alinhamento.

Subirão ao palco nessa noite os :Of The Wand And The Moon:, Die Weisse Rose, Àrnica e L'Horrible Passion, para nos trazer alguma da melhor música que se faz deste lado do mundo.

Marquem já na agenda, Madrid é aqui ao lado e a noite será certamente muito bem passada.

sábado, 28 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Um percurso agitado

O percurso dos Erntegang tem sido feito de profícuos lançamentos, embora na maioria dos seus casos promovidos pelos próprios. Não obstante, qualidade é algo que não lhes falta e merecem sem dúvida uma maior atenção de quem está desse lado.

Estes Alemães singram as águas do Ritual Folk Apocalíptico, com ocasionais incursões no Neofolk de matriz mais tradicional, e em "Raubzug" dão-nos mais uma entrega de musicalidade feita com paixão e emoção.

O disco conta também com as colaborações dos Karma Marata e AK (B2226), ao longo de 7 faixas que são acompanhadas com um livreto de 4 páginas numa edição numerada à mão e limitada a 100 cópias.

O alinhamento completo é o seguinte: 
  1. Erinnerung
  2. Barrow Parker Memorial
  3. Love And Women And War
  4. Waldgang (Emigration)
  5. March Of The Titans
  6. Erntegang And AK[B2226] – Neidstange
  7. Karma Marata And Erntegang – The Fallen Emperor

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

[EVENTO] Voltamos ao nosso Cabaret preferido

Andamos por essa Europa fora, mas há aqueles locais especiais onde regressamos uma e outra vez, onde sabemos que somos bem recebidos e onde temos a indulgência à nossa espera. Um desses locais é o Cabaret de La Chanson Noire, que se prepara para abrir portas novamente.

O local escolhido desta feita é o Club Noire, na baixa Lisboeta, que no próximo dia 10 de Fevereiro recebe o Sr. Sangnoir para uma noite de deboche e diversão. E como a festa não se faz sozinha, teremos mais motivos de interesse a acompanhar o piano infernal.

Em palco teremos os Dead Man's Hill (de quem já tínhamos saudades) e os Lebensessenz para tornar a noite ainda mais especial, assim como o habitual lote de DJ's convidados e animação garantida toda a noite. Marquem na agenda e apareçam, temos uma bela noite em perspectiva.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

[NOTICIA] A erva volta sempre a crescer

Quando vos falamos aqui do lançamento de "Dunkle Wälder" dos Strydwolf não referimos que estava também disponível numa edição especial em caixa, que se fazia acompanhar de um disco extra. Pois bem, a SkullLine, consciente deste nosso lapso, resolveu agora ajudar-nos e lançar esse disco de forma isolada para que possa ser apreciado individualmente.

"Leaves Of Grass" continua onde o seu "irmão" nos deixou, num Neofolk poderoso e romântico que nos relembra alguns dos melhores momentos de tempos já idos. Uma edição limitada a 100 cópias destinada apenas aos verdadeiros apreciadores da sonoridade.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Ancient Call
  2. Verborgenes Leid
  3. Leaves of Grass
  4. Blackened Day (feat. The Pride of Woves)
  5. Youth and Laughter (feat. Truart)
  6. Nun die Sonne! (Remake)
  7. Tod in Ähren (Remake)
  8. Aus der Jugendzeit (Remake)
  9. Das Kind am Brunnen (Remake)
  10. Strydwagen
  11. Der Butzelmann (feat. Julian J.)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Nova edição do Cafe Europa

Estamos de volta à nossa mesa preferida no Cafe Europa, para apreciarmos mais duas horas de emissão do que de melhor se faz nas sonoridades que mais apreciamos. E que bela viagem tem sido até agora, sendo que esta 7ª emissão (que foi para o ar no passado dia 23) apresenta muitos motivos de interesse.

O maior dos quais será ser dedicada a esse magnífico trabalho que é "The Lone Descent" dos :Of The Wand And The Moon:, do qual falamos aqui e o qual temos na íntegra no alinhamento desta emissão. Podem descarregar a primeira hora aqui, e a segunda está disponível aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. THIS MORTAL COIL – “Another Day” GB 
  2. ANDRÉA NEBEL – “All My Dreams I’m Free” NOR 
  3. OTWATM – “Sunspot” DIN
  4. OTWATM – “Absence” DIN
  5. Ô PARADIS – “La Mascara Del Miedo” ES 
  6. THE THRESHOLD HOUSEBOYS CHOIR – “A Doors Open Into Space“ GB
  7. OTWATM – ”A Pyre Of Black Sunflowers” DIN
  8. OTWATM – ”Tear It Apart” GB
  9. CHANGES – ”Emerald Fire” USA
  10. PHASE II - ”Revelations” USA
  11. OTWATM – ”A Tomb Of Seasoned Dye” DIN
    Hora 2
  1. OTWATM – ”We Are Dust” DIN 
  2. OTWATM – ”Is It Out Of Our Hands?” DIN
  3. NAEVUS – ”Afters” GB
  4. SALLY DOHERTY – ”Butterfly” IRL
  5. ALEX FERGUSSON & ROSE MAcCDOWALL– ”Let The Sorrow Go” GB
  6. OTWATM – ”Watch The Skyline Catch Fire” DIN
  7. OTWATM – ”Immer Vorwärts” DIN
  8. SPIRITUAL FRONT – ”Odete” IT
  9. BALLO DELLE CASTAGNE – ”La Foresta Dei Suicidi” IT
  10. SIEBEN – ”Build You a Song” GB
  11. OTWATM – ”A Song For Deaf Ears In Empty Cathedrals” DIN
  12. OTWATM – ”The Lone Descent” DIN
  13. ROY HARPER – ”Another Day” GB 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Fitar os negros olhos

Com apenas dois discos (o primeiro em 2008 e o segundo no ano seguinte) os Roma Amor afirmaram-se como um dos mais interessantes colectivos a emergirem de Itália nos últimos tempos. Mas depois de dois discos em dois anos tivemos que esperar até 2012 para podermos ter um novo disco disponível.

"Occhi Neri" tem a chancela Old Europa Cafe e está impregnado de uma sonoridade algures entre o Folk melódico dos anos 60 e o Cabaret Francês. Romântico e sofisticado, este disco lançado no Inverno tem uma aura estival que nos vai aquecer nas noites frias que se avizinham. Cantado em Italiano, intimista e acústico, vai certamente apelar a todos os apreciadores de composições bem feitas.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. Occhi Neri
  2. Mon Amour
  3. Le Coeur Au Chaud
  4. A Te Che Mi Vinci
  5. Disertore
  6. Euforia
  7. La Concièrge
  8. Mélancolie
  9. Elle Est Seule
  10. Sensualità
  11. Fuoco Sottile
  12. Madrigale

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Colaborações proveitosas

Já no ano passado os Argentum nos haviam um dos mais interessantes trabalhos que ouvimos, mais concretamente com "Salve Victoria", isto entre outros lançamentos que este profícuo projecto Argentino lançou em 2011. E para dar continuidade a essa torrente criativa, temos um novo trabalho disponível no início de 2012.

":Kooperation Und Freundschaft:" surge pela mão da SkullLine e, como o nome indicia, é o resultado de um conjunto de colaborações com outros nomes conhecidos destas paragens. Adicionalmente, a incorporação de outros instrumentos abre a sonoridade dos Argentum para criar um belo registo NeoFolk de matriz acústica, com ambientes industriais e ritmos marciais à mistura.

O disco apresenta 19 faixas com cerca de 74 minutos de música, incluindo um livreto de 4 páginas numa edição numerada à mão e limitada a 500 cópias. Apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Argentum & Miguel Mazur - Lugar de mi identidad, no existe 
  2. Argentum - El Valor 
  3. Argentum - Continente
  4. Argentum - Hoy es la Revolución 
  5. Argentum - Evola no murió 
  6. Argentum - Amigo Mio 
  7. Argentum - La Verdad 
  8. Argentum & Igniis - Pulqui 
  9. Argentum - Buen Gusto 
  10. Argentum & Eldar - Solsticio 
  11. Argentum - Marcha de los Restauradores (VII Batallon de la Muerte cover)
  12. Argentum - El Suicidio 
  13. Argentum & Miguel Mazur - Pueblo Secreto 
  14. Argentum - Patria o Muerte 
  15. Argentum - En gaza, en palestina ocupada 
  16. Argentum & Noiz-tradamus - Hijos de Caín 
  17. Argentum - Puiggros y Zizek 
  18. Argentum & Arte Disfuncional - Lejos del Saber Humano 
  19. Argentum & Triangular Ascension - AEGA 

domingo, 22 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Regressamos ao Café

Depois de um período de ausência, nada melhor do que regressar com música da melhor qualidade, trazida pelos nossos amigos do Café Europa. Desta feita trazemo-vos a emissão #6 do programa, que foi para o ar na Rádio Ás no passado dia 16.

Esta edição deu destaque à compilação de 7 discos da Old Europa Café, da qual falamos aqui no passado, e está como de costume disponível para download também agora a partir do blog do Café Europa. Podem obter a primeira hora directamente aqui, e a segunda aqui

O alinhamento completo da emissão foi o seguinte:
    Hora 1
  1. BAUHAUS – “Third Uncle” GB 
  2. TUXEDOMOON – “Never Ending Story” USA
  3. VON MAGNET – “New Rage” FR
  4. VIRGIN PRUNES – “Caucasian Walk” IRL
  5. NOX – “A.V.D.” FR. 
  6. MZ.412 – “Overthrowing European Christianity“ SUE
  7. D.B.P.I.T (Der Bekannte Post-Industrielle Trompeter) – “Lili Marlene” IT
  8. A CHALLENGE OF HONOUR – ”Iberia” NL
  9. CIRCUS JOY – ”Signora Europa” IT
  10. EGIDA AUREA – ”L’Ardente Fiaccola Della Ragione” IT
  11. VOX POPULI! – ”Soft entrance to nature’s camino de luz” IT
  12. ARGINE – ”Risveglio” IT
  13. SEELENLICHT – ”Return to Summerisle” DE 
    Hora 2
  1. POST CONTEMPORARY CORPORATION – ”Il Martirio di Wagner (live attack!) IT
  2. SPIRITUAL FRONT – ”Funeral Blues” IT
  3. FOREIGN TRADE – ”With You” USA
  4. ORGANISATION TOTH – ”Follow the L.ight O.V.E.uropa” FR
  5. ARTEFACTUM – ”The Night Waltz in Vienna” POL
  6. H.E.R.R. – ”A Newer Rome (2007 Version)” NL
  7. SELFISHADOWS – ”Poison” IT
  8. TEARS OF OTHILA – ”Up our Banners ! (Special Old Europa version)” IT
  9. THE LINDBERG BABY – ”No Promises” USA 
  10. ROME – “Ballots and Bullets” LUX
  11. LOVAC – “Filth Of A Paradise” SUE 
  12. NARSILION – “Derperta Ferro” ES 
  13. TWELVE THOUSAND DAYS – “The Moon Is Down” GB 
  14. BRIAN ENO – “Third Unkle” GB

domingo, 15 de janeiro de 2012

[OPINIAO] Regressamos dentro de uma semana

O final do ano passado e início deste ano foram frenéticos, mas como sempre é necessário parar de vez em quando para recarregar algumas baterias e quebrar rotinas criadas, para que o regresso seja em força e dotado de novo ânimo.

Estaremos fora uma semana, por isso no próximo Domingo, dia 22, estaremos de volta a estas lides com o que de melhor se faz no mundo da música - pelo menos a que nos interessa.

Entretanto, fiquem bem acompanhados com os discos que mais vos agradam. A música anda sempre bem junto de nós.

sábado, 14 de janeiro de 2012

[NOTICIA] O triunfo dos porcos

Ontem foi sexta-feira treze e, superstições à parte, foi também o dia de lançamento de "Valsa Suína", o primeiro single de La Chanson Noire de avanço ao próximo e muito aguardado disco longa-duração.

A edição é da Necrosymphonic Entertainment, em formato digital, e apresenta-nos um Charles Sangnoir no pico da sua forma, prestes a lançar para o mundo o que será - provavelmente - o seu melhor trabalho até à data. Só a lista de convidados é impressionante, por isso a coisa promete.

Mas voltando ao single em questão, as letras mordazes e a sonoridade cabaret decadente mantêm a sua presença e dão-nos motivo de entretenimento até que possamos apreciar o novo trabalho na sua plenitude. Well done Mr. Sangnoir!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Valsa Suína

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Cafe Europa - edição de 9 de Janeiro

Temos já disponível a segunda edição deste ano do Café Europa, correspondente à emissão #5 deste programa da Rádio Ás de Aveiro. O programa foi para o ar no passado dia 9 de Janeiro, e está agora disponível para download e para o ouvirmos sempre que quisermos.

Esta emissão dá um destaque especial ao disco dos Café de l'Enfer editado no passado ano, e que destacamos também aqui como uma das melhores novidades do ano. Ouçam por vocês próprios, têm disponível a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. WALKER BROTHERS – “First Love Never Dies” USA 
  2. ANTONY – “Cripple And The Starfish” USA 
  3. ORCHESTRA NOIR – “Bedlam” GB 
  4. CAFÉ DE L’ENFER – “Je Ne Veux Plus Être Pieux” AUS 
  5. CAFÉ DE L’ENFER – “La Fôret Obscure” AUS
  6. STORMFÅGEL – “Den Bergtagna” SUE
  7. STORMFÅGEL – “Untitled” SUE
  8. CAFÉ DE L’ENFER – “L'Évanescence De Toutes Les Possibilités” AUS
  9. CAFÉ DE L’ENFER – “Marchant à Quatre Pattes au-devant de la Rédemption” AUS 
  10. IANVA – “In Compagnia Dei Lupi” IT 
    Hora 2
  1. WHILE ANGELS WATCH – “Eye For Eye” FR 
  2. KANNONAU – “Addio!” IT
  3. CAFÉ DE L’ENFER – “L'Automne” AUS
  4. CAFÉ DE L’ENFER – “Messaline” AUS 
  5. HEKATE – “Unser Die Welt, Trotz Alledem” DE
  6. CAFÉ DE L’ENFER –“Les Tristes Circuits” AUS 
  7. CAFÉ DE L’ENFER – “À Six Mille Milles” AUS
  8. ROSE ROVINE E AMANTI – “Paura Del Demonio” IT
  9. ROMA AMOR – “La Belda” IT 
  10. ONIRIC – “Cabaret Syndrome – Blessing” IT
  11. SPIRITUAL FRONT – “First Love Never Dies” IT

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Se dois já era muito, imaginem três

Começou em Inglaterra, continuou nos Estados Unidos e regressou finalmente a casa. O que começou por ser um projecto simples entre Lull e Beta Cloud tornou-se agora numa besta desenfreada de seu nome "Circadian Rhythm Disturbance Reconfigured".

O lançamento original foi feito em 2008 num CD 3'' limitado, e é agora apresentado pela Cold Spring Records num digipack de belo efeito, maximizado pela adição de um remix furioso de Andrew Liles que, como é habitual, desmontou a faixa original e tornou a construí-la como só ele sabe fazer.

O conceito do disco baseia-se no estudo de como a insónia pode afectar os padrões do pensamento, e a nível sonoro o Dark Ambient misturado com Noise agressivo que nos é apresentado vai curar-nos de todas as insónias, porque para se as ter é preciso querer dormir.


O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Circadian Rhythm Disturbance
  2. Circadian Rhythm Disturbance (Another Toothpick)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

[EVENTO] Submersos na escuridão de Barcelona

Vamos nos próximos tempos dar umas voltinhas por essa Europa fora, e nada melhor do que começar com uma paragem em Barcelona para rever velhos amigos e assistir a um belo concerto.

A data será o próximo dia 25 de Fevereiro, na Sala Demonix na capital da Catalunha. A organização é da La Esencia, que marcou esta noite como o primeiro capítulo da série Drowned In Darkness. Dá-nos logo uma ideia das sonoridades com que iremos ser brindados e abre a porta a outros eventos do tipo, por isso duplamente bom.

Mas focando-nos neste em particular, teremos em palco os Bad Sector, os Svartsinn e os Apoptose para uma noite intensa. Europa em toda a sua profundidade, do Sul ao Norte, numa representação do que de melhor se faz por estas bandas nestas sonoridades mais obscuras. Deixem que o Inverno vos invada e marquem presença em Barcelona, a viagem será memorável.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Os Coil do outro lado do Atlântico

Pode parecer uma afirmação presunçosa, e olhando para a carreira dos Coil originais e dos Chaoticum com certeza que é, mas há mais do que semelhanças entre as sonoridades dos Britânicos e destes Americanos no recente "NoiZ Zion" editado pela SkullLine.

Um Dark Ambient com qualidade, em que a melodia e o mistério andam de mãos dadas para criar uma banda sonora rica, bem complementada com instrumentos acústicos e de cordas. Um disco experimental para respeitar o legado dos seus mentores.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. March of the Vile 
  2. Revelation 
  3. Mistaken Wast 
  4. Somehow Nowhere 
  5. Yosa Tsalasta Soy 
  6. Ambient Void 
  7. Cacophony Guillotine 
  8. Andarios (Requim of Madness) 
  9. Shadzalthran'arth 
  10. Chaining of the damned 
  11. Behold the Systematic Soul 
  12. Outlander 
  13. Extincture 
  14. Noiz Zion 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Ora digam lá o título do disco outra vez...

A saga dos Herbst9 que iniciou no passado com discos como "Buried Under Time And Sand" ou "The Gods Are Small Birds..." chega agora ao seu capítulo final com o massivo "Usumgal Kalamma", o novo disco duplo com a chancela Loki Foundation.

Este trabalho é dividido em duas partes e leva o ouvinte numa viagem pelo mundo arcano das civilizações Suméria e Acádia, que marcam ainda o mundo de hoje. Uma exploração dos seus mitos, lugares sagrados, regras das cidades-estado, feitos, rituais, deuses e demónios, num conceito lírico também ele massivo e profundo.

A nível sonoro temos aqui dois discos ritualistas, com percussão a entrelaçar-se com ambiente atmosférico, drones e diferentes invocações, com o ocasional gongo a dar uma aura intensa a este trabalho. Conceito lírico e sonoridade a funcionar lado a lado para nos proporcionar uma experiência fantástica.

E para a tornar ainda melhor, está disponível uma edição especial em caixa, contendo para além do disco duplo, dois inserts e uma t-shirt exclusiva. É limitada a 150 cópias, por isso se quiserem a vossa não deixem ficar para muito mais tarde.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD 1 - Ušumgal Kalamma 
  1. She Filled The Wells Of The Land With Blood
  2. Napissunu Mutumma
  3. Ludlul Bel Nemeqi
  4. Birds Of Sorrow Are Building Nests On These Flanks
  5. Ušumgal Kalamma
  6. A Sacred Dwelling
  7. Ereškigal, Rise From Your Throne
    CD 2 - Edimgal Kalamma
  1. Kima Šuškalli Ukattimanni Šittu
  2. Ilam-Pilah
  3. Ningirsu Ušumgal
  4. The Sage Lord Ašimbabbar
  5. Mutum Kima Imbari Izannun Elišum
  6. Ašar Tallaki Ittiki Lullik
  7. The Great Child Of Suen

domingo, 8 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Uma época dourada

Cerca de um ano depois de concluírem com "Andromeda Awaiting" a trilogia iniciada em 2006 com "Nihil" e continuada dois anos depois com "Knell", os Nucleus Torn regressam com "Golden Age", o novo disco de originais lançado pela mão da Prophecy Productions.

Não se pense no entanto que os Suíços apressaram o processo de composição. Estas músicas foram criadas em 2008 e têm vindo a ser trabalhadas desde essa altura até verem agora a luz do dia. O resultado é um disco mais maduro e com uma costela bem Progressiva, sem perder a identidade Nucleus Torn.

Sem evitarem sonoridades mais agressivas mas também sem fugirem ao mais acessível, o colectivo liderado por Fredy Schnyder vê este trabalho como uma ponte para um novo conceito a ser iniciado no futuro. Destaque também para o lote de convidados, que acrescentam uma dimensão adicional a um disco já de si muito bem conseguido.

Lançado num digipack A5 com 6 painéis, apresenta o seguinte alinhamento:

  1. Golden Age
  2. Hunger
  3. Silver
  4. Against
  5. Ash
  6. Death Triumphant

sábado, 7 de janeiro de 2012

[EVENTO] Voltinha por Paris

Não são precisos muitos pretextos para ter vontade de dar uma volta por Paris, mas se falta deles houver temos aqui uma proposta para aguçar o apetite. Tudo cortesia dos nossos amigos da Au-delà du Silence e da série Kosmo Kino Plaza que atinge agora o seu 4º Ciclo.

A data proposta é 11 de Fevereiro, e o local o Kiron Espace. Pese estarmos em Paris, teremos a presença em palco de três bandas mediterrâneas para aquecer o Inverno graças ao seu Dark Folk.

A noite começa com os Varunna, que passam depois para os Egida Aurea (que vão percorrer o seu mais recente trabalho e ter uma ou outra surpresa reservada). Acaba com os Ô Paradis, ainda a promover o seu trabalho lançado no final do último ano. De realçar que é a primeira vez que qualquer um destes artistas actua em solo Francês, por isso não percam este momento único.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

[EVENTO] Regresso do ano?

Falar em qualquer coisa como melhor do ano em Janeiro é obviamente um exagero, mas a notícia é tão boa que me vão permitir a indulgência de um pequeno exagero. E isto tudo porque os Empyrium estão de volta aos palcos, que é meio caminho andado para retomarem a carreira discográfica também.

Já no ano passado tinham dado um ar da sua graça, mas no próximo dia 21 de Janeiro a Christuskirche em Bochum vai ver regressar aos palcos a mítica banda (que influenciou muitos dos nomes grandes de hoje) e logo para o único concerto do ano em solo Alemão (afinal Janeiro não é assim tão exagero quanto isso).

O suporte nessa noite será dado pelos Dornenreich (numa actuação totalmente acústica), mas o que é verdadeiramente surpreendente é o conjunto de músicos ao vivo que vai acompanhar Markus e Thomas. Vejam bem: Konstanz (The Vision Bleak) na bateria, Neige (Alcest) e Eviga (Dornenreich) nas guitarras, Fursy Teyssier (Les Discrets) no baixo, Deinert (Neun Welten) no violino e Kutzer (Remember Twilight) no violoncelo. Parece a liga dos campeões da música que mais gostamos. :)

Dito isto, o resto é fácil: arranjem forma de lá marcar presença, que a noite vai ficar na memória como uma das mais especiais do ano. Mesmo que isso aconteça em Janeiro.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Regresso dos heróis Franceses

Depois de uma estreia auspiciosa em 2007 e da afirmação em 2010, os March Of Heroes regressam com "La Chute", o seu primeiro disco para a Steinklang Industries e a confirmação que estamos perante os dos melhores projectos no seu espectro musical.

Fortemente enraizados no Marcial Industrial, mas com uma influência marcante do melhor Neoclássico que lhes dá um timbre bombástico e épico, este projecto Francês apresenta um dos mais poderosos e entusiasmantes discos dos últimos tempos nesta sonoridade. Sempre com um conceito em redor de temas bélicos, mas onde são os heróis a terem o protagonismo, é um disco inspirador e que nos acalente melhores tempos vindouros.

Para além de uma edição regular em digipack, está disponível uma edição especial em caixa de madeira com uma placa de alumínio no topo, limitada a 50 exemplares, albergando para além do álbum um disco adicional com músicas inéditas, uma t-shirt de alta qualidade e uma bandeira Soviética. Bela edição para um belo disco.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "La Chute"
  1. Introduction
  2. Leur Terre, Leur Sang
  3. La Guerre De L'Inconnu
  4. Un Appel Aux Armes
  5. Une Marche Pour La Gloire
  6. Collaborations
  7. Du Sang Sur Mes Mains
  8. Les Derniers Jours
  9. Pour Une Cause Perdue
  10. Parmi La Poussière Et Les Ruines
  11. L'Europe Après La Guerre
  12. La Chute
  13. La Liberation
  14. En La Memoire Des Disparus
    Disco Bónus
  1. Le Sang Des Heros
  2. Resistance
  3. La Reddition Finale
  4. La Victoire Est Notre Destin
  5. Amen

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Cafe Europa x4

Mais uma edição do Cafe Europa que foi para o ar no passado dia 2 de Janeiro, mais um bom motivo para vos trazermos duas horas da melhor música que passa nas ondas hertzianas em Portugal. É só sintonizar a Rádio Ás em Aveiro e ficar a perceber porquê.

Esta foi uma edição particularmente dedicada ao novo trabalho dos Rome, e portanto a qualidade sai reforçada. Um bom aperitivo para o grande momento que será vê-los em palco nacional mais lá para o Verão. Mas por agora podem fazer download da primeira hora do programa aqui e da segunda aqui, e apreciar grandes músicas.

E para confirmarem a playlist:
    Hora 1 
  1. ROME – “In Cruel Fire” LUX 
  2. ROME – “The Merchant Fleet” LUX 
  3. ROME – “A Pact Of Blood” LUX 
  4. ROME – “The Pyre Glade” LUX
  5. PANTALEIMON – “We Love” GB
  6. LAIBACH – “Across The Universe” ESL
  7. DWELLING – “Silêncio Intemporal” PT
  8. AND ALSO THE TREES – “Candace” GB
  9. ROME – “Sons Of Aeeth” LUX 
  10. ROME – “Little Rebel Mine” LUX 
  11. ROME – “To Be Governed” LUX 
  12. ROME – “Eagle And Serpent” LUX
  13. ROME – “To Each His Storm” LUX 
  14. ROME – “Families Of Eden” LUX 
  15. KTU – “Optikus” FIN+GB
    Hora 2
  1. DOWN IN JUNE – “Litlle Black Angels” SUE 
  2. ANNE CLARK – “Hope Road (A-Z Route)” GB
  3. JOY DIVISION – “Decades” GB
  4. KIRLIAN CAMERA – “Odyssey Europa” IT
  5. ROME – “All For Naught” LUX
  6. ROME – “Automation” LUX 
  7. ROME – “Ballots And Bullets” LUX
  8. ROME – “Years Of Abalone ” LUX
  9. ROME – “You Threw It At Me Like Stones” GB
  10. ROME – “Petrograd Waltz” LUX 
  11. ROME – “Down And The Darkest Hour” LUX
  12. NOVALIS DEUX – “Ghosts Over Europe” DE 
  13. SPEAR OF DESTINY – “Never Take Me Alive” GB
  14. LADYTRON – “Little Black Angel” GB

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Viagem ao mundo da nostalgia

Pouco mais de um ano depois do seu último trabalho, os Fräkmündt regressam com um novo disco de originais. "Heiwehland" de seu nome, tem a chancela Percht e continua a trazer-nos o que de melhor se faz nas regiões Alpinas da Suíça.

O Ur-Folk Suíço tem aqui uma nova entrega, alicerçado no acordeão, guitarra, hurdy-gurdy, baixo, flauta e percussão, com um conjunto de vozes que conferem uma nova dimensão à música. Recorrendo também a arcanos dialectos da sua região natal, exploram conceitos líricos com base na história, mito e tradição, criando um dos expoentes máximos neste estilo em particular.

A edição é normal é apresentada num digipack com 20 páginas de fotografias e letras (incluindo a sua tradução para Inglês). Mas o destaque vai para a edição especial em caixa de madeira, limitada a 150 cópias, que junta ao disco um CD 3'' com duas músicas exclusivas e um documentário vídeo. Mais material = mais diversão, por isso apressem-se se querem uma das cópias da edição limitada.


O alinhamento completo é o seguinte:
    "Heiwehland"
  1. Bärgfrede
  2. Chomm Domini, S'Esch Zyt!
  3. Hüfifirn
  4. Die Arme Seele Em Ys
  5. Ha An Em Ort Es Blüemli Gseh
  6. Dehei
  7. D'Chueh Metem Holderechnoche
  8. Suworow
  9. Härz Mys Härz
  10. D'Draachejongfer
  11. Bockitobel
  12. S'Toggeli
  13. Tanzlaubehond
  14. Aues Esch Anderscht
  15. Heiwehland
  16. Senged, Suufed, Tanzed Wöud!
    CD Bónus
  1. S'Thuot Das Anneli Nömm Uufstoh
  2. Chienbäse
  3. Video Documündtary

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Regresso da melancolia

Depois de uma estreia em nome próprio que revelou um Peter Bjärgö no topo das suas faculdades, este início de ano marca também o lançamento de "The Architecture Of Melancholy", o novo disco com chancela Cyclic Law.

Este trabalho é uma viagem às mais recônditas profundezas da mente de Peter, e revela-nos muito da essência de quem é este artista lendário. A melancolia foi outrora considerada uma doença, um estado mental de depressão crónica, e parece que estamos perante um segundo advento de uma epidemia a larga escala. Boa altura para este disco, portanto.

A nível sonoro, Peter apresenta-nos uma delicada mistura de guitarras suaves, Dark Ambient que nos envolve e o fenomenal poder da sua voz, criando assim mais um disco de longa digestão e que nos dará tantos (ou mais) momentos de prazer como o seu antecessor. Não hajam dúvidas: estamos perante um dos grandes músicos dos nossos tempos. Aproveitemos mais um resultado da sua mente criativa.

Com uma edição limitada a 700 exemplares em digipack de 8 painéis, o disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. The Architecture Of Melancholy
  2. Bitteresque
  3. The Hidden Compass
  4. Apathy
  5. A Wheel Of Thoughts
  6. The Death Of Our Sun
  7. Sleep Dep.Loop1

domingo, 1 de janeiro de 2012

[NOTICIA] Entrar no ano novo da melhor forma

Nada como abrir o ano com uma excelente notícia. Neste caso, um novo disco de Dernière Volonté, que apesar de não ser um longa-duração de originais não deixa de ser totalmente relevante. "Ne Te Retourne Pas" (traduzido por "Não Olhes Para Trás") será lançado em Janeiro pela HauRuck!.

Para a editora é também motivo de celebração, uma vez que se trata da sua centésima edição. Um jubileu que é também consubstanciado nos 10 anos de ligação entre a HauRuck! e Geoffroy, e que esperamos que dure muito mais tempo.

Mas voltando ao disco, trata-se de uma compilação de músicas que foram originalmente lançadas em edições limitadas em vinil e noutras compilações, mas também inclui alguns inéditos percorrendo a carreira desde 2003 até agora (também cobrindo alguns projectos paralelos).

Particularmente entusiasmante é a inclusão de "Toujours", que assim fica disponibilizada pela primeira vez em CD. Uma das minhas músicas preferidas de sempre, é a oportunidade de a poder ouvir num formato físico. Outra curiosidade é a inclusão de "Mon Insolence", que nunca foi editada antes mas que se tornou na base de outra das grandes músicas de Dernière Volonté, nomeadamente "Languissant". Como podem ver, motivos de interesse não faltam.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. Un pas en arrière 
  2. Achtung 
  3. L'appel 
  4. J'aimerais tant crier 
  5. Regard Camouflage
  6. Mon Insolence (Corps Languissants, Chapter 1) 
  7. Ne Te retourne pas 
  8. Toujours 
  9. L'Eau froide
  10. L'éternité 
  11. La Nuit revient (WP.38) 
  12. Tout a disparu