quarta-feira, 25 de junho de 2008

[NOTICIA] O Folk Búlgaro regressa em força

Já por aqui falamos dos Svarrogh mais do que uma vez, e continua a ser uma experiência agradável acompanhar a evolução deste projecto búlgaro. "Yer Su" é o terceiro registo lançado pela Ahnstern, e o quinto trabalho de Dimo Dimov sob esta denominação.

A sonoridade Avantgarde Folk dos lançamentos mais recentes continua bem latente em "Yer Su", complementada por uma vertente mais Pós-Folk, num trabalho que é dedicado à mitologia búlgara (Yer Su é a água sagrada do panteão de Tangra) mas que também entrelaça folclore eslavo e cultura europeia. Não é alheio a esse facto o recurso a um largo conjunto de instrumentos tradicionais, como a Gaida (uma espécie de gaita de foles), a Gadulka (uma viola dos balcãs), a Tamboura (um bandolim grande), a Kaval (flauta dos componeses), a Ocarina, o Clarinete e diversas vocalizações em búlgaro, inglês, italiano ou lituano.

Continuam também a ouvir-se reminiscências do passado dos Svarrogh, com algumas passagens mais ligadas a vertentes Industriais e Black Metal, chegando-se também a ouvir alguns Drones. Para este disco, Dimov envolveu também alguns convidados, como Kostas (Défilé des Âmes), Marcel P. (Allerseelen), Valentina (Der Freuerkreiner), Michael Z. (Negura Bunget) e Gyte Tamosiunate. O resultado: um disco pleno de sentimento, diversidade cultural, folclore e misticismo, que presta um excelente tributo à tradição centro-europeia e que nos fará olhar com visão renovada para o que de melhor se faz na região dos balcãs.

Apresentado num digipack de 4 painéis acompanhado de um livrete de 12 páginas, o alinhamento de "Yer Su" é o seguinte:
  1. It's getting murk
  2. The old mill
  3. Holy water, earth
  4. Stone
  5. Wine of the late winter
  6. A quilt of black earth
  7. The last pine tree
  8. Samodiva
  9. I call you from the mountain
  10. Water sounds, overcomes
  11. Eternal flame
  12. A beech in August

Sem comentários: