domingo, 22 de dezembro de 2013

[OPINIAO] Pausa para final de ano

Aproximamo-nos do final do ano, e com ele uma necessária e merecida pausa para descanso. Não será tão completa como o desejado, mas nem sempre as coisas correm como pretendíamos.

Será também uma oportunidade de reflexão na mudança, fazendo um balanço do ano que agora finda e uma perspectiva do que se irá em breve iniciar. Talvez o novo ano traga algumas novidades, veremos como se desenrolam estas últimas semanas.

Entretanto, resta-nos desejar a todos os que nos seguem um excelente 2014, recheado (como sempre) da melhor música que podem encontrar. Este será certamente um dos locais onde a poderão sempre encontrar. Regressamos no próximo dia 6 de Janeiro.

sábado, 21 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Um café de descontracção

Estamos novamente reunidos à mesa do Café Europa para apreciar duas horas da melhor música que podem encontrar na rádio. Desta feita trazemo-vos a emissão número 101, que foi para o ar no passado dia 16 de Dezembro, e que é também a primeira emissão do terceiro ano de actividade do Café Europa. Mais 12 meses de grande música em perspectiva!

Mas focando-nos na emissão de hoje, ela é dedicada a David E. Williams e ao seu mais recente trabalho "Trust No Scaffold Built Of This Bone" (do qual tivemos oportunidade de falar aqui). Um destaque mais do que merecido a um artista que será porventura menos conhecido e apreciado do que deveria, por todo o seu contributo para a cena musical que tanto gostamos. Uma falha que esta emissão pretende também ajudar a corrigir.

Tudo isto para conferir ao longo das duas horas de emissão (que podem descarregar aqui) e que conta com o seguinte alinhamento:
  1. KEVIN AYERS / JOHN CALE / BRIAN ENO / NICO - "Baby’s On Fire" (GB)
  2. DAVID E. WILLIAMS - "The Official Picnic Song"(USA)
  3. DAVID E. WILLIAMS - "Dashing Habber"(USA)
  4. DAVID E. WILLIAMS - "Quachadoodledoo"(USA)
  5. DAVID E. WILLIAMS - "The Emperor Of Ice Cream"(USA)
  6. DAVID E. WILLIAMS - "Closet (with Lloyd James)"(USA)
  7. DAVID E. WILLIAMS - "Heat’s Down The Seeking Missile"(USA)
  8. DAVID E. WILLIAMS - "A Patch Of Fog In Purgatory"(USA)
  9. COCOROSIE - "Tears For Animals (w. Antony Hegarts) "(USA)
  10. SIEBEN - "Transmission (Joy Division Cover)"(GB)
  11. 7JK - "Boxed In Green"(GB)
  12. CHELSEA WOLFE - "House of Metal"(GB)
  13. NAEVUS - "Oh What Fun"(GB)
  14. NAEVUS - "Beth Gellert"(GB)
  15. DAVID E. WILLIAMS - "What’s Your Scene, Jellybean?"(USA)
  16. DAVID E. WILLIAMS - "Dodecaphonybaloney"(USA)
  17. DAVID E. WILLIAMS - "Relapse (with Andrew King)"(USA)
  18. DAVID E. WILLIAMS - "Peanuts, Candy, a Dog And a Bird"(USA)
  19. DAVID E. WILLIAMS - "Ten Pound Bag"(USA)
  20. DAVID E. WILLIAMS - "Meine Schwester, Die Krankenschwester"(USA)
  21. DAVID E. WILLIAMS - "Turn Off All The Very Hot Things"(USA)
  22. COIL - "Ostia"(GB)
  23. THE THRESHOLD HOUSEBOYS CHOIR- "As Doors Open Into Space" (GB)
  24. X-TG - "The Falconer (vocals by Marc Almond)"(GB)
  25. MARC ALMOND AND MICHAEL CASHMORE - "Crime Of Love"(GB)
  26. SPIRITUAL FRONT AND STEFANO PURI - "Life’s Too Long"(IT)
  27. SPIRITUAL FRONT AND STEFANO PURI - "Martha"(IT)
  28. SPIRITUAL FRONT AND STEFANO PURI - "Eternally Yours"(IT)
  29. OSTARA - "Paradise Down South” (AUS)

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Sejam muito bem-vindos de volta

Depois da mais longa espera de sempre entre edições dos Ataraxia, temos finalmente notícias do (na nossa opinião) melhor colectivo Italiano de sempre! "Spasms" é o nome do novo trabalho, um lançamento a cargo da Infinite Fog Productions.

Este disco está na mesma linha de "Paris Spleen" pela sua componente cénica que será repercutida também em palco pelo actor Paul Patchy. Um trabalho em progresso que terá o seu complemento numa actuação ao vivo perto de nós, provavelmente a planear já em 2014.

É também um disco que revolve em redor da miséria da condição humana e da sua desesperada quimera pela sobrevivência, sem perder um tom irónico que exorciza o medo da morte e decadência. Um trabalho nada politicamente correcto, que penetra a nossa carne como uma faca afiada mas que nos deixa masoquisticamente à espera da próxima dose.

Para além da edição regular em CD, destaque para uma edição especial, limitadíssima a apenas 35 exemplares, em saco de algodão que junta ao disco um segundo CD com faixas exclusivas ao vivo, e contém ainda uma t-shirt, imans e fotos exclusivas. Apressem-se se ainda forem a tempo!

O alinhamento completo é o seguinte:
    "Spasms"
  1. This Is No Country For Old Men
  2. Gloomy Sunday
  3. Dragged By The Mood
  4. Whisky Bar
  5. L. Lazarus
  6. Sous La Coupole Spleenetique Du Ciel
  7. Zut!
  8. Andy Laverine
  9. Donc, Je Dois Etre Morte!
    Disco Bónus
  1. La Reine Des Hommes Aux Yeux Verts
  2. Le Saltimbanque Decrepit
  3. Dragged By The Mood
  4. N'importe Ou!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Um último fôlego antes da tempestade

Depois de um grande disco de estreia em 2008, foi preciso esperarmos 5 anos pelo segundo longa-duração dos Infestation. Felizmente essa espera acabou, cortesia da Steinklang Industries, que acaba de editar o apropriadamente intitulado "Second Souffle".

O colectivo Franco-Canadiano entrega-nos com este disco mais um conjunto de músicas de pleno Marcial Industrial, em que o denominador comum é a pujança das composições e a violência com que nos atacam os sentidos ao longo das 14 músicas que compõem este trabalho.

Numa base de orquestrações complexas assentam uma percussão devastadora e umas vocalizações impressionantes, numa firme declaração contra a globalização e a hipocrisia do multi-culturalismo. Sentimentos como estes, ou como o niilismo, estão sempre presentes ao longo de um disco que nos vai fazer sentir toda a raiva acumulada e libertá-la ao som de um belo trabalho para este final de ano.

Apresentada num digipack de 6 painéis e limitada apenas a 300 exemplares, a edição conta com o seguinte alinhamento:
  1. Vivre
  2. Il Restera Une Carcasse
  3. Cette Vie Finira Par Me Tuer
  4. Hors D'Haleine (Prélude)
  5. Second Souffle
  6. Advienne Que Pourra
  7. Le Détour Du Désespoir (Cioran)
  8. Mon Cher Ennemi
  9. Par-Devant Notre Destiné (Vive La Liberté)
  10. Blanc Devient Noir (Avec Stricta Doctrina)
  11. Des Fardeaux Et Des Flambeaux
  12. Renais De Tes Cendres
  13. Si Tu N'Existais Pas (Dassin)
  14. Babel

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Um sacrifício da Fénix renascida

O encerrar das actividades musicais dos :Golgatha: teria sido (mais) dramático não fosse o facto de das suas cinzas ter nascido um projecto também bastante interessante - Mars. É com este novo estandarte que "Sacrifice" nos chega pelas mãos da Ikonen Media.

Depois de uma muito promissora estreia no ano passado, o lançamento que hoje vos trazemos é um vinil de 12'' gravado apenas de um lado que aprofunda a sonoridade Folk Psicadélico Pagão dos Mars. Neste disco podemos encontrar uma série de hinos aos antigos deuses pagãos, incluindo algumas versões (uma das quais dos próprios :Golgatha:).

Através de guitarras, viola, percussão e duas vozes masculinas, os Mars conseguem criar um ambiente poderoso e ritualista, com o objectivo de acordar antigas energias espirituais. Não sei se o conseguem, mas o trabalho final é digno da nossa atenção.

A edição é limitada a 250 exemplares (incluindo um código para download do lançamento em formato digital) e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Icarus Falling
  2. Sacrifice
  3. Northern Cold
  4. Don't You Ever Feel
  5. Ignition I

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Segundo tomo da série

Quando no passado publicamos aqui o primeiro tomo de raridades dos Rapoon, avisamos que iríamos repetir a dose no futuro. Pois bem, prometido é devido com este "Seeds In The Tide Volume 02" lançado também pela Zoharum.

Temos aqui um novo conjunto de faixas que percorrem lançamentos em compilações, o disco ao vivo "Live at Klanggalerie" lançado originalmente em cassete e os EP's "Pell Mell" e "Ep Te Vee" que foram editados em edições extremamente limitadas.

São cerca de duas horas e meio de puro deleite sónico, com as faixas a serem totalmente remasterizadas para este lançamento, e um trabalho gráfico no digipack do próprio Robin Storey (o mentor do projecto). Fica a promessa de um novo tomo no próximo ano.

A edição é limitada a 500 exemplares e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Your Cheating Lies
  2. Border Land
  3. Trace Area
  4. Pulse Codec
  5. Ep Et Vee
  6. Pay Up
  7. Zoom Extract 2
  8. The Altai Chamber Orchestra vs. Rapoon - Sound
  9. Rapoon vs. Xingu Hill - Fallen Gods
  10. Live at Klanggalerie, Vienna, Austria 28th May 2000 Part 1
  11. Live at Klanggalerie, Vienna, Austria 28th May 2000 Part 2

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Não há fome que não dê em fartura

Depois de tantos anos à espera de novidades dos Empyrium, e de finalmente termos recebido um disco novo este ano (o que será talvez uma das melhores notícias destes 12 meses), já temos um novo EP do colectivo Germânico para falar.

"Dead Winter Days" surge naturalmente com selo Prophecy Productions e é o prelúdio de um disco novo a editar em 2014, "The Turn Of The Tides" de seu nome, e a prever uma nova era áurea a nível editorial para os Empyrium.

Mas centrando novamente as atenções neste disco, é um vinil de 12'' com a faixa título em dose dupla, incluindo uma rendição ao vivo. O disco foi vendido primeiro nos dois concertos em Novembro que marcaram também o regresso dos Empyrium aos palcos, mas estão disponíveis algumas cópias ainda junto da editora.

A edição é limitada a 500 exemplares e apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Dead Winter Ways
  2. Dead Winter Ways (live at Christuskirche Bochum)

domingo, 15 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Reedição para os amantes do vinil

Curiosamente os Leger Des Heils é um daqueles projectos que passa quase despercebido, não obstante uma sólida carreira alicerçada em quantidade e qualidade de lançamentos ao longo de já mais de uma década. A reedição da Steinklang Records que vos trazemos hoje não vai mudar esse panorama, mas é certamente uma boa notícia para os amantes do vinil.

"Himmlische Feuer + Gloria" é, como o nome indica, a reedição de dois dos clássicos lançamentos do colectivo Germânico, o longa duração de 2004 e o EP de 2007. Adicionalmente, esta reedição de "Gloria" conta com 3 faixas adicionais para além das que faziam parte originalmente do EP.

Importa também destacar a qualidade das edições, todas em caixa e com os discos de vinil em cinzento marmoreado. Uma em caixa de madeira branca com impressões a preto, capas do vinil brancas, uma t-shirt e alguns postais. Outra em caixa de madeira negra com impressões a branco, capas do vinil pretas e também alguns postais. As caixas estão também preparadas para receber as futuras reedições também em vinil de "Memoria" e "... Über Liebe, Leben und Tod ...". Mas o seu a seu tempo.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Vinil 1 - "Himmlische Feuer"
  1. Gott
  2. Willkomm Und Abschied
  3. Nachtlied
  4. Das Wasser
  5. Mondnacht
  6. Des Lebens Schauspiel
  7. Nimm Die Erde
  8. Herbst
  9. Erhebung
    Vinil 2 - "Gloria"
  1. Gloria
  2. Heimliche Welt
  3. Beginn Des Endes
  4. Wehet Ihr Fahnen - Viktoria!
  5. Wir Ziehen Voran (Gloria - Version)
  6. Voran!
  7. Wir Ziehen Voran (Memoria - Version)

sábado, 14 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Um passeio pela Natureza

Começando como um projecto paralelo de Marc Merinee (mais conhecido pelo seu trabalho com os Eldar), os Asbaar têm vindo a traçar uma linha consistente de afirmação numa sonoridade umbilicamente ligada à Natureza. Com este novo trabalho, "Aurora Folia", vêm confirmar esse percurso ascendente.

Com selo Steinklang Industries, é um disco que mergulha na visão mágica e esotérica da Natureza, através de uma sonoridade Dark Ambient que nos faz percorrer paisagens entre a luz e a sombra. Seja por entre a densa vegetação da floresta, as frias águas dos rios, a imensidão do céu ou a firmeza da terra, todos estes pontos de vista partilham em comum uma visão particular dos Asbaar sobre o mundo que nos rodeia.

O disco é apresentado num digipack de 4 painéis, numa edição limitada a 150 cópias e que conta com o seguinte alinhamento:
  1. Conjunction Of Wood Planets
  2. Leaf Birth in Heart Of Woman
  3. Clay Animal Sleep
  4. Alloy Of Seven Metals
  5. The Bug Man Ascension
  6. Water Crystallization
  7. White Shadow Routine
  8. The Evening Star
  9. Forgotten Equinox
  10. The Seal Of the 7 Circles

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Muitos parabéns ao Café Europa!

Estavamos em contagem decrescente e finalmente chegamos a um marco inolvidável - a centésima emissão do Café Europa! Só podemos dar os parabéns a toda a equipa pelo magnífico trabalho que tem feito e pela perseverança em nos darem 100 emissões, correspondentes a 200 horas da melhor música que podemos ouvir por aí.

Esta emissão número 100 foi para o ar no passado dia 9 de Dezembro, e conta como principal destaque com a prestação ao vivo dos Horus Chamber (a banda residente do programa) no Teatro Aveirense. Esta performance teve lugar no dia 2 de Novembro e mostra-nos que em Portugal continua a fazer-se música de primeira apanha.

Quanto ao resto do programa, nada mais podemos esperar do que grandes músicas e grandes bandas, umas a desfilar depois das outras, com a particularidade de serem quase todas prestações ao vivo, numa magnífica celebração que podem descarregar livremente aqui. Só nos resta dizer: venham mais 100! Um grande abraço para o Café Europa.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
  1. IANVA - "Tango Della Menade" (IT)
  2. BOYD RICE AND FRIENDS - “People (live)” (USA)
  3. DEATH IN JUNE - “Till The Living Flesh Is Burned (live)” (GB)
  4. DEATH IN JUNE - “Despair (live)” (GB)
  5. DEATH IN JUNE - “Tick Tock (live)” (GB)
  6. HORUS CHAMBER - “The Will The Law Of The Strong (live)” (PT)
  7. HORUS CHAMBER - “Love Malaise Triology (live)” (PT)
  8. HORUS CHAMBER - “Sezing The Fires (live)” (PT)
  9. HORUS CHAMBER - “Come Before Christ And Murder Love (Di6 cover - live)” (PT)
  10. HORUS CHAMBER - “Another Day (Roy Harper cover - live)” (PT)
  11. HORUS CHAMBER - "Omnibus (live)" (PT)
  12. CHANGES - “Embarkation  (live)” (USA)
  13. CHANGES - “Sailor's Song  (live)” (USA)
  14. CHANGES - “Orphan In The Storm (live)” (USA)
  15. DUO NOIR - “We Are The Dead Men (live)” (GB)
  16. DUO NOIR - “An English Garden (live)” (GB)
  17. SOL INVICTUS - “Come The Morning (live)” (GB)
  18. CURRENT 93 - “Imperium V (live)” (GB)
  19. CURRENT 93 - “A Song For Douglas After He’s Dead  (Rebirth - live)” (GB)
  20. CALLE DELLA MORTE - “Senza Fare Rumore (live)” (IT)
  21. CALLE DELLA MORTE - “Nessuna Remissione (live)” (IT)
  22. CALLE DELLA MORTE - “Ballerino Di Tango Si Uccide Dal Campanile Di S. Marco (live)” (IT)
  23. CALLE DELLA MORTE - “Bambolina (live)” (IT)
  24. CALLE DELLA MORTE - “Labbra Rosso Sangue (live)” (IT)
  25. BLOOD AXIS - “Sarabande Oratoria (live)” (GB)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Apresentação do novo disco

É muito interessante perceber a evolução de Alcest enquanto projecto, mas principalmente de Neige (o seu mentor) enquanto músico. Passando de sonoridades absolutamente extremas para um mundo de fantasia mais perto do Shoegaze, o músico Francês tem vindo a alicerçar com Alcest uma carreira cheia de grandes discos. E prevê-se mais um para o próximo ano. E hoje trazemo-vos o primeiro single desse trabalho.

"Opale" tem selo da Prophecy Productions e conta com a música que lhe dá título como antecipação do referido próximo disco, intitulado "Shelter", que será publicado no início de 2014.

A edição está disponível em vinil de 7'', com 500 exemplares em vinil preto e outros tantos em vinil branco. Em ambas as edições, o lado B contém uma gravação. Digo eu que bem podia contar uma faixa extra exclusiva desta edição, mas fica para a próxima oportunidade.

O alinhamento é então o seguinte:
  1. Opale

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Bem vestidos... de negro, claro

Basta dizer que a última colaboração entre Simove Salvatori e Stefano Puri para os Spiritual Front tinha resultado no fenomenal "Armageddon Gigolo" para ficarmos muito atentos a este novo disco do colectivo Italiano. Porque em "Black Hearts In Black Suits" a dupla é reatada para um novo grande trabalho, desta feita editado pela Rustblade.

Este é um disco resultante de três anos de trabalho de composição de Puri especialmente para os Spiritual Front, com o carisma de Simone Salvatori a dar uma dimensão totalmente nova à sua música. Conceptualmente é um disco que revolve em redor de Rainer Werner Fassbinder, retirando inspiração do seu trabalho e dando-lhe uma interpretação à altura do legado.

E o que podemos aqui encontrar a nível sonoro é um épico se calhar mais próximo de uma ópera do que propriamente de um disco tradicional. Sinfónico, intenso, com cavalgadas em montanhas altas e longas descidas aos vales profundos, sempre com a voz omnipresente de Salvatore a guiar-nos nesta extraordinária viagem. Mais um grande disco para este final de ano.

Destaque também para as magníficas edições disponíveis. Desde logo a muito especial em saco de pano (que podem ver na imagem), limitada a 99 cópias e que junta à versão especial em duplo CD um terceiro CD extra, a edição em vinil colorido, um poster e um certificado de autenticidade. Está também disponível uma edição em CD duplo, limitada a 299 cópias, e com o segundo CD contendo versões alternativas e material de fãs. Finalmente, estão disponíveis edições regulares em CD e vinil colorido.

O alinhamento completo da edição mais completa é o seguinte (o das outras edições é semelhante, com a ressalva dos itens que estão incluídos em cada uma):
    CD 1
  1. Requiem Aeternam
  2. Life's Too Long
  3. Martha
  4. Eternally Yours
  5. Veronika
  6. The Only Sin
  7. Dies Irae
  8. No Forgiveness
  9. Erwig
  10. I Just Can't Have Nothing
  11. Lacrimosa
  12. I Believe I Was Yours
  13. Franz
  14. Choose Death
  15. Each Man Kills The Thing He Loves
    CD 2
  1. Nora
  2. The Only Fault (The Only Sin - Instrumental Version)
  3. Remember If You Can (Choose Death - Voice & Piano Version)
  4. Dona Eis Domine
  5. Every Wild Desire (Eternally Yours - Instrumental Version)
  6. Few Coins To Shut My Mouth (Life's Too Long - Voice & Strings Version)
    CD Bónus
  1. Vengeur
  2. Blood On The Cat’s Neck (An Industrial Vision)
    Vinil
  1. Miserere
  2. Life's Too Long
  3. Eternally Yours
  4. Petra
  5. The Only Sin
  6. No Forgiveness
  7. Pie Iesu
  8. I Just Can't Have Nothing
  9. I Believe I Was Yours
  10. Lysiane
  11. Choose Death
  12. Each Man Kills The Thing He Loves

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Depois de tantos concertos, o disco ao vivo

Depois de vos termos apresentado tantas datas que os Death In June farão ao vivo por essa Europa fora neste final de ano, seria no mínimo lógico que falássemos também do seu mais recente lançamento, precisamente um disco ao vivo. "Live In Wien" é editado pela Neroz e apresenta em dois discos alguns dos melhores momentos que pudemos assistir nesse concerto em 2011.

O concerto teve lugar no dia 27 de Outubro, numa velha cervejaria em Viena, um local que deveria ser secreto mas que foi denunciado por um dos presentes às autoridades. Claro que depois de uma visita e inspecção nada de errado encontraram, e o evento pode continuar sem qualquer problema. Infelizmente nem sempre é assim que estas histórias com os Death In June acabam.

Mas o que interessa aqui é mesmo a música, e ao longo dos dois discos Douglas P. e seus comparsas na noite percorrem 33 dos melhores momentos da carreira da mítica banda Britânica, numa actuação intensa e que pode ser talvez considerada uma das melhores de sempre. A edição é apresentada num digipack de belo efeito, e limitada a 2.000 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD 1
  1. Till The Living Flesh Is Burned
  2. Bring In The Night
  3. Death Of A Man
  4. Ku Ku Ku
  5. Because Of Him
  6. Tick Tock
  7. Symbols Of The Sun
  8. Fields Of Rape
  9. Peaceful Snow
  10. The Enemy Within
  11. Disappear In Every Way
  12. Giddy Giddy Carousel
  13. Omen-filled Season
  14. Golden Wedding Of Sorrow
  15. The Maverick Chamber
  16. Luther's Army
  17. All Pigs Must Die
    CD 2
  1. Little Black Angel
  2. Kameradschaft
  3. Wolf Rose
  4. Death Of The West
  5. To Drown A Rose
  6. Life Under Siege
  7. Leopard Flowers
  8. Smashed To Bits (In The Peace Of The Night)
  9. But, What Ends When The Symbols Shatter?
  10. Rose Clouds Of Holocaust
  11. He Said Destroy
  12. Fall Apart
  13. Runes And Men
  14. Heaven Street
  15. C'est Un Reve
  16. Honour Of Silence

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

[EVENTO] O fim de mais uma digressão

Depois de termos vindo ao longo das últimas semanas a trazer-vos as datas de mais uma digressão dos Death In June pelo Velho Continente, hoje é altura de vos apresentar a última data em 2013. Cabe à Holanda o privilégio de albergar o último concerto desta digressão de final de ano.

Será mais especificamente no Tivoli em Utrecht, no próximo dia 22 de Dezembro, que esta digressão terá o seu epílogo. Como tem vindo a acontecer em muitas das outras datas, caberá aos Spiritual Front o privilégio de abertura do concerto, na figura de Simone Salvatori.

A festa continuará na ressaca dos concertos, com os DJ's convidados a debitarem música da que mais gostamos. Esperemos que não seja a última digressão, e aqui estaremos para vos dar as novidades quando for altura disso.

domingo, 8 de dezembro de 2013

[EVENTO] O mais próximo desta vez

Apesar de termos tido já no passado outras oportunidades de os ver ao vivo, nesta digressão de final de ano dos Death In June a Península Ibérica está pobremente representada. Apenas uma data, e em Barcelona, o que significa que continua a ser longe mesmo sendo a mais próxima geograficamente.

De qualquer forma é um excelente pretexto para visitar a Cidade Condal, neste caso a sala Razzmatazz no próximo dia 21 de Dezembro. Bem perto do final festivo do ano, por isso nada melhor do que um presente antecipado na figura de Douglas P. e dos seus eternos Death In June.

Desta feita será um concerto sem acompanhantes, e mesmo assim poderão constatar que a magia não se dilui. Passem por lá no dia 21 e comprovem por vocês mesmos.

sábado, 7 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Um café quentinho no meio da neve

Aproveitando o fim-de-semana para uma escapadela até à montanha, para recarregar baterias na tranquilidade da serra e na diversão da neve, nada como aquecer com um belo café acompanhado de boa música. Tudo o que o Cafe Europa nos proporciona com esta emissão número 99, que foi para o ar no passado dia 2 de Dezembro.

O grande destaque desta emissão vai para o excelente último trabalho dos Ostara, "Paradise Down South", que destacamos aqui. Não é só de Ostara que vive esta emissão, com outras excelentes propostas também no alinhamento. Tudo para conferir e ouvir ao longo de duas horas disponíveis gratuitamente aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
  1. CAMERATA MEDIOLANENSE - "99 AltriPerfecti"(IT)
  2. Ô PARADIS - "Sopla!"(ESP)   
  3. BLACK TAPE FOR A BLUE GIRL - "Love Of the Father"(USA)  
  4. OSTARA - “Debt On Credit”(AUS)
  5. OSTARA - “Paradise Down South”(AUS)
  6. OSTARA - “Darkness Over Eden”(AUS)
  7. OSTARA - “Heart On The Rock”(AUS)
  8. OSTARA - “Garden Of The Rain”(AUS)
  9. OSTARA - “Silent Symphony”
  10. REGARD EXTREME - "Amour TeVolerai"(FRA)
  11. DERNIERE VOLONTÉ - "Les Orages Du Crime"(FRA)   
  12. STROMFÄGEL - "Halesong"(SWE) 
  13. OSTARA - “Story Of Lament” (AUS)
  14. OSTARA - “Vagrant Heart” (AUS)
  15. OSTARA - “Black Hole Of Light” (AUS)
  16. OSTARA - “Wreath Made Hollow” (AUS)
  17. OSTARA - “Dark Romance” (AUS)
  18. OSTARA - “Lone Wolf Cry” (AUS)
  19. OSTARA - “Havamal” (AUS)
  20. COTARD DELUSION - "Ruins Of Culture"(PT) 
  21. KOKORI - "Ashcending” (PT)  
  22. ERMO - "Pangloss” (PT) 
  23. HEKATE - "Idelia” (GER) 
  24. THE BLUE HOUR - "The Night Is Windless” (USA) 
  25. ORDO EQUITUM SOLIS - "Never Read Book)"(IT)   
  26. ROMA AMOR - "Love To Say Goodbye For” (IT)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

[NOTICIA] Por uma boa causa

Por muitas qualidades que os Estados Unidos tenham, há coisas que se passam por lá que simplesmente não fazem qualquer sentido. Como a acusação que Malakhi Thorn está a ser alvo, neste caso posse de estupefacientes, quando é consumidor de marijuana para fins medicinais há muitos anos. E quando o fundador da Heathen Harvest tem um problema, a comunidade musical responde-lhe.

É inegável o papel fundamental que a HH tem no panorama musical que mais gostamos. Por isso não é de estranhar que para ajudar ao levantamento de fundos para a defesa de Malakhi os Sagittarius tenham disponibilizado um lançamento muito especial.

Falamos de "The Ivory Reharsals", gravado por Marcel P. nos domínios de Cornelius Waldner em 2007, e agora editado pela Die Neue Runde. O disco está disponível para download aqui, sendo que todo o dinheiro recolhido será entregue para o fundo que referimos. Uma causa meritória e uma excelente oportunidade de relembrarmos grandes músicas dos Sagittarius.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Nihil Arisen
  2. Du stehst am alten gartentor und schweigst
  3. Der sommer, den die erntezeit gekrönt
  4. Die nächtlichen geschicke
  5. An des meeres strand
  6. Das lied
  7. Der gute Kamerad
  8. Menuet (für HERR)
  9. Cupio Dissolvi
  10. Sternwandel V
  11. Nova Apocalypsis
  12. Europa Calling
  13. In Signo Solis
  14. Wildgänse rauschen durch die Nacht

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

[EVENTO] Última data em Itália

Temos vindo ao longo dos últimos dias a apresentar as várias datas em Itália da digressão de final de ano dos Death In June, e hoje é altura de vos trazermos a última dessas datas. Desta feita vamos até Roma, para uma noite fria mas que vai aquecer bastante em palco.

O local será no Orion Club, no dia 14 de Dezembro. Em palco teremos os Death In June muito bem acompanhados pelos Spiritual Front, para uma noite que se antevê bastante especial.

Como sempre, a festa continuará depois dos concertos, com animação garantida pelos DJ's convidados. Mais um excelente pretexto para visitarmos a magnífica Itália e assistirmos a um memorável concerto.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

[EVENTO] Não há duas sem três

Mais uma data da digressão de final de ano dos Death In June, mais uma data em Itália. Desta feita com organização da AutAut Promotion e da Subculture Eventi, descemos até ao sul para uma data em Nola, perto de Nápoles.

O evento terá lugar no clube White Angel, no dia 20 de Dezembro. Para além dos Death In June, teremos em palco os Narcolexia com dois convidados especiais para abrilhantar ainda mais a noite: Luigi Rubino no piano e Lorenzo Marchese na percussão.

Esta é a última data das quatro que Douglas P. fará em Itália, e novamente uma excelente proposta para assistirem a um grande concerto e uma noite memorável. Boa viagem até Nápoles!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

[EVENTO] Novamente pelo país da bota

Ontem começamos por falar do primeiro concerto que terá lugar em Itália, inserido na digressão de final de ano dos Death In June. Hoje trazemo-vos outra das quatro datas que Douglas P. fará no país da bota, novamente com organização a cargo da Eye Carver.

Desta feita o local será o United Club, em Turim, com a data marcada para dia 15 de Dezembro. Como na data que vos falamos ontem, serão novamente os Die Weisse Rose a acompanhar os Death In June em palco. Duas magníficas propostas que não deixarão certamente os seus créditos por mãos alheias.

Mais uma excelente oportunidade para apanhar esta digressão, numa bela cidade bem lá no Norte de Itália. Preparem a logística e marquem presença.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

[EVENTO] Primeira data em Itália

Continuando a acompanhar a digressão de final de ano dos Death In June, vamos trazer-vos ao longo dos próximos dias as várias datas que Douglas P. preparou para Itália. Serão uns privilegiados, ao ter nada mais nada menos que quatro datas para apreciar uma das melhores bandas de sempre. Mas vamos por partes.

A primeira dessas datas tem organização da Eye Carver, e terá lugar no próximo dia 13 de Dezembro em Brescia. Mais especificamente, será no Circolo Colony que teremos oportunidade de ver não só os Death In June mas também os Die Weisse Rose, que irão acompanhá-los nesta parte da digressão.

Como habitual, depois dos concertos teremos espaço para a habitual festa com DJ's convidados e muita mais animação, para continuar pela noite dentro com alguma da melhor música que teremos oportunidade de ouvir. Se não for nesta data, aproveitem pelo menos uma das outras, mas não percam a oportunidade.

domingo, 1 de dezembro de 2013

[EVENTO] E agora para algo totalmente diferente

Depois de vermos tantos cartazes a promover eventos, é absolutamente refrescante ver algo totalmente diferente. Como é o caso do cartaz do concerto de Death in June em Bruxelas, integrado na digressão de Inverno que Douglas P. fará por essa Europa fora, e que podem apreciar mesmo aqui ao lado.

O concerto em causa terá lugar no dia 12 de Dezembro, no clube Magasin 4 situado na capital Belga. Os Death In June terão a companhia em palco dos Ensemble Économique, também eles uma proposta diferente no alinhamento da digressão.

Podemos esperar mais uma noite de grande música, despida de preconceitos, e para todos os apreciadores de um dos melhores colectivos de sempre. São precisas mais razões?

sábado, 30 de novembro de 2013

[EVENTO] Próxima paragem: Dinamarca

Continuamos a acompanhar a digressão de Inverno deste ano dos Death In June, com várias passagens pela Europa (onde infelizmente o nosso país ficou de fora). Hoje vamos até Copenhaga, com organização a cargo da The Black Cat, para mais uma data nas frias noites nórdicas.

Será no intimista Stengade que o evento terá lugar, no próximo dia 11 de Dezembro. A acompanhar Douglas P. nesta encarnação dos Death In June estará Miro Snejdr, e como tem sido habitual nesta digressão, a primeira parte é assegurada pelos Spiritual Front.

Mais uma grande noite em perspectiva, mais um grande concerto que certamente terá lugar. Se estiverem pelas redondezas, marquem na agenda e apareçam. É uma tradição que não se deve perder.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

[NOTICIA] Um café bem quentinho

Num dia absolutamente gélido como hoje, nada melhor que um café quentinho para tornar o ambiente bem mais agradável. Como é o caso desta emissão número 98 do Café Europa, que foi para o ar no passado dia 25 de Novembro.

A aproximar-nos de emissões com sentido numerológico, temos nestas duas horas um vasto leque de excelentes músicas. Passando por clássicos intemporais até lançamentos recentes, são algumas das melhores músicas que podem encontrar por aí. Tudo para descarregar gratuitamente aqui e desfrutar repetidamente.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. DEATH IN JUNE - "Many Enemy Bring Much Honour (Der Blutarsch cover)" (GB)
  2. DEATH IN JUNE - "Murder Made History" (GB)
  3. OSTARA - "Dark Romance" (GB)
  4. OSTARA - "Lone Wolf Cry" (GB)
  5. EMPYRIUM - "Der Weiher (live)" (GER)
  6. STURMPERCHT - "Die Dreizehnte Percht" (AUT)
  7. ALLERSEELEN- "Jede Welle" (AUT)
  8. ÀRNICA - "Piel de Tambor" (ESP)
  9. ÀRNICA - "Marchando Al Albor" (ESP)
  10. DIE STREUNER - "Des Geyers Schwarzer Haufen" (GER)
  11. TEARS OF OTHILA - "Mountains"( IT)
  12. OF THE WAND AND THE MOON - "Shall Love Fall From You" (DIN)
  13. THOMAS NOLA AND THE BLACK HOLE - "Solstice Canyon" (USA)
  14. THE GREEN MAN - "Horus Calling" (IT)
  15. THE LINDEBERG BABY - "Northen Skies’" (USA)
  16. STRYDWOLF - "Wir Ruffen Deine Wölfe" (NED)
  17. STEIN- "Leb’ Wohl" (GER)
  18. JARBOE - "The Conduit (Theme ii)" (USA)
  19. ROME - "The Fever Tree" (LUX)
  20. ONIRIC - "Nirvana (You Make Me Sick)" (IT)
  21. EGIDA AUREA - "Epifania Di Una Chimera" (IT)
  22. CALLE DELLA MORTE - "Senso” (IT)
  23. CALLE DELLA MORTE - "Bambolina (demo version)"(IT)
  24. CALLE DELLA MORTE - "Senso Fare Rumore (live)” (IT)
  25. HORUS CHAMBER - "Seizing The Fires" (PT)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

[EVENTO] Sempre magnífico regressar a Praga

Há aquelas cidades que nos marcam, e na minha lista Praga está muito bem posicionada. Por isso falar de um evento em Praga é sempre falar de um pretexto para lá voltar. E felizmente a digressão de final de ano dos Death In June tem uma data marcada para esta maravilhosa cidade.

O local será o Chapeau Rouge, e a data o próximo dia 10 de Dezembro. Para além dos Death In June teremos em palco os Spiritual Front (com quem partilham boa parte das datas da digressão) e Miro Snejdr, um companheiro omnipresente.

Uma noite excelente em perspectiva, numa magnífica cidade. Ingredientes mais do que suficientes para planear uma visita a Praga no início do próximo mês.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

[EVENTO] Regresso a casa

Preparados para embarcar em mais uma digressão pela Europa (já começa a ser complicado contabilizar o número de vezes que o fizeram nos últimos anos), os Death In June têm marcada uma importante data no calendário, mais especificamente em Londres. É o regresso a casa dos filhos pródigos.

E falamos em plural porque Douglas P. vai estar em palco com John Murphy, dois ícones vivos da música que mais gostamos. Será no próximo dia 9 de Dezembro no Underworld Camden, depois de uma troca de local devido aos "suspeitos do costume".

Para além de Death In June teremos também a presença dos Spiritual Front e The Dyr Sister, duas também belas propostas para compor uma noite que se antevê muito especial. Dêem um salto a Londres se puderem durante o fds e fiquem para assistir ao que será um concerto memorável.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

[NOTICIA] Aí está o mui-aguardado disco

Depois de uma espera não muito longa mas que pareceu maior do que o que foi, aqui temos finalmente o disco de estreia dos Ermo! Podemos dizer que a antecipação era muita, e "Vem Por Aqui", lançado pela Optimus Discos, confirma o duo Bracarense como um dos mais sérios casos da música nacional.

"Ermo é um duo formado em 2011 por António Costa e Bernardo Barbosa que, apesar da acentuada juventude dos seus membros, ostenta uma originalidade bem vincada, tanto mais surpreendente quanto rara nestes tempos hegemónicos em que a formatação e as imitações ditam as regras. Os caminhos maioritariamente electrónicos que trilham são contaminados por um espírito pop de desolação que se associa a uma ideia de portugalidade que não passa apenas, bem pelo contrário, pela utilização da língua portuguesa: o recurso a sons e ambientes, a estados de espírito, que são património do nosso inconsciente colectivo e que imediatamente reconhecemos como nossos, mesmo que os não consigamos identificar ou isolar. A música dos Ermo é exemplar na forma como uma electrónica minimalista e despojada consegue criar a suficiência sonora para uma voz projectada que deve muito ao canto popular ibérico e que ora grita ora tece malabarismos melódicos dificilmente esquecíveis – com “Correspondência”, o tema escolhido para single, a ser paradigmático desta capacidade em construir impérios melódicos a partir de quase nada. São cantos da terra, não no sentido de música rural ou tradicional, mas no da sua acepção mística em que, a par do fogo, da água e do ar, ela surge como elemento primordial, encerrando em si grande parte dos mistérios da existência. E se é um mistério a individualização e sobrevivência de Portugal enquanto nação secular, contra todas as evidências e as lógicas mais sensatas, não deixa também de o ser a competência e a imaginação necessárias para a concepção de um bom disco – como este “Vem Por Aqui”!"

Como se ainda não fosse suficientemente bom, podem descarregar o disco completo e gratuitamente aqui. Não há qualquer desculpa para passar ao lado do que será sem dúvida um nome incontornável da música em Portugal!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Eu Vi O Sol
  2. Correspondência
  3. Macau
  4. Porquê
  5. Primavera
  6. Fronteira
  7. Projéctil
  8. Pangloss

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

[NOTICIA] A mãe de todos nós

Um ano depois da estreia, os Jastreb estão de volta com um novo disco. "Mother Europe" surge novamente com selo Hau Ruck! para nos lembrar da melhor música que se fazia nos anos 70. Nas palavras dos próprios, Krautrock Oculto.

Numa convergência entre passado, presente e futuro, com a percepção da realidade afectada pela droga preferida, esse é o estado de espírito certo para apreciar um disco que tem nas harmonias a sua principal arma sonora.

Ao longo das oito músicas os Jastreb mostram-nos como o psicadelismo deve ser feito, mesmo desviados umas décadas do seu auge. Talvez o frio os tenha afectado, ou talvez requeiram apenas o ambiente certo, mas é certo que este é um disco que nos vos deixará indiferentes.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. North
  2. Mother Europe
  3. On The Road To The Silver Spire
  4. The Black Mountain
  5. Haemmer
  6. The Silver Spire
  7. Purple Tide
  8. South

domingo, 24 de novembro de 2013

[EVENTO] Voltam os alinhamentos de luxo

Caramba que Leipzig está um espectáculo este ano em termos de concertos. Para além de todos os que já falamos, hoje trazemos outro de deixar qualquer um de água na boca. Não é exactamente em Leipzig, mas mesmo ao lado, em Halle. E com organização da Equinox Organization, é como se fosse a mesma coisa.

O data será no dia 7 de Dezembro, e o local é mantido em secreto e revelado apenas aos portadores de bilhete. Quem tiver um desses rectângulos mágicos vai poder ver em palco o seguinte alinhamento de estrelas: Death In June, :Of The Wand And The Moon:, Spiritual Front e Die Weisse Rose.

Com esta noite em perspectiva, a pergunta é apenas uma: onde podemos reservar bilhete para viajar até Halle no início de Dezembro? Dificilmente haverá um melhor alinhamento neste ano...

sábado, 23 de novembro de 2013

[NOTICIA] Um anunciado regresso à vida

Depois de algumas reedições de discos clássicos e de rumores que poderia estar na calha um novo disco, temos finalmente nas mãos o novo trabalho dos Orchis. É como segurar uma quimera, de tão improvável que seria há algum tempo atrás o regresso às edições de um dos mais emblemáticos (e injustamente negligenciados) projectos dos anos 90. Mas a Infinite Fog Productions lança agora o apropriadamente intitulado "A Dream" para demonstrar que mesmo uma baixa probabilidade se pode transformar em certeza.

O colectivo constituído por Tracey Jeffery, Amanda Prouten e Alan Trench (famoso pela sua ligação à World Serpent) reúne-se talvez pela última vez para lançar um trabalho pleno da sonoridade mesclada entre Dark Folk e Psicadélico que tanto renome deu à editora referida e de que são justos embaixadores. Um excelente disco e um retorno inesperado que se torna muito bem apreciado.

A edição é limitada a 500 exemplares em digipack e conta com o seguinte alinhamento:
  1. No Return
  2. Kishmul’s Galley
  3. Fisherman’s Girl
  4. Whaler’s Lament
  5. The Wanderer
  6. Just As The Tide Was Flowing
  7. Grim King Of The Ghosts
  8. Gaia
  9. The White Island
  10. ~
  11. Glimpse Of The Complete

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

[NOTICIA] Um café para o rei

Hoje viemos tomar café muito bem acompanhados. E não estamos só a falar dos amigos do Cafe Europa, que são eles próprios excelente companhia. Hoje trazemo-vos a emissão número 97 que foi para o ar no passado dia 18 de Novembro.

A companhia de que falamos é King Dude, em entrevista ao Cafe Europa depois do concerto que deu no Porto recentemente.  Já tinha sido bem representado em emissões anteriores, mas agora podemos ouvir uma interessante conversa com um artista em plena curva de ascensão.

Para além da entrevista temos também muita a boa música, tudo para conferir descarregando livremente a emissão aqui. Serão certamente duas horas muito bem passadas.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. ROY HARPER - "The Stranger" (GB)
  2. BILL FAY - "Cosmic Concerto (life is people)" (GB)
  3. DAVID E WILLIAMS - "Meine Schwester, die Kranken  Schwester" (USA)
  4. DAVID E WILLIAMS - "Turn Off All The Very Hot Things" (USA)
  5. KING DUDE - "Into The Morrow" (USA)
  6. KING DUDE - "Lucifer’s The Light Of The World" (USA)
  7. Entrevista com KING DUDE
  8. SOL INVICTUS  - "Mr Cruel" (GB)
  9. SOL INVICTUS  - "Like God" (GB)
  10. EMPYRIUM - "Where At Night The Wood Grouse Plays (live)" (GER)
  11. LONSAI MAIKOV - "Parole Donnée (pour Lerda M)" (FRA)
  12. GOLGATHA - "Icarus" (GER)
  13. TRAUM’EN LEBEN - "Intro" (GER)
  14. CORDE OBLIQUE - "Averno" (IT)
  15. CORDE OBLIQUE - "Bambina D’Oro" (IT)
  16. ROMA AMOR - "17.3" (IT)
  17. STURMPERCHT - "Die Drei Eisheiligen" (AUT)
  18. KLAMMHEIN - "Heimat" (GER)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

[NOTICIA] Bússolas orientadas para Sul

Já fazia algum tempo desde que Richard Leviathan nos tinha presenteado com um disco dos Ostara. Mais especificamente, foi em 2009 a última oportunidade. Que agora se repete com "Paradise Down South", editado pela mão da Soleilmoon Recordings.

Este sexto álbum vê os Ostara explorar o negrume da tempestade com um espírito optimista, embarcando numa sonoridade também edificante e recheada de toadas Neofolk - ou não tivesse Richard partilhado palcos e discos com alguns dos grandes nomes da cena internacional.

Conceptualmente, o disco atravessa tempo e espaço, desde a decadência espiritual desencadeada pela crise económica até aos recantos mais obscuros de Hollywood. Pode parecer estranho, mas é um disco que nos vai deixar com bom astral ao longo das suas 13 faixas. Uma boa audição que se recomenda.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Debt on Credit
  2. Paradise Down South
  3. Darkness Over Eden
  4. Heart on the Rock
  5. Garden of the Rain
  6. Silent Symphony
  7. Story of Lament
  8. Vagrant Heart
  9. Black Hole of Light
  10. Wreath Made Hollow
  11. Dark Romance
  12. Lone Wolf Cry
  13. Havamal

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

[NOTICIA] Mais vale tarde do que nunca

Vai parecer estranho o que vou escrever, mas é a mais pura das verdades. Hoje falamos de um disco que está gravado há 10 anos, mas que ainda não tinha sido editado. Um processo litigioso impediu "Chamber Music" de ver a luz do dia até agora, mas finalmente podemos apreciar este excelente trabalho dos All My Faith Lost.

Com selo Infinite Fog Productions, este trabalho foca-se num conjunto de poemas de James Joyce com o mesmo título do disco. E foi este o cerne do problema, já que os herdeiros de Joyce impossibilitaram o uso do seu trabalho até que, dez longos anos depois, a situação foi finalmente ultrapassada e "Chamber Music" pode ser lançado (70 anos depois da morte do poeta).

Uma sonoridade íntima e melancólica, fazendo perfeito sentido no legado de Joyce, é o que podemos encontrar neste disco - um excelente companheiro das noites de Outono. Uma boa forma também de relembrar um escritor que marcou múltiplas gerações, e a conclusão de um capítulo que correu o risco de ser encerrado antes sequer de se abrir. Ainda bem que assim não aconteceu.

A edição é limitada a 500 exemplares em digipack, estando ainda disponível uma edição especial que acompanha o CD com uma t-shirt exclusiva e um poster. Esta edição especial é limitada apenas a 30 exemplares, por isso apressem-se se quiserem um deles.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. We Were Grave Lovers
  2. From Dewy Dreams
  3. Rain Has Fallen All The Day
  4. Love Came To Us
  5. At That Hour
  6. Strings In The Earth And Air
  7. All Day I Hear The Noise Of Waters
  8. Because Your Voice
  9. Sleep Now
  10. The Twilight
  11. Gentle Lady, Do Not Sing

terça-feira, 19 de novembro de 2013

[NOTICIA] Folk Pagão Nórdico

Hoje é um bom dia para falar de música Nórdica, por mais do que uma razão. Mas a que mais interessa é a qualidade que o Folk Pagão de matriz Nórdica tem de uma forma geral, e o prazer que temos ao ouvir um bom disco dessa sonoridade. Como é o caso de "Gryningen", o mais recente trabalho de Eliwagar lançado pela Nordafolk Records.

É o primeiro disco a acrescentar à sonoridade um pouco mais de peso, depois de uma matriz puramente Neofolk nos quatro trabalhos anteriores. Mas nem por isso perde a pureza do culto da Natureza e dos deuses ancestrais que seria de esperar de um disco com estas características.

Runahild, a mente criativa por detrás do projecto, oferece-nos novamente uma viagem por fiordes e florestas nevadas, directamente da sua Noruega natal. Podemos encontrar um largo conjunto de instrumentos tradicionais mesclados com uma voz cristalina narrando a essência do Paganismo ao longo das 12 músicas que compõem este magnífico disco. Uma excelente proposta para um serão à lareira.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Manelys Over Granskog og Take
  2. Gryningen
  3. Mellom Fjord og Fjell
  4. I Den Vakre Gylne Glød
  5. Skumringen og Nordlys
  6. I Høstfavnen
  7. Heimstavn
  8. Haleygirland
  9. Nar Nordlys Danser
  10. I den Nordiske Vinterklem
  11. Northern Dawn
  12. Morgengry

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

[EVENTO] A voz novamente em Portugal

Já não é a primeira vez que recebemos Jarboe em Portugal, mas sempre que a icónica vocalista nos visita é um momento assinalável. Com um registo verdadeiramente inconfundível e uma carreira que fala por si própria, "A Voz" regressa ao nosso país para mais um concerto a não perder.

Desta feita a data será 27 de Novembro, na Zé dos Bois em Lisboa, data em que Jarboe subirá ao palco acompanhada de P. Emerson Williams. Dois artistas ímpares, dois excelente motivos para sair de casa e marcar presença para um evento que não deixará ninguém indiferente.

Esta data é integrada numa extensa digressão que Jarboe fará pela Europa neste final de ano, por isso se não puderem estar presente em Lisboa consultem as outras datas para ver onde vos dará mais jeito marcar presença.

domingo, 17 de novembro de 2013

[NOTICIA] Mais um vislumbre para o futuro sombrio

Sempre nutri um fascínio pessoal pelos cenários futuristas pós-apocalípticos, talvez em parte porque me parecer que é para esse futuro que caminhamos inexoravelmente. Por isso fui também sempre um grande apreciador do trabalho de Simon Heath ao leme dos Atrium Carceri, talvez um dos projectos que melhor consegue passar para a via sonora essas paisagens desoladoras. Como fica mais uma vez provado com o seu mais recente lançamento.

"The Untold" surge com selo Cryo Chamber (como seria natural, dado ser a editora do próprio Heath) e possibilita-nos mais uma vez a incursão ao mundo particular do seu criador. O Dark Ambient é como sempre a matriz base, embora Heath vá palmilhando territórios nas suas fronteiras na constante tentativa de as alargar.

Conceptualmente estamos perante uma metrópole abandonada, em que a desolação e o sentimento de vazio dominam. A esperança e a luz desapareceram, e o que fica é o mais escuro do âmago do nosso ser. Uma viagem extraordinária aos recantos mais sombrios da nossa mente, apaixonante como sempre Heath consegue fazer.

Apresentada num digipack de 6 painéis, a edição conta com o seguinte alinhamento:
  1. The Expedition
  2. Unlocking The Seal
  3. The Way Down
  4. Catacombs Of The Forgotten
  5. A Flickering Hope
  6. Thorn Of War
  7. Comfort Of The Night Mother
  8. The Untold
  9. The Traitor
  10. Realitatem
  11. Great Old One
  12. Ego Death

sábado, 16 de novembro de 2013

[NOTICIA] Longa espera que vale a pena

Foi preciso esperar quase 6 anos desde que os Waffenruhe nasceram até lançarem o seu primeiro longa-duração. Não foi por falta de lançamentos, que tem havido com regularidade ao longo do tempo, mas seja pela que razão for, a espera acaba com "War Rituals".

Com edição repartida entre a Castellum Stoufenburc e a Lichterklang, este disco não poderia conter outra sonoridade que não fosse o Marcial Industrial característico do projecto Germânico. Uma ode ao heroísmo e um grito de chamada ao guerreiro dentro de cada um de nós.

Conceptualmente é também uma tentativa de despertar da letargia que assola grande parte da Europa, lembrando tempos passados de grandes feitos e grandes homens. Talvez se possam recuperar novamente...

Limitada a 300 exemplares, a edição conta com o seguinte alinhamento:
  1. The Ritual Begins
  2. The Call To The Last Ones
  3. The Return Of Fire & Iron
  4. K mpft!
  5. Our Home Is The Battlefield
  6. Blood Covers The Earth
  7. Sieg (V.2)
  8. Ars Militaris
  9. War-Chant-Ritual
  10. Set The World On Fire
  11. berwindung Des Alten Durch Sieghafte Kraft
  12. New Flowers Out Of Cold Ashes
  13. Wir Werden Ewig Leben

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

[NOTICIA] Sai um café para a mesa do canto

Nada como regressarmos ao conforto do lar e contarmos com mais uma emissão do Café Europa à nossa espera, pronta para nos acompanhar no fim-de-semana que se avizinha. Desta feita trazemo-vos a emissão número 96, que foi para o ar no passado dia 11 de Novembro.

Uma emissão ainda com o destaque à recente passagem de King Dude por terras Lusas, mas onde também muitos outros projectos meritórios encontram um merecido lugar de destaque. Tudo para conferir descarregando a emissão directamente aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. KING DUDE - "Please Stay (in the shadow of my grave) ("(USA)
  2. KING DUDE - "Witch’s Hammer"(USA)
  3. KING DUDE - "Don’t Want Me Still"(USA)
  4. KING DUDE - "Eternal Night"(USA)
  5. HORUS CHAMBER - "Omnibus"(PT)
  6. HORUS CHAMBER - "Another Day (Roy Harper cover)"(PT)
  7.  ROY HARPER - "Heaven Is Here"(GB)
  8. 08. ANDREW KING - "The Raven Banner"(GB)
  9. 09. DAVID E. WILLIAMS - "Relapse (vocals by Andrew King"(USA)
  10. 10. OSTARA - "Ways To Stregth And Beauty"(GB)
  11. 11. STRENGTH THROUGH JOY - "Rosin Dubh"(GB)
  12. 12. WERKRAUM - "Song For Erik"(GER)
  13. 13. SANGRE DE MUERDAGO - "The Paths Of Mannaz"(GAL)
  14. 14. FORSETI - "Heilige Welt"(GER)
  15. 15. LUX INTERNA - "Nida"(USA)
  16. 16. CHELSEA WOLFE - "Fight Like Gods"(USA)
  17. 17. ROME - "The Demon Me"(LUX)
  18. 18. URFAUST - "Spiritus Nihilismus"(NED)
  19. 19. LEGER DES HEILS - "Geweihtes Land"(GER)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

[NOTICIA] Uma pequena pérola

Enquanto esperamos pelo novo trabalho dos Àrnica, que deve ver a luz do dia nos próximos tempos, temos um novo lançamento para nos manter entretidos. Trata-se de um single em vinil de 7'', editado pela Extremocidente para acompanhar as recentes datas dos Àrnica em França.

"Piel de Tambor / Marchando al Albor" tem no seu título as duas músicas que dele fazem parte, numa edição muito especial e limitada apenas a 50 exemplares. Ainda há alguns disponíveis directamente através da editora, que podem contactar através deste email.

É um bom par de músicas sempre dentro da sonoridade típica dos Àrnica, que nos abre o apetite para esse próximo longa-duração. Uma edição de belo efeito, ou não fosse feita pela editora de referência pelo menos para quem vos escreve aqui deste lado.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Piel de Tambor
  2. Marchando al Albor

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

[NOTICIA] Viena como centro do mundo

É um local mágico, disso não hajam dúvidas, e para os apreciadores da música que por aqui falamos Viena é também um local onde podemos sempre encontrar grandes concertos. Um deles aconteceu em 2005, mais especificamente no dia 1 de Abril, e o registo dessa noite é agora lançado em formato disco. Falamos dos Calle Della Morte e do seu mais recente lançamento, "Live In Vienna".

Com selo Hau Ruck! S.P.Q.R. (ou não fosse Albin Julius também um amante de Viena), este CDr limitado apenas a 66 cópias tem por objectivo celebrar 10 anos desde a criação da banda Italiana, apresentando a quem consiga deitar a mão a uma das cópias uma das suas raras aparições ao vivo.

São sete as músicas que podemos ouvir no disco, numa actuação verdadeiramente eléctrica da banda como que a querer distanciar-se de todos os clichés que por vezes populam a cena. O livreto que acompanha o disco inclui ainda uma extensa biografia da banda, fechando um ciclo que esperemos que seja apenas o primeiro de muitos.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Senza Fare Rumore
  2. Nessuna Remissione
  3. Ballerino Di Tango Si Uccide Dal Campanile di S.Marco
  4. Bambolina
  5. Labbra Rosso Sangue
  6. Nessuna Remissione (Reprise)

terça-feira, 12 de novembro de 2013

[NOTICIA] Para marcar o momento

Foi no passado Sábado que tivemos oportunidade de ver King Dude ao vivo em Portugal. Nada melhor para o celebrar do que recordar um disco que esteve disponível precisamente nas datas da digressão que o rei tem vindo a fazer. "Holy Trinity" tem selo Ván e surge em três edições diferentes.

A versão normal é um single em vinil de 7'' com quatro faixas. Existe ainda uma versão "preta" com estrutura em couro da mesma cor, e uma versão "branca" com estrutura em algodão também dessa cor. Para todos os gostos, portanto.

As quatro faixas são versões novas e gravadas pelo trio que tem actuado ao vivo neste ano, numa reinterpretação de alguns clássicos. Três deles vêm do disco "Love" e o restante do disco "Tonight's Special Death". Um bom lançamento para percebermos a encarnação actual da banda e o que podemos esperar dela ao vivo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Please Stay (In The Shadow Of My Grave)
  2. Witch's Hammer
  3. Don't Want Me Still
  4. Eternal Night

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

[NOTICIA] Ainda mais pesado que o anterior

Depois de uma estreia promissora ainda este ano, não seria previsível termos já um segundo trabalho dos I.R.O.N. mas é o que a Rage In Eden nos propõe com "Re-Forge: Metalized, Mechanized & Upgraded". E o ponto diferenciador aqui é o peso - um disco muito mais pesado do que o seu antecessor. E não falamos da gramagem do CD.

Se "Evolving" já nos apresentava um Marcial Industrial bastante abrasivo, este novo trabalho eleva essa fasquia a outro patamar. Uma atmosfera futurista, explosiva, a roçar até sonoridades mais perto do Metal em certos momentos, numa visão militarizada do nosso futuro onde a tecnologia reina de forma agressiva e devastadora para a raça humana. Um futuro muitas vezes assim idealizado, como é fácil de perceber.

Na verdade os I.R.O.N. agarram em quatro faixas já editadas e refrescaram-nas para este trabalho adicionando-lhes o tal peso adicional de que já falamos, sendo as restantes cinco faixas originais. Um passo adicional na evolução do projecto, e já percebemos que a evolução para estes lados é poderosa!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Industrial Man
  2. Titanium Sun
  3. Infiltrate The System
  4. No Existence
  5. Troopers
  6. Demolition Force
  7. Hypercharger
  8. The Machine
  9. Singularity - The Final End