sábado, 31 de dezembro de 2011

[OPINIAO] Fechamos um ciclo apenas para iniciar um novo

Hoje é o último dia do ano, e como tal parece apropriado olhar para estes últimos doze meses e relembrar alguns dos melhores momentos que nos acompanharam nesta página. Não sou minimamente adepto de listas, e portanto não as irei fazer, mas creio que é um exercício interessante recuperar grandes discos e outros momentos que ficarão na nossa memória.

Começando pelos grandes nomes consagrados, neste ano tivemos duas entregas da trilogia iniciada pelos Sopor Aeternus & The Ensemble Of Shadows no ano passado (esta e esta), para além de outros lançamentos menores. Os Arditi apresentaram-nos um novo disco (este), assim como os Sol Invictus (este) e os :Of The Wand And The Moon: (este). Quanto aos Rome, resolvem lançar uma excelente edição tripla (esta) que é um dos grandes lançamentos do ano.

Entre os nomes talvez não tão conhecidos, mas onde figuram alguns preferidos pessoais, destaco os trabalhos de Andrew King (este), Seelenthron (este), Collection D'Arnell Andrea (este), :Golgatha: (este) e Dawn & Dusk Entwined (este). Entre sonoridades um pouco mais diferentes destaco os Inade (este), S.E.T.I. (este), Ulver (este) e os ASP (este).

Também algumas estreias que auguram um grande futuro, como as dos Café de l'Enfer (esta) e Osewoudt (esta). E uma particular surpresa, um dos discos conceptuais que mais sentido fez para mim - este dos Sinweldi (uma vez que não apanhei a edição original). E tudo isto não incluindo reedições, com a excepção desta última.

Finalmente, queria destacar o excelente programa de rádio Cafe Europa (que temos vindo a acompanhar e vamos continuar a fazê-lo) e três eventos que marcaram este ano: o Festival Entremuralhas (com um alinhamento de luxo), a digressão de 30º aniversário dos Death In June (tudo o que é bom acaba) e a digressão de Verão dos Blood Axis (que infelizmente não consegui apanhar).

Claro que são apenas opiniões subjectivas, por isso deixem também ficar as vossas - o que vos ficou na memória deste ano?

Em súmula, foi mais um ano recheado de boa música, grandes eventos e momentos que perdurarão ao teste do tempo. Que 2012 seja ainda melhor, e nos traga tudo aquilo que dele esperamos! Vemo-nos no próximo ano.

Lurker

Sem comentários: