segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

[EVENTO] Danny Cavanagh - Via Latina, Coimbra - 12/01/2008

EVENTO: Danny Cavanagh
LOCAL: Via Latina, Coimbra
DATA: 12 de Janeiro de 2008, 23:30


Os nomes Cavanagh e Anathema são quase sinónimos desde há muitos anos, quando Danny e seus irmãos fundaram uma das bandas mais influentes e geniais dentro do seu estilo particular. Mas os Anathema nunca tiveram propriamente um percurso muito estável e regular, e entre alguns dos seus soluços tivemos oportunidade de ver surgir alguns projectos paralelos - como estas noites acústicas.

Já no passado Danny e Vinnie nos visitaram neste formato, mas coube apenas a Danny subir ao palco do Via Latina em Coimbra e fazer jorrar magia da sua guitarra. Foi essencialmente no reportório de Anathema que Danny baseou a sua actuação, plena de sentimento - é impressionante ver como cada nota é tocada com uma emotividade sem par. A juntar a tudo isso aquela voz incomparável, e temos os ingredientes necessários para uma noite memorável.

Interagindo frequentemente com o público, num ambiente realmente intimista, houve espaço para Danny percorrer algumas versões de outras bandas, umas mais conhecidas do que outras, e tocar 3 músicas do seu disco de tributo a Nick Drake. Nas palavras do próprio, um músico que o ajudou a ultrapassar alguns momentos menos bons na sua vida, estando agora Danny com visivelmente mais alegria no que faz.

Foram pouco mais de 60 minutos de momentos brilhantes, de algumas gargalhadas e de algumas intervenções curiosas - como quando Danny pede a alguns elementos do público para não falarem durante as músicas, porque se torna complicado para ele cantar sobre sentimentos profundos quando está a ouvir conversas numa língua que não entende -, mas acima de tudo de muito boa música. É sempre bom fazerem-nos recordar com um simples acorde discos que marcaram toda uma geração.

Um dos momentos mais arrepiantes talvez tenha sido a interpretação da música que Danny escreveu em memória da sua mãe, quando soube do seu falecimento - quase que se podia ver e sentir a emoção e sentimento com que tocava e cantava, num tributo merecido e muito aplaudido.

No final, ainda houve tempo para um convidado muito especial: Duncan Patterson (companheiro de outrora nos Anathema, e agora com o projecto Íon) subiu ao palco para tocar com Danny algumas músicas dos Beatles. Pena estar fisicamente limitado (ombro partido, segundo disse), porque de outra forma teria certamente havido espaço para uma actuação mais alargada.

Danny finalizou a actuação com duas notícias que todos esperavamos ouvir: primeiro, que regressará ainda este ano a Portugal com os Anathema; depois, que 2008 verá um novo disco da banda britânica, mas também o lançamento em álbum de algumas das músicas que Danny tem vindo a tocar em versão acústica. Excelentes motivos para ansiarmos pelo que nos reservam os restantes dias deste ano!

Sem comentários: