sexta-feira, 30 de novembro de 2012

[NOTICIA] Regresso de um mito

Depois de vários anos de silêncio, os Organisation Toth regressam ao activo pela mão da Rage In Eden, com "The Living Forces Of Evil" como mais recente trabalho.

E regressam com um disco nada fácil, recheado de caos e desarmonia. Não há aqui nada bonitinho nem feito de acordo com qualquer fórmula. Som cru industrial, sirenes agonizantes, ritmos caóticos, ruído vário e outros ingredientes igualmente agrestes criam uma sonoridade propositamente confusa que nos deixa ficar quase ansiosos.

Mas quando esperamos por uma pausa, levamos mais um murro nos queixos de um disco dominado pela austeridade que tão em voga está nos dias de hoje, por motivos diferentes. O marcial está lá, mas feito como na génese do estilo e sem nenhuma da padronização que lhe seguiu. Se o conseguirem aguentar, é um disco tremendo.

Destaque para a edição especial em caixa, limitada apenas a 26 cópias, que para além do disco regular lhe acrescenta ainda um segundo disco, em formato CDr, com quatro faixas bónus.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "The Living Forces Of Evil"
  1. Only Fear…
  2. Örden
  3. The Iron Evangel
  4. Hypnotik Spell
  5. The Death Issue
  6. Circles ov Dust
  7. Higher Law
  8. O.T. Signal
    CDr Bónus
  1. Seule la Peur....
  2. First Law
  3. Oblivoin
  4. ... Only Fear

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

[NOTICIA] Hora do Cafe Europa

Depois de uma semana um pouco mais agitada do que o habitual, chega finalmente o tempo de relaxar ao som de alguma da melhor música que podemos encontrar por aí. Estamos naturalmente no Cafe Europa, como habitual, desta feita para desfrutar da emissão número 49 que foi para o ar no passado dia 26 de Novembro.

Numa edição muito focada em Itália, há também espaço para algumas surpresas (como Burzum, um dos preferidos aqui deste lado) e, acima de tudo, muito boa música. Tudo para conferir descarregando a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. AIN SOPH - "Legionnaire In Algiers" (IT)
  2. ARGINE - "Datemi Pace" (IT)
  3. ROMA AMOR - "A Cosa Pensi" (IT)
  4. ROMA AMOR - "La Guerriera" (IT)
  5. ROMA AMOR - "Madrigale" (IT)
  6. INNER GLORY - "What Remains Of A Dream" (IT)
  7. CIRCUS JOY - "Seta Su Seta" (IT)
  8. ONIRIC - "Blessing" (IT)
  9. SPIRITUAL FRONT - "Cold Love In A Cold Coffin" (IT)
  10. SPIRITUAL FRONT - "Autopsy Of A Love" (IT)
  11. ORDO ROSARIUS EQUILIBRIO - "Hell Is Where The Hearth Is - The Gospel Of Tomas" (SWE)
  12. TRIORE - "Pleasures & Tortures" (SWE/GER)
  13. TRIORE - "Europa's Dream" (SWE/GER)
  14. NAEVUS - "Recovery Is Not Permitted" (GB)
  15. NAEVUS - "Making Hay" (GB)
    Hora 2
  1. AIN SOPH - "Datemi Pace" (IT)
  2. ANDREW KING & THE OVAL LEGIONARY CHORALE - "Legionnaire In Algiers" (GB)
  3. THE HARE AND THE MOON - "John Barleycorn" (GB)
  4. ROME - "This Silver Coil" (LUX)
  5. ELIWAGAR - "Rimnatt" (NOR)
  6. ERMO - "Destornado" (PT)
  7. LA CHANSON NOIRE - "Uma Cena de Amor" (PT)
  8. INNERTHOUGHTS - "I Am" (PT)
  9. OM - "State of Non-Return" (USA)
  10. ULVER - "Street Song" (NOR)
  11. BURZUM - "Surtr Sunnan (Black From The South)" (NOR)
  12. STALINGRAD - "Cavalieri Del Tempo" (IT)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

[EVENTO] Acabar em beleza

Hoje trazemo-vos a última data desta etapa (haverá mais?) da digressão de 30º aniversário dos Death In June, uma série de eventos em vários locais do mundo (com principal incidência na Europa) que tem levado Douglas P. a apresentar alguma da música que nos marcou a todos de uma forma ou de outra.

Esta última data terá lugar no próximo dia 16 de Dezembro, em Salerno (Itália) no belíssimo Forte La Carnale (que tem sido palco para eventos de grande qualidade nos últimos tempos), com a organização a cargo da Aut Aut Promotion.

Uma curiosidade desta data é que para além do concerto dos Death In June propriamente dito, terá também como atracção um seminário sobre a seminal banda Britânica, que será focada sob diferentes pontos de vista artísticos e discutida por um painel de convidados.

Para além destes eventos principais, teremos como habitual a animação a cargo dos DJ's convidados, que irão continuar a boa música pela noite fora e marcar assim o encerramento em beleza de uma das mais interessantes digressões que temos vindo a acompanhar.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

[EVENTO] De regresso a DIJ

Depois de algum tempo de ausência, voltamos a acompanhar a digressão de 30º aniversário dos Death In June por essa Europa fora. Desta feita paramos na Finlândia para vos trazer uma data dupla.

A primeira dessas datas terá lugar no próximo dia 3 de Dezembro, no Clube Dynamo em Turko. Já a segunda data terá lugar no dia seguinte, 4 de Dezembro, em Helsínquia, no Clube Semifinal.

Em ambas as datas a banda Britânica terá o palco apenas por sua conta, para aquecerem sem dúvida o ambiente do frio que estará fora dos locais. Não será o ambiente mais convidativo para vos receber, mas têm a certeza que dentro estará bem agradável.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

[NOTICIA] Lendas e tradições de outrora

Temos uma série de bons projectos em Portugal que deveriam ser mais conhecidos. Como o caso dos Old Village que hoje vos trazemos, para falar do seu mais recente trabalho "Temores Lendas e Tradições".

O projecto Ambient / Folk foi criado por João Ribeiro em 2007 e tem mostrado o seu trabalho em várias compilações e num CDr já editado. Pela mão da netlabel Petroglyph entregam-nos mais um tomo inspirado por mitos arcanos, lendas e folclore, visões de mundos perdidos e crenças em realidades para além da nossa.

Com a participação de vários músicos convidados, João Ribeiro consegue criar um disco envolvente, de grande beleza de composição e sensibilidade melódica, que nos trás memórias de outros tempos em que os valores a que prestávamos atenção eram outros que não apenas o vil metal. Boas memórias que regressam vívidas após cada audição.

O disco está disponível gratuitamente aqui, e apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Ascenção a Caer Arianrhod 
  2. Dança aos Deuses da Boa Colheita 
  3. A Passagem 
  4. O culto de Nênia (a Deusa do Lamento) 
  5. Os Desígnios de Nabia 
  6. Invocação das Esferas Antigas 
  7. Ninfas da Chuva 
  8. O Moinho da Falésia 
  9. Os Sete Augúrios da Montanha Negra 
  10. O Choro da Terra 

domingo, 25 de novembro de 2012

[NOTICIA] A mitologia do som, primeiro tomo

Quando estamos perante um projecto profícuo e com a qualidade dos Inade, empiricamente sabemos que deverá haver muito material que não foi lançado ao longo dos anos. Realidade que "Audio Mythology One" vem tentar colmatar, pela mão da Loki Foundation.

Este disco reúne material inédito e faixas de compilações num primeiro rebuscar do baú de material sonoro dos mestres do Dark Ambient. Peças essenciais para compreendermos o mundo dos Inade, estas manipulações sonoras preenchem o vazio no nada e deixam-nos ficar "despidos" e sozinhos no meio da escuridão. Não é mesmo o que desejam para uma noite chuvosa?

Como é possível de depreender pelo nome, mais volumes do género serão introduzidos no futuro. Entretanto, este trabalho apresenta-se numa versão regular em CD e numa versão especial em LP e CD, sendo que o alinhamento do LP aparece em diferente ordem (apesar de ser o mesmo do CD). Esta última versão está limitada a 300 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Engine Of Inferno
  2. Metaspheres
  3. Divine Hybrid
  4. Nomina Nuda Tenemus
  5. Asteroid Probe
  6. Ethos Anthropo Daimon
  7. The Ocean Of Fate
  8. The Tower Of Bones

sábado, 24 de novembro de 2012

[NOTICIA] Medo da individualidade

Já fazia algum tempo desde que Mick Moss tinha lançado o último longa-duração de originais dos Antimatter, mas a Prophecy Productions encarregou-se de fechar esse hiato com o lançamento de "Fear Of A Unique Identity".

Este disco recupera o sentimento mais electrónico dos seus primeiros trabalhos, sem perder no entanto o perfil mais directo e rockeiro dos últimos anos. É também a primeira vez que Mick Moss se apresenta com uma banda completa, aproveitando essa oportunidade para lançar um disco mais coeso e rico.

Conceptualmente, a banda endereça temas como a exclusão social e outras barreiras psicológicas do mundo em que vivemos, mas mesmo assim criando composições vibrantes e capazes de fazer raiar esperança nos dias lúgubres do presente. Um disco que merece ser ouvido com atenção, e repetida a dose nas quantidades desejadas.

Para além da edição normal em CD, há uma edição em digipack que lhe junta duas faixas bónus, uma edição em vinil pesado de 180 gramas limitada a 500 exemplares, e uma edição limitada a 1000 exemplares em CD duplo (contando com seis faixas bónus no segundo CD) com um DVD adicional contendo um vídeo.

O alinhamento completo (com base na edição mais completa) é o seguinte:
    CD1
  1. Paranova
  2. Monochrome
  3. Fear Of A Unique Identity
  4. Firewalking
  5. Here Come The Men
  6. Uniformed & Black
  7. Wide Awake In The Concrete Asylum
  8. The Parade
  9. A Place In The Sun
    CD2
  1. The Parade (Remix)
  2. Fear Of A Unique Identity (Acoustic Mix)
  3. Here Come The Men (Violin Mix)
  4. Firewalking (Remix)
  5. A Place In The Sun (Demo)
  6. Monochrome (Alternate Demo)
    DVD
  1. Uniformed & Black (Videoclip)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

[NOTICIA] Delicioso o café de hoje

Novamente regressamos à mesa preferida do Café Europa para apreciar mais duas horas de excelente música. Desta feita estamos perante a edição número 48 do programa de rádio, que foi originalmente para o ar no passado dia 19 de Novembro.

E esta edição conta com uma particularidade bem interessante. Na primeira hora (que podem descarregar aqui) temos a habitual selecção de excelente música a que o programa nos tem habituado, mas a segunda hora (que podem descarregar aqui) reserva-nos uma surpresa especial.

Falamos na transmissão na íntegra do disco partilhado entre Horologium, Foundation Hope, Project Winter e Artefactum chamado "Pere Lachaise", editado em 2006 pela Steinklang Industries. Como o nome indica, é um disco conceptual de tributo ao célebre cemitério de Paris, onde muitas figuras icónicas estão sepultadas. Uma agradável surpresa e um disco que merece o destaque.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. KREUZWEG OST - Fur Kaiser, Gott Und Vaterland (AUT)
  2. DEATH IN JUNE / LES JOYAUX DE LA PRINCESSE – Östenmarsch (GB/FR)
  3. DEATH IN JUNE - Our Ghost Gather (GB)
  4. MYRNINEREST - A Dogstar at a Dog Bar (GB)
  5. SOL INVICTUS - Abattoirs Of Love (GB)
  6. FIRE AND ICE - Huldra's Maze (GB)
  7. KING DUDE - Please Stay (In The Shadow Of My Grave) (USA)
  8. OF THE WAND AND THE MOON - I Crave For You (DIN)
  9. OF THE WAND AND THE MOON - A Cancer Called Love (DIN)
  10. SOLBLOT - Ålderdomen (SWE)
  11. MANI DEUM - Blasphemy, The Word (GRE)
  12. VAL DENHAM & Ô PARADIS - My Blackest Flowers (GB/ESP)
    Hora 2
  1. HOROLOGIUM - "Père-Lachaise Part I" (POL)
  2. HOROLOGIUM - "Père-Lachaise Part II" (POL)
  3. FOUNDATION HOPE - "Père-Lachaise Part III" (NED)
  4. TRIARII - "Exile (solemm vigil)" (SWE)
  5. CAMERATA MEDIOLANENSE - "Vago Augelleto" (IT)
  6. PROJECT WINTER - "Père-Lachaise Part V" (NED)
  7. PROJECT WINTER - "Père-Lachaise Part VI" (NED)
  8. ARTEFACTUM - "Père-Lachaise Part VII" (POL)
  9. LAIBACH - "Under The Iron Sky" (ESL)
  10. LAIBACH - "Ballad Of A Thin Man (live)" (ESL)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

[EVENTO] Mais um festival de eleição

Hoje trazemo-vos mais um festival que promete marcar o final do ano, e enriquecer o que tem sido um belo ano de propostas de eventos. Falamos do Darkland Fire III, que terá lugar no Rakvere Rahvamaja, na cidade de Rakvere na Estónia, no próximo dia 8 de Dezembro.

Para além dos muitos atractivos que a Estónia tem para oferecer (e se ainda não foram lá, vale bem a pena!), este festival merece entrar na lista dos eventos do ano não só pelo ecléctico alinhamento (entre propostas de Neofolk, Dark Folk ou Industrial, por exemplo) mas também pela qualidade dos nomes propostos.

Teremos então em palco os Parzival, H.E.R.R., Allerseelen, Tzolk'In, Empusae, Desiderii Marginis, Flint Glass, Sinine, Darkrad, Kentin Jivek e Pyha Kuolema. Como podem ver, propostas para todos os gostos, entre propostas menos conhecidas e nomes consagrados da cena musical que mais apreciamos.

Claro que a experiência não se fica pelas actuações das bandas, havendo muito mais à disposição. Para além de todas as propostas culturais, históricas e sociais que a cidade (e arredores) tem para oferecer, a festa continuará pela noite dentro marcando um dia que será memorável para quem tiver a felicidade de poder marcar presença.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

[NOTICIA] Um toque de divino

Já com um fundo de catálogo impressionante e de reconhecida qualidade, os Autumn's Grey Solace chegam agora ao lançamento do seu sétimo longa-duração de originais continuando a evolução que têm vindo a demonstrar disco após disco.

"Divinian" tem selo Projekt e apresenta-nos uma Erin Welton no topo da sua forma. Recorrendo aos comuns instrumentos de base - guitarra, baixo, bateria - é no entanto a sua voz que cria a barreira sonora que nos atinge música após música, entrelaçada nos restantes instrumentos.

Reunindo sonoridades que vão desde o Darkwave ao Etéreo e Shoegaze, este disco mistura sensibilidade melódica com capacidade de composição para nos propor uma viagem à centelha do divino, bem conduzidos por música de qualidade superior.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Shadow, Light, Echo
  2. Nífara
  3. Sáwol
  4. Meremennen
  5. Écelic
  6. Sanctuary
  7. Unravel
  8. Divinian
  9. Summered And Flowered
  10. Halo
  11. Zenith
  12. Síscéal

terça-feira, 20 de novembro de 2012

[NOTICIA] Um futuro risonho

Depois de cerca de quatro anos sem edições, Andreas Wahnmann regressa com os seus First Law às edições com "A Future So Bright", o seu sétimo longa-duração de originais, pela mão da Loki Foundation.

A natureza irónica deste disco fica vincada logo na capa, em que a Natureza prima, para dar lugar à sonoridade agreste e inóspita que aniquilaria qualquer flor como a que figura no trabalho gráfico. Uma viagem que pode ter tons deprimentes.

Padrões rítmicos profundos, drones de guitarra em repetição e vocalizações tenebrosas contrastam com melodias harmoniosas, criando uma paisagem sonora digna de registo que marca talvez o lançamento mais negro dos First Law até ao momento. Mesmo como gostamos, portanto.

Para além da edição regular em CD, está também disponível uma edição especial em caixa, limitada a 135 exemplares, que adiciona um segundo disco ao lançamento. Chamado "Condemned To Repeat", este CDr adiciona cinco faixas extra a um trabalho que merece a nossa atenção.

O alinhamento completo é o seguinte
    CD 1 - "A Future So Bright"
  1. The Mother Of All Storms
  2. Low Spirits Meme
  3. To The Heart
  4. Doubt
  5. Time Distortions
  6. Sewers
  7. Whole
  8. Confederacy Of Dunces
  9. Fortune Frowns You
    CD 2 - "Condemned To Repeat"
  1. Condemned To Repeat Part I (Venus)
  2. Condemned To Repeat Part II (Persuasion)
  3. Condemned To Repeat Part III (Darkness)
  4. Condemned To Repeat Part IV (Club)
  5. Condemned To Repeat Part V (Confide)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

[NOTICIA] Um novo Monstro

Temos um novo capítulo na série temática dos monstros por parte de Andrew Liles. Desta feita trata-se de "Ninki Nanka, Yumboes & Monsters", lançado pela mão da Dirter Promotions.

Tudo começou em 2008, quando Andrew W. K. estava a trabalhar um disco de Lee "Scratch" Perry e Andrew Liles resolveu contribuir com uma mistura especial em tributo a um artista de quem era apreciador. Apesar de ter resultado uma bela música, acabou por nunca ser editada.

Passando quatro anos à frente, a mistura foi remisturada e a essa música foram acrescentadas mais três novas para criar o CD que temos agora em mãos. Os monstros atacam de novo, e desta vez vêem com tudo para cima de nós!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Mbwiri (Dub)
  2. Akazu Hyena Butter (Dub)
  3. Qandisa (Dub)
  4. Ogboju Ode Ninu Lgbo Irunmale (Dub)

domingo, 18 de novembro de 2012

[NOTICIA] E as edições sucedem-se

Depois de terem regressado às edições com "Peaceful Snow" em 2010, temos assistido a um ressurgir do movimento Death In June com extensas digressões e alguns lançamentos associados. Já na altura tinha havido uma edição especial complementada com um disco adicional de versões instrumentais de clássicos da seminal banda Britânica, e hoje trazemo-vos o segundo lançamento do estilo, apropriadamente chamado "Peaceful Snow / Lounge Corps II".

Editado pela New European Recordings (ou NER), este disco duplo junta o mais recente álbum dos Death In June tal como tinha sido anteriormente lançado a um novo disco com versões inéditas de instrumentais ao piano protagonizados por Miro Snejdr das mesmas músicas do álbum original.

A edição é limitada a 555 exemplares, sendo que os primeiros 130 são assinados por Douglas P. e por Miro Snejdr. O alinhamento completo é o seguinte: 
    CD 1 - "Peaceful Snow"
  1. Murder Made History
  2. Fire Feast
  3. Peaceful Snow
  4. Life Under Siege
  5. A Nausea
  6. Wolf Rose
  7. The Scents Of Genocide
  8. Red Odin Day
  9. My Company Of Corpses
  10. Cemetery Cove
  11. Our Ghosts Gather
  12. Neutralize Decay
  13. The Maverick Chamber
    CD 2 - "Lounge Corps II"
  1. Murder Made History
  2. Fire Feast
  3. Peaceful Snow
  4. Life Under Siege
  5. A Nausea
  6. Wolf Rose
  7. The Scents Of Genocide
  8. Red Odin Day
  9. My Company Of Corpses
  10. Cemetery Cove
  11. Our Ghosts Gather
  12. Neutralize Decay
  13. The Maverick Chamber

sábado, 17 de novembro de 2012

[NOTICIA] Um documentário em duplo formato

Depois de termos falado já várias vezes dos concertos de digressão do 30º aniversário dos Death In June, parece apropriado falar de um lançamento que tenta capturar alguns desses momentos inesquecíveis, mesmo que de forma não oficial. Estamos a falar de "30th Anniversary Tour Live" lançado pela Valkrie.

Trata-se de uma caixa contendo 6 DVDr e 4 CDr, num total de 10 discos que reúnem alguns dos melhores momentos que em 2011 os Death In June protagonizaram um pouco por toda a Europa. Temos aqui dois concertos completos e uma série de excertos de outros, incluindo a passagem por Portugal.

Os dois primeiros DVD e CD contêm o concerto completo de Wiesenhaus, em Eisleben (Alemanha) que teve lugar no dia 22 de Outubro de 2011, e os dois segundos DVD e CD contêm também o concerto completo de Reithalle, em Dresden (também Alemanha) que teve lugar no dia 16 de Dezembro de 2011. Destaque para a versão "especial" de "Rose Clouds Of Holocaust" do concerto de Eisleben.

O quinto DVD contém excertos do concerto no Underworld, em Londres, de 23 de Dezembro de 2011, e o sexto e último DVD contém também excertos mas de vários concertos, entre eles o da Casa de Lafões em Lisboa, mas também de Waregem, Copenhaga, Praga ou Varsóvia. Tudo isto numa versão limitada a 50 cópias numeradas à mão.

O alinhamento completo é o seguinte:
    DVD1
  1. Till The Living Flesh Is Burned
  2. Bring In The Night
  3. Ku Ku Ku
  4. Luther's Army
  5. Symbols Of The Sun
  6. Death Is The Martyr Of Beauty
  7. Peaceful Snow
  8. Kameradschaft
  9. The Honour Of Silence
  10. The Golden Wedding Of Sorrow
  11. Wolf Rose
  12. Giddy Giddy Carousel
  13. Come Before Christ And Murder Love
  14. All Pigs Must Die
  15. Fields Of Rape
  16. Death Of The West
    DVD2
  1. Leopard Flowers
  2. To Drown A Rose
  3. Rocking Horse Night
  4. Good Mourning Sun
  5. Hollows Of Devotion
  6. But, What Ends When The Symbols Shatter ?
  7. She Said Destroy
  8. Little Black Angel
  9. Fall Apart
  10. Runes And Men
  11. Rose Clouds Of Deutsche Bollocks
  12. Heaven Street
  13. C'Est Un Rêve
    DVD3
  1. Till The Living Flesh Is Burned
  2. Bring In The Night
  3. Death Of A Man
  4. Ku Ku Ku
  5. Hullo Angel
  6. The Golden Wedding Of Sorrow
  7. Because Of Him
  8. Peaceful Snow
  9. He's Disabled
  10. The Mourner's Bench
  11. Come Before Christ And Murder Love
  12. Symbols Of The Sun
  13. Life Under Siege
  14. Tick Tock
  15. Smashed To Bits
  16. Leper Lord
  17. The Maverick Chamber
    DVD4
  1. Torture By Roses
  2. Omen-Filled Season
  3. Fields Of Rape
  4. Wolf Rose
  5. Kameradschaft
  6. Death Of The West
  7. Good Mourning Sun
  8. Giddy Giddy Carousel
  9. To Drown A Rose
  10. Fall Apart
  11. She Said Destroy
  12. Little Black Angel
  13. But, What Ends When The Symbols Shatter ?
  14. Rose Clouds Of Holocaust
  15. Runes And Men
  16. Heaven Street
  17. C'Est Un Rêve
    DVD5
  1. Death Of A Man
  2. The Golden Wedding Of Sorrow
  3. The Maverick Chamber
  4. Fields Of Rape
  5. Peaceful Snow
  6. Hollows Of Devotion
  7. Death Of The West
  8. She Said Destroy
  9. Little Black Angel
  10. Runes And Men
  11. Rose Clouds Of Holocaust
  12. Heaven Street
  13. C'Est Un Rêve
    DVD6
  1. The Honour Of Silence
  2. Fields Of Rape
  3. Ku Ku Ku
  4. Peaceful Snow
  5. To Drown A Rose
  6. Little Black Angel
  7. Fall Apart
  8. But, What Ends When The Symbols Shatter ?
  9. Leper Lord
  10. Giddy Giddy Carousel
  11. Luther's Army
  12. Wolf Rose
  13. All Pigs Must Die
  14. Death Of The West
  15. The Maverick Chamber
  16. Heaven Street
  17. Till The Living Flesh Is Burned
  18. Bring In The Night
  19. Good Mourning Sun
  20. C'Est Un Rêve
    CD1
  1. Till The Living Flesh Is Burned
  2. Bring In The Night
  3. Ku Ku Ku
  4. Luther's Army
  5. Symbols Of The Sun
  6. Death Is The Martyr Of Beauty
  7. Peaceful Snow
  8. Kameradschaft
  9. The Honour Of Silence
  10. The Golden Wedding Of Sorrow
  11. Wolf Rose
  12. Giddy Giddy Carousel
  13. Come Before Christ And Murder Love
  14. All Pigs Must Die
  15. Fields Of Rape
  16. Death Of The West
    CD2
  1. Leopard Flowers
  2. To Drown A Rose
  3. Rocking Horse Night
  4. Good Mourning Sun
  5. Hollows Of Devotion
  6. But, What Ends When The Symbols Shatter ?
  7. She Said Destroy
  8. Little Black Angel
  9. Fall Apart
  10. Runes And Men
  11. Rose Clouds Of Deutsche Bollocks
  12. Heaven Street
  13. C'Est Un Rêve
    CD3
  1. Till The Living Flesh Is Burned
  2. Bring In The Night
  3. Death Of A Man
  4. Ku Ku Ku
  5. Hullo Angel
  6. The Golden Wedding Of Sorrow
  7. Because Of Him
  8. Peaceful Snow
  9. He's Disabled
  10. The Mourner's Bench
  11. Come Before Christ And Murder Love
  12. Symbols Of The Sun
  13. Life Under Siege
  14. Tick Tock
  15. Smashed To Bits
  16. Leper Lord
  17. The Maverick Chamber
    CD4
  1. Torture By Roses
  2. Omen-Filled Season
  3. Fields Of Rape
  4. Wolf Rose
  5. Kameradschaft
  6. Death Of The West
  7. Good Mourning Sun
  8. Giddy Giddy Carousel
  9. To Drown A Rose
  10. Fall Apart
  11. She Said Destroy
  12. Little Black Angel
  13. But, What Ends When The Symbols Shatter ?
  14. Rose Clouds Of Holocaust
  15. Runes And Men
  16. Heaven Street
  17. C'Est Un Rêve

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

[NOTICIA] Bem-vindos de volta ao Cafe Europa

Estamos mais uma vez de volta à nossa mesa reservada semanalmente no Cafe Europa, para desfrutarmos de duas horas da melhor música que se faz por esse mundo fora. Hoje é a vez da emissão número 47 ir para o ar, depois de o ter feito pela primeira vez no passado dia 12 de Novembro.

Apesar de ser uma emissão bastante heterogénea, existe um conceito que é comum a todas as propostas apresentadas - são todas do outro lado do Atlântico! Uma boa oportunidade para conhecer melhor alguns projectos menos famosos na Europa, e revisitar velhos amigos que nos acompanham há muitos anos. Façam-no descarregando a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. TOM VERLAINE - "Words From The Front" (USA)
  2. THE FEELIES - "On The Roof" (USA)
  3. THROWING MUSES - "Green" (USA)
  4. THE DREAM SYNDICATE - "Bullet With My Name On It" (USA)
  5. GUADALCANAL DIARY - "Trail Of Tears" (USA)
  6. REM - "Southern Central Rain (I'm Sorry)" (USA)
  7. VIOLENT FEMMES - "Never Tell" (USA)
  8. HUSKER DÜ - "Ice Cold Ice" - (USA)
  9. THE LONG RYDERS - "Looking For Lewis & Clark" (USA)
  10. BIG DIPPER - "A Song To Be Beautiful" (USA)
  11. THIN WHITE ROPE - "Red Sun" (USA)
  12. SWANS - "Sex, God Sex" - (USA)
  13. THE GUN CLUB - "Mother of Earth" (USA)
  14. JOHN FOGERTY - "Old Man On the Road" (USA)
    Hora 2
  1. SWANS - "Avatar" (USA)
  2. SIR RICHARD BISHOP - "Cross My Palm With Silver" (USA)
  3. BONNIE 'PRINCE' BILLY & MARIEE SIOUX - "Loveskulls" (USA)
  4. CHANGES - "Early Morning, Hours Of The Night" (USA)
  5. PHASE II - "Sweet Lady Fair" (USA)
  6. UNTO ASHES - "Night Is Coming Soon" (USA)
  7. FAUN FABLES - "Earth's Kiss" (USA)
  8. LUX INTERNA - "Rosa Mundi" (USA)
  9. THE LINDEBERG BABY - "Cassilda's Song" (USA)
  10. CULT OF YOUTH - "New West" (USA)
  11. METALLIC FALCONS - "Airships" (USA)
  12. CARLA BOZULICH - "Steal Away" (USA)
  13. PERFUME GENIUS -"Look Out Look Out" (USA)
  14. COCO ROSIE - "Candyland" (USA)

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

[NOTICIA] A conclusão da trilogia

Depois de terem iniciado uma trilogia com o single "108" e de terem tornado "Kalachakra" a sua segunda parte, os Ballo Delle Castagne concluem essa trilogia com o lançamento de "Surpassing All Other Kings" pela mão da BloodRock Records.

Inspirado pelo herói Babilónio Gilgamesh, este disco apresenta-nos uma história futurista em que o personagem principal acorda muitos séculos depois apenas para constatar o triste destino que o Homem escolheu para si próprio.

A nível sonoro temos aqui uma viagem psicadélica, desde o Kraut ao Space Rock, abrilhantada pela participação especial de vários artistas convidados, entre os quais todos os membros dos Egida Aurea. Um disco interessante com uma história cativante.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Tema di Gilgamesh
  2. Il Risveglio
  3. Il Viaggio
  4. Rorate Coeli
  5. Königin Der Nacht
  6. Il Segreto di Utanapastim
  7. Aquarius Age
  8. Fire In The Sky
  9. Eoni
  10. Apocriphon Of Gilgamesh

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

[NOTICIAS] Bons ventos de Espanha

Depois de um muito bem recebido single (editado por sinal por uma editora Portuguesa) e de um lançamento partilhado no ano passado, os Reserva Espiritual de Occidente (ou REO, na forma abreviada) apresentam-nos agora o seu disco de estreia e logo numa edição de autor.

"La Noche Blanca" vem afirmar (ou confirmar) o colectivo Espanhol como uma das grandes promessas no espectro Marcial / Neofolk do país vizinho. Composições muito bem trabalhadas, com excelentes arranjos, melodia e melancolia bem doseadas em redor de uma voz feminina que nos vai encantar, mas sem perder uma costela mais agressiva e experimentalista. Um disco que merece a nossa atenção e que vai colocar o nome REO onde ele deve estar.

O disco no entanto não vai estar muito tempo disponível. Está disponível em duas versões, sendo que a normal é limitada apenas a 100 exemplares em vinil branco de 180 gramas, com cada capa criada unicamente através de uma imagem única e o logotipo estampado. Na imagem podemos ver a versão especial, limitada a 40 cópias, que para além do vinil como na edição normal vem ainda com uma embalagem especial para o disco e uma relíquia feita de cabelo humano, para além de um CDr adicional contendo faixas inéditas. Verdadeiros itens de coleccionador.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "La Noche Blanca"
  1. Lobo
  2. Tatenokai
  3. Chikatilo
  4. Camara Ardiente
  5. Primavera
  6. Libelo De Sangre
  7. Atalaya
    CDr Bónus
  1. Raza
  2. Nitrato De Chile
  3. Alfonso De Portago
  4. La Ultima Noche Del Hombre
  5. La Mina

terça-feira, 13 de novembro de 2012

[EVENTO] Dark Christmas Festival

Não será só de Death In June que o final de ano viverá, em termos de eventos de qualidade. Hoje trazemo-vos o Dark Christmas Festival a realizar em Espanha em Dezembro como um bom exemplo dessa máxima.

O festival conta com duas datas, uma em Madrid e outra em Barcelona. A primeira delas terá lugar no dia 14 de Dezembro, na sala Ramdall na capital do país vizinho. Depois será a vez da cidade condal no dia seguinte, 15 de Dezembro, desta feita na sala Apolo 2.

Em ambas as datas teremos em palco a presença dos Ordo Rosarius Equilibrio e dos Dive, a jogarem em casa. Nenhum pretexto é errado para podermos ver novamente os ORE, e Espanha é aqui mesmo ao lado, por isso apontem baterias e marquem presença numa das noites. Valerá sem dúvida a pena!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

[NOTICIA] Uma versão diferente do Fado

Que o Fado era um estilo musical tradicionalmente Português ninguém tinha dúvidas. Já alguns projectos se atreveram a revisitar o estilo sob uma perspectiva musical diferente, mas arrisco a dizer que nenhum ainda tinha-o usado como os Espelho Mau em seu próprio benefício.

"Fado Menor" não tem propriamente uma dívida para com o estilo que lhe dá nome, mas o colectivo de Almada dá-nos também boas razões para apreciar boa música feita em Portugal. As edições digital e física podem ser adquiridas directamente a partir da Necrosymphonic, sendo que a primeira ficou a cargo da Alemã DigDis e a segunda da nacional Glam-o-Rama.

A nível sonoro temos aqui algum do melhor EBM que se faz deste lado da fronteira, ritmado e sempre dançavel, que se entranha e nos faz querer mexer. Acaba por ser o longa-duração de estreia dos Espelho Mau, que já há algum tempo estavam afastados das edições. Bem-vindos sejam de volta!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Why Angels Fall
  2. Ver Com os Teus Olhos
  3. Fado Menor
  4. Cravo Bemol
  5. Perguntaste-me
  6. Neste Pranto
  7. Sem Ti Aqui
  8. Desenho Suicida
  9. The Things You Had Me Wishing
  10. Confundes a Dor
  11. Just Another Christmas Song

domingo, 11 de novembro de 2012

[EVENTO] A primeira data em Itália

Depois de termos "passeado" um pouco por terras Nórdicas e de Leste acompanhando esta parte da digressão de 30º aniversário dos Death In June, chega a altura de descermos para o Mediterrâneo e, neste caso em particular, vos falar da primeira de três datas que terão lugar em Itália.

Com organização da Eye Carver, esta primeira data terá lugar no próximo dia 13 de Dezembro, no The Theatre em Milão. Em palco teremos para além dos Death In June a presença dos Die Weisse Rose e dos Albireon, num alinhamento que tem qualidade garantida.

Depois do concerto a noite continuará animada, cortesia dos DJ's convidados, que fornecem mais um pretexto para se marcar presença. Se estiverem pelas redondezas, têm uma excelente noite em perspectiva.

sábado, 10 de novembro de 2012

[NOTICIA] Cafe Europa vai até Itália

Interrompemos a série de eventos que vos tremos trazido nos últimos dias para darmos um saltinho ao Cafe Europa e apreciarmos as duas horas de emissão que fazem parte dos momentos altos de cada semana. Desta feita focamos a atenção na emissão número 46, que foi para o ar no passado dia 5 de Novembro.

Esta emissão foi especialmente focada em Itália, mais propriamente no último disco dos Ianva, "La Mano Di Gloria". Há apenas duas excepções ao país da bota, mas sendo uma geografia de onde vem muita da música que gostamos não nos podemos queixar. Podem descarregar a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. IANVA – Intro – Colpo Di Maglio (IT)
  2. IANVA – La Ballata Dell’Ardito (IT)
  3. IANVA – Galleria Delle Grazie (IT)
  4. IANVA – Tempus Destruendi (IT)
  5. IANVA – Il Bello Della Sfida (IT)
  6. IANVA - Edelweiss (IT)
  7. IANVA - Lucifer Over London (IT)
  8. ROMA AMOR – Mon Amour (IT)
  9. ROMA AMOR – La Concièrge (IT)
  10. IANVA – Alta Via (IT)
  11. IANVA – Sul Mid Sangue (IT)
  12. IANVA – L’Anarca (IT)
    Hora 2
  1. KIRLIAN CAMERA – Immortal (camera version) (IT)
  2. ROSE ROVINI E AMANTI – Versi Scritti Sul Golfo de Lerice (after shelley) (IT)
  3. IANVA – Portatori Del Fuoco (IT)
  4. IANVA – Le Stelle E I Falo (IT)
  5. IANVA – La Mano Di Glória (IT)
  6. BACKWORLD – Come The Bells (GB)
  7. OF THE WAND AND THE MOON – A Song For Deaf Ears And Empty Cathedrals (DIN)
  8. IANVA – Cancione Dell’Eterna Aurora (IT)
  9. IANVA – Della Morte Me Ne Rido (IT)
  10. IANVA – Ultima Stazione (IT)
  11. IANVA – Nell’Ora Dell’Addio (IT)

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

[EVENTO] Sempre quis fazer um concerto numa data assim

Para quem é interessado em numerologia, há certas datas que são particularmente relevantes, quer do ponto de vista simbólico, quer apenas do ponto de vista de curiosidade. A próxima data da digressão do 30º aniversário dos Death In June é uma dessas últimas.

Terá lugar no próximo dia 12 de Dezembro (e portanto no dia 12/12/12, a tal curiosidade de que falava anteriormente), no Klub K4 em Praga, a capital da República Checa (e talvez uma das cidades preferidas a nível Europeu deste lado da Internet).

Em palco teremos apenas os Death In June, sendo que o apenas aqui é um eufemismo. Todos os pretextos são bons para visitar Praga, e este é um dos melhores. Por isso, se puderem, não desperdicem a oportunidade.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

[EVENTO] Próxima paragem: Copenhaga

Continuando a mover-nos para Norte enquanto acompanhamos a digressão de 30º aniversário dos Death In June (ou pelo menos esta encarnação da digressão), desta feita chegamos a Copenhaga para um concerto com uma excelente proposta de bandas, organizado pelo colectivo The Black Cat.

E se acham que pode haver exagero, vejam bem quem temos a partilhar o palco. Como não podia deixar de ser, os próprios Death In June. Depois, uma das raras oportunidades de ver os Parzival ao vivo. E se ainda não fosse suficiente, ainda temos a presença dos Die Weisse Rose, a "jogarem em casa", para tornar a noite verdadeiramente especial.

O evento terá lugar no próximo dia 2 de Dezembro, no Clube Forbraendingen, e é altamente recomendado marcar presença se tiverem oportunidade de estar na Dinamarca nesta altura do ano. Estará certamente fresquinho lá fora, mas no recinto do evento a temperatura será bastante alta.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

[EVENTO] Nova data dupla na digressão

Depois de já termos falado de uma data dupla na digressão de 30º aniversário dos Death In June (em Viena, se bem se recordam), hoje trazemo-vos mais uma data dupla, desta feita na Bélgica, mais precisamente em Dentergem.

A cargo da organização que tão bom trabalho tem feito ao leme do Festival Shadowplay, esta data dupla terá lugar nos próximos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, no Club Bizarre.

O palco será apenas para os Death In June, mas que irão apresentar um set diferente em cada uma das noites. Um bom motivo para marcar presença em ambas, se houver essa disponibilidade. Malta amiga na Bélgica e arredores, marquem presença!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

[EVENTO] Data dupla na digressão de DIJ

Continuando a trazer-vos as novas datas da digressão de 30º aniversário dos Death In June, hoje falamos de uma data dupla em Viena, num espectáculo mais intimista promovido pela Totem Records.

As datas serão 21 e 22 de Novembro, no Club Massiv na capital Austríaca, e em palco teremos apenas os Death In June para uma apresentação limitada apenas a 85 pessoas em cada noite.

Dada a grande afluência da primeira data (originalmente marcada para dia 22), a organização resolveu marcar outra data no dia 21 e assim permitir a que todos os interessados possam marcar presença.

Para quem estiver nas redondezas nessa altura, será uma excelente oportunidade de ver os DIJ num ambiente no qual não é muito frequente podermos vê-los.

domingo, 4 de novembro de 2012

[EVENTO] Nova ronda da digressão dos DIJ

Já no passado vos falamos aqui da ronda de concertos da digressão de 30º aniversário dos Death In June, que inclusivamente passou pelo nosso país. Mas aparentemente essa não foi a última digressão, ou pelo menos foi apenas a primeira parte, porque temos já agendada uma nova ronda de concertos para o que falta deste ano de 2012.

Começamos pela primeira data desta segunda parte da digressão, a ter lugar no próximo dia 17 de Novembro em Zagreb. Terá lugar no Klub Jabuka, e contará com a primeira parte a cargo de Miro Snejdr.

A noite continuará com a animação a cargo dos DJ's convidados, e dizem-nos que a noite está perto de esgotar, por isso se quiserem marcar presença entrem em contacto com a organização rapidamente para marcarem lugar.

sábado, 3 de novembro de 2012

[NOTICIA] O retorno de um mito

Dizer que Ian Read é um mito vivo se calhar não é dizer tudo sobre o papel que o genial músico Britânico desempenhou no cunhar de muitos dos estilos de música que hoje apreciamos. Quando fundou os Fire + Ice em 1991 se calhar muitos não haveria que previssem um futuro tão auspicioso ao projecto.

Mas depois de uma série de lançamentos que ficam para a história, desde 2000 que não temos nenhum lançamento de originais de Fire + Ice. Interregno que agora se quebra com o muito aguardado "Fractured Man", com selo da sua própria editora Fremdheit.

E é 12 anos depois que podemos perceber que os princípios que guiaram a criação do projecto ainda se mantêm bem vivos. Do melhor Neofolk que temos o privilégio de ouvir, com músicas recheadas de elementos que nos relembram o passado, mas com uma abordagem fresca que renova o próprio estilo. Não é todos os dias que vemos um disco que sabemos que vai ficar para a história, mas hoje é um desses dias.

De destacar também a longa lista de participações especiais neste trabalho. Como não poderia deixar de ser, Ian Read reuniu-se de muitos dos seus amigos de longa data, num desfile de nomes que poderia muito bem ser o "quem-é-quem" dos géneros musicais que mais apreciamos deste lado. Realce também para as duas versões do disco, uma em CD e outra em LP limitado a 500 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Fractured Man
  2. Caratacus
  3. Treasure House
  4. Nimm
  5. Have You Seen?
  6. Mr Wednesday
  7. Verloschen
  8. Jubal and Tubal Cain
  9. Ælfsiden
  10. Fractured Again

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

[NOTICIA] O café da semana

Chega aquela altura da semana em que nos sentamos à mesa do Café Europa para apreciarmos mais uma chávena cheia da melhor música que se pode ouvir nas ondas hertzianas pelas nossas bandas. Desta feita trazemo-vos a emissão número 45 que foi para o ar no passado dia 29 de Outubro.

De realçar o destaque dado à cena Britânica na primeira hora e Germânica na segunda, sempre com outras propostas de qualidade intercaladas. Descarreguem a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. JOY DIVISION - Walked In Line (GB)
  2. BAUHAUS - Hair Of The Dog (rough mix version) (GB)
  3. COIL – Panic (GB)
  4. PSICHIC TV / PTV3 - Higher & Higher (GB)
  5. VIRGIN PRUNES - Pagan Lovesong (IRL)
  6. DEATH IN JUNE - Heaven Street (GB)
  7. CURRENT 93 - Lucifer Over London (GB)
  8. KNIFELADDER - Faultline (anti valium remix) (GB)
  9. DEATH IN JUNE - Death Of The West (GB)
  10. SOL INVICTUS - Death Of The West (GB)
  11. BOYD RICE AND FRIENDS - I'd Rather Be Your Enemy (USA)
  12. LAIBACH – Slovania (SLO)
  13. BLOOD AXIS - Erwachen In Der Nacht (USA)
  14. ALLERSEELEN - Mit Fester Hand (AUT)
    Hora 2
  1. VON THRONSTAHL - We Walked In Line (GER)
  2. TEST DEPARTMENT - Arddyledog Ganu (GB)
  3. DERNIÉRE VOLONTÉ - Au Travers de Lauries (FR)
  4. FIRE AND ICE – Noxialicht (GB)
  5. STURMPERCHT - Ewige Gegenwart (AUT)
  6. SEELENTHRON - Die Reise (GER)
  7. FALKENSTEIN – Sonnenkraut (GER)
  8. STEIN - Norwegen (dem Tod gehört die Zeit) (GER)
  9. SAGENTOETER – Lullaby (GER)
  10. A CHALLENGE OF HONOUR - No Way Out (NED)
  11. VINTERRIKET – Schattengeräusche (GER)
  12. BOYD RICE AND FRIENDS - Tripped A Beauteous Maiden (USA)
  13. BLOOD AXIS - Walked In Line (USA)

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

[EVENTO] O ícone está de volta

Depois de termos visto com grande interesse o regresso de Boyd Rice às edições discográficas (mesmo que seja apenas através de uma colaboração - mas que colaboração!), hoje trazemo-vos notícia de uma excelente oportunidade de verem um dos mais extraordinários artistas da nossa época ao vivo.

Pela mão da Mute e da Cold Spring temos a oportunidade de ver um concerto de Boyd Rice e NON (presumindo-se portanto que irá percorrer momentos quer da sua carreira em nome próprio quer do seu seminal projecto) no próximo dia 19 de Novembro em Londres.

O evento terá lugar no The Garage, e conta na primeira parte com o suporte dos Iron Fist Of The Sun. Depois teremos a habitual animação a cargo dos DJ's convidados, numa noite que tem tudo para ser memorável.

Poucos lugares há que sejam mais fáceis de chegar do que Londres a partir do nosso país, por isso mandem a crise dar uma volta e aproveitem a oportunidade de ver um ícone ao vivo e ficarem para sempre com essa memória viva na vossa cabeça!