segunda-feira, 16 de novembro de 2009

[ANÁLISE] Der Blaue Reiter - "Nuclear Sun" [CD - 2009]

DER BLAUE REITER
Nuclear Sun - Chronicle Of A Nuclear Disaster [CD]
Ars Musica Diffundere

Os Der Blaue Reiter são um dos colectivos mais interessantes que emergiram do país vizinho. Não sendo particularemente reconhecida por ser profícua, a cena Espanhola é no entanto capaz de produzir algumas pérolas de quando em vez, e os Der Blaue Reiter podem perfeitamente enquadrar-se nessa categoria.

À semalhança dos seus anteriores registos, este seu mais recente trabalho é também um disco conceptual. Desta feita, o conceito revolve em redor do desastre de Chernobyl, tendo o duo Sathorys Elenorth e Lady Nott sido capaz de recriar sonoramente as paisagens desoladas e pós-apocalípticas que seriam de esperar depois de um incidente tão grave. Com uma introdução que nos coloca no estado de espírito certo, o restante disco está dividido em três partes cobrindo o desastre, o período imediatamente a seguir e o difícil futuro de quem o viveu em primeira mão.

Os Der Blaue Reiter habituaram-nos no passado a uma sonoridade marcadamente Industrial, mas têm vindo a incorporar nas suas composições elementos Neoclássicos ou mesmo Neofolk. Neste disco a componente ambiental tem particular destaque, como seria de prever num conceito como este, com vocalizações etéreas e esporádicas, lembrando o terrível incidente e todas as vidas que se perderam. Elementos marciais como em "Radioactive" funcionam na perfeição, mas infelizmente são pouco aproveitados, sendo dada primazia a sonoridades mais neoclássicas, invocando sentimentos mais depressivos e melancólicos.

Ninguém esperaria um disco totalmente épico e bombástico, mas é onde a capacidade de composição dos Der Blaue Reiter se torna particularmente evidente. De qualquer forma, temos aqui 10 faixas de elevada qualidade que nos farão relembrar uma das tragédias da nossa História com o prazer de apreciarmos um belo disco.

Lurker

Sem comentários: