sexta-feira, 31 de julho de 2009

[NOTICIA] DVD para os Dornenreich

Depois de termos tido o privilégio de ver duas actuações (versão acústica e eléctrica) dos Dornenreich este ano no nosso país, poderemos em breve complementar essa experiência com o DVD "Nachtreisen" (viagens nocturnas, numa tradução simples), a ser editado pela Prophecy Productions.

O lançamento estará disponível em versão DVD e duplo CD, ou numa versão de coleccionador com ambos os formatos - a que nos interessa aqui. No registo ao vivo (vídeo e áudio) o colectivo Austríaco convida-nos para uma viagem pela sua história e apresenta ambas as suas facetas (as tais acústica e eléctrica referidas anteriormente) num conjunto de actuações ao vivo incluindo também material inédito e outros bónus como complementos.

O DVD inclui o seguinte material:
  • Gravação ao vivo da actuação no "Summer Breeze 2007" (versão eléctrica)
  • Gravação ao vivo da actuação no "Wave Gotik Treffen 2007" (versão acústica)
  • Excertos de gravações ao vivo entre 2000 e 2002
  • Vídeo das gravações do disco "Her Von Welken Nächten"
  • Galerias de fotos (muitas das quais inéditas)
O duplo CD inclui ambas as gravações ao vivo referidas anteriormente, assim como uma música nova dos Dornenreich que não está presente no DVD.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

[NOTICIA] Agucem os caninos!

Os vampiros de Helsínquia estão de volta! "Back In Blood" é já o nono registo de estúdio dos The 69 Eyes e será lançado amanhã em todo o mundo, estando a edição Europeia a cargo da Nuclear Blast - uma casa um pouco estranha para a sonoridade dos Finlandeses, mas quando se é um estranho em todo o lado acaba-se por se sentir em casa também em todo o lado.

Depois do glam de "Angels", este novo trabalho estreia também Matt Hyde na banda e trás-nos 12 hinos de Goth'n'Roll para abanar até os esqueletos no armário. O disco não é conceptual, nas palavras do colectivo, mas todos os temas giram em redor de mortos-vivos e do terror como género. Mantendo a bitola qualitativa bastante alta, no nível a que nos têm vindo a habituar, não é de estranhar que estamos perante um disco que terá espaço reservado no leitor de CD's durante muito tempo n0s próximos meses.

A edição especial é ainda acompanhada de um DVD com material extra, e o primeiro vídeo já teve estreia mundial no site da Playboy - podem vê-lo aqui. Cuidado com os pescoços!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Back in Blood
  2. We Own the Night
  3. Dead'n'Gone
  4. The Good, the Bad and the Undead
  5. Kiss Me Undead
  6. Lips of Blood
  7. Dead Girls Are Easy
  8. Night Watch
  9. Some Kind of Magick
  10. Hunger
  11. Suspiria Snow White
  12. Eternal

quarta-feira, 29 de julho de 2009

[NOTICIA] Dez Músicas Italianas

O segundo álbum de originais de Marcello Fraioli, é lançado agora pela Old Europa Café. O vocalista e guitarrista de Ain Soph, apresenta com o seu projecto Spectre muita melodia complementada com uma suavidade e musicalidade característica da língua italiana, bem diferente da sua outra banda.

"10 Pezzi Facili" é o nome deste trabalho em digipack, muito melódico, cheio de poesia, folk e em algumas situações apenas palavras sobressaem numa mistura musical de fundo.

Neste álbum podem encontrar uma versão de uma música de Ain Soph, que podem ouvir um sample aqui. Tranquilo e poético.

As 10 músicas que compõem este trabalho são as seguintes:
  1. Paradigma
  2. Vita Nova
  3. Breus
  4. Magick Shop
  5. Andavo
  6. Datemi Pace
  7. The Persuaders
  8. Trance Roma E.S.P.
  9. Breus (Orchestrale)
  10. L’Avvelenata

terça-feira, 28 de julho de 2009

[NOTICIA] Um pouco mais de agressividade

Os Secret Of The Moon apresentam o seu novo trabalho de originais intitulado "Privilegvm" e será lançado em Setembro pela Prophecy Productions.

Este trabalho será colocado no mercado em 3 formatos diferentes... agrandando a vários tipos de fãs:
  • formato digipack, cuja primiera edição incluirá uma faixa extra "A Million Suns"
  • duplo LP, limitado a 500 cópias e inclui a faixa extra acima mencionada e também um poster
  • uma caixa, limitada a 999 cópias, com o álbum em formato digipack com a faixa extra, 2 vinis single, que incluem 4 remixes feitos por Esoteric, Melek-Tha, In Slaughter Natives e pelo teclista de Jarboe, e ainda tem um patch adicional
O alinhamento deste novo trabalho é o seguinte:
  1. Privilegivm
  2. Sulphur
  3. Black Halo
  4. I Maldoror
  5. Harvest Part I: I Forgive Myself / Part II: The Tree Of Life / Part III: Exsulte
  6. For They Know Not
  7. Queen Among Rats
  8. Descent
  9. Shepherd

segunda-feira, 27 de julho de 2009

[NOTICIA] Um dois em um

Talvez o tempo não seja propício a grandes inspirações e leve mais ao relaxamento, ou talvez nos queiram preparar para novidades depois do verão. Certo é que têm sido muitas as re-edições nesta altura do ano. E para não fugir a essa "regra" aqui ficam mais duas.

Os The Frozen Autumn e os Static Movement reeditam pela Twilight Records 2 álbuns há muito esgotados. Ambos os trabalhos são lançados em formato digipack com novo grafismo.

A banda italiana The Frozen Autumn formado em 1994 marcou pela sonoridade de romanticismo negro de vozes suaves, com alguma instrumentalização electrónica. O duo lança o álbum "Fragments of Memories" que saiu para o mercado em Dezembro de 1997. Esta nova edição, além das músicas originais apresenta 2 músicas bónus.

Fica o seu alinhamento actual:
  1. The Echo Of My Lies
  2. There’s No Time To Recall
  3. Dusk Is Like A Dagger
  4. Winter (reprise)
  5. Don’t Cry For Me (version)
  6. Chymney’s Hiss Song
  7. Painted Girls
  8. Fragments Of Memories
  9. I’m Coming From Nowhere
  10. The Forgotten Frontier
  11. I’m Coming From Nowhere (Fast remix por Default Corporation)
  12. I’m Coming From Nowhere (Slow remix por Default Corporation)
Por seu turno a banda Static Movement, considerada como o alter-ego de The Frozen Autumn, pois partilha os mentores Diego Merletto e Froxeanne, também re-edita o seu trabalho de Março de 1999 intitulado "Visionary Landscapes", um trabalho mais electrónico. Após o seu lançamento e passado vários anos, este trabalho é actualmente considerado como que o terceiro álbum de The Frozen Autumn.

O alinhamento é exactamente o mesmo do álbum original:
  1. Outside The Line
  2. There’s No Time To Recall (Vector Synthex Mix)
  3. Into Your Arms
  4. She Was On The Stairs
  5. Nouvelle Vague
  6. The First Experiment
  7. Radiostation
  8. Visionary Landscapes
  9. The Waveshaper
  10. The Structure Of Heart

domingo, 26 de julho de 2009

[NOTICIA] Quando algo é bom, nunca é demais

Quando em 1987 os Death In June editaram "Brown Book" não tinham concerteza consciência do marco seminal que estavam a cunhar na indústria musical e da criação de um novo género: o NeoFolk. Para celebrar o 20º aniversário desse lançamento, foi lançada há dois anos atrás uma caixa especial em pedra, contendo um disco adicional como bónus.

É precisamente esse disco extra que a Neroz lança agora, uma versão remasterizada digitalmente e contendo muitas faixas adicionais, entre novas misturas, novas gravações e versões raras das músicas originais.

Uma outra novidade é o empacotamento, todo feito em papel castanho reciclado com impressão a preto, incluindo algumas imagens inéditas do período original da gravação. Se não conseguiram deitar a mão à edição especial de aniversário, não percam esta.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Heilige Tod
  2. Touch Defiles
  3. Hail! The White Grain
  4. Runes and Men
  5. To Drown a Rose
  6. Red Dog - Black Dog
  7. The Fog of the World
  8. Europa: The Gates of Heaven and Hell*
  9. Punishment Initiation*
  10. Brown Book - Re-Read*
  11. Burn Again*
  12. Zimmerit*
  13. Europa: The Gates of Heaven*
  14. Braun Buch Zwei*
Com o asterisco estão marcadas as faixas bónus deste disco.

sábado, 25 de julho de 2009

[NOTICIA] Eulogismos de Aires Ferreira de volta

Desde o início deste mês encontra-se disponível o novo EP de Aires Ferreira intitulado "Palavras Mal Ditas", numa edição digital da Necrosymphonic. Mais uma incursão sonora do multifacetado artista, que merece uma maior exposição e atenção.

Neste novo registo, Aires continua a sua incursão em spoken word visceral e crú sobre sonoridades não menos abrasivas, ilustrando uma banda sonora apropriada ao mundo actual em que vivemos. Estes três temas, registados nos Orion Studios, servem também de introdução ao longa-duração "Ruína" a ser lançado no próximo ano.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Miséria
  2. Lixo
  3. Rito
Ao darem um saltinho à Necrosymphonic parem para apreciar alguns dos outros lançamentos que a editora tem disponíveis, porque valem a pena.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

[EVENTO] Deboche daqui a 8 dias

La Chanson Noire é sinónimo de várias coisas: música de qualidade, momentos bem passados, deboche e, porque não, um sentimento nostálgico de quando tudo era possível, na aurora da nossa vida. Pelo menos é o que se sente deste lado quando o Carlos "Sangnoir" se senta atrás do piano e começa a cantar.

Se o quiserem comprovar, têm uma boa oportunidade para o fazer: no próximo dia 31 de Julho, de hoje a 8 dias, La Chanson Noire vai subir ao palco do Let's Rock Bar em Almada, por volta das 22h. Na mesma noite teremos também os Ossos do Ofício, um novo projecto Rock em Português onde Carlos também participa pontualmente.

Encontramo-nos pelos lados de Almada? Tragam roupa preta e nostalgia q.b. para se imbuírem no espírito da coisa...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

[NOTICIA] E porque não um souffle?

A editora Neuropa vai lançar no final do próximo mês o novo trabalho do duo ManinKari. Este projecto instrumental combina a improvisação, com sons ambientais, minimalistas, jazz, entre outros.

Os sons repetitivos tornam-se hipnóticos, misturando uma diversidade de instrumentos, como bateria, viola, violino, criando uma mistura paradoxal.

"Un Souffle de Voix", pois a banda é francesa, foi crescendo ao longo do tempo como um álbum próprio de Maninkari a apresenta-se agora como uma edição especial em digipack, composta por 9 músicas.

Segue-se o alinhamento:
  1. Ota
  2. Ephemerole
  3. Quelque Part dans L'Inachev
  4. L'Interactif du Moment Visible
  5. Fantômes du Sommeil
  6. D'un Monde à l'Autre
  7. Phenix
  8. Dans le Ciel Circule l'Air Chant
  9. Ab Origine

quarta-feira, 22 de julho de 2009

[NOTICIA] Novo episódio na saga das fadas Francesas

A série "Fairy World" da Prikosnovénie tem-nos vindo a trazer ao longo dos anos algumas das melhores bandas do universo etéreo e melódico com que a editora Francesa trabalha. Desta feita cabe-nos falar um pouco da 5ª edição desta série, com algumas surpresas incluídas.

Continuamente inserido na filosofia "Mandalia" (música relaxante) e "Solaris" (vozes femininas de todo o mundo), o trabalho da Prikosnovénie é também de descobrir novos talentos - dos quais temos aqui alguns exemplos - e reforçar o papel que alguns projectos e artistas consagrados têm neste espectro musical - com muitos bons exemplos também aqui representados.

Para além de um soberbo trabalho gráfico a nível de digipack, esta edição limitada apresenta ainda o primeiro DVD da história da editora Francesa, incluindo filmagens dos melhores momentos do festival "La Nuit Des Fées" de 2008, uma selecção de vídeos de alguns dos seus artistas e alguns extras como gravações de backstage e afins. Vale a pena descrobrir para entrar definitivamente neste mundo mágico que está à nossa espera.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. CAPRICE - Sage
  2. MAPLE BEE - Me and Rose
  3. VALRAVN - Droemte Mig en Droem
  4. CORDE OBLIQUE - Nostalgica Avanguardia
  5. LYS - Le Pardon
  6. IRFAN - Star of the Winds
  7. OMASPHERE - Platoun
  8. POUSSIERES D'ETOILE - See the Sea
  9. STELLAMARA - Aman Doktor
  10. ALIZBAR - Clo's Dreams
  11. IVO SED-LACEK - Sun
  12. CRISTA GALLI - Yama-Ho
  13. SAVA - Tros y Garreg
  14. LUIGI RUBINO - Last Dance

terça-feira, 21 de julho de 2009

[NOTICIA] Mais um álbum ao vivo

Os Corvus Corax apresentam uma edição limitada de uma caixa com o seu novo trabalho intitulado "Corvus Corax Live in Berlin", a ser lançado no final deste mês pela Pica Music.

Para quem nunca viu esta banda ao vivo esta é uma excelnte oportunidade de experienciar a sua energia contagiante em palco. O trabalho destes músicos é excelente a nível auditivo, mas o complemento visual transporta-nos para outras épocas e a música ganha uma nova vida. As roupas, os instrumentos, as coreografias aliadas às expressões corporais dos próprios músicos dão uma componente extremamente dinâmica à sua sonoridade, enriquecendo o conteúdo medieval e intemporal das suas gravações.

"Corvus Corax Live in Berlin" é um espectáculo de mais de 2 horas e que foi gravado na Passionskirche em Berlim. Além desta gravação que compõe a maior parte do DVD, ainda podem ver um filme dos anos iniciais da banda - "Mittelalter Jetzt" (O tempo medieval agora). O DVD também contém slides da actuação na Passionskierche e da sua última tour pela China e Mexico.

Além do DVD, há a versão em CD da actuação... a não perder!

Fica o registo do conteúdo deste pacote:

CD1:
  1. Prozession/Türkischer Tanz
  2. Urmawi
  3. Totus Floreo
  4. Cheiron
  5. Feralis Saltare–Pack
  6. Saderalladon
  7. Tertio
  8. Bibit Aleum
  9. Skudrinka 2 (Mazedonischer Tanz)
  10. Ballade de Mercy
  11. Venus Vina Musica
  12. Nominalto
CD 2:
  1. Titenka
  2. Albanischer Tanz
  3. In Taberna
  4. Sanyogita
  5. Saltarello Ductia
  6. Platerspiel
  7. Saltarello
  8. Admissio
  9. Filii Neidhardi
  10. Chou Chou Sheng
DVD:
  1. Live in Berlin - at the Passionksirche in Berlin
  2. Mittelalter Jetzt (1993)
  3. Slide Shows

segunda-feira, 20 de julho de 2009

[NOTICIA] A História do Paraíso Negro

O álbum "History" é uma mostra da história dos Black Heaven ao longo do tempo, uma retrospectiva pelo seu trabalho. Este projecto paralelo de Mantus não é algo para relegar, mas é realmente uma banda diferente, embora com os mesmos músicos.

A banda apresenta um material lírico bastante profundo (cantado em alemão) e as vozes contrastantes do Martin Schindler e Thalia, complementam os ritmos ora bastante electrónicos, ora melódicos, mas sempre com batidas fortes, electrónicas e dançáveis.

Para quem não conhece a banda esta é uma excelente oportunidade para ficar a par do seu trabalho e quem sabe ficar fã do seu som bastante agradável.

Este novo álbum, que irá ser lançado em Agosto pela Trisol, é um duplo CD em digipack, em que o CD 1 é um Best of entre 2001-2008 e o CD 2 é um álbum de remixes, rearranjos e algumas músicas novas.

O alinhamento dos 2 CDs segue em baixo:

Disco 1:
  1. The Smell of Suicide
  2. End Of The World (Alternative Version)
  3. Trugbild
  4. Aus Gold
  5. Violent Acts of Hate
  6. Sehnsucht (BLACK HEAVEN featuring MANTUS)
  7. Agony
  8. Jemand
  9. Natur und Kunst
  10. Schmerz (Alternative Version)
  11. Von Hier zu den Sternen
  12. Drown in My Dreams
  13. Tansania
  14. Ohne Zeit
  15. Glut und Asche
  16. Lebendig Begraben

Disco 2:
  1. The Beginning
  2. Regentanz
  3. Kein Ton (2007)
  4. Silence
  5. Sakrileg
  6. Babylon (Ratzinger Remix)
  7. Engel Weinen Heimlich (Opposite Sex)
  8. Necromancer
  9. Eclipse
  10. Horizont
  11. Gebete An Gott (Dust and Ashes)
  12. Thanatos (2009)
  13. Seraphim (2009)
  14. I Hate This World (2009)

domingo, 19 de julho de 2009

[NOTICIA] Horologium e Oda Relicta novamente juntos

Em 2007, a Neuropa Records lançou simultaneamente um disco de Horologium e Oda Relicta. Agora, dois anos depois, volta a juntar os dois projectos, desta feita num lançamento repartido que representa também o primeiro de uma série de vinis 7'' de coleccionador.

Intitulado "Saint George & The Dragon", este disco contém uma faixa de cada um dos projectos e é apresentado em duas versões: uma limitada a 50 cópias em vinil vermelho, e outra limitada a 150 cópias em vinil negro. Ambas apresentam uma bela ilustração de Kim Solve que dá o nome ao lançamento, impressa em dourado.

O alinhamento proposto é o seguinte:
  • Lado A - Horologium - The Death Of George
  • Lado B - Oda Relicta - Saint George

sábado, 18 de julho de 2009

[NOTICIA] A recuperação de um trabalho perdido

Há algumas edições que são pura e simplesmente impossíveis de arranjar. Uma delas é "Circles", um CDr limitado a 10 cópias (!) que os :Golgatha: lançaram como acompanhamento de uma colecção de postais da autoria do artista fotográfico Birthe Klementowski.

Mas para que esse trabalho não se perdesse nos anais da história como uma pequena nota, a Midnight Productions lança agora "Cycles" que, como o nome indica, não é apenas uma reedição mas um novo trabalho em redor do original. Gravado entre 2005 e 2008, contém as 5 faixas originais do CDr e é complementado com 2 longas faixas adicionais e um renovado trabalho gráfico de Birthe.

Esta edição limitada a 500 cópias vem num digipack de 4 painéis com um livreto de 12 páginas com as fotos de Birth e um marcador de livros como lembrança especial. Vai sem dúvida tornar-se num item de colecção, por isso apressem-se a conseguir a vossa cópia.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Santur Rising
  2. Circle Of Dreams
  3. Le Cycle Du Soleil Noir
  4. Circle Of Desire
  5. Sunur Descending
  6. The Enemy Within
  7. Phoenix

sexta-feira, 17 de julho de 2009

[NOTICIA] Death In June ao vivo

Infelizmente não é a actuação ao vivo em Portugal que vamos ter o prazer de ouvir, mas na falta deste ícone em carne e osso podemos obter o novo álbum ao vivo intitulado "Black Angel-Live" já a partir de 7 de Agosto.

Os Death In June gravaram esta actuação na Austrália a 24 de Maio de 2000 e foi a primeira actuação de Douglas P. com o percurssionista John Murphy, iniciando assim um estilo muito próprio de actuações neste século.

Este lançamento é uma edição limitada a 1000 cópias num picture vinil12'' com uma cor diferente de cada lado do vinil, além disso também vem acompanhado de um CD bónus que contém 4 músicas, que foram gravadas a 26 de Junho de 2002, também na Austrália.

"Black Angel-Live" pode ser considerado como um best of, uma vez que as 16 músicas no total do vinil e CD são do melhor feito até à altura... mas a banda está-se sempre a superar!

O alinhamento presente no vinil é o seguinte:
  1. Ku Ku Ku
  2. To Drown a Rose
  3. Omen-Filled Season
  4. Symbols of the Sun
  5. Giddy Giddy Carousel
  6. Kameradschaft
  7. She Said Destroy
  8. The Honour of Silence
  9. Golden Wedding of Sorrow
  10. Runes and Men
  11. Fall Apart
  12. But, What Ends When the Symbols Shatter?
Alinhamento do CD:
  1. We Said Destroy
  2. All Pigs Must Die
  3. Disappear in Everyway
  4. Tick Tock

quinta-feira, 16 de julho de 2009

[NOTICIA] As fases da Lua

Com o lançamento deste novo álbum pela Trisol, os Wolfenmond concluem todas as fases da Lua, que têm sido tocadas ao longo de mais de 10 anos e iniciam um novo ciclo.

"Neumond" é uma mistura do melhor folk, com instrumentos ancestrais, mas acompanhado com sons electrónicos demonstrando um novo passo. Deixa de ser apenas o traço medieval a caracterizar este colectivo, mas abraçam um novo espectro que possivelmente se irá ouvir cada vez mais em álbuns futuros.

É claro que há alguma similariedade deste trabalho com outros grupos alemães como Corvus Corax, ou Subway to Sally, este último com participação neste trabalho. Nicholas Albanis de Dandelion Wine e Matthias Ambré de ASP também dão a sua achega na composição de algumas músicas, transformando temas clássicos de Wolfenmood com sons mais eléctricos.

Daqui se vê que este trabalho é como uma mudança, o que foi e uma introdução para o que virá a ser.

Este CD de 14 músicas sairá no próximo mês e para quem é apreciador do género é algo a obter, sem sombra de dúvida.
Segue-se o alinhamento, onde se incluem a participação dos artistas convidados:
  1. Dunkelheit
  2. Neumond
  3. Feuerbrunst
  4. In Flammen
  5. Hel
  6. Wolfszeit (Ingo Hampf/Subway to Sally Remix)
  7. Supernova 1006 (ASP Remix)
  8. Wilde Rose (Sector Alpha Remix)
  9. Hel (Sector Alpha Remix)
  10. Sandkasten (Spielkind Remix)
  11. Odádahraun (Dream 17 Remix)
  12. Katlaterra (Cadaterra Remix)
  13. Tripping Elves (Dandelion Wine Remix)
  14. Ymir (Filipe Cruz Remix)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

[NOTICIA] Passagem pelo Tempo

Editado pela The Eastern Front, o álbum "Kantalon" é a junção de 2 músicos, Gregorio Bardini e Thierry Jolif, que compõem e exteriorizam músicas populares da Britania, mas de uma forma algo especial.

O nome do álbum tem origens gaélicas - uma antiga linguagem celta- sendo usada pelos druidas quando estes ensinavam os seus pupilos. Desta forma, também estes dois músicos pretendem ensinar a quem os quiser ouvir. Há uma mistura entre o antigo e actual, entre a música medieval, representada pelas letras e histórias contadas e a parte moderna instrumental.

Assim apesar da diversidade do álbum podem encontrar nas músicas 3, 5, 6, 7 e 8 melodias tradicionais da Britania. A variedade instrumental é grande aparecendo flautas, órgão, percurssão, sons electrónicos e muito mais.

Esta é uma edição limitada a 500 cópias e é apresentada num digipack em 6 painéis. Fica o alinhamento:
  1. Demandes Moi Je
  2. Bretagne Aux Monts Sales
  3. Berjelentig Mouesz Ar Verjelenn
  4. Merzhin Et Arthur
  5. Skolan
  6. Instrumental-Arwezenn Avalau
  7. Roue Ar Romani. Part I
  8. Roue Ar Romani. Part II

terça-feira, 14 de julho de 2009

[NOTICIA] Nova incursão pela mente de Johan Levin

Johan Levin tornou os seus Desiderii Marginis num dos melhores projectos na cena Dark Ambient mundial, ao longo de uma carreira sólida construída com base em discos que se foram tornando clássicos com o passar dos anos.

Mas é igualmente importante perceber a origem de todas as coisas, e neste caso "Years Lend A Golden Charm" proporciona-nos precisamente isso. Editado pela Eternal Pride Productions, trata-se de uma compilação das faixas editadas nas primeiras três cassetes de Desiderii Marginis, com a inclusão também de algum material inédito para tornar o disco ainda mais apetecível.

É inegável sentir, ao ouvir estes 73 minutos de música, de onde vem o poder da música dos Desiderii Marginis. Percebe-se a origem de "Songs Over Ruins", o primeiro longa-duração, e percebe-se a influência em "Seven Sorrows", o mais recente trabalho de originais, tornando este disco essencial para todos os que apreciam o projecto Sueco.

O digipack que alberga este disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Initium (da cassete "Consecrare")
  2. Hostia (da cassete "Consecrare")
  3. Corpus Delicti (da cassete "Consecrare")
  4. Numbus Incunabula (da cassete "Via Peregrinus")
  5. Inter Caro Et Cinis (da cassete "Via Peregrinus")
  6. Dies Mortis - Dies Natalis (da cassete "Via Peregrinus")
  7. Untitled II (faixa inédita)
  8. The Garden Of Virtues Pt II (da cassete "Hortus Conclusus / Triptych")
  9. The Garden Of Virtues Pt III (da cassete "Hortus Conclusus / Triptych")
  10. The Laying On Of Hands (da cassete "Hortus Conclusus / Triptych")
  11. The Second Skin (da cassete "Hortus Conclusus / Triptych")
  12. Perish Unveiled (da cassete "Hortus Conclusus / Triptych")
  13. A Pace Away; The Core Of Hell (da cassete "Hortus Conclusus / Triptych")
  14. Memorial Ground (da cassete "Hortus Conclusus / Triptych")

segunda-feira, 13 de julho de 2009

[NOTICIA] A companhia perfeita para a estreia dos Die Weisse Rose

Quando no passado dia 20 de Dezembro assistimos ao brilhante concerto dos Die Weisse Rose em Portugal, ainda não contávamos com uma futura edição áudio dessa performance. Mas a Extremocidente tinha outra ideia, e em boa hora a teve!

"Okzidendalisches Grammophon" funciona como um complemento da recente edição do disco de estreia do projecto de Thomas Bøjden, e é apresentado em duas versões: uma limitada a 292 cópias numeradas de um 12'' LP transparente e é acompanhada de um poster; uma outra, ainda mais especial, com o 12'' LP numa caixa especialmente constrúida para o efeito, acompanhado de uma t-shirt, uma faca e um caderno de notas e limitada apenas a 50 cópias.

Em qualquer uma das edições, o alinhamento completo é o seguinte:
  • A1 - Flamme Empor
  • A2 - A Martyrium Of White Roses
  • A3 - Kyrie Eleison
  • A4 - At The Doorsteps Of Our Temple
  • B1 - Our Testimony
  • B2 - Im Nebel
  • B3 - Nicht Schuldig
  • B4 - Unser Leben Geht Dahin Wie Ein Geschwatz
  • B5 - As The Last Of The Petals Are Shattered

domingo, 12 de julho de 2009

[NOTICIA] Agnivolok e Chaos As Shelter juntos na edição

No final do passado mês de Junho, a The Eastern Front lançou "Henbane", um disco a meias entre os Agnivolok e os Chaos As Shelter, numa edição limitada a 1000 cópias.

Este disco reúne gravações antigas dos Chaos As Shelter e as primeiras gravações dos Agnivolok, que nunca tinham sido antes editadas, e disponibiliza-as agora para podermos perceber um pouco melhor as raízes destes projectos. Um documento histórico interessante, tornado ainda mais apelativo pelo livreto a cores de 8 páginas que acompanha o disco.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Agnivolok - Volka
  2. Chaos As Shelter - Alien
  3. Agnivolok - The Heart And The Hunter
  4. Chaos As Shelter - Purgatory
  5. Agnivolok - Belena
  6. Chaos As Shelter - The Sacrifice
  7. Agnivolok - Black Forest
  8. Chaos As Shelter - Silver Lips Of Tomorrow
  9. Agnivolok - Volka Volka

sábado, 11 de julho de 2009

[NOTICIA] Os últimos 10 anos

São o melhor de 10 anos de Chamber apresentados num novo CD com lançamento para o final de Agosto, pela Trisol.

"Dix Ans" conta com 18 músicas desempenhadas pelo mentor Max Testory juntamente com a sua orquestra e esta escolha mostra o poderio da banda na cena gótica. Excelentes temas que podem ser apresentados como versões novas.

Esta compilação dos melhores temas vem desde a demo "Pleasures and Pain", quando Max participava com a sua voz em ASP, depois passa para outras músicas, onde participam os músicos de ASP. Também os VNV Nation aparecem a fazer uma colaboração com Chamber!
Mas não é só electrónica a música de Chamber... muito pelo contrário, a melancolia orquestral, as batidas folk irlandesas, as canções de letras intesas... e tudo isto no melhor da banda!

O alinhamento das músicas contém informação adicional e pela fotografia podem ver que não se trata de uma edição comum. Boas compras!
  1. Toscana
  2. Another Conversation (2006 Versão Stripped Bare)
  3. Strange Kind of Love (2006 Versão Quadro Nero)
  4. Ceremony After a Fire-Raid
  5. A Dead Man's Song
  6. A Tale of Real Love
  7. In My Garden
  8. The Truth About Snow-White
  9. Hometown
  10. Miles Away (Versão do álbum)
  11. Desire and Ruin
  12. I Hate Falling in Love
  13. Silence (2006 OIAL Versão ao vivo)
  14. Insane
  15. Elven King's Walz
  16. CHAMBER vs VNV NATION: Homeward
  17. CHAMBER vs KASPER-HAUSER-KOMPLEX: Deeper Sense
  18. Pleasure and Pain (1998 A primeira demo)
Fica o video da música Insane do álbum "Transitions".

sexta-feira, 10 de julho de 2009

[NOTICIA] O Ritmo da Nação

Seguindo o espírito ritmado e dançável do último post, noticiamos aqui outra banda electrónica (e depois acalmamos um pouco!).

Os VNV Nation lançaram no final do mês passado o seu último álbum de originais, intitulado "Of Faith, Power and Glory". Este trabalho é mais agreste e leva-nos por novas vertentes musicais, o que é sempre um sopro de vida, pois após tantos anos de existência é necessário re-inventar-se para continuar a agradar. Não quero com isto dizer que mudaram radicalmente, mas nota-se que este álbum é bastante forte.

Como curiosidade de louvar todo o CD tem o conceito de "amigo do ambiente". O papel utilizado no digipack é reciclado, foi utilizada tinta vegetal na impressão e cola à base de água. O empacotamento é mais leve que o normal, o que levará a menos dispêndio de combustível para o seu transporte... Boas razões para contribuir para a sua difusão!

Fica o alinhamento deste álbum que tem 2 versões, uma europeia e outra americana:
  1. Pro Victoria
  2. Sentinal
  3. Tomorrow Never Comes
  4. The Great Divide
  5. Ghost
  6. Art of Conflict
  7. In Defiance
  8. Verum Aeurnus
  9. From My Hands
  10. Where Is the Light
Os VNV NAtion encontram-se agora em tour pelos Estados Unidos, estando de volta em Setembro, para várias datas em palcos europeus.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

[NOTICIA] Amor com ritmo

Para escapar à melancolia das últimas notícias aqui colocadas, hoje falamos dos Clan of Xymox, que nos presenteiam com mais um álbum para o final do próximo mês. Intitulado "In Love We Trust" será lançado pela Trisol.

Esta banda de rock-gótico com início em 1983, teve os seus altos e baixos, mas ultimamente encontra-se em alta e os lançamentos têm-se sucedido.

As músicas são bastante ritmadas, com muita influência dos anos 80, juntando a isso uma componente electrónica. Batidas dançáveis e harmoniosas, para acompanhar uma tarde na piscina a beber uns belos cocktails, ou participar numa festa iluminada apenas pela lua.

A primeira edição deste álbum será lançada num digipack com 6 painéis, acompanhada de um grande booklet, complementando assim visualmente a parte musical... uma peça de colecção!

Fica o nome das 10 músicas que compõem este álbum:
  1. Emily
  2. Hail Mary
  3. Desdemona
  4. Judas
  5. In Love We Trust
  6. Sea of Doubt
  7. Morning Glow
  8. Home Sweet Home
  9. Love Got Lost
  10. On a Mission

quarta-feira, 8 de julho de 2009

[NOTICIA] Os Césars!

Vai finalmente sair para o mercado o trabalho de H.E.R.R. que já está a ser elaborado desde 2007!

O 4º álbum de originais desta banda dos Países Baixos é totalmente inspirado no império romano, mais precisamente nos seus imperadores, daí o nome do álbum "XII Caesars".

As letras que integram este CD são baseadas no livro de 121 a.C. "De Vita Caesarum" de Gaius Suetonius Tranquillus, onde este escreve sobre os 12 Césares que governaram Roma e o seu império antes da queda da República. É claro que tendo este livro por base, a ambição é grande para representar a grandiosidade daquela época.

O estilo de H.E.R.R. não muda muito, continuam a ser contadores de histórias, aliados a sons fortes da percurssão e harmoniosos das cordas de vários instrumentos. Um excelente trabalho de arte e história.

O CD vem acompanhado por um booklet de 16 páginas e o alinhamento do álbum é o seguinte:

Julio-Claudian
  1. The Queen Of Bythinia
  2. Pax Romana
  3. The Old Goat's Garden
  4. Saturnalia Caligua
  5. Old King Log
  6. Neroica

Year Of Four Emperors
  1. Hear Them Cheer
  2. The Age Of Blood And Iron
  3. The Moon Devours The Sun

Flavian
  1. The Eagle Standard
  2. No Love Returned
  3. Of Vice And Vertue
Epilogue

13.Via Roma

terça-feira, 7 de julho de 2009

[NOTICIA] Bastante Drone

O projecto All Hail The Transcending Ghost lança o seu álbum homónimo pela Cold Spring, durante este mês.

Este é um trabalho conjunto entre Henrik Nordvargr Björkk e Tim Bertilsson. Estas duas lendas suecas criaram um álbum de dark-ambient bastante drone, em que o som nunca se extingue, havendo uma continuidade de sons que se intrometem na teia intrincada que percorre as músicas.

Este projecto concilia os antigos espíritos de Nordvargr, com o sludge-doom da guitarra de Tim. Muito bom para acompanhar um dia solitário, ou criar alguns arrepios numa noite ventosa.

O alinhamento completo, embora estranho, é o seguinte:
  1. Intornator
  2. Untitled
  3. Untitled
  4. Untitled
  5. Untitled
  6. Untitled
  7. We Break The Seals Of Scattered Hopes

segunda-feira, 6 de julho de 2009

[NOTICIA] Tony Wakeford regressa com outro trabalho a solo

Originalmente gravado em 2008, foi apenas no final do mês passado que a Eastern Front editou o novo trabalho a solo de Tony Wakeford, numa edição limitada a 1000 exemplares.

"Not All Of Me Will Die" recupera a frase que o poeta romano Horácio escreveu há mais de 2000 anos, desafiando a mortalidade humana e escrevendo o seu nome nos anais da História, tendo agora eco neste quarto trabalho de estúdio a solo de Wakeford.

Trabalho esse que é também um tributo à vida e obra de Zuzanna Ginczanka, poetisa Polaca-Ucraniana que foi executada pelo regime Nazi em 1944, sendo todas as letras deste disco inspiradas nos seus versos. Adicionalmente, Wakeford contou também com um leque de convidados especiais para a realização deste trabalho, como tem vindo a ser seu apanágio.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Non Omnias Moriar
  2. 2
  3. Fullness Of August
  4. 4
  5. 5
  6. 6

domingo, 5 de julho de 2009

[NOTICIA] Uma edição privada dos Teatro Satanico

Os Teatro Satanico são donos do seu próprio destino, esse é um facto incontornável. Têm vindo a cunhar um caminho muito particular, que os distingue de uma boa parte dos outros projectos musicais que por aí pululam.

Desta feita lançaram um disco conceptual chamado "Veneto", com a particularidade de ser totalmente feito em redor da língua Veneziana. Este conceito tem vindo a ser estudado e utilizado pelos Teatro Satanico ao longo dos anos, desde a altura em que todos os projectos se expressavam em Inglês e que a corrente Folk do recurso às línguas ancestrais ainda vinha longe. Uma vez que a tendência se inverteu, e pautando novamente a sua acção pela irreverência e não conformismo, este será o último trabalho dos Italianos recorrendo a esta língua.

"Veneto" é também um tributo a Luigi Russolo, o compositor experimental que criou em 1913 o manifesto futurista "A Arte Dos Ruídos", e nascido precisamente na região geográfica que este trabalho foca. A edição é limitada a 50 cópias numeradas, e não está propriamente à venda - é mais uma particularidade dos Teatro Satanico, uma edição privada oferecida aos amigos mais próximos que a torna num lançamento verdadeiramente especial.

Numa caixa de metal com o símbolo pictórico do pequeno demónio que os tem vindo a acompanhar nos últimos anos podemos encontrar um CDr preto com cerca de 1 hora de música dividida em 5 faixas, acompanhado de 3 cartões com notas escritas na língua Veneziana, sendo que o fundo da caixa é uma autêntica obra de arte criada com pregos e tinta preta, diferente de cópia para cópia e tratando-se portanto de uma peça única.

O alinhamento de "Veneto" é então o seguinte:
  1. Ven Anon
  2. Veneziano Anonimo
  3. Veneto Industrial
  4. Venexian Anonimo
  5. Reitia

sábado, 4 de julho de 2009

[EVENTO] De volta à Roménia

Depois de um saltinho a Brasov, publicado há uns dias atrás, desta feita a deslocação à Roménia é para a capital, Bucareste, e para um concerto com um dos melhores alinhamentos do ano!

Novamente com organização a cargo da Kogaionon e DonisArt, a noite intitula-se Dark Bombastic Evening e vamos já ver que o nome é bem apropriado. Podemos até pensar no evento a realizar-se na Hala De Muzica como um presente de Natal antecipado (se acreditarem nessas coisas), já que se realiza no dia 12 de Dezembro.

No alinhamento temos a presença dos Spiritual Front e Ordo Rosarius Equilibrio, que para além das suas actuações regulares vão proporcionar alguns momentos em conjunto retirados do genial disco "Satyriasis". Com a presença dos Triarii teremos também o privilégio de ter uma actuação dos TriORE que, como o nome indica, é um projecto em conjunto entre Christian e Tomas, misturando as sonoridades das duas bandas. Para finalizar a secção de projectos paralelos, Axel (que toca com os ORE) vai-nos apresentar algumas novas músicas dos seus Cascadeur, numa linhagem Apocalíptica NeoFolk.

E se ainda não fosse suficiente, Rome e :Of The Wand And The Moon: terminam um alinhamento que fará as delícias de qualquer amante destas sonoridades, para um dia que ficará guardado na memória para quem tiver o privilégio de marcar presença.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

[NOTICIA] A espera chega ao fim

O pintor expressionista Tor Lundvall demorou 4 anos a publicar o seu trabalho musical que agora vê a luz do dia.

"Sleeping and Hiding" é um álbum ambiental, que podia ser a banda sonora de uma tarde de sonhos no meio de uma floresta ao sabor da brisa. Este trabalho foi realizado na Primavera de 2005, mas ficou na gaveta até agora.

Tem mais musicalidade do que trabalhos anteriores do mesmo autor, pelo que não é propriamente uma continuação. A inspiração para a concepção deste álbum veio de horas de condução pelo meio das montanhas, a observar o nascer do sol e também o entardecer, com os tons avermelhados produzidos no céu por entre a folhagem e também é o resultado, segundo Tor, de memórias da sua infância.

Assim este talentoso artista associa a pintura à música, mostrando a sua versatilidade.

Esta edição, a primeira em vinil, é limitada a 500 cópias, todas numeradas à mão e o design é todo colorido.

Fica o alinhamento deste trabalho:
Lado A
  1. City Rain
  2. Spring Song
  3. Falling Trees
  4. Midnight Ride
  5. Hiding
Lado B
  1. Dusk
  2. Dark Roads
  3. Bird Girl
  4. The Dead Period
  5. Sleeping

quinta-feira, 2 de julho de 2009

[EVENTO] Vamos dar um salto à Roménia?

Pessoalmente, tenho mais do que um laço afectivo com a Roménia. Questões históricas à parte, da terra dos Cárpatos pouco tínhamos falado aqui até ao momento, mas isso vai começar a mudar...

Pela mão da DonisArt e Kogaionon, duas organizações das mais activas por aqueles lados, chega-nos um evento bastante interessante agendado para o próximo dia 12 de Setembro.

Ao palco do Centro Cultural Reduta, em Brasov (a norte de Bucareste), vão subir os Arcana, os Der Blaue Reiter e os Narsilion, numa incursão do Norte e do Sul ao Centro da Europa. O posicionamento geográfico da Roménia não deixa de ser interessante para estes efeitos, funcionando como um verdadeiro ponto de encontro do que de melhor se faz por essa Europa fora.

Por isso, nada como reservar uma passagem numa das várias low cost que voam para território Romeno e começar a pensar em aparecer em Setembro para uma noite que promete ser bastante interessante.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

[NOTICIA] Raridades dos Whispers In The Shadow

Os Whispers In The Shadow são um projecto formado em 1996 por Ashley Dayour (guitarrista de L'Ame Immortelle e Veneno Para Las Hadas) e que nos tem oferecido um interessante fluxo de edições ao longo dos anos.

"Borrowed Nightmares and Forgotten Dreams (The Remixed, the Reworked and the Abandoned)" surge agora pela mão da Echozone para recuperar algumas das raridades da carreira do colectivo Austríaco, desde os seus primórdios de inspiração dos anos '80 até à maturação do que intitulam como a sua sonoridade Dark Epic Wave.

O cerne destas 17 faixas é a voz de Ashley, gotejando de emoção, com as guitarras - ora furiosas ora melancólicas - a entrelaçarem-se com a secção ritmíca, percurssão poderosa e teclados psicadélicos. Na primeira parte do disco temos um conjunto de regravações das suas faixas por uma série de outros artistas, enquanto que na segunda parte temos algumas faixas "perdidas" de 2005 que são agora recuperadas. Um trabalho interessante e que deverá agradar a quem acompanha este projecto.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Parte 1 "Borrowed Nightmares"
  1. The Arrival (JOHN A. RIVERS)
  2. The Nightside of Eden (SIEBEN)
  3. Train 2009 (EMINENCE OF DARKNESS)
  4. Damned Nation (THOMAS RAINER)
  5. A Taste of Decay (QEK JUNIOR)
  6. Killing Time (JENN VIX Remix)
  7. Pandora's Calling (PERSEPHONE)
  8. The Arrival (GARDEN OF DELIGHT)
  9. Damned Nation (THE SHALLOW GRAVES)
  10. Babylon Rising (ICEAGES)
  11. Killing Time (THE HOUSE OF USHER)
  12. Down by the sea (CULTS OF THE SHADOW)
    Parte 2 "Forgotten Dreams – The Lost 2005 Tapes"
  1. Everybody
  2. Karma Revolution
  3. We Better Go
  4. Waste (Broken Day Version)
  5. Optimistic Day