quarta-feira, 23 de setembro de 2009

[NOTICIA] Relembrar o inolvidável

Birthe Klementowski é um notável artista Alemão, que nos propõe desta feita um novo contéudo audio-visual na forma de um livro, fotografia e um disco a acompanhar. O pacote intitulado "Stille / Silence" é editado pela :Ikonen: Media e merece a nossa atenção.

Este projecto tem como principal objectivo relembrar as atrocidades cometidas pelo regime nazi Alemão entre 1941 e 1945 em Hessian Hadamar, uma idílica localidade onde dezenas de milhar de doentes e deficientes mentais foram executados ao abrigo de um programa de eutanásia promovido pelo regime, onde foram também incluídas pessoas com traumas decorrentes das sangrentas batalhas que tomaram de assalto a Europa. O edifício usado para perpretar esses actos encontra-se ainda em perfeitas condições, ou pelo menos tal como era na época, e funciona como monumento vivo aos que lá pereceram.

O livro, composto por 60 páginas em capa dura, inclui informação sobre o episódio em causa, incluindo 24 páginas de fotografias a preto e branco, como a que podemos ver na imagem, onde o talento de Birthe vem ao de cima. A componente audio contém uma composição electro-acústica de cerca de 45 minutos, recorrendo a gravações no terreno e arranjos em piano e violino para criar uma banda sonora apropriada ao livro que a acompanha.

Sem comentários: