sábado, 16 de fevereiro de 2008

[ANÁLISE] Berkana - "Lichtrad" [CD - 2007]

BERKANA
Lichtrad [CD]
Halbwelt Organisation
Web: http://www.myspace.com/berkananetz
Email: info@berkana-netz.de

Berkana é o projecto NeoFolk de Patrick Starkloff, iniciado em 2001 e que tem em "Lichtrad" o seu segundo lançamento, depois do 7'' "Zuflucht" lançado em 2002 pela Hau Ruck! e reeditado numa caixa em formato CDr pela Halbwelt Organisation.

Não conhecendo o primeiro lançamento, esta é uma porta de entrada interessante para o universo de Berkana. O epíteto NeoFolk é apropriado, mas algo limitador face ao espectro sonoro coberto por Patrick ao longo destas 13 faixas. Temos incursões num experimentalismo electrónico - que, diga-se em abono da verdade, não são o que de melhor se faz neste disco - e também passagens ambientais mais ritualistas, etéreas e que complementam bem o carácter algo negro e pesado do disco. Os tons marciais também nunca andam muito longe, mas fazem-se sentir apenas de quando em vez.

Mas de facto a principal veia de composição aqui presente é a que podemos também encontrar em projectos como Orplid ou Forseti. Nunca chegando aos níveis de genialidade de Sonne Hagal ou :Of The Wand And The Moon: - apenas para citar quem tão bem recria as mesmas ambiências - Berkana consegue mesmo assim cativar-nos com as suas guitarras acústicas, teclados ambiente e percussão ritmada, com faixas bem conseguidas. Pessoalmente, reviria o alinhamento proposto para garantir que os momentos mais etéreos não quebrassem em demasia o fluir da restante música aqui presente.

Suficientemente cativante para motivar premir o botão repeat quando o disco acaba, as vocalizações em alemão acabam por se apropriar ao ambiente soturno criado em "Lichtrad". Pena que todo o material presente no livrete também seja fornecido na mesma língua, já que dificulta sobremaneira a compreensão do conceito. Interessante e recomendado para quem gosta do seu NeoFolk polvilhado com toques de diferença.

Lurker.

Sem comentários: